O conteúdo na
internet hoje, é a vitrine de ontem. É necessário estar exposto, ser visto e
mais do que isso, ter seu produto ou serviço desejado, cobiçado na internet.
Sites e redes sociais figuram como principais estratégias de quem busca esta
visibilidade. Neste post, vamos focar em site para falar de desenvolvimento web
e o que ele pode proporcionar para a sua empresa!
Como Gerar Tráfego para Site
Use o SEO a seu favor
A cada vez que
fazemos uma pesquisa em um site de busca, aparecem diversos resultados. Não por
acaso, algumas páginas aparecem nas primeiras posições destes resultados. São
dois caminhos para obter este ranqueamento. Um deles é o SEO. SEO é a sigla
para Search Engine Optimization, em português, conhecido como otimizador de
sites. É um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar as
páginas mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave
selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos
resultados orgânicos, ou seja, sem o pagamento para isso, por isso, de forma
espontânea. O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes dela, a
organização dos links em uma página de resultado era alfabética como
nos diretórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o
posicionamento passou a depender da relevância, da qualidade do material
disponibilizado. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos
que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais
conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank. O SEO também depende da
palavra-chave que é o termo que você usa em uma busca. Dependendo de quais
palavras você utiliza, serão retornadas páginas diferentes em posições
diferentes. O SEO pode ser dividido em duas partes. Fatores internos e fatores
externos. Os internos são relacionados ao site. Alguns exemplos são urls
claras, utilização dos padrões web, títulos de página racionais e a correta
utilização das tags html que é linguagem utilizada para construir páginas web.
Já a parte externa analisa como os outros sites se relacionam com o site. Os
exemplos são quantidade de links apontando para o site, quais sites apontam o
site e o conteúdo do link apontado. Dependendo destes fatores, as páginas são
pontuadas pelo site de busca para que ele possa determinar a relevância da
pagina e quais as palavras-chave relacionadas a ela. O Google utiliza um
sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank, o rankeamento. Dentro deste
objetivo de geração de tráfego, o SEO On-page é uma importante ferramenta.
On-page em resumo, são todas as
estratégias utilizadas na página da empresa. Portanto, são aqueles itens
relacionados com a otimização do conteúdo do site. A escolha de um título
otimizado, que contenha as palavras-chave, é um exemplo de estratégia On-page.
Os temas trabalhados são outro bom exemplo.
Como Gerar Tráfego para Site
Conheça o Adwords
Ainda falando sobre
aparecer nos melhores resultados das páginas de busca, uma outra forma é por
meio da mídia paga. É aí que entra o Adwords, o sistema do Google onde empresas
que querem anunciar seus produtos inserem publicidade nos resultados do
mecanismo de busca e em sites de parceiros da página de busca, através do
AdSense, que por sua vez é uma rede de parceiros que possuem espaço disponível
no site voltado para o anúncio de terceiros. Os anúncios do Google AdWords
funcionam em um sistema de leilão, ou seja, várias empresas disputam a aparição
tanto no mecanismo de busca, quanto em sites de parceiros do Google. Cada
pretenso anunciante apresenta um lance para determinados temas de busca. O
Google confere todas as apostas e seleciona os anúncios que aparecerão em seus
sites parceiros e nas buscas feitas no próprio Google. A escolha da empresa
“vencedora” é dada pelo valor do lance e pela relevância do site aos olhos do
Google, por isso é interessante manter seu site sempre otimizado para o Google
e para o usuário. A classificação dos anúncios acontece pelo ranking do Google,
o AdRank. O AdRank define os anúncios a serem exibidos com base em questões
como a qualidade do anúncio versus lance no leilão de palavras-chave. A pontuação que define a qualidade do anúncio
nada mais é que uma métrica criada pelo Google para mensurar os fatores de
relevância e qualidade de cada um dos anúncios. Isso significa que os anúncios
com muitos pontos de qualidade e muito relevantes para o usuário podem ser
pagos por um valor menor do que o lance dado pela empresa – então é importante
entender que o valor pode ser variável, tudo depende da qualidade dos anúncios
da sua empresa. Um dos benefícios dos links patrocinados é que, ao contrário da
mídia tradicional, é possível fazer testes em tempo menor, controlar de forma
mais próxima os resultados das campanhas e melhorar sempre que necessário os
anúncios para que, ao fim da campanha, seus resultados sejam os melhores, sem
falar no custo que é mais baixo. Por
tudo isso, o rankeamento no Google é tão importante, seja na mídia paga, seja
na espontânea, porque quanto mais visibilidade, mais tráfego.
Como Gerar Tráfego para
Site
Use as Mídias Sociais e não se Esqueça das
#
Use as estratégias em mídias sociais para
promover as postagens de seu blog e outros conteúdos úteis do site. Desta
forma, você pode levar seus seguidores de redes sociais para o seu site, bem
como usuários das redes de seus seguidores, que compartilham seu conteúdo. É uma linguagem que existe somente na
internet, e, especialmente, nas redes sociais. O sinal até então conhecido como
jogo da velha ganhou uma nova nomenclatura: hashtag. As hashtags # servem para
definir um determinado assunto, normalmente, muito comentado nas redes sociais.
