Como Fazer Pesquisa de Palavra-Chave para Marketing Digital

Elas trouxeram um novo formato de comunicação que por sua vez, mudou a forma de pensar na comunicação. A palavra-chave ou as palavras-chave, agora são determinantes, são responsáveis pela criação de um texto e ditam o conteúdo a ser abordado. Quem usa internet, já usou e ainda usa muito as palavras-chave. A palavra-chave é o termo que um usuário do Google ou de outro site de busca, utiliza quando faz uma pesquisa. Importante destacar que o Google está entre as páginas mais acessadas no mundo e foi a primeira a experimentar os conceitos da Web Semântica, que trouxe novos motores de busca, interfaces inovadoras, criação de dicionários de sinônimos e a organização inteligente de conteúdos. Voltando à pesquisa de palavras-chave, se o termo digitado coincidir com uma palavra-chave presente no seu site, bingo! Isso significa que este encontro aumenta a possibilidade de seu material aparecer como resultado, de forma orgânica, ou seja, sem pagamento para isso. É, sem dúvidas, um dos resultados mais almejados, dentre as possíveis estratégias do marketing digital. Mas, por que isso acontece?

 

Como Fazer Pesquisa de Palavra-Chave para Marketing Digital

Entendendo Como Funciona

A cada pesquisa que fazemos, aparecem aqueles resultados melhores rankeados, ou seja, nas primeiras posições das respostas a estas buscas. Não por acaso. Aparecer ou não aparecer no Google pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de uma empresa e está longe de ser exagero, afirmar isso. Esta máxima do marketing online é válida não apenas para empresas de e-commerce, que vendem produtos diretamente em suas lojas virtuais, mas para qualquer negócio aonde os potenciais clientes vão até a internet para buscar os seus fornecedores ou prestadores de serviços, mesmo que para depois, se dirigirem a uma loja física. O Google traz várias opções de estratégias para uma campanha de Marketing Digital. Isso porque, não basta apenas estar na internet, é preciso ser encontrado na internet, no momento certo, no lugar certo. No título e na meta descrição da página; na URL (endereço) da página; nos títulos e subtítulos; no texto, principalmente no primeiro e último parágrafos: todas estas aplicabilidades potencializam os resultados da palavra-chave.

 

 

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SEO: a Mágica em três Letras

 

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em português, conhecido como otimizador de sites. É um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar as páginas mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos, ou seja, sem o pagamento para isso, por isso, de forma espontânea. O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes dela, a organização dos links em uma página de resultado era alfabética como nos diretórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância, da qualidade do material disponibilizado. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank. O SEO também depende da palavra-chave que é o termo que você usa em uma busca. Dependendo de quais palavras você utiliza, serão retornadas páginas diferentes em posições diferentes. O SEO pode ser dividido em duas partes. Fatores internos e fatores externos. Os internos são relacionados ao site. Alguns exemplos são urls claras, utilização dos padrões web, títulos de página racionais e a correta utilização das tags html que é linguagem utilizada para construir páginas web. Já a parte externa analisa como os outros sites se relacionam com o site. Os exemplos são quantidade de links apontando para o site, quais sites apontam o site e o conteúdo do link apontado. Dependendo destes fatores, as páginas são pontuadas pelo site de busca para que ele possa determinar a relevância da pagina e quais as palavras-chave relacionadas a ela. O Google utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank, o rankeamento.

 

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Dicas Úteis

Para saber quais palavras-chave utilizar no meu conteúdo, com o objetivo de gerar mais engajamento orgânico, é necessário pesquisar quais são estes termos em alta no momento. O Google disponibiliza ferramentas, como: Planejador de Palavras-Chave do Google AdWords, o Auto Completar e o Palavras Relacionadas do Google, são bons e úteis exemplos.

Você já reparou, a cada vez que vai fazer uma pesquisa, na lista de sugestões que completam a sua digitação? Este é o Auto Completar que traz uma ideia do que mais está sendo pesquisado e de que forma está sendo pesquisado. Outra dica é observar as sugestões dadas no final da página. É uma forma que o Google encontra de auxiliar você na sua busca, com termos valorizados no momento.

