Com mecanismos de segurança, promoções especiais, preços
convidativos e o conforto de receber a sua mercadoria em casa, um público
significativo tem migrado para esta forma moderna de adquirir produtos.
Plataformas de compra e venda levaram para a internet, relações de consumo e
essa migração não para de crescer. Prova disso são os resultados! A cada data,
estes números se superam e fazem do país, o décimo maior mercado de e-commerce
do mundo. Comodidade,
possibilidade de pesquisar preços sem sair de casa, garantir melhores condições
de compra e ainda assim, receber o produto em domicílio, são alguns motivos que
justificam a preferência por esta possibilidade. Para levar tudo isso até os
consumidores, a tecnologia é essencial. É necessário ter um computador, tablet
ou smartphone para acesso. A conexão de internet também precisa ser boa, para
carregar fotos e vídeos. Se numa loja física, temos a vitrine e os mostruários
expostos pelo salão, no e-commerce, é a plataforma quem faz esta apresentação.
Toda loja virtual precisa desta plataforma de venda, para se comunicar com os
consumidores e fechar negócio. É uma ferramenta importantíssima, porque faz
esta ligação necessária para a efetivação da comercialização mas este não é o
assunto principal deste post. Bom, as vantagens todo mundo conhece, mas e
os mecanismos para posicionar o seu site de venda e fazer com que ele lucre
mais? Eles fazem parte do marketing digital. E o conteúdo do seu site de venda
online é determinante neste processo, assim como a mensuração dos resultados.
Google Analytics para e-Commerce
Os Mecanismos dos Sites de
Busca
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em
português, conhecido como otimizador de sites. É um conjunto de técnicas que
têm como principal objetivo tornar as páginas mais amigáveis para os sites de
busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que
este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos, ou seja, sem o
pagamento para isso, por isso, de forma espontânea. O SEO surgiu com a nova
geração de sites de busca. Antes dela, a organização dos links em uma página de
resultado era alfabética como nos diretórios web. Na nova geração
de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância,
da qualidade do material disponibilizado. Esta relevância é definida por
algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é
importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank. O
SEO também depende da palavra-chave que é o termo que você usa em uma busca.
Dependendo de quais palavras você utiliza, serão retornadas páginas diferentes
em posições diferentes. O SEO pode ser dividido em duas partes. Fatores
internos e fatores externos. Os internos são relacionados ao site. Alguns
exemplos são urls claras, utilização dos padrões web, títulos de página
racionais e a correta utilização das tags html que é linguagem utilizada para
construir páginas web. Já a parte externa analisa como os outros sites se
relacionam com o site. Os exemplos são quantidade de links apontando para o
site, quais sites apontam o site e o conteúdo do link apontado. Dependendo
destes fatores, as páginas são pontuadas pelo site de busca para que ele possa
determinar a relevância da pagina e quais as palavras-chave relacionadas a ela.
O Google utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank, o rankeamento.
SEO On-page: são todas as
estratégias utilizadas na página da empresa. Portanto, são aqueles itens
relacionados com a otimização do conteúdo do site. A escolha de um título
otimizado, que contenha as palavras-chave, é um exemplo de estratégia On-page.
Os temas trabalhados são outro exemplo. SEO
Off-page: o SEO Off-page são os direcionamentos dos links para a sua página
colocados em outros sites da internet. Esta é uma estratégia tão importante
quanto o SEO On-page, que faz com que mais pessoas conheçam o seu site e que
também influencia no seu posicionamento nos buscadores. Elas devem ser
relacionadas, de modo que uma complemente a outra, para que ambas contribuam
para aumentar o tráfego da sua página. Algumas estratégias Off-page, que ajudam
a conseguir mais links para o seu site, a seguir. Títulos e Subtítulos: precisam
ser claros, conter as palavras-chave
principais e obedecer a hierarquia h1, h2, h3. Ou seja, o título deve estar
formatado como header 1, os subtítulos principais como header 2 e assim por
diante. Isso contribui para que o conteúdo fique visualmente mais
agradável e também para que os robôs dos sites de busca percebam como o
conteúdo está organizado e qual é a ordem de relevância de cada título dentro
do texto. Meta
Descrição: é o resumo do conteúdo da
página. Cada página deve ter sua meta descrição e é importante que elas não
tenham mais do que 160 caracteres. Também devem ser instigantes, para que o
leitor queira acessar o site ao ver o resumo da sua página no site de busca. URLs Amigáveis: é importante observar a
URL criada automaticamente pelo site e alterá-la, caso necessário. Uma URL
cheia de números e símbolos é bem menos interessante do que uma URL que
contenha o assunto tratado na página.
