Pense aí: quem você conhece que não tem pelo menos um perfil em
uma rede social? É difícil encontrar alguém que esteja fora deste universo, nos
dias de hoje. Seja por questões de trabalho ou por motivação pessoal, o fato é
que o público presente nas mídias sociais é crescente. Por tudo isso, as redes
sociais também têm tido grande sucesso quando o assunto é atrair potenciais
consumidores pela internet. Instagram, Facebook, Pinterest, Linkedin e Youtube
são apenas algumas opções, dentro deste amplo universo. Mas, antes de escolher
em quais canais atuar, é fundamental pensar na finalidade e definir qual
público deve ser atingido. Isso vai possibilitar escolher a rede social mais
adequada para o seu objetivo. Ajuda profissional é essencial para este
trabalho!
5 Redes Sociais que Você Pode Anunciar
1 – Facebook
O Facebook conquistou a posição de rede social mais popular
do mundo em meados de 2008, substituindo, três anos depois, um dos grandes
fenômenos das redes sociais no Brasil: o Orkut. Ainda hoje, não é surpresa que
a rede esteja em primeiro lugar no país. O Brasil é o terceiro país mais ativo
no Facebook, perdendo apenas para os EUA e a Índia. Graças à volumosa adesão de
usuários a esta rede social, o conceito de viralização de conteúdo, em que o
compartilhamento entre as pessoas vai aumentando em cadeia, vem se tornando
cada vez mais comum em todas as relações online que funcionem dentro da lógica
de rede social. Assim, o Facebook tem ditado as regras de comportamento em
redes sociais, principalmente quando se diz respeito aos perfis corporativos,
que já adotam estratégias de marketing específicas para o aumento de
visualizações.
Ferramenta gratuita, os grupos do
Facebook trazem muitos benefícios e é simples entender o porquê. Estas
´comunidades´ concentram pessoas com interesses comuns por determinados
produtos, assuntos ou serviços. Isso significa que se trata de um público
específico e já reunido para receber a mensagem. Para ganhar a confiança destes
grupos de nicho, o ideal é em um primeiro momento, publicar artigos, dicas
úteis e informações relevantes sobre o seu produto, para depois falar
diretamente a respeito da sua loja virtual. A audiência ´seduzida´ pelo seu
conteúdo tende a aceitar com mais eficácia, a sua proposta de venda.
Mas, é muito conteúdo para muita gente
e aí fica mais do que necessário filtrar tudo. Para isso, o Facebook possui um
algoritmo, o Edge Rank, que determina o conteúdo mais relevante para cada
usuário com base em todo o comportamento dele na rede social. Por isso, o
impulsionamento faz diferença na comunicação do Face. Depender somente da
audiência orgânica significa limitar o seu alcance. O Facebook Ads funciona por
meio de anúncios publicitários veiculados dentro da própria plataforma. Permite
segmentação por meio de diversas informações, como localização, idade, gênero,
idiomas, entre inúmeras opções. O orçamento é diário e você pode administrá-lo
de acordo com o dia a dia do seu negócio ou levando em conta os resultados
obtidos.
5 Redes Sociais que Você Pode Anunciar
2 – Instagram
Com a possibilidade de montar
anúncios, o Instagram logo se tornou o queridinho dos publicitários. Com um modelo simples, que
atende desde usuários iniciantes, até os mais experientes, ela já conta com
mais de 300 milhões de usuários ativos diariamente. Os brasileiros já são
responsáveis por 6.55% do tráfego total da rede, atrás dos russos 7.65% e,
claro, estadunidenses 19.97%. O Instagram hoje é fundamental em toda boa
estratégia de marketing com foco na gestão de comunidade e em busca de
engajamento por parte de seu público. Recentemente, foi a rede social que
apresentou maior crescimento em adesão pelas empresas, passando de 42% de
adoção para 47,9% e se tornando a segunda colocada em preferência pelas marcas
no Brasil. Atualmente três tipos de campanhas são compatíveis com o Instagram:
cliques no site, instalações do aplicativo móvel e visualizações do vídeo.
