A Jornada do Consumidor Digital

Claro que quem compra pela internet, gosta da internet, está sempre conectado. Óbvio pensar então que este consumidor vai procurar pelo seu produto ou serviço, na internet. Mas neste mesmo ambiente estão também, outros milhares ou até milhões de oportunidades. Como se destacar entre tanta gente? Como aparecer para quem quer comprar o seu produto? Existem maneiras bem possíveis e com resultados garantidos. Em se tratando de internet, as mudanças são rápidas, velocidade trazida pela tecnologia e que também interferiu nos hábitos de consumo da sociedade. Muitos são os estudos no sentido de tentar entender estes processos. Entender a jornada do consumidor digital é fundamental para este contexto.

 

 

A Jornada do Consumidor Digital

Entendendo o Comportamento de Compra deste Consumidor

 

Já aconteceu assim e nem faz muito tempo: uma mesma mensagem atingia a um grande número de pessoas que motivadas ou persuadidas por essa comunicação, decidiam consumir determinado produto e serviço. Foi-se o tempo. A todo momento, falamos com diferentes pessoas. Por mais que tenhamos perfis determinados a serem atingidos, ainda assim, já está mais do que provado que a mesma mensagem não é capaz de atingir a todas as pessoas da mesma maneira. Não funciona mais assim nas mídias tradicionais, já não é assim também na internet. O mercado do e-commerce registra crescimentos consecutivos ano após ano, porque cada vez mais entende e atende ao comportamento de compra do consumidor online. Com a expansão do número de lojas operando no e-commerce, é possível nesta plataforma: comprar barato, comprar online, ter acesso a loja online ou a site de produtos importados. O melhor site de compra depende do gosto e das preferências de cada um, mas há diversos sites confiáveis, famosos e reconhecidos exatamente por esta característica. Em se tratando de internet, as mudanças são rápidas, velocidade trazida pela tecnologia e que também interferiu nos hábitos de consumo da sociedade. Muitos são os estudos no sentido de tentar entender estes processos. Um deles é a análise do comportamento do consumidor e consequentemente, a jornada do consumidor digital.

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Comportamento Pessoal

Temos a tendência a mudar de opiniões e a adotar comportamentos diferentes, de acordo com a fase em que enfrentamos na vida. A nossa necessidade de consumo também é alterada, de acordo com cada ciclo. Informações como: idade, estado civil, profissão, moradia (se mora sozinho ou com a família), hábitos de consumo, entre outras, ajudam a formar o perfil deste consumidor em determinado momento da vida.

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Comportamento Cultural

São outras informações que compõe a cultura de um país ou de uma comunidade que seja e que também complementam o perfil deste consumidor: região geográfica, hábitos de alimentação e de vida, gostos musicais, preferências artísticas e religião formam este panorama.

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Comportamento Social

Como seres sociais estamos inseridos em grupos que inevitavelmente nos influenciam nas nossas escolhas a todo momento. O estudo do comportamento do consumidor precisa incluir estas variáveis, avaliando as relações sociais com amigos, família, no meio profissional, entre outras que possam existir. É comum as pessoas agirem de acordo com o grupo para se manterem nele. Conhecer isso significa entender melhor este consumidor.

