Inbound
Marketing ou Marketing de Atração em uma tradução livre, é a estratégia que
consiste em criar e manter relacionamento com o consumidor. A propaganda
tradicional vem perdendo poder de influência. Em meio a tanta concorrência, com
tanta gente fazendo mais do mesmo, é necessário se destacar, mostrar que é
diferente. Vender mais significa ganhar mercado! O Inbound Marketing faz isso
para você e por isso tem sido cada vez mais utilizado na comunicação
empresarial.
A Importância do Marketing de Atração para
as Empresas
Atrair
O mundo está
cada vez mais digital, não tem jeito, é um caminho sem volta! Sua marca, sua
empresa, produto ou serviço, precisam ser encontrados no Google, na mídia
social ou nos blogs.
A Importância do Marketing de Atração para
as Empresas
Converter
Aparecendo
nestes canais, vão aparecer também contatos, pedidos de orçamento, solicitação
pelo seu produto ou serviço. Este é outro princípio do Inbound Marketing: quem
procura a empresa é o cliente.
A Importância do Marketing de Atração para
as Empresas
Fechar
É a consumação
do negócio, proporcionada pela estratégia de comunicação adequada, assertiva.
Surge aí a oportunidade de enfim, provar que o seu produto ou o seu serviço
realmente é o melhor!
A Importância do Marketing de Atração para
as Empresas
Encantar
Cliente
satisfeito é cliente fidelizado. É a melhor propaganda que você pode ter para
atrair outros clientes. Na internet então, a propagação dessa mensagem ganha
ainda mais alcance. Depoimentos de encantamento seduzem e convencem novos
consumidores de que investir em você vale a pena, sem sustos, sem riscos! E por
falar em encantamento, apresentamos aqui dois cases de sucesso da Agência
Caravela!
A Importância
do Marketing de Atração para as Empresas
Cases de
Sucesso
Connect Escolas
O aplicativo
criado para facilitar o relacionamento entre instituições de ensino com pais e
alunos, hoje é utilizado em todo o Brasil, graças ao trabalho de comunicação
que incluiu: definição de linha editorial, aplicação de isca digital, automação
de marketing digital, campanhas de Facebook Ads e de Google Adwords, além de
otimização de SEO. Tudo isso aumentou em 292% o número de
visitas ao site do Connect Escolas. Além da obtenção de uma lista sólida de
e-mails, foram atingidas 500 mil pessoas organicamente no Facebook, ou seja, de
forma espontânea, sem o pagamento pelo impulsionamento dos posts.
A Importância
do Marketing de Atração para as Empresas
Cases de
Sucesso
Nacional Inn
A maior empresa
de hotelaria 100% brasileira, presente em 25 cidades de sete estados
brasileiros, não utilizava a internet para relacionamento com os clientes e
como canal de vendas. A implantação do site e do blog, o uso de e-mail
marketing, a ativação nas redes sociais e as campanhas no Google, abriram um
novo mercado para a empresa. Todas estas ações em conjunto, aumentaram o número
de acessos ao site. Os pedidos de orçamento são 12 vezes mais, agora. E as
vendas online hoje são muito maiores, na comparação com os resultados obtidos
no início do trabalho de Inbound Marketing ou Marketing de Atração.
A Importância do Marketing de Atração para as Empresas
O Funil de Vendas
O termo é uma metáfora para explicar o processo
e cada uma das diferentes fases pelas quais passa um usuário de internet, até a
Jornada de Compras. Simplificando, o funil é uma espécie de filtro para fazer com que a sua
comunicação atinja as pessoas certas, ou seja, aquelas com maior potencial de
compra para o que você quer vender.
A Importância do Marketing de Atração para as Empresas
O Funil de Vendas
Etapas
Funil de vendas ou Pipeline, normalmente é dividido em três etapas:
topo, meio e fundo. Todas estas são formadas por outras etapas e gatilhos, com
a intenção de dar suporte à jornada de compra, para que a intenção do cliente
de fato se concretize em negócio, em conversão.
A Importância
do Marketing de Atração para as Empresas
O Funil de Vendas
Aprendizado e Descoberta – Topo
Nessa fase,
também conhecida por ToFu (top of the funnel), os visitantes descobrem que têm uma
necessidade ou problema a ser resolvido, até então desconhecido. Também chamada
de etapa da consciência, pois é despertada após entrarem em contato com a sua
empresa. O papel nesta fase é oferecer conteúdo rico, como infográficos e e-Books,
que podem ser acessados após o preenchimento de um formulário. Ao fornecer
dados, como nome, e-mail e profissão, o visitante torna-se um lead e avança no
funil de vendas.
A Importância do Marketing de Atração para as Empresas
O Funil de Vendas
Reconhecimento
e Consideração – Meio
Conhecida por
MoFu (middle of the funnel), estamos lidando com os
leads em busca de resolução de necessidades, ainda que não saibamos bem como.
Nosso papel é ajudá-los com mais dicas e técnicas. O trabalho deve ser no sentido
de amadurecer e qualificar os leads, para mais um passo no funil de vendas.
A Importância
do Marketing de Atração para as Empresas
O Funil de Vendas
Terceira Etapa - Fundo
Decisão No BoFu
(bottom of the funnel), os leads qualificados tornam-se oportunidades: estão
prontos para serem abordados pelo time de vendas. A relação de confiança
estabelecida entre você e cada um deles faz com que você seja visto como uma
referência no assunto e alguém com quem podem negociar. Por isso o conteúdo é
tão importante, porque ele cria estas referências e consequentemente, confiança
e respeito. Esse funil de vendas fecha quando os prospects realizam a compra e
se transformam em clientes, gerando a buscada conversão de leads.
