Google Analytics para e-Commerce

Com mecanismos de segurança, promoções especiais, preços convidativos e o conforto de receber a sua mercadoria em casa, um público significativo tem migrado para esta forma moderna de adquirir produtos. Plataformas de compra e venda levaram para a internet, relações de consumo e essa migração não para de crescer. Prova disso são os resultados! A cada data, estes números se superam e fazem do país, o décimo maior mercado de e-commerce do mundo. Comodidade, possibilidade de pesquisar preços sem sair de casa, garantir melhores condições de compra e ainda assim, receber o produto em domicílio, são alguns motivos que justificam a preferência por esta possibilidade. Para levar tudo isso até os consumidores, a tecnologia é essencial. É necessário ter um computador, tablet ou smartphone para acesso. A conexão de internet também precisa ser boa, para carregar fotos e vídeos. Se numa loja física, temos a vitrine e os mostruários expostos pelo salão, no e-commerce, é a plataforma quem faz esta apresentação. Toda loja virtual precisa desta plataforma de venda, para se comunicar com os consumidores e fechar negócio. É uma ferramenta importantíssima, porque faz esta ligação necessária para a efetivação da comercialização mas este não é o assunto principal deste post. Bom, as vantagens todo mundo conhece, mas e os mecanismos para posicionar o seu site de venda e fazer com que ele lucre mais? Eles fazem parte do marketing digital. E o conteúdo do seu site de venda online é determinante neste processo, assim como a mensuração dos resultados.

 

Google Analytics para e-Commerce

Os Mecanismos dos Sites de Busca

 

 

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em português, conhecido como otimizador de sites. É um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar as páginas mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos, ou seja, sem o pagamento para isso, por isso, de forma espontânea. O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes dela, a organização dos links em uma página de resultado era alfabética como nos diretórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância, da qualidade do material disponibilizado. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank. O SEO também depende da palavra-chave que é o termo que você usa em uma busca. Dependendo de quais palavras você utiliza, serão retornadas páginas diferentes em posições diferentes. O SEO pode ser dividido em duas partes. Fatores internos e fatores externos. Os internos são relacionados ao site. Alguns exemplos são urls claras, utilização dos padrões web, títulos de página racionais e a correta utilização das tags html que é linguagem utilizada para construir páginas web. Já a parte externa analisa como os outros sites se relacionam com o site. Os exemplos são quantidade de links apontando para o site, quais sites apontam o site e o conteúdo do link apontado. Dependendo destes fatores, as páginas são pontuadas pelo site de busca para que ele possa determinar a relevância da pagina e quais as palavras-chave relacionadas a ela. O Google utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank, o rankeamento. SEO On-page: são todas as estratégias utilizadas na página da empresa. Portanto, são aqueles itens relacionados com a otimização do conteúdo do site. A escolha de um título otimizado, que contenha as palavras-chave, é um exemplo de estratégia On-page. Os temas trabalhados são outro exemplo. SEO Off-page: o SEO Off-page são os direcionamentos dos links para a sua página colocados em outros sites da internet. Esta é uma estratégia tão importante quanto o SEO On-page, que faz com que mais pessoas conheçam o seu site e que também influencia no seu posicionamento nos buscadores. Elas devem ser relacionadas, de modo que uma complemente a outra, para que ambas contribuam para aumentar o tráfego da sua página. Algumas estratégias Off-page, que ajudam a conseguir mais links para o seu site, a seguir. Títulos e Subtítulos: precisam ser claros, conter as palavras-chave principais e obedecer a hierarquia h1, h2, h3. Ou seja, o título deve estar formatado como header 1, os subtítulos principais como header 2 e assim por diante. Isso contribui para que o conteúdo fique visualmente mais agradável e também para que os robôs dos sites de busca percebam como o conteúdo está organizado e qual é a ordem de relevância de cada título dentro do texto. Meta Descrição: é o resumo do conteúdo da página. Cada página deve ter sua meta descrição e é importante que elas não tenham mais do que 160 caracteres. Também devem ser instigantes, para que o leitor queira acessar o site ao ver o resumo da sua página no site de busca. URLs Amigáveis: é importante observar a URL criada automaticamente pelo site e alterá-la, caso necessário. Uma URL cheia de números e símbolos é bem menos interessante do que uma URL que contenha o assunto tratado na página.

