Estratégia de Duas Mil Palavras

    Conteúdo é fundamental para conquistar a relevância e manter relacionamento com o seu consumidor. Mais do que evitar erros, alguns caminhos garantem sucesso nesta estratégia de comunicação.

    O Google utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank. Baseado neste sistema, o conteúdo deve atender a alguns requisitos. Vamos citar um exemplo aplicado em uma loja virtual de um cliente real e que aumentou o número de visitas orgânicas de zero para 30 mil, no período de três meses. Importante: visitas orgânicas, sem gasto de verba publicitária para isso.

     Primeiro ponto foi a escolha da palavra-chave. Eu escolhi a palavra-chave que eu queria posicionar, de forma competitiva. Segundo ponto foi a criação de uma página específica para esta palavra-chave, com conteúdo específico também. Este conteúdo tinha duas mil palavras.

    Além de texto, o conteúdo mesclou imagem e vídeo. Depois disso, foi hora de pesquisar os sites dos concorrentes. Essa análise foi feita na página dos cinco concorrentes mais bem posicionados na busca, de forma orgânica. Foram analisados peso do site e peso da página. Depois de fazer esse processo, foram criados 10 conteúdos relacionados aquele conteúdo da página, apontando para a página específica, criada para o projeto.

    Cada um destes conteúdos tinha mil palavras. O objetivo foi fortalecer a página específica. Na sequência, foi trabalhada a estratégia de Guest Post para 20 sites por mês para o quais eram ofertados conteúdos de 500 palavras.

    Escrever um Guest Post é uma ótima opção para receber novos visitantes no seu blog. Um guest post é um post convidado, um post escrito por outra pessoa que não é o dono do blog. Guest posts funcionam bem quando são escritos pelos próprios leitores de um blog que tenha um bom número de visitantes, o que significa que isso é bom para ambas as partes, porque quem escreve o guest post fica conhecido pelos leitores do blog e o blogueiro que permite guest posts ganha um artigo de qualidade sem esforço algum.

Ainda é possível linkar algumas palavras do guest post para o seu blog, estratégia ótima para conseguir backlinks de qualidade. Em cada mês, foram apontados dez conteúdos para a página principal, da loja virtual e um conteúdo para cada um dos dez artigos criados. No total, foram 20 links por mês. Isso foi feito para 50 palavras-chave. O resultado foi sair de zero para 30 mil visitas em três meses. A estratégia mostrou para o Google, que a loja entende do assunto, o que gera relevância no Page Rank. Diversos sites ´falando´sobre o conteúdo aumentou o peso das páginas.

    Outro resultado positivo foi posicionar a loja de forma melhor que os concorrentes, aqueles mesmos que serviram de referência no início do projeto. Outra consequência foi a otimização da página, graças a um conteúdo estruturado com duas mil palavras, títulos e tags: mais organizado e melhor do que o material dos concorrentes. Não é fácil, mas é simples de fazer.

    O projeto inicial saiu de 100 palavras-chave para 10 mil palavras-chave, sendo duas mil palavras-chave posicionadas na primeira página do Google. Esse cliente teve o faturamento aumentado em 50% e até então ele só possuía tráfego pago. Tráfego orgânico é uma das formas mais importantes de divulgação da sua loja virtual. Nestes casos, é necessário trabalhar dois pilares: a parte on-page que é dentro do site e a parte off-page que é fora do site. Isso bem feito vai deixar o seu e-commerce na frente de muita loja virtual que não faz este trabalho, serve para aumentar o número de visitas da sua loja virtual e consequentemente, o faturamento.

Estratégia de Duas Mil Palavras
–– compartilhar