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As Pesquisas de Mercado

O comportamento do consumidor pode ser verificado por meio das pesquisas de mercado que visam conhecer os mais diferentes tipos de perfis, de acordo com o produto ou serviço de interesse. Levantamentos de cliente oculto ou de uma política estratégica de marketing de relacionamento também fornecem elementos para traçar o perfil de potenciais consumidores. Outra ferramenta é o neuromarketing, que visa entender os aspectos comportamentais e emocionais envolvidos em um processo de compra. A ascensão do neuromarketing está intimamente ligada ao interesse do marketing em entender a psicologia, os mecanismos de tomada de decisão, compreensíveis por meio da neurociência. Conhecer todo este universo significa saber como atingir os potenciais clientes de forma mais certeira. Portanto, neuromarketing une psicologia do consumo, neurociência, marketing e comunicação, com o intuito de entender como nosso cérebro processa estímulos externos. As campanhas devem ser pensadas para gerar impulsos de compra e não stress de consumo. Quanto mais assertividade, melhor! O neuromarketing trabalha a importância das emoções no processo de tomada de decisão. Dentro desta linha, na última década a noção de experiência substituiu a simples ideia de compra ou contratação de serviço. Sim, porque com um público cada vez mais exigente, bombardeado por informações vindas de todos os lados e concorrentes surgindo a cada dia, é importante saber o ponto certo da comunicação, para atingir o público-alvo da maneira mais eficaz. O neuromarketing age no comportamento de compra do consumidor, o que faz com que ele escolha uma marca em detrimento de outra. Trata-se de uma estratégia de marketing, inclusive de marketing digital, nos dias de hoje e que engloba marca, identidade e pesquisa de mercado. Tudo isso está ligado ao nosso processo de tomada de decisões que envolve o cognitivo e o emocional, pesados em uma espécie de balança, levando em conta as possibilidades de escolha. A dificuldade de escolher, dependendo da situação, é representada pela indecisão na hora da compra. A experiência positiva representa a associação entre estímulos de  recompensa que induzem um estado afetivo / fisiológico. Esses marcadores são criados quando associamos determinadas ações a uma recompensa positiva. Tudo isso é transformado em emoções, positivas ou negativas, daí a escolha pelo sim ou pelo não. A chamada rede de estado somático inclui: emoções positivas, sensação de conforto, de segurança e de estabilidade. Emoção, sentimento e decisão estão interligados neste momento. Isso significa poder afirmar que você não precisa fazer experimentos de neuromarketing, principalmente não tendo verba para isso. A experiência dos últimos anos já nos dá um norte.

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O Papel do Marketing

 

O marketing é o responsável por criar no imaginário do público-alvo, desejos que se transformam em necessidades, que são atendidas por meio do consumo de bens ou serviços. Até então as estratégias de comunicação eram as mídias tradicionais: TV, rádio, jornal impresso, revista, além de materiais de apoio como flyers, folders, cartões de visita, etc. Com o advento da internet, teve abertura o marketing digital, focado no público que está sempre conectado nos meios online: sites, redes sociais e blogs, para citar alguns exemplos. Temos públicos cada vez mais diversificados e segmentados que em contrapartida, respondem melhor a mensagens pensadas e direcionadas estrategicamente. O caminho é criar e manter relacionamento com o consumidor. A propaganda tradicional vem perdendo credibilidade. Em meio a tanta concorrência, com tanta gente fazendo mais do mesmo, é necessário se destacar, mostrar que é diferente. É aí que entra o marketing de conteúdo, considerado o combustível do marketing digital.

 

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O Inbound Marketing ou Marketing de Atração

É a estratégia que consiste em criar e manter relacionamento com o consumidor. A propaganda tradicional vem perdendo credibilidade. Em meio a tanta concorrência, com tanta gente fazendo mais do mesmo, é necessário se destacar, mostrar que é diferente. Vender mais significa ganhar mercado! O Inbound Marketing faz isso para você, em quatro etapas.

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Atrair

O mundo está cada vez mais digital, não tem jeito, é um caminho sem volta! Sua marca, sua empresa, produto ou serviço, precisam ser encontrados no Google, na mídia social ou nos blogs.

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Converter

Aparecendo nestes canais, vão aparecer também contatos, pedidos de orçamento, solicitação pelo seu produto ou serviço. Este é outro princípio do Inbound Marketing: quem procura a empresa é o cliente.

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Fechar

É a consumação do negócio, proporcionada pela estratégia de comunicação adequada, assertiva. Surge aí a oportunidade de enfim, provar que o seu produto ou o seu serviço realmente é o melhor!

