Aprenda a Fazer um Planejamento de Marketing Digital em 6 Passos

O planejamento bem estruturado vai auxiliar no sucesso do seu e-commerce! É possível afirmar, tranquilamente, que todo o negócio precisa de um bom trabalho de divulgação. Nos casos das lojas virtuais é praticamente impossível conseguir bons resultados sem um planejamento de marketing digital. Com ele sua marca será conhecida, você vai melhorar suas vendas, criar uma conexão com o seu público alvo, entre outros benefícios. Não sabe por onde começar a estratégia para o seu e-commerce? Fique tranqüilo! Abaixo preparamos um passo a passo básico de como começar, principais frentes utilizadas e algumas dicas para auxiliá-lo! Confira!

 

Aprenda a Fazer um Planejamento de Marketing Digital em 6 Passos

1 - Faça uma Ampla Pesquisa

Parece algo óbvio, mas é impossível começar um planejamento de marketing digital para o seu e-commerce sem fazer um amplo trabalho de pesquisa! Esse trabalho vai compreender diversos aspectos: nicho de mercado no qual o seu negócio está inserido, análise dos concorrentes e quais ferramentas de divulgação eles têm utilizado, além do perfil do seu cliente em potencial.

 

Aprenda a Fazer um Planejamento de Marketing Digital em 6 Passos

2 - Defina Objetivos

Finalizada a parte de pesquisa é preciso definir quais são os objetivos que você pretende alcançar com o planejamento de marketing: vender mais? Conquistar novos clientes? Aumentar as visitas no seu site? Essas são apenas algumas sugestões de itens que precisam estar bem definidos na sua estratégia. Além dessas questões, no processo de definição é indicado colocar algumas metas. Basicamente seria estipular o tempo para conquistar alguns dos objetivos citados acima.

 

Aprenda a Fazer um Planejamento de Marketing Digital em 6 Passos

3 - Decida as Ferramentas a Serem Utilizadas


Nesta etapa do planejamento você vai precisar definir quais ferramentas irá utilizar para colocar a estratégia em prática. Em resumo, essas ferramentas podem ser definidas como organização do seu site, definição de quais redes sociais serão utilizadas, possível criação de um blog, entre outras. Definir quais meios serão utilizados para divulgar sua campanha de marketing digital são de extrema importância para o sucesso do seu plano de marketing digital.

 

Aprenda a Fazer um Planejamento de Marketing Digital em 6 Passos

4 - Trace as Estratégias

Definidas as ferramentas? Ótimo! Nesse momento será preciso traçar as estratégias de como irá utilizá-las a favor de sua loja virtual. Por exemplo: você pretende abrir um e-commerce com foco em moda e irá divulgá-lo através do Instagram e do Facebook. Decida qual será a frequência de postagens em cada uma das redes, se irá utilizar posts patrocinados, qual o tipo de anúncio, qual o foco da campanha em questão, entre outros pontos. Ter esse cronograma organizado é bacana para garantir que a sua marca chegue aos seus clientes em potencial. Afinal, organização é tudo!

 

Aprenda a Fazer um Planejamento de Marketing Digital em 6 Passos

5 - Fique atento a Outros Elementos


O que seriam esses outros elementos? Basicamente cronograma e ferramentas de análise de resultados. Quando falamos de cronograma, ele não é o mesmo relacionado as redes sociais citadas acima. Aqui a ideia é a de que você planeje quais resultados você espera em determinado espaço de tempo com o seu plano de marketing digital. Já com relação as ferramentas, é interessante que você tenha ferramentas que possam mensurar os resultados das campanhas pré – determinadas no plano de marketing. Uma muito utilizada para análise de tráfego é o Google Analytics.

 

Aprenda a Fazer um Planejamento de Marketing Digital em 6 Passos

6 – Use a Comunicação Digital a seu Favor!

 

Ele está por todos os lugares, faz parte da nossa vida, mesmo sem a gente perceber. Aquele banner no site que acessamos sempre, o e-mail marketing na nossa caixa de entrada ou o remarketing nos fazendo lembrar daquela oferta que vimos ontem mesmo mas que ficamos para decidir depois sobre: tudo isso é marketing digital e as estratégias são inúmeras. Com a democratização do acesso à internet, o aumento do e-commerce e esta mudança toda no comportamento do consumidor que gerou a migração para o mercado online, o marketing digital é comunicação cada vez mais utilizada para falar com este novo e exigente público. Mas, como garantir a confiança do usuário em marketing digital, seja ele o anunciante, seja ele o consumidor? A boa notícia é que isso é possível sim, tornando o processo seguro e transparente para ambas as partes. É importante saber que em marketing digital, nada é por acaso. Tudo é sondado, calculável, mensurável. Daí é permitido afirmar que confiar no marketing digital é uma questão matemática para quem contrata e de construção de relacionamento com quem consome, com quem faz parte do seu público-alvo. É um caminho a ser construído.