A Importância
do Marketing de Atração para as Empresas
O Funil de Vendas
A Jornada de Compra
O funil de
vendas dá suporte à jornada de compras, que tem quatro etapas: aprendizado e
descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de
compra, em uma representação dos caminhos que o cliente percorre até a
aquisição de determinado produto ou serviço. Como entendê-la é decisivo para a
compreensão do conceito de funil de vendas. A jornada de compra tem o objetivo
de representar os passos que o cliente percorre até a aquisição. Na etapa de
aprendizado e descoberta, o comprador ainda não sabe muito bem que tem um
problema ou oportunidade de negócio. O objetivo nessa etapa é despertar o
interesse. Já no reconhecimento do problema, o comprador identifica que tem um
problema/oportunidade de negócio e começa a pesquisar mais sobre, incluindo as
possíveis soluções. Na sequência tem a consideração da solução, quando o
comprador já sabe algumas possíveis soluções para resolver aquele problema e
começa a avaliar as alternativas para solucioná-lo. Nesta etapa, é importante
conseguir criar um senso de urgência grande, o que proporciona a efetivação da
aquisição. Enquanto que na decisão de compra, o comprador está comparando as
opções disponíveis e pesquisando qual delas é a melhor para ele. É importante
nesta etapa ressaltar os diferenciais competitivos de cada uma das soluções, já
que o objetivo é o de sair ganhando nesta disputa. Conhecer a jornada de
compra e quais são os principais marcos dela permite planejar as etapas de
vendas que cobrem os gargalos, qualificam o cliente e diminuem o ciclo de
venda. Por isso, marketing de atração e vendas devem trabalhar juntos neste
processo.
A Importância do Marketing de Atração para as Empresas
O Lead
Muito mais do que endereços de e-mails, leads são e devem ser encarados como oportunidades de negócios. Sim, porque cada um que investiu tempo, preenchendo seu formulário, demonstrou interesse no que viu ou mais do que isso, tem um problema a ser resolvido e acredita que você pode ter a solução. Olha só que poder! Mas este é apenas o primeiro passo desta jornada. Com um ‘empurrãozinho’, o processo tem mais chance de resultados satisfatórios. Vamos tomar como exemplo a Agência Caravela e as áreas de atuação da empresa. Se você acredita que precisa de mais visibilidade para a sua empresa e começa a receber de nós, conteúdos e informações que te ajudem a entender melhor, o que nós podemos fazer pelo seu negócio, este é o embasamento que pode fazer a diferença na sua decisão em ser nosso cliente, porque gera credibilidade, confiança, relevância para você. Basicamente é assim que funciona também com os outros diferentes segmentos. Não tem muito segredo, tem é muito trabalho envolvido! Já o lead scoring é uma maneira de pontuar estes contatos. Trata-se de uma estratégia de classificação para que dentro do seu universo de leads, você tenha mais informações a respeito da sua base de contatos. Em termos práticos, significa que seu time de vendas só abordará leads com uma pontuação específica, portanto, mais suscetíveis às conversões. Você deve estar se perguntando: mas como definir a pontuação adequada para esta seleção de potenciais clientes? Isso é definido, levando em conta o perfil do lead em relação a persona da empresa, associado as interações que esse lead fez com a sua comunicação, durante o funil de vendas e especificamente, durante a jornada de compras. Baixar um e-book oferecido por você ou responder a uma pesquisa feita dentro da campanha, indicam que este lead está interessado no que você tem a dizer: isso eleva a pontuação do lead scoring. A técnica é aplicável e muito útil, especialmente quando você já tem uma significativa geração de leads. É uma espécie de peneira que indica a sua equipe, para quais clientes vale mais a pena insistir e investir em uma comunicação mais direta. O lead scoring otimiza o trabalho, diminui custos, com consequente aumento da produtividade. É o marketing de atração trabalhando a favor da sua empresa!
A Importância do Marketing de Atração para
as Empresas
Conte com a Agência Caravela para seu
Inbound Marketing!
Você já tem uma loja virtual, mas não entende porque suas vendas estão sempre abaixo do esperado? Fica se perguntando a cada mês, por que nada melhora? Solicite uma consultoria. Este trabalho vai te ajudar a compreender o que está errado e o que precisa ser modificado na sua estratégia de negócio. Importante também para conseguir melhor posicionamento em sites de busca como o Google e para conhecer a sua concorrência e de que maneira ela interfere nos resultados do seu e-commerce. Nós sabemos que o seu tempo é valioso, mas os benefícios do investimento desta hora também são! É a possibilidade de entender o mercado no qual a sua loja virtual está inserida, de enxergar o posicionamento da sua empresa diante deste mercado, de avaliar a visibilidade da sua marca. Tem ainda a mensuração da força dos concorrentes e de que maneira ela pode impulsionar o seu e-commerce também. Conhecer pontos fortes e pontos fracos do seu negócio e como equilibrá-los, além de poder acompanhar o panorama econômico e como tê-lo a seu favor são outras vantagens. Entre em contato com a gente agora mesmo e saiba o que as estratégias de marketing, aplicadas por uma agência digital, podem fazer pelo seu negócio!
Serviço:
Agência Caravela
Localização: Rua Rio Grande
do Sul, 1.182, Centro – Poços de Caldas (MG)
Telefone: (35) 3722-2350
Site: www.agenciacaravela.com.br
Confira mais informações e
dicas em nossas Redes Sociais:
Facebook: www.facebook.com/agcaravela
Instagram: @agenciacaravela