Dentro do Marketing Digital, o Inbound
Marketing é uma estratégia dentre as mais procuradas, porque utiliza todos os principais
canais de marketing online para atrair e gerar novos clientes. Uma base desta
metodologia é o Funil de Vendas. O termo é uma
metáfora para explicar o processo e cada uma das diferentes fases pelas quais
passa um usuário de internet, até a Jornada de Compras. Simplificando, o funil
é uma espécie de filtro para fazer com que a sua comunicação atinja as pessoas
certas, ou seja, aquelas com maior potencial de compra para o que você quer
vender. Dividido em três etapas: topo, meio e fundo, formadas por outras
etapas e gatilhos, com a intenção de dar suporte à jornada de compra, para que
a intenção do cliente de fato se concretize em negócio, em conversão. O funil
de vendas dá suporte à jornada de compras, que tem quatro etapas: aprendizado e
descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de
compra, em uma representação dos caminhos que o cliente percorre até a
aquisição de determinado produto ou serviço. Como entendê-la é decisivo para a
compreensão do conceito de funil de vendas. Mas nada disso é possível sem um
conteúdo relevante e de qualidade. Como criar conteúdo para publicidade online
é sobre o que vamos falar neste post, onde selecionamos 10 dicas para construir
um conteúdo relevante para a web.
10 Dicas para Desenvolvimento de Conteúdo Relevante na Web
1 - Desperte o Interesse
A jornada de compra tem o objetivo de
representar os passos que o cliente percorre até a aquisição. Na etapa de
aprendizado e descoberta, o comprador ainda não sabe muito bem que tem um
problema ou oportunidade de negócio. O objetivo nessa etapa é despertar o
interesse. Um texto instigante, sedutor, atrativo, é determinante nesta etapa.
10 Dicas para Desenvolvimento de Conteúdo Relevante na Web
2 - Esclareça pela Informação
Já no reconhecimento do problema, o
comprador identifica que tem um problema/oportunidade de negócio e começa a
pesquisar mais sobre, incluindo as possíveis soluções. É o momento de
esclarecer, de apresentar problema, mas também, possibilidades.
10 Dicas para Desenvolvimento de Conteúdo Relevante na Web
3 - Convença pelo Conteúdo
Na sequência tem a consideração da
solução, quando o comprador já sabe algumas possíveis soluções para resolver
aquele problema e começa a avaliar as alternativas para solucioná-lo. Nesta
etapa, é importante conseguir criar um senso de urgência grande, o que
proporciona a efetivação da aquisição. Enquanto que na decisão de compra, o
comprador está comparando as opções disponíveis e pesquisando qual delas é a
melhor para ele. É importante nesta etapa ressaltar os diferenciais
competitivos de cada uma das soluções, já que o objetivo é o de sair ganhando
nesta disputa. É o momento da persuasão pelo conteúdo.
10 Dicas para Desenvolvimento de Conteúdo Relevante na Web
4 – Planeje o que Comunicar
Conhecer a jornada de compra e quais
são os principais marcos dela permite planejar as etapas de vendas que cobrem
os gargalos, qualificam o cliente e diminuem o ciclo de venda. Por isso,
marketing e vendas devem trabalhar juntos neste processo. E a comunicação
precisa estar alinhada a tudo isso, por meio de um conteúdo estruturado e que
faça sentido em todas as etapas do processo e para o bom funcionamento de todas
as etapas.
10 Dicas para Desenvolvimento de Conteúdo Relevante na Web
5 – Fale com o seu Público-Alvo, ou
melhor, com sua Persona
É muito necessário saber quem é o
cliente com quem devemos conversar nas ações de marketing digital. O
público-alvo é a definição social, econômica e demográfica de quem vai consumir
o seu produto. Até tempos atrás, definir público-alvo era o primeiro passo para
uma campanha de marketing digital. Mas com a evolução das ferramentas, ser cada
vez mais preciso neste momento se tornou necessário e surgiu aí o conceito de
persona ou buyer persona, que do inglês significa pessoa comprador ou
consumidor, trazendo para a nossa realidade. A persona é considerada mais
completa e é caracterizada por um perfil que represente o seu cliente ideal. A
ideia é compreender quem é o seu cliente e quais as necessidades dele,
informações que vão gerar estratégias de marketing mais assertivas. Além dos
elementos verificados pelo levantamento do público-alvo, a buyer persona
geralmente traz um nome fictício para humanizar a conexão, uma breve descrição
sobre o cotidiano dela, profissão, hábitos de compra, estilo de vida, redes
sociais mais utilizadas, hobbies, valores, dores ou queixas relacionadas ao seu
produto, dúvidas e anseios, ambições. A persona foca em quem deve ser o foco
principal de uma campanha de marketing, o consumidor. Enquanto o público-alvo
trabalha com definição ampla de pessoas que podem querer o seu produto, sem
falar sobre alguém específico ou sobre hábitos, a buyer persona atua com
definição específica, do personagem específico, o consumidor ideal, com
detalhes sobre hábitos e trabalho. Daí ser considerada mais completa e com
maiores probabilidades de assertividade. Sabendo quem são: público-alvo e buyer
persona da sua empresa, fica muito mais fácil direcionar o marketing para
ambos.