 

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O que é

O tema central deste post é a plataforma gratuita do Google para análise de resultados de sites e blogs, ferramenta que possui uma versão especialmente voltada para negócios online e muito utilizada, por fornecer dados mais precisos e específicos da realidade de e-commerces. Análises demográficas, identificação dos canais de origem de tráfego e acompanhamento de metas estão entre as possibilidades. Em um segmento em que todas as ações são mensuráveis, poder entender o comportamento dos usuários  significa poder identificar pontos fortes e fracos e consequentemente, conseguir visualizar oportunidades. Entender de onde vem o tráfego, qual a sua taxa de conversão, qual o efeito de suas promoções e ações de marketing, são alguns bons exemplos destas possibilidades. As informações são fornecidas em relatórios detalhados. O que o seu público-alvo pesquisa? Através dos hábitos e dos relacionamentos dele, você pode determinar os assuntos e conteúdos mais interessantes e formatar os posts que serão direcionados a ele. Quais as palavras-chave mais importantes? Como seus concorrentes se posicionam quanto ao mesmo tipo de conteúdo? São informações que vão nortear o seu trabalho.

Google Analytics para e-Commerce

Instalação e Configuração

Acesse o Google Analytics e clique em “Criar uma conta” no canto superior direito da tela. Na tela seguinte, clique em “Inscreva-se”. Em seguida, selecione a opção de “Website” e preencha os campos solicitados de acordo com os dados do seu site. Logo após realizar esse processo, clique no botão “Obter ID de acompanhamento”. Esse momento é muito importante, porque gera um código que deverá ser inserido nas suas páginas. É através deste código que o Analytics poderá fazer o acompanhamento e gerar dados. Copie esse código. Em sua plataforma de e-commerce provavelmente existirá um campo de inserção do ID do Google Analytics. Se você acessar o administrador do site e for em “Configurações” (ou em “Setup”), deverá encontrar algum campo com os indicativos. Caso a sua plataforma não tenha esse campo, procure um programador para auxiliar na inserção, que deve ser feita em 100% das páginas. Ative a ferramenta de acompanhamento eletrônico na sua conta do Analytics. Ela é essencial para o melhor acompanhamento do seu e-commerce. Para isso, você deverá ir na opção de “Administrador da sua conta do Google”. Depois disso, selecione a sua conta, que aparecerá como a única opção. Na tela seguinte, você encontrará três colunas para configuração. Selecione, na terceira coluna, o campo “Configurações de comércio eletrônico”. Após terminar essa configuração, clique em “Enviar” e pronto, está instalado!

Importante!

Para usar o Google Analytics, é necessário, antes, se familiarizar com o Google Analytics Event Traking. Na ferramenta do Google, cada interação do usuário com a página da web é considerada um evento. O Event Traking é o mecanismo do Analytics responsável por reunir estes eventos e oferecer dados consistentes para a análise.

 

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Dicas Úteis

 

Antes mesmo de iniciar a implementação do monitoramento de um determinado evento no Analytics, é importante verificar alguns pontos, tais como: confirmar a  versão do Google Analytics que está usando atualmente; identificar quais são os elementos do site que deseja monitorar; e definir a convenção da categorização e nomenclatura que vai usar para gerar relatórios organizados.

 

Google Analytics para e-Commerce


Os sites de busca são ferramentas que facilitam nossa vida, que nos aproximam de informações úteis e necessárias. Dentre as opções, a mais utilizada sem dúvidas é o Google, que está entre as páginas mais acessadas no mundo e foi a primeira a experimentar os conceitos da Web Semântica, que trouxe novos motores de busca, interfaces inovadoras, criação de dicionários de sinônimos e a organização inteligente de conteúdos. Aparecer ou não aparecer no Google pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de uma empresa e está longe de ser exagero, afirmar isso. Esta máxima do marketing online é válida não apenas para empresas de e-commerce, que vendem produtos diretamente em suas lojas virtuais, mas para qualquer negócio aonde os potenciais clientes vão até a internet para buscar os seus fornecedores ou prestadores de serviços, mesmo que para depois, se dirigirem a uma loja física. Um profissional especializado é o mais indicado para fazer este monitoramento e indicar os caminhos a seguir. É o marketing digital a serviço do seu negócio. Web analytics, google home, palavras chave google, site de vendas, venda online, e-commerce, loja virtual, site de compras, como vender pela internet, web commerce, como vender online, site de compra e venda, ecommerce online, enfim, para todo este universo, conte com a agência de marketing e publicidade e propaganda mais completa do Sul de Minas e Leste Paulista. Conte com a Agência Caravela!

 

Serviço:

 

Agência Caravela

Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.182, Centro – Poços de Caldas (MG)

Telefone: (35) 3722-2350

Site: www.agenciacaravela.com.br

 

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