5 Redes Sociais que Você Pode Anunciar

Pense aí: quem você conhece que não tem pelo menos um perfil em uma rede social? É difícil encontrar alguém que esteja fora deste universo, nos dias de hoje. Seja por questões de trabalho ou por motivação pessoal, o fato é que o público presente nas mídias sociais é crescente. Por tudo isso, as redes sociais também têm tido grande sucesso quando o assunto é atrair potenciais consumidores pela internet. Instagram, Facebook, Pinterest, Linkedin e Youtube são apenas algumas opções, dentro deste amplo universo. Mas, antes de escolher em quais canais atuar, é fundamental pensar na finalidade e definir qual público deve ser atingido. Isso vai possibilitar escolher a rede social mais adequada para o seu objetivo. Ajuda profissional é essencial para este trabalho!

 

 

5 Redes Sociais que Você Pode Anunciar

1 – Facebook

 

O Facebook conquistou a posição de rede social mais popular do mundo em meados de 2008, substituindo, três anos depois, um dos grandes fenômenos das redes sociais no Brasil: o Orkut. Ainda hoje, não é surpresa que a rede esteja em primeiro lugar no país. O Brasil é o terceiro país mais ativo no Facebook, perdendo apenas para os EUA e a Índia. Graças à volumosa adesão de usuários a esta rede social, o conceito de viralização de conteúdo, em que o compartilhamento entre as pessoas vai aumentando em cadeia, vem se tornando cada vez mais comum em todas as relações online que funcionem dentro da lógica de rede social. Assim, o Facebook tem ditado as regras de comportamento em redes sociais, principalmente quando se diz respeito aos perfis corporativos, que já adotam estratégias de marketing específicas para o aumento de visualizações.

Ferramenta gratuita, os grupos do Facebook trazem muitos benefícios e é simples entender o porquê. Estas ´comunidades´ concentram pessoas com interesses comuns por determinados produtos, assuntos ou serviços. Isso significa que se trata de um público específico e já reunido para receber a mensagem. Para ganhar a confiança destes grupos de nicho, o ideal é em um primeiro momento, publicar artigos, dicas úteis e informações relevantes sobre o seu produto, para depois falar diretamente a respeito da sua loja virtual. A audiência ´seduzida´ pelo seu conteúdo tende a aceitar com mais eficácia, a sua proposta de venda.

Mas, é muito conteúdo para muita gente e aí fica mais do que necessário filtrar tudo. Para isso, o Facebook possui um algoritmo, o Edge Rank, que determina o conteúdo mais relevante para cada usuário com base em todo o comportamento dele na rede social. Por isso, o impulsionamento faz diferença na comunicação do Face. Depender somente da audiência orgânica significa limitar o seu alcance. O Facebook Ads funciona por meio de anúncios publicitários veiculados dentro da própria plataforma. Permite segmentação por meio de diversas informações, como localização, idade, gênero, idiomas, entre inúmeras opções. O orçamento é diário e você pode administrá-lo de acordo com o dia a dia do seu negócio ou levando em conta os resultados obtidos.

 

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2 – Instagram

 

Com a possibilidade de montar anúncios, o Instagram logo se tornou o queridinho  dos publicitários. Com um modelo simples, que atende desde usuários iniciantes, até os mais experientes, ela já conta com mais de 300 milhões de usuários ativos diariamente. Os brasileiros já são responsáveis por 6.55% do tráfego total da rede, atrás dos russos 7.65% e, claro, estadunidenses 19.97%. O Instagram hoje é fundamental em toda boa estratégia de marketing com foco na gestão de comunidade e em busca de engajamento por parte de seu público. Recentemente, foi a rede social que apresentou maior crescimento em adesão pelas empresas, passando de 42% de adoção para 47,9% e se tornando a segunda colocada em preferência pelas marcas no Brasil. Atualmente três tipos de campanhas são compatíveis com o Instagram: cliques no site, instalações do aplicativo móvel e visualizações do vídeo.

