Marketplace ou Loja Virtual: Como Escolher?

Loja online, loja virtual, site de venda, e-commerce, marketplace (este último mais recente): muitas vezes utilizamos todos estes termos de forma sinônima, sem saber que estamos cometendo erros ou, digamos, equívocos e neste post, explicaremos mais a respeito. No Marketing 4.0 fica valorizada a necessidade de estratégias para uso das ferramentas. O ser humano se torna central neste contexto e precisa ser entendido, compreendido, atendido, satisfeito. Temos aqui quatro estágios do Marketing que não se excluem, ao contrário. Se reinventar e se adaptar em meio à revolução digital é o desafio desta modalidade.

 

 

Marketplace ou Loja Virtual: Como Escolher?

Entendendo os Conceitos e as Diferenças

 

O comércio eletrônico ou e-commerce é muito mais amplo do que apenas uma loja virtual: uma estratégia de e-commerce pode utilizar diversos canais de venda. Mas a loja virtual é o canal mais básico e direto. Basicamente, esta é a diferença entre e-commerce e loja virtual. A internet, as redes sociais e o e-commerce mudaram a forma com a qual nos relacionamos com a gente mesmo, com os outros e com o consumo também.

O Marketplace funciona como um enorme shopping na internet. De forma muito simplificada, é um portal que abriga diversas lojas virtuais, como se fosse uma grande vitrine onde os clientes encontram produtos de diversos vendedores. Alguns exemplos de marketplace são:

 

1.                Redes Sociais: as vendas podem ser realizadas diretamente na rede social ou encaminhar potenciais clientes para a loja virtual ou marketplace;

2.                E-mail Marketing: é uma poderosa ferramenta de comunicação e atração de clientes. As vendas nesse canal podem ser realizadas de forma direta ou finalizando em outro canal de vendas.

3.                Comparadores de preço: esse canal é utilizado para divulgar produtos e promoções. Normalmente, os clientes são atraídos e encaminhados para a loja virtual. Os comparadores mais conhecidos são Buscapé, Google Shopping, Zoom, e Bondfaro. Alguns estão se transformando em marketplaces, como é o caso do Buscapé e Zoom.

Muitas lojas estão migrando as vendas por telefone para o Whatsapp, um dos APP mais populares. Muitas vezes, a venda é realizada no APP e o pagamento é feito por depósito ou boleto bancário.

 

Marketplace ou Loja Virtual: Como Escolher?

Comparando com o Mundo Físico

 

Estar em um marketplace é o mesmo que uma loja física estar em um shopping center: tem mais estrutura, tem diferentes atrativos e tem outras lojas concorrendo no mesmo espaço também. Já uma loja virtual pode ser comparada a uma loja física, localizada em uma rua da cidade. Estar em mais canais significa abranger mais públicos e isso sempre é interessante. Estar em vários pontos de venda é a recomendação. Escolher quais são estes pontos de venda ideais vai depender de fatores como público-alvo, objetivos, política de pagamento, entre outros. A melhor modalidade de marketplace depende do que você pretende alcançar ou, quem pretende alcançar. Diversificar canais na internet sempre é bem-vindo!

 

Marketplace ou Loja Virtual: Como Escolher?

O Método MILCR

 

O quanto esse canal ajuda na construção da sua marca, ou seja, quanto esse canal torna sua empresa e marca conhecidas do público. Se tudo já estiver pronto, o valor do quesito infraestrutura será alto. Porém, quanto mais esforço for necessário, menor será o valor. Deve-se incluir na avaliação da infraestrutura todos os custos: plataforma de e-commerce, marketing e outros custos operacionais. Quanto menor os custos operacionais (aluguel, comissão, mensalidade, etc), maior a lucratividade. Enquanto isso, a captação de clientes diz respeito à quantidade de clientes que podem ser atraídos para o seu negócio, baseado na realidade atual. Já o mix relacionamento + recorrência mede o grau de facilidade de estabelecer relacionamento com clientes visando a realização de novas vendas (recorrência). Todas estas variáveis devem ser levadas em conta nesta escolha.

 

 

Marketplace ou Loja Virtual: Como Escolher?

A Importância do Desenvolvimento Web

 

Desenvolvimento web é a área específica para o trabalho de elaboração de sites. Envolve diversas questões, como o frontend, que seria o que você usuário, enxerga de uma página, quando navega por ela. Para tudo isso funcionar, há também o backend, que é a programação que faz os seus comandos serem obedecidos, quando por exemplo você clica em um link, tenta enviar dados por formulário ou até mesmo realizar uma compra online. Então, de uma forma simples para fácil entendimento, frontend é o site e backend, o painel administrativo. São programadores e desenvolvedores os responsáveis por fazerem esta engrenagem funcionar de forma alinhada e harmônica. Sem dúvidas, são elementos importantíssimos e indispensáveis. De nada adianta ter uma página linda mas que não “funciona” corretamente. Uma página ruim do ponto de vista estético também não é uma opção legal, mesmo que ela tenha um backend excelente. Frontend e backend são complementares e necessários. Mais do que a ferramenta, o que o consumidor espera dela é a prioridade.

 

Marketplace ou Loja Virtual: Como Escolher?

