Elas trouxeram um
novo formato de comunicação que por sua vez, mudou a forma de pensar na
comunicação. A palavra-chave ou as palavras-chave, agora são determinantes, são
responsáveis pela criação de um texto e ditam o conteúdo a ser abordado. Quem
usa internet, já usou e ainda usa muito as palavras-chave. A palavra-chave é o termo que um usuário do
Google ou de outro site de busca, utiliza quando faz uma pesquisa.
Importante destacar que o Google está entre as páginas mais acessadas no mundo
e foi a primeira a experimentar os conceitos da Web Semântica, que trouxe novos
motores de busca, interfaces inovadoras, criação de dicionários de sinônimos e
a organização inteligente de conteúdos. Voltando à pesquisa de palavras-chave,
se o termo digitado coincidir com uma palavra-chave presente no seu site,
bingo! Isso significa que este encontro aumenta a possibilidade de seu material
aparecer como resultado, de forma orgânica, ou seja, sem pagamento para isso.
É, sem dúvidas, um dos resultados mais almejados, dentre as possíveis
estratégias do marketing digital. Mas, por que isso acontece?
Como Fazer Pesquisa de Palavra-Chave para
Marketing Digital
Entendendo Como Funciona
A cada pesquisa que fazemos, aparecem aqueles resultados
melhores rankeados, ou seja, nas primeiras posições das respostas a estas
buscas. Não por acaso. Aparecer ou não aparecer
no Google pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de uma empresa e
está longe de ser exagero, afirmar isso. Esta máxima do marketing online é
válida não apenas para empresas de e-commerce, que vendem produtos diretamente
em suas lojas virtuais, mas para qualquer negócio aonde os potenciais clientes
vão até a internet para buscar os seus fornecedores ou prestadores de serviços,
mesmo que para depois, se dirigirem a uma loja física. O Google traz várias
opções de estratégias para uma campanha de Marketing Digital. Isso porque, não
basta apenas estar na internet, é preciso ser encontrado na internet, no
momento certo, no lugar certo. No título e na meta descrição da página; na URL (endereço) da página; nos títulos e
subtítulos; no texto, principalmente no primeiro e último parágrafos: todas
estas aplicabilidades potencializam os resultados da palavra-chave.
Como Fazer Pesquisa de Palavra-Chave para
Marketing Digital
SEO: a Mágica em três
Letras
SEO é a sigla para
Search Engine Optimization, em português, conhecido como otimizador de sites. É
um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar as páginas mais
amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no
conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados
orgânicos, ou seja, sem o pagamento para isso, por isso, de forma espontânea. O
SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes dela, a organização dos
links em uma página de resultado era alfabética como nos diretórios web.
Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a
depender da relevância, da qualidade do material disponibilizado. Esta
relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir
o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é
o Google PageRank. O SEO também depende da palavra-chave que é o termo que você
usa em uma busca. Dependendo de quais palavras você utiliza, serão retornadas
páginas diferentes em posições diferentes. O SEO pode ser dividido em duas
partes. Fatores internos e fatores externos. Os internos são relacionados ao
site. Alguns exemplos são urls claras, utilização dos padrões web, títulos de
página racionais e a correta utilização das tags html que é linguagem utilizada
para construir páginas web. Já a parte externa analisa como os outros sites se
relacionam com o site. Os exemplos são quantidade de links apontando para o
site, quais sites apontam o site e o conteúdo do link apontado. Dependendo
destes fatores, as páginas são pontuadas pelo site de busca para que ele possa
determinar a relevância da pagina e quais as palavras-chave relacionadas a ela.
O Google utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank, o
rankeamento.
Como Fazer Pesquisa de Palavra-Chave para
Marketing Digital
Dicas Úteis
Para
saber quais palavras-chave utilizar no meu conteúdo, com o objetivo de gerar
mais engajamento orgânico, é necessário pesquisar quais são estes termos em
alta no momento. O Google disponibiliza ferramentas, como: Planejador de Palavras-Chave do Google AdWords, o Auto Completar e o Palavras Relacionadas do Google, são bons e úteis
exemplos.
Você já
reparou, a cada vez que vai fazer uma pesquisa, na lista de sugestões que
completam a sua digitação? Este é o Auto Completar que traz uma ideia do que
mais está sendo pesquisado e de que forma está sendo pesquisado. Outra dica é
observar as sugestões dadas no final da página. É uma forma que o Google
encontra de auxiliar você na sua busca, com termos valorizados no momento.