 

Aprenda a Fazer um Planejamento de Marketing Digital em 6 Passos

Elementos do Marketing Digital

Marketing de Conteúdo:

É tudo que você produz para a sua loja virtual ou empresa: desde site até redes sociais.

Marketing de Relacionamento:

Atualmente, as redes sociais têm sido muito utilizadas para construir uma relação entre você e seu cliente. Essa interação proporciona um canal de comunicação muito importante para a sua estratégia de marketing.

E-mail Marketing:

O e-mail marketing é uma ferramenta tradicional do marketing digital. Através dele é possível divulgar informações a respeito de promoções, dicas e até a parte institucional do seu e-commerce.

Marketing de Busca:

São todas as estratégias utilizadas para que seu negócio esteja no topo dos mecanismos de busca como, por exemplo, o Google. Para isso são utilizadas diversas ferramentas. Uma alta é o trabalho de SEO: Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para mecanismos de busca.

 

Aprenda a Fazer um Planejamento de Marketing Digital em 6 Passos

Tome Nota!

Sempre esteja em conexão com o seu cliente ou com consumidores em potencial! Pode ser pelas redes sociais, landing pages, entre outras maneiras. Ter esse contato é interessante para que seu público-alvo sinta que é importante para o seu negócio.

Como já foi citado acima, as técnicas de SEO podem trazer muitos benefícios para a sua loja virtual! Basicamente você vai escolher palavras-chave e suas derivações, para utilizá-las nas descrições das postagens e textos diversos que produzir para divulgar seu e-commerce. O bom trabalho de SEO vai auxiliar seu negócio a aparecer nos mecanismos de busca, o que irá proporcionar visitas orgânicas para o seu site e a possibilidade de convertê-las em vendas! Com todo o passo a passo é possível montar um plano de marketing digital para o seu e-commerce! Mas, caso tenha dificuldades em começar, procure ajuda especializada da Agência Caravela! Temos profissionais que estão preparados e só esperando a oportunidade de alavancar o seu negócio. Pode até parecer trabalhoso, mas quando você consegue se planejar, estabelecer metas e objetivos, as chances de atrair o público para o seu e-commerce são muito maiores! Por isso, nunca se esqueça de investir em um bom planejamento de marketing digital para a sua loja virtual!

 

Aprenda a Fazer um Planejamento de Marketing Digital em 6 Passos

Invista em Comunicação!

Em diferentes modalidades, ela é essencial para diferentes tipos de organizações, sejam elas eventos, instituições públicas ou empresas. Pesquisa de mercado, comunicação corporativa, comunicação empresarial, identidade visual, empresa de marketing, planejamento de comunicação, marketing online, publicidade e propaganda, desenvolvimento web: todas estas são palavras amplamente buscadas, quando o assunto é entender o quanto a comunicação pode transformar. Ela pode mudar o rumo da sua empresa, trazendo mais visibilidade, aumentando as vendas e melhorando os resultados. Mercados cada vez mais competitivos fizeram e fazem da comunicação, item extremamente importante no planejamento estratégico de uma empresa que busca sempre superar suas metas. Saber investir em comunicação significa aproveitar oportunidades de crescimento, proporcionadas pelo norte que objetivos e metas ganham neste processo. O trabalho inclui planejamento, estratégia, execução e mensuração de resultados. Figura como estratégia aplicável a diferentes segmentos. Mas não é só isso! Uma empresa precisa de identidade, embalagens com design exclusivo, materiais de papelaria. Se a intenção for conseguir mídia espontânea, especialmente para um evento ou lançamento, a assessoria de imprensa é a ferramenta mais assertiva. A comunicação interna também é extremamente importante para reforçar vínculos e fortalecer o relacionamento entre a equipe, cuidando para que as informações dentro da organização fluam de forma organizada e transparente. Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna, Marketing Digital e Publicidade e Propaganda: um combo para a comunicação de sucesso!

 

Aprenda a Fazer um Planejamento de Marketing Digital em 6 Passos

A Agência Caravela faz pra Você!

Planejamento de marketing, planejamento estratégico, planejamento de comunicação, pesquisa de mercado e marketing digital com marketing de conteúdo: o trabalho inclui planejamento, estratégia, execução e mensuração de resultados. A agência de publicidade, de marketing e de marketing digital mais completa do Sul de Minas e Leste Paulista é o lugar ideal para a melhor assessoria em planejamento de comunicação. Venha conversar com a gente e saber mais!

 

Serviço:

 

Agência Caravela

Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.182, Centro – Poços de Caldas (MG)

Telefone: (35) 3722-2350

Site: www.agenciacaravela.com.br

 

Confira mais informações e dicas em nossas Redes Sociais:

Facebook: www.facebook.com/agcaravela

Instagram: @agenciacaravela

Blog: www.agenciacaravela.com.br/noticias

 

O planejamento bem estruturado vai auxiliar no sucesso do seu e-commerce!
–– compartilhar