A Importância do Marketing de Atração para as Empresas

Inbound Marketing ou Marketing de Atração em uma tradução livre, é a estratégia que consiste em criar e manter relacionamento com o consumidor. A propaganda tradicional vem perdendo poder de influência. Em meio a tanta concorrência, com tanta gente fazendo mais do mesmo, é necessário se destacar, mostrar que é diferente. Vender mais significa ganhar mercado! O Inbound Marketing faz isso para você e por isso tem sido cada vez mais utilizado na comunicação empresarial.

 

A Importância do Marketing de Atração para as Empresas

Atrair

O mundo está cada vez mais digital, não tem jeito, é um caminho sem volta! Sua marca, sua empresa, produto ou serviço, precisam ser encontrados no Google, na mídia social ou nos blogs.

 

A Importância do Marketing de Atração para as Empresas

Converter

Aparecendo nestes canais, vão aparecer também contatos, pedidos de orçamento, solicitação pelo seu produto ou serviço. Este é outro princípio do Inbound Marketing: quem procura a empresa é o cliente.

 

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Fechar

É a consumação do negócio, proporcionada pela estratégia de comunicação adequada, assertiva. Surge aí a oportunidade de enfim, provar que o seu produto ou o seu serviço realmente é o melhor!

 

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Encantar

Cliente satisfeito é cliente fidelizado. É a melhor propaganda que você pode ter para atrair outros clientes. Na internet então, a propagação dessa mensagem ganha ainda mais alcance. Depoimentos de encantamento seduzem e convencem novos consumidores de que investir em você vale a pena, sem sustos, sem riscos! E por falar em encantamento, apresentamos aqui dois cases de sucesso da Agência Caravela!

 

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Cases de Sucesso

Connect Escolas

O aplicativo criado para facilitar o relacionamento entre instituições de ensino com pais e alunos, hoje é utilizado em todo o Brasil, graças ao trabalho de comunicação que incluiu: definição de linha editorial, aplicação de isca digital, automação de marketing digital, campanhas de Facebook Ads e de Google Adwords, além de otimização de SEO. Tudo isso aumentou em 292% o número de visitas ao site do Connect Escolas. Além da obtenção de uma lista sólida de e-mails, foram atingidas 500 mil pessoas organicamente no Facebook, ou seja, de forma espontânea, sem o pagamento pelo impulsionamento dos posts.

 

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Cases de Sucesso

Nacional Inn

A maior empresa de hotelaria 100% brasileira, presente em 25 cidades de sete estados brasileiros, não utilizava a internet para relacionamento com os clientes e como canal de vendas. A implantação do site e do blog, o uso de e-mail marketing, a ativação nas redes sociais e as campanhas no Google, abriram um novo mercado para a empresa. Todas estas ações em conjunto, aumentaram o número de acessos ao site. Os pedidos de orçamento são 12 vezes mais, agora. E as vendas online hoje são muito maiores, na comparação com os resultados obtidos no início do trabalho de Inbound Marketing ou Marketing de Atração.

 

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O Funil de Vendas


O termo é uma metáfora para explicar o processo e cada uma das diferentes fases pelas quais passa um usuário de internet, até a Jornada de Compras. Simplificando, o funil é uma espécie de filtro para fazer com que a sua comunicação atinja as pessoas certas, ou seja, aquelas com maior potencial de compra para o que você quer vender.

 

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O Funil de Vendas

Etapas

 

Funil de vendas ou Pipeline, normalmente é dividido em três etapas: topo, meio e fundo. Todas estas são formadas por outras etapas e gatilhos, com a intenção de dar suporte à jornada de compra, para que a intenção do cliente de fato se concretize em negócio, em conversão.

 

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O Funil de Vendas

Aprendizado e Descoberta – Topo

 

Nessa fase, também conhecida por ToFu (top of the funnel), os visitantes descobrem que têm uma necessidade ou problema a ser resolvido, até então desconhecido. Também chamada de etapa da consciência, pois é despertada após entrarem em contato com a sua empresa. O papel nesta fase é oferecer conteúdo rico, como infográficos e e-Books, que podem ser acessados após o preenchimento de um formulário. Ao fornecer dados, como nome, e-mail e profissão, o visitante torna-se um lead e avança no funil de vendas.


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O Funil de Vendas

Reconhecimento e Consideração – Meio

 

Conhecida por MoFu (middle of the funnel), estamos lidando com os leads em busca de resolução de necessidades, ainda que não saibamos bem como. Nosso papel é ajudá-los com mais dicas e técnicas. O trabalho deve ser no sentido de amadurecer e qualificar os leads, para mais um passo no funil de vendas.

 

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O Funil de Vendas

Terceira Etapa - Fundo


Decisão No BoFu (bottom of the funnel), os leads qualificados tornam-se oportunidades: estão prontos para serem abordados pelo time de vendas. A relação de confiança estabelecida entre você e cada um deles faz com que você seja visto como uma referência no assunto e alguém com quem podem negociar. Por isso o conteúdo é tão importante, porque ele cria estas referências e consequentemente, confiança e respeito. Esse funil de vendas fecha quando os prospects realizam a compra e se transformam em clientes, gerando a buscada conversão de leads.

