Saiba como Alcançar Resultados com E-Mail Marketing Estratégico

Com certeza você já recebeu vários e continua recebendo mais e mais, diariamente. E-mail marketing é a famosa mala direta digital. A correspondência que antes vinha pelo correio, agora chega pela nossa caixa de entrada. É a oferta de um curso, produto ou serviço, o anúncio de uma promoção específica, uma divulgação que visa converter esta comunicação em negócio fechado ou os chamados leads. Como toda estratégia de comunicação, para ser eficaz, esta ferramenta precisa ser utilizada de forma inteligente. Isso vai evitar que o seu e-mail marketing seja mais uma mensagem na caixa de entrada, sem ao menos ser lida por quem a recebeu. Ninguém quer isso né, afinal, a ideia é efetivar a comunicação e não virar lixo eletrônico.

 

Saiba como Alcançar Resultados com E-Mail Marketing Estratégico

Segmentação

É uma etapa importantíssima, como uma espécie de quebra-gelo. É a mesma situação de quando você chega para alguém e puxa um assunto. Se a pessoa se interessar, ela irá continuar a conversa. Se não, ela vai desconversar ou simplesmente ignorar e te deixar falando sozinho. É exatamente por isso que o método das quatro fases é capaz de gerar grandes resultados mesmo com pequenas listas. Você irá selecionar as pessoas certas, aquelas que realmente têm interesse naquilo que o seu negócio oferece. O aprofundamento do interesse das pessoas acontece na etapa de engajamento.

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Engajamento

Na segmentação, você comunica ao público que em um determinado dia e horário irá falar sobre um assunto específico. Na fase de engajamento é hora de entregar aquele assunto específico, e ele não pode ser “qualquer coisa”. A informação passada durante a etapa de engajamento precisa ser muito útil, algo que seja capaz de fazer a pessoa gerar resultados apenas com o conhecimento ensinado naquele conteúdo. É o chamado valor imediato. Imagine que uma pessoa escreve um livro fenomenal de 497 páginas e resolve disponibilizá-lo gratuitamente, como um bônus para quem se cadastrar em sua lista de e-mail. Você leria o tal livro? Provavelmente não. Ele pode ter muitas informações úteis, mas é gigantesco, leva muito tempo para ser consumido, é inviável, especialmente para esta sociedade da velocidade. O resultado é que a pessoa nem sequer lê o livro pela metade e acaba não aproveitando o verdadeiro potencial que ele possui. E se a pessoa não aproveita o valor, ela não irá perceber que você tem a solução para o problema dela. É por isso que a geração de valor imediato é tão importante. Na fase de engajamento você precisa preparar um conteúdo que entregue o melhor da sua estratégia no menor tempo possível. A lógica é simples: quanto mais rápido a pessoa perceber que você tem a solução para os problemas dela, mais propensa ela se sente a colocar em prática as suas dicas. E se as dicas rápidas que você deu funcionam, imagina o que as suas orientações mais detalhadas podem fazer?! A pessoa pode até estar desconfiada, mas coloca o e-mail na sua lista para “pagar pra ver”, uma metáfora porque ela não paga nada. Isso acontece porque você foi bem em cheio e passou uma mensagem chamativa para quem tem interesse por um determinado assunto. Aí você disse que iria ensinar a fazer algo X e, de fato, ensinou a fazer esse algo X sem nenhuma enrolação, no menor tempo possível. Além disso, tirou dúvidas e interagiu com as pessoas que deram esse voto de credibilidade para você e resolveram acompanhar a sua campanha. No momento em que a pessoa vê que a sua informação realmente é muito útil e entende que pode ter vários benefícios com ela, é feita a oferta.

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Reset de Atenção

Esta fase é o diferencial. Muitas empresas erram porque acham que o relacionamento que elas formaram com o cliente é à prova de decepções. Não é! O resultado disso é que elas fazem oferta seguida de oferta, para sempre. Você vai dar uma “folga” sobre aquele assunto para o seu público, e isso será feito com um conteúdo de valor, mas que não possui relação direta com a última campanha. Ele será o seu café para que a pessoa possa dar uma pausa e passar para uma próxima campanha. O reset de atenção também será usado para as pessoas que  preencheram o seu conteúdo e não interagiram com a campanha. Elas simplesmente não se interessaram de verdade pela sua campanha e, por isso, precisam que você mude o foco do assunto dentro da sua lista e quem sabe assim, se interessarem por essa nova proposta.