Acompanhar as # mais usadas também representa um termômetro neste processo. Já o Planejador de Palavras-Chave é uma ferramenta muito utilizada para planejamento de campanhas de marketing digital. Ele mostra tanto as palavras relevantes, quanto palavras negativas, para você evitar uma associação indesejada com a sua página. Além disso, há diversas feramentas gratuitas e pagas, que permitem acesso aos termos utilizados pela concorrência. Estes são apenas alguns exemplos. Existem outras maneiras de fazer este diagnóstico antes da produção de conteúdo, basta escolher a mais adequada a sua necessidade.

 

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Respostas Importantes

O que o seu público-alvo pesquisa? Através dos hábitos e dos relacionamentos dele, você pode determinar os assuntos e conteúdos mais interessantes para este público e formatar os posts que serão direcionados a ele. Quais as palavras-chave mais importantes? Como seus concorrentes se posicionam quanto ao mesmo tipo de conteúdo? São informações que vão nortear o seu trabalho. O conteúdo deve satisfazer o que o seu cliente está procurando. Ele deve atender a esta demanda e ser útil. Fique atento às palavras-chaves, otimizando sempre o texto. Diferentes plataformas merecem diferentes abordagens. Não replique o mesmo material para todas as plataformas, este é um erro comum e que interfere diretamente no alcance e no engajamento conquistados. Diferentes canais têm diferentes públicos que pedem abordagens diferentes.

 

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O Adwords como Investimento 

Este é o nome do sistema do Google onde empresas que querem anunciar seus produtos inserem publicidade nos resultados do mecanismo de busca e em sites de parceiros da página de busca, através do AdSense, que por sua vez é uma rede de parceiros que possuem espaço disponível no site voltado para o anúncio de terceiros. Os anúncios do Google AdWords funcionam em um sistema de leilão, ou seja, várias empresas disputam a aparição tanto no mecanismo de busca, quanto em sites de parceiros do Google. Cada pretenso anunciante apresenta um lance para determinados temas de busca. O Google confere todas as apostas e seleciona os anúncios que aparecerão em seus sites parceiros e nas buscas feitas no próprio Google. A escolha da empresa “vencedora” é dada pelo valor do lance e pela relevância do site aos olhos do Google, por isso é interessante manter seu site sempre otimizado para o Google e para o usuário. (Já já explicaremos como esta otimização é possível e fácil de ser feita). A classificação dos anúncios acontece pelo ranking do Google, o AdRank. O AdRank define os anúncios a serem exibidos com base em questões como a qualidade do anúncio versus lance no leilão de palavras-chave.  A pontuação que define a qualidade do anúncio nada mais é que uma métrica criada pelo Google para mensurar os fatores de relevância e qualidade de cada um dos anúncios. Isso significa que os anúncios com muitos pontos de qualidade e muito relevantes para o usuário podem ser pagos por um valor menor do que o lance dado pela empresa – então é importante entender que o valor pode ser variável, tudo depende da qualidade dos anúncios da sua empresa. Por tudo isso, o rankeamento no Google é tão importante, seja na mídia paga, seja na espontânea.

 

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A Agência Caravela pode te ajudar!

 

Google Adwords, pesquisa de palavras, marketing digital, planejador de palavras, otimização site, palavras chave Google, marketing Adwords, SEO site, ferramentas de palavra chave, ferramentas SEO, links patrocinados: tudo isso está ligado às palavras-chave. É um ato quase que automático e que simplesmente já faz parte de nossas vidas: para encontrar o telefone daquele delivery ou tirar aquela dúvida que surgiu em uma conversa informal na mesa do bar. Serve também para buscar informações importantes para o nosso dia a dia profissional ou mesmo  ajudar naquele trabalho da escola ou da faculdade. Os sites de busca são ferramentas que facilitam nossa vida, que nos aproximam de informações úteis e necessárias. O profissional especialista em mídias digitais é o mais indicado para fazer este monitoramento e indicar os caminhos a seguir. Jornalistas compõem a equipe, como produtores deste conteúdo digital pensado para a otimização e o rankeamento do seu site. Tem ainda os programadores, desenvolvedores e designers para pensar e executar um site intuitivo, bonito e moderno. É o marketing digital a serviço do seu negócio. Conte com a agência de marketing, publicidade e propaganda mais completa do Sul de Minas e Leste Paulista. Conte com a Agência Caravela e tenha comunicação digital efetiva e de resultados comprovados pelos nossos cases de sucesso. Venha conversar com a gente e melhore seus resultados com as palavras-chave!

 

Serviço:

 

Agência Caravela

Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.182, Centro – Poços de Caldas (MG)

Telefone: (35) 3722-2350

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