O termo vem do inglês: hash significa
cerquilha, e tag é o ato de marcar alguma coisa, também traduzido como
etiqueta. Antes da era digital, o símbolo # foi denominado de “número” por um
bom tempo, quando sua função era resumida aos aparelhos de telefonia, com o
indicador presente nos teclados e painéis dos telefones. Atualmente, quando
falamos em marketing digital ou em estratégia digital, falamos de hashtags (ou
simplesmente ‘tags’), cada vez mais utilizadas neste universo e não por acaso. Ao adicionar hashtags às postagens que promovem as páginas
do seu site, você pode ampliar seu alcance para além da sua rede e ser
encontrado por usuários que buscam produtos e serviços similares ao seu.
Como Gerar Tráfego
para Site
Use as Landing Pages
As landing pages são outra fonte de tráfego para o seu site. Além disso, elas contêm detalhes que os usuários precisam para avançar e se converter. Crie uma landing page específica para cada uma de suas ofertas como, por exemplo, para resgatar códigos de desconto, para baixar um guia gratuito ou para iniciar uma versão de avaliação gratuita de algum software. Tudo isso gera tráfego para o seu site.
Como Gerar Tráfego
para Site
Aposte na Automação
de Marketing
Enviar boletins regulares e promover ofertas através de
e-mail marketing é uma ótima maneira de manter contato com seus clientes,
estimular leads e consequentemente, aumenta o tráfego para seu site. Forneça
informações úteis e links para páginas em seu site onde eles podem aprender
mais, como através de postagens de blog e landing pages. Escolha muito bem os títulos de assuntos de e-mail marketing.
Isso influencia fortemente se um usuário abrirá ou não seu email. Se seus
e-mails não forem abertos, eles não poderão fornecer tráfego para seu site!
Mas cuidado com o excesso! Mandar e-mails continuamente aos
seus clientes pode causar o efeito contrário: menos é mais também em alguns
momentos do marketing digital.
Como Gerar Tráfego
para Site
Invista em Guests
Posts
Escrever
um Guest Post é uma ótima opção para receber novos visitantes no seu blog.
Um guest post é um post convidado, um post escrito por outra pessoa que não é o
dono do blog. Guest posts funcionam bem quando são escritos pelos próprios
leitores de um blog que tenha um bom número de visitantes, o que significa que
isso é bom para ambas as partes, porque quem escreve o guest post fica conhecido
pelos leitores do blog e o blogueiro que permite guest posts ganha um
artigo de qualidade sem esforço algum. Ainda é possível linkar algumas palavras
do guest post para o seu blog, estratégia ótima para conseguir backlinks de
qualidade. Nos blogs de nicho, você vai ter a audiência certa de pessoas que se
interessam de fato pelo o que você tem a oferecer. Trata-se de um canal com
altas possibilidades de assertividade para publicidade da sua loja virtual, por
exemplo. E, além disso, fazer com que o leitor, clicando no banner, vá
diretamente para a sua página. Dentro desta lógica é possível pensar em
campanhas e ações exclusivas a serem ofertadas ao público deste blog. É o tipo
de estratégia que gera vínculo, aproxima e permite medir inclusive os resultados
da iniciativa, por meio da taxa de conversão deste público específico. A
repetição desta estratégia gera também a fidelização do cliente, que se sente
prestigiado por ter acesso a condições diferenciadas, pensadas especificamente
para ele.
Como Gerar Tráfego
para Site
Fique de Olho nas
Métricas
Use links rastreados para suas campanhas de marketing e
verifique regularmente as métricas de marketing digital que interessam ao seu
site. Isso permitirá que você identifique quais estratégias e tipos de conteúdo
funcionam, quais necessitam de melhorias e com as quais você não deve perder
seu tempo.
Como Gerar Tráfego
para Site
Processo Contínuo a Médio e Longo Prazo
Comente
em blogs e postagens de redes sociais, responda nas perguntas que as pessoas
estão publicando e participe de conversas sobre sua indústria. Quanto mais você
se envolver com sua comunidade, mais visitas e exposição você receberá. Se os
seus perfis de redes sociais contiverem um link para o seu site, você engajou
em outro canal para o tráfego do site. Apenas
certifique-se de se envolver moderadamente e de forma sincera.
Como Gerar Tráfego
para Site
A Agência Caravela faz para Você!
O profissional especialista em
gerenciamento de mídias é o mais indicado para fazer esta otimização de site, este
monitoramento e indicar os caminhos a seguir. Jornalistas compõem a equipe,
como produtores deste conteúdo digital pensado para a otimização e o
rankeamento do seu site. Tem ainda os programadores, desenvolvedores e
designers para pensar e executar um site intuitivo, bonito e moderno. É o
marketing digital a serviço do seu negócio. Conte com a agência de marketing,
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