10 Dicas para Desenvolvimento de Conteúdo Relevante na Web
6 – Aposte em Realidade, Qualidade e
Surpresa
Realidade para buscar
as oportunidades certas de cada momento; qualidade porque o seu público quer e
anda cada vez mais exigente; surpresa porque quem não gosta de ser
surpreendido? É a mistura ideal em busca do conteúdo perfeito!
10 Dicas para Desenvolvimento de Conteúdo Relevante na Web
7 – Ineditismo e Atualização fazem a
Diferença
É
sempre muito importante produzir conteúdo inédito e constantemente
atualizado, com assuntos do momento e que esteja alinhado com a persona ou com
as personas que você precisa atingir. Saber com quem você está falando muda até
mesmo a linguagem a ser utilizada. O conteúdo é a ponte entre você e o seu
possível cliente, nesta construção de um relacionamento de confiança.
10 Dicas para Desenvolvimento de Conteúdo Relevante na Web
8 – Invista na Prova Social
Ela vem de clientes que já se beneficiam do seu produto, o
famoso boca a boca. Em geral, essa maneira de conseguir potenciais clientes não
é previsível. Quando falamos de uma venda mais complexa, é difícil uma venda
direta sem falar com um vendedor. Por isso o papel da indicação está justamente
em alimentar o funil com novas oportunidades. Para ter boas indicações você
precisará de fato entregar valor para o seu cliente. Uma empresa que não está
cumprindo o que promete, além de não ter indicações, terá pessoas falando mal
de seu produto/serviço, gerando uma associação negativa à marca. Na internet
então, a repercussão disso é ainda maior. Os depoimentos das pessoas também são
chamados de prova social, muito valorizada na construção de imagem e de
reputação de uma empresa, nos dias atuais.
10 Dicas para Desenvolvimento de Conteúdo Relevante na Web
9 – Adeque seu Material aos Diferentes
Canais Disponíveis
Do panfleto que você pegou no
semáforo ao anúncio no intervalo do telejornal: tudo é marketing. E no caso do
marketing tradicional, campanhas pequenas a enormes são possíveis de serem
executadas, com as mais diferentes estratégias. Gastar mais ou gastar menos vai
depender das possibilidades do orçamento e de quanto de público você quer
atingir. Enquanto isso, a comunicação online é um novo jeito de fazer
publicidade e propaganda. E a ordem agora é criar e manter relacionamento com o
consumidor. Desenvolvimento Web – do site ao aplicativo, isca digital,
automação de marketing digital, anúncios em canais do Youtube, campanhas de
Facebook Ads, Linkedin Ads, Google Ads, links patrocinados, remarketing, catálogo
digital, consultoria e gestão de mídias sociais, além de otimização de SEO são
algumas ferramentas. Cada uma conversa com um público diferente, de uma maneira
particular. O conteúdo deve ser construído, pensando todas estas
particularidades.
10 Dicas para Desenvolvimento de Conteúdo Relevante na Web
10 – Conte com uma Equipe de Marketing de
Conteúdo Experiente, Conte com a Agência Caravela!
Esse time geralmente
inclui jornalistas e publicitários, que pesquisam e estudam sobre os temas,
para produzir os melhores materiais. Por isso, nossa equipe conta com publicitários para atendimento, jornalistas para
conteúdo, designers para criação, desenvolvedores e programadores para web e
mobile e gerente de mídia para pensar o seu marketing digital. Em um só lugar,
você tem estudo e definição de estratégias, produção das peças e mídias a serem
utilizadas e aplicação com acompanhamento e mensuração dos resultados. A
Caravela é a sua agência digital no Sul de Minas e Leste Paulista. Só mesmo
quem tem experiência no assunto e uma equipe completa para esta missão, pode
garantir a produção do melhor conteúdo. Material para sites, aplicativos,
landing pages, e-books, posts para blogs e redes sociais: tudo isso pensado e
feito especialmente para a sua empresa e de acordo com os objetivos a serem
atingidos. É trabalho personalizado com assertividade e resultados garantidos!
Conheça nosso site, acesse nosso blog para entender mais sobre o vasto universo
da comunicação e conte com o nosso trabalho para melhorar o seu! Venha
conversar com a gente, será um prazer fazer parte da sua história de sucesso! Produção
e gestão de conteúdo, marketing de conteúdo, consultoria de marketing: conte
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Serviço:
Agência Caravela
Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.182, Centro – Poços
de Caldas (MG)
Telefone: (35) 3722-2350
Site: www.agenciacaravela.com.br/
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