Acompanhar as # mais usadas também representa um termômetro
neste processo. Já o Planejador de Palavras-Chave é uma ferramenta muito
utilizada para planejamento de campanhas de marketing digital. Ele mostra tanto
as palavras relevantes, quanto palavras negativas, para você evitar uma associação
indesejada com a sua página. Além disso, há diversas feramentas gratuitas e
pagas, que permitem acesso aos termos utilizados pela concorrência. Estes são
apenas alguns exemplos. Existem outras maneiras de fazer este diagnóstico antes
da produção de conteúdo, basta escolher a mais adequada a sua necessidade.
Como Fazer Pesquisa de Palavra-Chave para
Marketing Digital
Respostas Importantes
O que o seu público-alvo pesquisa? Através
dos hábitos e dos relacionamentos dele, você pode determinar os assuntos e
conteúdos mais interessantes para este público e formatar os posts que serão
direcionados a ele. Quais as palavras-chave mais importantes? Como seus
concorrentes se posicionam quanto ao mesmo tipo de conteúdo? São informações
que vão nortear o seu trabalho. O conteúdo deve satisfazer o que o seu cliente
está procurando. Ele deve atender a esta demanda e ser útil. Fique atento às
palavras-chaves, otimizando sempre o texto. Diferentes plataformas merecem
diferentes abordagens. Não replique o mesmo material para todas as plataformas,
este é um erro comum e que interfere diretamente no alcance e no engajamento
conquistados. Diferentes canais têm diferentes públicos que pedem abordagens
diferentes.
Como Fazer Pesquisa de Palavra-Chave para
Marketing Digital
O Adwords como Investimento
Este é o nome do
sistema do Google onde empresas que querem anunciar seus produtos inserem
publicidade nos resultados do mecanismo de busca e em sites de parceiros da
página de busca, através do AdSense, que por sua vez é uma rede de parceiros
que possuem espaço disponível no site voltado para o anúncio de terceiros. Os
anúncios do Google AdWords funcionam em um sistema de leilão, ou seja, várias
empresas disputam a aparição tanto no mecanismo de busca, quanto em sites de
parceiros do Google. Cada pretenso anunciante apresenta um lance para
determinados temas de busca. O Google confere todas as apostas e seleciona os
anúncios que aparecerão em seus sites parceiros e nas buscas feitas no próprio
Google. A escolha da empresa “vencedora” é dada pelo valor do lance e pela
relevância do site aos olhos do Google, por isso é interessante manter seu site
sempre otimizado para o Google e para o usuário. (Já já explicaremos como esta
otimização é possível e fácil de ser feita). A classificação dos anúncios
acontece pelo ranking do Google, o AdRank. O AdRank define os anúncios a serem
exibidos com base em questões como a qualidade do anúncio versus lance no
leilão de palavras-chave. A
pontuação que define a qualidade do anúncio nada mais é que uma métrica criada
pelo Google para mensurar os fatores de relevância e qualidade de cada um dos
anúncios. Isso significa que os anúncios com muitos pontos de qualidade e muito
relevantes para o usuário podem ser pagos por um valor menor do que o lance
dado pela empresa – então é importante entender que o valor pode ser variável,
tudo depende da qualidade dos anúncios da sua empresa. Por tudo isso, o
rankeamento no Google é tão importante, seja na mídia paga, seja na espontânea.
Como Fazer Pesquisa de Palavra-Chave para
Marketing Digital
A Agência Caravela pode te ajudar!
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SEO, links patrocinados: tudo isso está ligado às palavras-chave. É um ato
quase que automático e que simplesmente já faz parte de nossas vidas: para
encontrar o telefone daquele delivery ou tirar aquela dúvida que surgiu em uma
conversa informal na mesa do bar. Serve também para buscar informações
importantes para o nosso dia a dia profissional ou mesmo ajudar naquele trabalho da escola ou da
faculdade. Os sites de busca são ferramentas que facilitam nossa vida, que nos
aproximam de informações úteis e necessárias. O profissional especialista em
mídias digitais é o mais indicado para fazer este monitoramento e indicar os
caminhos a seguir. Jornalistas compõem a equipe, como produtores deste conteúdo
digital pensado para a otimização e o rankeamento do seu site. Tem ainda os
programadores, desenvolvedores e designers para pensar e executar um site
intuitivo, bonito e moderno. É o marketing digital a serviço do seu negócio. Conte
com a agência de marketing, publicidade e propaganda mais completa do Sul de
Minas e Leste Paulista. Conte com a Agência Caravela e tenha comunicação
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