10 Dicas para Desenvolvimento de Conteúdo Relevante na Web

Dentro do Marketing Digital, o Inbound Marketing é uma estratégia dentre as mais procuradas, porque utiliza todos os principais canais de marketing online para atrair e gerar novos clientes. Uma base desta metodologia é o Funil de Vendas. O termo é uma metáfora para explicar o processo e cada uma das diferentes fases pelas quais passa um usuário de internet, até a Jornada de Compras. Simplificando, o funil é uma espécie de filtro para fazer com que a sua comunicação atinja as pessoas certas, ou seja, aquelas com maior potencial de compra para o que você quer vender. Dividido em três etapas: topo, meio e fundo, formadas por outras etapas e gatilhos, com a intenção de dar suporte à jornada de compra, para que a intenção do cliente de fato se concretize em negócio, em conversão. O funil de vendas dá suporte à jornada de compras, que tem quatro etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra, em uma representação dos caminhos que o cliente percorre até a aquisição de determinado produto ou serviço. Como entendê-la é decisivo para a compreensão do conceito de funil de vendas. Mas nada disso é possível sem um conteúdo relevante e de qualidade. Como criar conteúdo para publicidade online é sobre o que vamos falar neste post, onde selecionamos 10 dicas para construir um conteúdo relevante para a web.

 

10 Dicas para Desenvolvimento de Conteúdo Relevante na Web

1 - Desperte o Interesse

 

A jornada de compra tem o objetivo de representar os passos que o cliente percorre até a aquisição. Na etapa de aprendizado e descoberta, o comprador ainda não sabe muito bem que tem um problema ou oportunidade de negócio. O objetivo nessa etapa é despertar o interesse. Um texto instigante, sedutor, atrativo, é determinante nesta etapa.

 

10 Dicas para Desenvolvimento de Conteúdo Relevante na Web

2 - Esclareça pela Informação

 

Já no reconhecimento do problema, o comprador identifica que tem um problema/oportunidade de negócio e começa a pesquisar mais sobre, incluindo as possíveis soluções. É o momento de esclarecer, de apresentar problema, mas também, possibilidades.

 

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3 - Convença pelo Conteúdo

 

Na sequência tem a consideração da solução, quando o comprador já sabe algumas possíveis soluções para resolver aquele problema e começa a avaliar as alternativas para solucioná-lo. Nesta etapa, é importante conseguir criar um senso de urgência grande, o que proporciona a efetivação da aquisição. Enquanto que na decisão de compra, o comprador está comparando as opções disponíveis e pesquisando qual delas é a melhor para ele. É importante nesta etapa ressaltar os diferenciais competitivos de cada uma das soluções, já que o objetivo é o de sair ganhando nesta disputa. É o momento da persuasão pelo conteúdo.

 

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4 – Planeje o que Comunicar

 

Conhecer a jornada de compra e quais são os principais marcos dela permite planejar as etapas de vendas que cobrem os gargalos, qualificam o cliente e diminuem o ciclo de venda. Por isso, marketing e vendas devem trabalhar juntos neste processo. E a comunicação precisa estar alinhada a tudo isso, por meio de um conteúdo estruturado e que faça sentido em todas as etapas do processo e para o bom funcionamento de todas as etapas.

 

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5 – Fale com o seu Público-Alvo, ou melhor, com sua Persona

 

É muito necessário saber quem é o cliente com quem devemos conversar nas ações de marketing digital. O público-alvo é a definição social, econômica e demográfica de quem vai consumir o seu produto. Até tempos atrás, definir público-alvo era o primeiro passo para uma campanha de marketing digital. Mas com a evolução das ferramentas, ser cada vez mais preciso neste momento se tornou necessário e surgiu aí o conceito de persona ou buyer persona, que do inglês significa pessoa comprador ou consumidor, trazendo para a nossa realidade. A persona é considerada mais completa e é caracterizada por um perfil que represente o seu cliente ideal. A ideia é compreender quem é o seu cliente e quais as necessidades dele, informações que vão gerar estratégias de marketing mais assertivas. Além dos elementos verificados pelo levantamento do público-alvo, a buyer persona geralmente traz um nome fictício para humanizar a conexão, uma breve descrição sobre o cotidiano dela, profissão, hábitos de compra, estilo de vida, redes sociais mais utilizadas, hobbies, valores, dores ou queixas relacionadas ao seu produto, dúvidas e anseios, ambições. A persona foca em quem deve ser o foco principal de uma campanha de marketing, o consumidor. Enquanto o público-alvo trabalha com definição ampla de pessoas que podem querer o seu produto, sem falar sobre alguém específico ou sobre hábitos, a buyer persona atua com definição específica, do personagem específico, o consumidor ideal, com detalhes sobre hábitos e trabalho. Daí ser considerada mais completa e com maiores probabilidades de assertividade. Sabendo quem são: público-alvo e buyer persona da sua empresa, fica muito mais fácil direcionar o marketing para ambos.