Google Analytics para e-Commerce
O que é
O tema central deste post
é a plataforma gratuita do Google para análise de resultados de sites e blogs,
ferramenta que possui uma versão especialmente voltada para negócios online e
muito utilizada, por fornecer dados mais precisos e específicos da
realidade de e-commerces. Análises demográficas, identificação dos canais de
origem de tráfego e acompanhamento de metas estão entre as possibilidades. Em
um segmento em que todas as ações são mensuráveis, poder entender o
comportamento dos usuários significa
poder identificar pontos fortes e fracos e consequentemente, conseguir
visualizar oportunidades. Entender de onde vem o tráfego, qual a sua taxa de
conversão, qual o efeito de suas promoções e ações de marketing, são alguns
bons exemplos destas possibilidades. As informações são fornecidas em
relatórios detalhados. O que o seu público-alvo
pesquisa? Através dos hábitos e dos relacionamentos
dele, você pode determinar os assuntos e conteúdos mais interessantes e
formatar os posts que serão direcionados a ele. Quais as palavras-chave mais
importantes? Como seus concorrentes se posicionam quanto ao mesmo tipo de
conteúdo? São informações que vão nortear o seu trabalho.
Google Analytics para e-Commerce
Instalação e Configuração
Acesse o Google Analytics e clique em
“Criar uma conta” no canto superior direito da tela. Na tela seguinte, clique
em “Inscreva-se”. Em seguida, selecione a opção de “Website” e preencha os
campos solicitados de acordo com os dados do seu site. Logo após realizar esse
processo, clique no botão “Obter ID de acompanhamento”. Esse momento é muito
importante, porque gera um código que deverá ser inserido nas suas páginas. É
através deste código que o Analytics poderá fazer o acompanhamento e gerar
dados. Copie esse código. Em sua plataforma de e-commerce provavelmente
existirá um campo de inserção do ID do Google Analytics. Se você acessar o
administrador do site e for em “Configurações” (ou em “Setup”), deverá
encontrar algum campo com os indicativos. Caso a sua plataforma não tenha esse
campo, procure um programador para auxiliar na inserção, que deve ser feita em
100% das páginas. Ative a ferramenta de acompanhamento eletrônico na sua conta
do Analytics. Ela é essencial para o melhor acompanhamento do seu e-commerce.
Para isso, você deverá ir na opção de “Administrador da sua conta do Google”.
Depois disso, selecione a sua conta, que aparecerá como a única opção. Na tela
seguinte, você encontrará três colunas para configuração. Selecione, na
terceira coluna, o campo “Configurações de comércio eletrônico”. Após terminar
essa configuração, clique em “Enviar” e pronto, está instalado!
Importante!
Para usar o Google Analytics, é necessário,
antes, se familiarizar com o Google Analytics Event Traking. Na ferramenta do
Google, cada interação do usuário com a página da web é considerada um evento.
O Event Traking é o mecanismo do Analytics responsável por reunir estes eventos
e oferecer dados consistentes para a análise.
Google Analytics para e-Commerce
Dicas Úteis
Antes mesmo de iniciar a implementação do
monitoramento de um determinado evento no Analytics, é importante verificar
alguns pontos, tais como: confirmar a versão do Google Analytics que está usando
atualmente; identificar quais são os elementos do site que deseja monitorar; e
definir a convenção da categorização e nomenclatura que vai usar para gerar
relatórios organizados.
Google Analytics para e-Commerce
Os sites de busca são ferramentas que facilitam nossa vida,
que nos aproximam de informações úteis e necessárias. Dentre as opções, a mais
utilizada sem dúvidas é o Google, que está entre as páginas mais acessadas no
mundo e foi a primeira a experimentar os conceitos da Web Semântica, que trouxe
novos motores de busca, interfaces inovadoras, criação de dicionários de
sinônimos e a organização inteligente de conteúdos. Aparecer ou não aparecer no
Google pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de uma empresa e está
longe de ser exagero, afirmar isso. Esta máxima do marketing online é válida
não apenas para empresas de e-commerce, que vendem produtos diretamente em suas
lojas virtuais, mas para qualquer negócio aonde os potenciais clientes vão até
a internet para buscar os seus fornecedores ou prestadores de serviços, mesmo
que para depois, se dirigirem a uma loja física. Um profissional especializado
é o mais indicado para fazer este monitoramento e indicar os caminhos a seguir.
É o marketing digital a serviço do seu negócio. Web analytics, google home,
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