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Encantar

Cliente satisfeito é cliente fidelizado. É a melhor propaganda que você pode ter para atrair outros clientes. Na internet então, a propagação dessa mensagem ganha ainda mais alcance. Depoimentos de encantamento seduzem e convencem novos consumidores de que investir em você vale a pena, sem sustos, sem riscos!

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O Funil de Vendas

Você certamente já ouviu falar ou já leu na internet, sobre funil de vendas. A técnica do marketing digital ou marketing de conteúdo tem este nome, porque consiste em trabalhar etapas que um potencial cliente passa até se decidir pela compra. Normalmente, ele é dividido em três etapas: topo, meio e fundo. Todas estas são formadas por outras etapas e gatilhos, com a intenção de dar suporte à jornada de compra, para que a intenção do cliente de fato se concretize em negócio. Isso significa que as etapas do funil de vendas estão intimamente relacionadas às fases de uma jornada de compra, como veremos a seguir. Antes de optar por trabalhar com a técnica ou até por comprar um funil, é importante saber a respeito. Seguem as etapas:

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Topo: Aprendizado e Descoberta

Nessa fase, também conhecida por ToFu (top of the funnel), os visitantes descobrem que têm uma necessidade ou problema a ser resolvido, até então desconhecido. Também chamada de etapa da consciência, pois é despertada após entrarem em contato com a sua empresa. O papel nesta fase é oferecer conteúdo rico, como infográficos e eBooks, que podem ser acessados após o preenchimento de um formulário. Ao fornecer dados, como nome, email e profissão, o visitante torna-se um Lead e avança no funil de vendas. Como agora você já sabe o que é um Lead, fica mais fácil ´enxergar´ o processo né!?

 

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Meio :  Reconhecimento e Consideração

Conhecida por MoFu (middle of the funnel), estamos lidando com os Leads em busca de resolver necessidades, ainda que não saibam bem como. Nosso papel é ajudá-los com dicas e técnicas. O trabalho deve ser no sentido de amadurecer e qualificar os Leads, para mais um passo no funil de vendas.

 

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Fundo :  Decisão

No BoFu (bottom of the funnel), os Leads qualificados tornam-se oportunidades: estão prontos para serem abordados pelo time de vendas. A relação de confiança estabelecida entre você e cada um deles faz com que você seja visto como uma referência no assunto e alguém com quem podem negociar. Por isso o SEO é tão importante, porque ele cria estas referências e consequentemente, confiança e respeito. Esse funil de vendas fecha quando os prospects realizam a compra e se transformam em clientes, gerando a buscada conversão de Leads.

 

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A Jornada de Compra

O funil de vendas dá suporte à jornada de compras, que tem quatro etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra, em uma representação dos caminhos que o cliente percorre até a aquisição de determinado produto ou serviço. Conhecer a jornada de compra do cliente e quais são os principais marcos dela permite planejar as etapas de vendas que cobrem os gargalos, qualificam o cliente e diminuem o ciclo de venda.

 

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Faça com quem Entende, Faça com a Caravela!

 

Agência de publicidade, agência de marketing e de marketing digital, marketing de conteúdo e de desenvolvimento web. Do site ao aplicativo, passando pela isca digital, automação de marketing digital, anúncios em canais do Youtube, campanhas de Facebook Ads, Linkedin Ads, Google Ads, remarketing, catálogo digital, consultoria e gestão de mídias sociais, além de otimização de SEO e funil de vendas: estes são alguns dos serviços da Agência Caravela. Entre em contato, peça um orçamento e conheça tudo o que podemos fazer pelo seu negócio! Faça produção de conteúdo e marketing em mídias com quem entende de jornada do consumidor digital, faça com a Caravela!

 

Serviço:

 

Agência Caravela

Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.182, Centro – Poços de Caldas (MG)

Telefone: (35) 3722-2350

Site: www.agenciacaravela.com.br

 

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Claro que quem compra pela internet, gosta da internet, está sempre conectado.
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