 

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6 – Aposte em Realidade, Qualidade e Surpresa

 

Realidade para buscar as oportunidades certas de cada momento; qualidade porque o seu público quer e anda cada vez mais exigente; surpresa porque quem não gosta de ser surpreendido? É a mistura ideal em busca do conteúdo perfeito!

 

10 Dicas para Desenvolvimento de Conteúdo Relevante na Web

7 – Ineditismo e Atualização fazem a Diferença

 

É  sempre muito importante produzir conteúdo inédito e constantemente atualizado, com assuntos do momento e que esteja alinhado com a persona ou com as personas que você precisa atingir. Saber com quem você está falando muda até mesmo a linguagem a ser utilizada. O conteúdo é a ponte entre você e o seu possível cliente, nesta construção de um relacionamento de confiança.

 

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8 – Invista na Prova Social

 

Ela vem de clientes que já se beneficiam do seu produto, o famoso boca a boca. Em geral, essa maneira de conseguir potenciais clientes não é previsível. Quando falamos de uma venda mais complexa, é difícil uma venda direta sem falar com um vendedor. Por isso o papel da indicação está justamente em alimentar o funil com novas oportunidades. Para ter boas indicações você precisará de fato entregar valor para o seu cliente. Uma empresa que não está cumprindo o que promete, além de não ter indicações, terá pessoas falando mal de seu produto/serviço, gerando uma associação negativa à marca. Na internet então, a repercussão disso é ainda maior. Os depoimentos das pessoas também são chamados de prova social, muito valorizada na construção de imagem e de reputação de uma empresa, nos dias atuais.

 

 

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9 – Adeque seu Material aos Diferentes Canais Disponíveis

 

Do panfleto que você pegou no semáforo ao anúncio no intervalo do telejornal: tudo é marketing. E no caso do marketing tradicional, campanhas pequenas a enormes são possíveis de serem executadas, com as mais diferentes estratégias. Gastar mais ou gastar menos vai depender das possibilidades do orçamento e de quanto de público você quer atingir. Enquanto isso, a comunicação online é um novo jeito de fazer publicidade e propaganda. E a ordem agora é criar e manter relacionamento com o consumidor. Desenvolvimento Web – do site ao aplicativo, isca digital, automação de marketing digital, anúncios em canais do Youtube, campanhas de Facebook Ads, Linkedin Ads, Google Ads, links patrocinados, remarketing, catálogo digital, consultoria e gestão de mídias sociais, além de otimização de SEO são algumas ferramentas. Cada uma conversa com um público diferente, de uma maneira particular. O conteúdo deve ser construído, pensando todas estas particularidades.

 

 

10 Dicas para Desenvolvimento de Conteúdo Relevante na Web

10 – Conte com uma Equipe de Marketing de Conteúdo Experiente, Conte com a Agência Caravela!

 

Esse time geralmente inclui jornalistas e publicitários, que pesquisam e estudam sobre os temas, para produzir os melhores materiais. Por isso, nossa equipe conta com publicitários para atendimento, jornalistas para conteúdo, designers para criação, desenvolvedores e programadores para web e mobile e gerente de mídia para pensar o seu marketing digital. Em um só lugar, você tem estudo e definição de estratégias, produção das peças e mídias a serem utilizadas e aplicação com acompanhamento e mensuração dos resultados. A Caravela é a sua agência digital no Sul de Minas e Leste Paulista. Só mesmo quem tem experiência no assunto e uma equipe completa para esta missão, pode garantir a produção do melhor conteúdo. Material para sites, aplicativos, landing pages, e-books, posts para blogs e redes sociais: tudo isso pensado e feito especialmente para a sua empresa e de acordo com os objetivos a serem atingidos. É trabalho personalizado com assertividade e resultados garantidos! Conheça nosso site, acesse nosso blog para entender mais sobre o vasto universo da comunicação e conte com o nosso trabalho para melhorar o seu! Venha conversar com a gente, será um prazer fazer parte da sua história de sucesso! Produção e gestão de conteúdo, marketing de conteúdo, consultoria de marketing: conte com uma Agência especializada em Marketing Digital, conte com a Caravela!

 

Serviço:

Agência Caravela

Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.182, Centro – Poços de Caldas (MG)

Telefone: (35) 3722-2350

Site: www.agenciacaravela.com.br/

 

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