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Bons Contatos

É importante ter uma boa base para envio do e-mail marketing, isso interfere diretamente na sua taxa de abertura. Lembre-se que os seus fãs no Facebook ou os seus seguidores do Instagram pertencem a essas redes e não a você ou a sua empresa. Hipoteticamente, se um dia elas decidirem encerrar as suas atividades, como aconteceu com o saudoso Orkut, todo o trabalho de relacionamento desenvolvido pela empresa poderá ter sido em vão. Isso não acontece quando você possui o contato direto com esta carteira de clientes, sendo que uma das maneiras mais eficazes de estabelecer esse contato é através do e-mail marketing.

 

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Benefícios

Comunicação Direta

O e-mail é algo totalmente personalizado, ou seja, enquanto outras ferramentas conversam para um grupo, através do e-mail marketing você tem a possibilidade de falar diretamente com o seu cliente, ou seja, ele é direcionado com promoções exclusivas e recebido de maneira personalizada. É abordagem customizada.

Contato Certo

Alguma vez você já parou para pensar em quando o e-mail foi criado? Parece que desde que existe internet ele sempre esteve presente na vida das pessoas, e apesar do tempo, ele continua atual, afinal, para se cadastrar em qualquer rede social, site de conteúdo ou outros portais, ele sempre é solicitado, então é praticamente certo que o usuário da internet tenha pelo menos uma conta de e-mail ativa. É o que você precisa para enviar e-mail.

Conteúdo Assertivo

Com o excesso de informações, cada vez mais as pessoas procuram conteúdos que tenham a ver com o que elas procuram, e nesse quesito o e-mail marketing poderá fazer grande diferença para o sucesso do seu negócio. Ao ter em mãos os dados referentes ao seu público, você pode criar campanhas mais interessantes e que causam engajamento, tendo como base assuntos que sejam ao mesmo tempo interessantes, para os clientes e para as empresas. Boas ferramentas para segmentar esse público, e dessa maneira enviar e-mails segmentados, são as landing pages e os cadastros obtidos através do site da empresa. Além disso, existem diversos softwares de automação muito eficientes que ajudam a organizar todas essas informações coletadas.

Relações Fortalecidas

O e-mail é ideal na hora de estabelecer uma comunicação de qualidade entre empresa e clientes. Através dele é possível manter uma presença constante na vida dos seus clientes, ou seja, das pessoas importantes para o crescimento do seu negócio.

Ação com Credibilidade

As pessoas gostam de tratar com empresas que elas admiram, conhecem e principalmente com as quais estabelecem uma relação de confiança, e esse tipo de relacionamento costuma ser de longo prazo. Por meio de conteúdo de qualidade, o e-mail marketing é capaz de passar justamente isso, credibilidade.

 

Informação Disponível

Uma grande parte dos e-mails passaram a ser abertos nos dispositivos móveis, esses aparelhos representam a maior parte dos acessos à internet, e consequentemente dos e-mails, isso faz com que as campanhas de e-mail marketing estejam cada vez mais próximas do seu público.

 

Mais Vendas

O principal objetivo de qualquer empresa é transformar visitantes em clientes fiéis, e isso só é possível com uma boa estratégia de marketing digital, que inclui o e-mail marketing. Basta parar para pensar, um mailing list criado com o consentimento das pessoas é o mesmo que uma audiência interessada no que você tem a oferecer. A partir desta valiosa informação, será possível desenvolver estratégias de vendas eficazes para impulsionar cada vez mais o seu negócio.

 

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O e-mail marketing é muito eficaz a médio e longo prazos, sendo que o investimento é mensal e não varia (apenas quando há reajuste). Com isso, as empresas conseguem ter um planejamento muito mais preciso dos gastos, além de ser uma ferramenta com um bom retorno. É fato que uma campanha de marketing digital oferece múltiplas possibilidades e o e-mail marketing é uma delas. Muita gente tem dúvida na hora de escolher quais ferramentas utilizar, onde investir a sua verba. A resposta para esse questionamento vai depender do valor disponível e dos objetivos desejados. Por tudo isso, é tão importante ter assessoria profissional na hora de fazer o planejamento da sua campanha de marketing digital. Contrate a Agência Caravela e fique tranquilo com a sua comunicação!

 

 

 

Serviço:

 

Agência Caravela

Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.182, Centro – Poços de Caldas (MG)

Telefone: (35) 3722-2350

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