A Importância do Desenvolvimento Móbile

 

Na sociedade da informação e em meio a era da velocidade, a tecnologia mobile ganha cada vez mais força e cai de vez no gosto dos brasileiros. Isso representa um público consumidor que exige mais rapidez e facilidade na hora de adquirir um produto ou serviço. Diante destas evidências, fica claro que ter presença digital efetiva já não significa mais apenas estar nas redes sociais, ter um site ou loja virtual. Além de tudo isso, é necessário também pensar mobile, ou seja, oferecer tudo o que for necessário para os formatos tablet e smartphone. Nossa equipe de desenvolvedores e programadores também pensa mobile, para você e a sua empresa estarem sempre mais perto deste novo público, seja no formato Android, seja no formato IOS. Além disso o desenvolvimento mobile inclui tornar sites responsivos, ou seja, adequados também para o acesso destes dispositivos mobiles, como tablets, celulares e smartphones. Quanto mais próximo do consumidor, melhor!

 

Marketplace ou Loja Virtual: Como Escolher?

A Importância do UX Design

 

O trabalho de UX Design consiste na aplicação de uma ciência que estuda e se debruça a entender e a satisfazer essa relação de um produto com o usuário, buscando essa aproximação de forma natural e simples. Em se tratando de UX Design, são considerados produtos, diversas plataformas de interação, tais como: site ou website, aplicativo ou dispositivo móvel. Talvez, a surpresa para muita gente é que o UX Design não se aplica somente a produtos e serviços da cibercultura: até mesmo um ponto de venda, por exemplo, pode (e deve) ser pensado e melhorado, sob a ótica de oferecer a melhor experiência ao consumidor. Vale para qualquer marca, de diferentes produtos e serviços, porque pode interferir diretamente nesta experiência. É certo também que este conceito é bastante individual, variando de pessoa para pessoa, mas é fato que esta opinião passa por pontos comuns para a maior parte das pessoas, tudo baseado em pesquisas, testes e estudos realizados constantemente com o objetivo de entender como estas questões podem e devem ser mensuradas. O UX Design é parte importantíssima de todo o processo de “venda” da sua identidade, dos valores da sua marca ou dos seus produtos ou serviços propriamente ditos. Conseguir gerar uma percepção positiva por meio deste primeiro contato e das experiências geradas neste momento, sem dúvidas, otimiza e potencializa todo e qualquer investimento feito em desenvolvimento e comunicação. Este relacionamento baseado em boas experiências é forte o suficiente para fidelizar clientes. A aplicação do UX Design envolve – mas não se limita – às pesquisas sobre o perfil e comportamento do usuário, a mensuração e coordenação de interações físicas e cognitivas. Assim como a coordenação, projeção e desenvolvimento de processos para facilitar a experiência e satisfazer o usuário também fazem parte. Este resultado envolve vários elementos que juntos, proporcionam esta melhor experiência. Mas, afinal, o que seria a melhor experiência? Como medir isso? O que é para você uma página interessante e gostosa para se navegar? O primeiro ponto sem dúvidas é a beleza da página, conquistada pela união de diversos fatores: harmonia entre texto, imagens e cores utilizadas no projeto gráfico. Já a organização do layout facilita inclusive a localização de conteúdos tornando a página intuitiva. A velocidade com que os elementos são “carregados” para visualização também tem haver com essa sensação de boa experiência na navegação. Sites muito “pesados”, pensados sem esta previsão, tendem a ter um “trânsito” mais difícil, usando uma figura de linguagem para que você entenda melhor. Ninguém gosta de ficar parado em um engarrafamento ou levar horas para andar poucos quilômetros. Essa área responde pelo “cartão de visitas” da sua loja virtual. Se você chega, se sente bem e à vontade, você fica, olha outras coisas, compra e volta mais vezes. Do contrário, nunca mais vai querer repetir a experiência. Se identificou? Pois é, já aconteceu com todo mundo! A primeira impressão é a que fica, já se fala nisso e não é de hoje. Olha a preocupação com o consumidor aí novamente como prioridade.

Marketplace ou Loja Virtual: Como Escolher?

Conte com a Agência mais completa!

É evidente que todas as transformações, provocadas pela Internet, impactam também nas empresas. Entre as novidades, está a mudança na lógica de negócios, cada vez mais inclusiva, horizontal e social. São diversos paradoxos, especialmente para uma sociedade capitalista e entender estas mudanças é fundamental para continuar no mercado, se estabelecer, crescer. Da concepção, passando por design, conteúdo e pensando na experiência do usuário, temos um time completo para desenvolver, produzir e criar para você, sempre com a preocupação de compreender os anseios deste público 4.0. Com atendimento personalizado, nosso grande diferencial é oferecer em um só lugar, publicidade e propaganda, marketing digital, comunicação interna e desenvolvimento web e mobile. Quer ser um marketplace mas ainda não sabe como escolher o melhor caminho? Quer estruturar sua loja virtual antes de ingressar neste mercado? A Caravela está aqui para te guiar em mais estas empreitadas!

 

Serviço:

Agência Caravela

Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.182, Centro – Poços de Caldas (MG)

Telefone: (35) 3722-2350

Site: www.agenciacaravela.com.br/

 

Veja mais informações e dicas em nossas Redes Sociais:

Facebook: www.facebook.com/agcaravela

Instagram: @agenciacaravela

Blog: www.agenciacaravela.com.br/noticias

–– compartilhar