As inovações constantes também ajudam neste sucesso todo. Os Stories, ou em português, histórias, em que você pode publicar uma imagem ou vídeo, que ficam disponíveis por até 24 horas é uma ferramenta cada vez mais utilizada e que gera grande engajamento, com a possibilidade de mensurar quantas pessoas assistiram o seu conteúdo, diferentemente da timeline, em que as pessoas visualizam, mas nem sempre curtem o que foi postado. Herança do Snap Chat, redes como Insta e Face já disponibilizam a ferramenta que é um sucesso em ambos. Pelo Instagram também é possível realizar transmissões ao vivo e depois manter este material disponível, para mais pessoas terem acesso ao que você divulgou.

 

 

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3 – Pinterest

 

Fundada em 2010, o Pinterest é uma rede social usada para o compartilhamento de imagens de qualquer tipo. O usuário pode favoritar o conteúdo e criar pastas compartilháveis que, hoje em dia, são muitíssimos populares nos segmentos de moda, maquiagem, artesanato e decoração. A rede tem mais de 70 milhões de users cadastrados, com cerca de 80% de mulheres como usuárias ativas. No Brasil, temos apenas 8% da população utilizando essa rede social, 2% a mais que no ano passado. Com a adição de novos recursos para compra e uso promocional da rede, é bem possível que ela continue a crescer por aqui.

 

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4 – Youtube


A segunda maior ferramenta de busca do mundo, o Youtube é muito mais do que apenas uma plataforma de vídeos na internet. O canal de entretenimento e de informação já faz parte do nosso cotidiano. Se fosse uma emissora de TV, o Youtube teria mais audiência que todos os canais de TV a cabo juntos e estaria atrás apenas da Rede Globo. Só de saber que são mais de um bilhão de acessos mensais e que 50% das pessoas que utilizam a internet, também utilizam o Youtube, já dá para imaginar o potencial que este canal representa de forma natural, orgânica. Imagine então isso intensificado por ações para gerar valor?


Comprado pelo Google em 2006, desde então, os vídeos do Youtube também passaram a aparecer nos resultados da busca do site e com destaque. Tudo que é publicado no Google, que também é uma rede social, com títulos, descrições e tags otimizados para oferecer o melhor conteúdo para o seu público pode conseguir um melhor pagerank e um melhor posicionamento nos resultados das buscas tanto no YouTube quanto no Google. O YouTube permite que vídeos com conteúdo sobre os produtos e serviços e outros assuntos relevantes para o público da marca sejam publicados e compartilhados gratuitamente. Essa ferramenta deu mais voz às empresas e a possibilidade de se comunicar com o consumidor, gerar valor e construir relacionamento. Dentro do vídeo, um link permite ir diretamente para a loja virtual, de forma rápida, sem complicação.

A ferramenta Hangouts, que funciona na plataforma do Youtube, também pode ser usada com a finalidade de facilitar o processo de venda. A realização de conversas ao vivo para responder perguntas e tirar dúvidas, traz mais confiança ao consumidor e ao seu e-commerce também. Todo este material informativo gera reputação e credibilidade.

 

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5 – Linkedin

 

A maior plataforma destinada a negócios é outra estratégia interessante de marketing digital em redes sociais. Lançada em 2003, a rede tem mais de 500 milhões de inscritos no mundo, disponível em 24 idiomas e presente em 200 países. Com o objetivo de aumentar o networking profissional, ferramentas como as company pages, para empresas divulgarem vagas, publicações e materiais, funcionando de forma semelhante às páginas do Facebook, são o diferencial do Linkedin. É possível ainda otimizar páginas, divulgar posts e conteúdos, fazer anúncios e até publicar textos diretamente da rede social, por meio da plataforma Pulse. Construção de audiência com marketing de conteúdo e para um público focado em estudo, carreira e emprego: o Linkedin é um bom espaço para sua campanha digital com estes objetivos.