As inovações constantes também ajudam
neste sucesso todo. Os Stories, ou em português, histórias, em que você pode
publicar uma imagem ou vídeo, que ficam disponíveis por até 24 horas é uma
ferramenta cada vez mais utilizada e que gera grande engajamento, com a
possibilidade de mensurar quantas pessoas assistiram o seu conteúdo,
diferentemente da timeline, em que as pessoas visualizam, mas nem sempre curtem
o que foi postado. Herança do Snap Chat, redes como Insta e Face já
disponibilizam a ferramenta que é um sucesso em ambos. Pelo Instagram também é
possível realizar transmissões ao vivo e depois manter este material
disponível, para mais pessoas terem acesso ao que você divulgou.
5 Redes Sociais que Você Pode Anunciar
3 – Pinterest
Fundada em 2010, o Pinterest é uma rede
social usada para o compartilhamento de imagens de qualquer tipo. O usuário
pode favoritar o conteúdo e criar pastas compartilháveis que, hoje em dia, são
muitíssimos populares nos segmentos de moda, maquiagem, artesanato e decoração.
A rede tem mais de 70 milhões de users cadastrados, com cerca de 80% de
mulheres como usuárias ativas. No Brasil, temos apenas 8% da população
utilizando essa rede social, 2% a mais que no ano passado. Com a adição de
novos recursos para compra e uso promocional da rede, é bem possível que ela
continue a crescer por aqui.
5 Redes Sociais que Você Pode Anunciar
4 – Youtube
A segunda maior ferramenta de busca do
mundo, o Youtube é muito mais do que apenas uma plataforma de vídeos na
internet. O canal de entretenimento e de informação já faz parte do nosso
cotidiano. Se fosse uma emissora de TV, o Youtube teria mais audiência que
todos os canais de TV a cabo juntos e estaria atrás apenas da Rede Globo. Só de
saber que são mais de um bilhão de acessos mensais e que 50% das pessoas que
utilizam a internet, também utilizam o Youtube, já dá para imaginar o potencial
que este canal representa de forma natural, orgânica. Imagine então isso
intensificado por ações para gerar valor?
Comprado pelo Google em 2006, desde
então, os vídeos do Youtube também passaram a aparecer nos resultados da busca
do site e com destaque. Tudo que é publicado no Google, que também é uma rede
social, com títulos, descrições e tags otimizados para oferecer o melhor
conteúdo para o seu público pode conseguir um melhor pagerank e um melhor
posicionamento nos resultados das buscas tanto no YouTube quanto no Google. O
YouTube permite que vídeos com conteúdo sobre os produtos e serviços e outros
assuntos relevantes para o público da marca sejam publicados e compartilhados
gratuitamente. Essa ferramenta deu mais voz às empresas e a possibilidade de se
comunicar com o consumidor, gerar valor e construir relacionamento. Dentro do
vídeo, um link permite ir diretamente para a loja virtual, de forma rápida, sem
complicação.
A ferramenta Hangouts, que funciona na
plataforma do Youtube, também pode ser usada com a finalidade de facilitar o
processo de venda. A realização de conversas ao vivo para responder perguntas e
tirar dúvidas, traz mais confiança ao consumidor e ao seu e-commerce também.
Todo este material informativo gera reputação e credibilidade.
5 Redes Sociais que Você Pode Anunciar
5 – Linkedin
A maior plataforma destinada a negócios é outra estratégia interessante
de marketing digital em redes sociais. Lançada em 2003, a rede tem mais de 500
milhões de inscritos no mundo, disponível em 24 idiomas e presente em 200
países. Com o objetivo de aumentar o networking profissional, ferramentas como
as company pages, para empresas divulgarem vagas, publicações e materiais, funcionando de forma semelhante
às páginas do Facebook, são o diferencial do Linkedin. É possível ainda
otimizar páginas, divulgar posts e conteúdos, fazer anúncios e até publicar
textos diretamente da rede social, por meio da plataforma Pulse. Construção de
audiência com marketing de conteúdo e para um público focado em estudo,
carreira e emprego: o Linkedin é um bom espaço para sua campanha digital com
estes objetivos.