 

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O Funil de Vendas

A Jornada de Compra


O funil de vendas dá suporte à jornada de compras, que tem quatro etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra, em uma representação dos caminhos que o cliente percorre até a aquisição de determinado produto ou serviço. Como entendê-la é decisivo para a compreensão do conceito de funil de vendas. A jornada de compra tem o objetivo de representar os passos que o cliente percorre até a aquisição. Na etapa de aprendizado e descoberta, o comprador ainda não sabe muito bem que tem um problema ou oportunidade de negócio. O objetivo nessa etapa é despertar o interesse. Já no reconhecimento do problema, o comprador identifica que tem um problema/oportunidade de negócio e começa a pesquisar mais sobre, incluindo as possíveis soluções. Na sequência tem a consideração da solução, quando o comprador já sabe algumas possíveis soluções para resolver aquele problema e começa a avaliar as alternativas para solucioná-lo. Nesta etapa, é importante conseguir criar um senso de urgência grande, o que proporciona a efetivação da aquisição. Enquanto que na decisão de compra, o comprador está comparando as opções disponíveis e pesquisando qual delas é a melhor para ele. É importante nesta etapa ressaltar os diferenciais competitivos de cada uma das soluções, já que o objetivo é o de sair ganhando nesta disputa. Conhecer a jornada de compra e quais são os principais marcos dela permite planejar as etapas de vendas que cobrem os gargalos, qualificam o cliente e diminuem o ciclo de venda. Por isso, marketing de atração e vendas devem trabalhar juntos neste processo.

 

 

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O Lead

Muito mais do que endereços de e-mails, leads são e devem ser encarados como oportunidades de negócios. Sim, porque cada um que investiu tempo, preenchendo seu formulário, demonstrou interesse no que viu ou mais do que isso, tem um problema a ser resolvido e acredita que você pode ter a solução. Olha só que poder! Mas este é apenas o primeiro passo desta jornada. Com um ‘empurrãozinho’, o processo tem mais chance de resultados satisfatórios. Vamos tomar como exemplo a Agência Caravela e as áreas de atuação da empresa. Se você acredita que precisa de mais visibilidade para a sua empresa e começa a receber de nós, conteúdos e informações que te ajudem a entender melhor, o que nós podemos fazer pelo seu negócio, este é o embasamento que pode fazer a diferença na sua decisão em ser nosso cliente, porque gera credibilidade, confiança, relevância para você. Basicamente é assim que funciona também com os outros diferentes segmentos. Não tem muito segredo, tem é muito trabalho envolvido! Já o lead scoring é uma maneira de pontuar estes contatos. Trata-se de uma estratégia de classificação para que dentro do seu universo de leads, você tenha mais informações a respeito da sua base de contatos. Em termos práticos, significa que seu time de vendas só abordará leads com uma pontuação específica, portanto, mais suscetíveis às conversões. Você deve estar se perguntando: mas como definir a pontuação adequada para esta seleção de potenciais clientes? Isso é definido, levando em conta o perfil do lead em relação a persona da empresa, associado as interações que esse lead fez com a sua comunicação, durante o funil de vendas e especificamente, durante a jornada de compras. Baixar um e-book oferecido por você ou responder a uma pesquisa feita dentro da campanha, indicam que este lead está interessado no que você tem a dizer: isso eleva a pontuação do lead scoring. A técnica é aplicável e muito útil, especialmente quando você já tem uma significativa geração de leads. É uma espécie de peneira que indica a sua equipe, para quais clientes vale mais a pena insistir e investir em uma comunicação mais direta. O lead scoring otimiza o trabalho, diminui custos, com consequente aumento da produtividade. É o marketing de atração trabalhando a favor da sua empresa!

 

 

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Conte com a Agência Caravela para seu Inbound Marketing!

 

Você já tem uma loja virtual, mas não entende porque suas vendas estão sempre abaixo do esperado? Fica se perguntando a cada mês, por que nada melhora? Solicite uma consultoria. Este trabalho vai te ajudar a compreender o que está errado e o que precisa ser modificado na sua estratégia de negócio. Importante também para conseguir melhor posicionamento em sites de busca como o Google e para conhecer a sua concorrência e de que maneira ela interfere nos resultados do seu e-commerce. Nós sabemos que o seu tempo é valioso, mas os benefícios do investimento desta hora também são! É a possibilidade de entender o mercado no qual a sua loja virtual está inserida, de enxergar o posicionamento da sua empresa diante deste mercado, de avaliar a  visibilidade da sua marca. Tem ainda a mensuração da força dos concorrentes e de que maneira ela pode impulsionar o seu e-commerce também. Conhecer pontos fortes e pontos fracos do seu negócio e como equilibrá-los, além de poder acompanhar o panorama econômico e como tê-lo a seu favor são outras vantagens. Entre em contato com a gente agora mesmo e saiba o que as estratégias de marketing, aplicadas por uma agência digital, podem fazer pelo seu negócio!



Serviço:

 

Agência Caravela

Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.182, Centro – Poços de Caldas (MG)

Telefone: (35) 3722-2350

Site: www.agenciacaravela.com.br

 

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Cliente satisfeito é cliente fidelizado.
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