 

 

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Dicas Valiosas para Acertar

 

1 – Você precisa saber com quem vai falar na sua campanha de marketing digital. O público-alvo é a definição social, econômica e demográfica de quem vai consumir o seu produto. Até tempos atrás, definir público-alvo era o primeiro passo para uma campanha de marketing digital. Mas com a evolução das ferramentas, ser cada vez mais preciso neste momento se tornou necessário e surgiu aí o conceito de persona ou buyer persona, que do inglês significa pessoa comprador ou consumidor, trazendo para a nossa realidade. A persona é considerada mais completa e é caracterizada por um perfil que represente o seu cliente ideal. A ideia é compreender quem é o seu cliente e quais as necessidades dele, informações que vão gerar estratégias de marketing mais assertivas.

 

2 - O que o seu público-alvo pesquisa? Através dos hábitos e dos relacionamentos dele, você pode determinar os assuntos e conteúdos mais interessantes para este público e formatar os posts que serão direcionados a ele. Quais as palavras-chave mais importantes? Como seus concorrentes se posicionam quanto ao mesmo tipo de conteúdo? São informações que vão nortear o seu trabalho.

3 - Seu conteúdo irá focar em novos lançamentos ou produtos? Será que, mais do que vendas, você deseja aumentar o número de cadastros de sua mala direta ou mesmo que seus textos se tornem a referência no mercado pelo número de links que referenciam seu texto? É fundamental saber onde se quer chegar.

4 - O conteúdo deve satisfazer o que o seu cliente está procurando. Ele deve atender a esta demanda e ser útil. Diferentes plataformas merecem diferentes abordagens. Não replique o mesmo material para todas as plataformas, este é um erro comum e que interfere diretamente no alcance e no engajamento conquistados. Diferentes canais têm diferentes públicos que pedem abordagens diferentes.

5 – O estabelecimento de datas e prazos pode ser o diferencial em postagens, além de vincular a eventos que possam potencializar o seu conteúdo quando lançados no dia e na hora certa. Planejamento é tudo nesta organização.

6 - Selecione as plataformas mais adequadas para cada público, bem como a sua linguagem e horários. Vale novamente a regra: diferentes canais têm diferentes públicos que pedem abordagens diferentes.

7 – Integre o seu conteúdo através das diferentes redes sociais de forma que todos possam tomar ciência de sua existência. Adapte sempre o texto para que seja melhor lido e compartilhado.

 

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A Agência Caravela te Ajuda a Escolher!

 

Ganhar visibilidade e estreitar relacionamento com o público: as redes sociais são a ferramenta mais utilizada atualmente, para quem visa estes objetivos. São alternativas que compõem estratégias de uma ação de marketing digital, no sentido de ter uma comunicação online mais assertiva, de aumentar seguidores e de melhorar seu marketing nas redes. Agência de publicidade e propaganda, somos também agência de marketing, de conteúdo e de desenvolvimento web. Do site ao aplicativo, passando pela isca digital, automação de marketing digital, anúncios em canais do Youtube, campanhas de Facebook Ads, Linkedin Ads, Google Ads, Instagram, remarketing, catálogo digital, consultoria e gestão de mídias sociais, além de otimização de SEO: estes são alguns dos nossos serviços. Pensou produção de conteúdo para redes sociais, pensou marketing de conteúdo? Pensou Agência Caravela, a sua agência digital do Sul de Minas e Leste Paulista!

 

Serviço

Agência Caravela

Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.182, Centro – Poços de Caldas (MG)

Telefone: (35) 3722-2350

Site: www.agenciacaravela.com.br/

 

Veja mais informações e dicas em nossas Redes Sociais:

Facebook: www.facebook.com/agcaravela

Instagram: @agenciacaravela

Blog: www.agenciacaravela.com.br/noticias

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