5 Redes Sociais que Você Pode Anunciar
Dicas Valiosas para Acertar
1 – Você
precisa saber com quem vai falar na sua campanha de marketing digital. O público-alvo é a definição social, econômica e demográfica de
quem vai consumir o seu produto. Até tempos atrás, definir público-alvo era o
primeiro passo para uma campanha de marketing digital. Mas com a evolução das
ferramentas, ser cada vez mais preciso neste momento se tornou necessário e
surgiu aí o conceito de persona ou buyer persona, que do inglês significa
pessoa comprador ou consumidor, trazendo para a nossa realidade. A persona é
considerada mais completa e é caracterizada por um perfil que represente o seu
cliente ideal. A ideia é compreender quem é o seu cliente e quais as
necessidades dele, informações que vão gerar estratégias de marketing mais
assertivas.
2 - O que o seu público-alvo pesquisa? Através
dos hábitos e dos relacionamentos dele, você pode determinar os assuntos e
conteúdos mais interessantes para este público e formatar os posts que serão
direcionados a ele. Quais as palavras-chave mais importantes? Como seus
concorrentes se posicionam quanto ao mesmo tipo de conteúdo? São informações
que vão nortear o seu trabalho.
3 - Seu
conteúdo irá focar em novos lançamentos ou produtos? Será que, mais do que
vendas, você deseja aumentar o número de cadastros de sua mala direta ou mesmo
que seus textos se tornem a referência no mercado pelo número de links que
referenciam seu texto? É fundamental saber onde se quer chegar.
4 - O
conteúdo deve satisfazer o que o seu cliente está procurando. Ele deve atender
a esta demanda e ser útil. Diferentes plataformas merecem diferentes
abordagens. Não replique o mesmo material para todas as plataformas, este é um
erro comum e que interfere diretamente no alcance e no engajamento
conquistados. Diferentes canais têm diferentes públicos que pedem abordagens
diferentes.
5 – O
estabelecimento de datas e prazos pode ser o diferencial em postagens, além de
vincular a eventos que possam potencializar o seu conteúdo quando lançados no
dia e na hora certa. Planejamento é tudo nesta organização.
6 - Selecione
as plataformas mais adequadas para cada público, bem como a sua linguagem e
horários. Vale novamente a regra: diferentes canais têm diferentes públicos que
pedem abordagens diferentes.
7 –
Integre o seu conteúdo através das diferentes redes sociais de forma que todos
possam tomar ciência de sua existência. Adapte sempre o texto para que seja
melhor lido e compartilhado.
5 Redes Sociais que Você Pode Anunciar
A Agência Caravela te Ajuda a Escolher!
Ganhar visibilidade e estreitar
relacionamento com o público: as redes sociais são a ferramenta mais utilizada
atualmente, para quem visa estes objetivos. São alternativas que compõem
estratégias de uma ação de marketing digital, no sentido de ter uma comunicação
online mais assertiva, de aumentar seguidores e de melhorar seu marketing nas
redes. Agência de publicidade e propaganda, somos também
agência de marketing, de conteúdo e de desenvolvimento web. Do
site ao aplicativo, passando pela isca digital, automação de marketing digital,
anúncios em canais do Youtube, campanhas de Facebook Ads, Linkedin Ads, Google
Ads, Instagram, remarketing, catálogo digital, consultoria e gestão de mídias
sociais, além de otimização de SEO: estes são alguns dos nossos serviços.
Pensou produção de conteúdo para redes sociais, pensou marketing de conteúdo?
Pensou Agência Caravela, a sua agência digital do Sul de Minas e Leste
Paulista!
Serviço
Agência Caravela
Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.182, Centro – Poços
de Caldas (MG)
Telefone: (35) 3722-2350
Site: www.agenciacaravela.com.br/
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