Uma empresa tem
proprietários ou acionistas, funcionários, fornecedores, consumidores e todos
estes e outros públicos também podem ser chamados de stakeholders e é sobre
isto que falaremos neste post. A expressão do inglês é composta de duas
palavras: stake, que significa interesse, risco ou participação. Já holder é
aquele que possui. Portanto, a figura do stakeholder representa aquele que tem
interesse ou participação em um negócio. Pode ser um grupo, pode ser uma só
pessoa. Assim como os funcionários, os fornecedores e os consumidores, todos
têm papel fundamental e único no contexto. As áreas da Comunicação,
Administração e Tecnologia da Informação são as que geralmente reconhecem as
figuras dos stakeholders. É uma prática nova no mundo corporativo mas que vem
ganhando cada vez mais espaço. Você sabe quem são os seus stakeholders? Sabe
como identificá-los? É o que você vai descobrir nas próximas linhas!
Como Criar
Relacionamento Digital com os seus Stakeholders
Quem são os seus Stakeholders
?
Os stakeholders
geralmente são reconhecidos e valorizados em organizações que adotam o modelo
empresarial stakeholder. Neste tipo de gestão, a empresa é vista como uma
organização social e como tal, precisa trazer pelo menos algum tipo de benefício
a todas as partes interessadas. Dentro desta filosofia de responsabilidade
social, há várias medidas que podem ser adotadas. O lucro obtido é dividido de
maneira proporcional, de acordo com a participação de cada grupo. O lucro não é
o objetivo principal deste tipo de modelo de negócio. A prioridade também é
agregar valor, por meio da promoção de bem-estar e de avanços e progressos na
área onde a empresa ou o projeto está inserido. A gestão dos stakeholders
geralmente é compartilhada ou participativa e leva em conta estes diversos
objetivos do negócio. O setor de gestão de projetos da empresa é o responsável
por identificar e mediar este relacionamento da organização com os
stakeholders.
Como Criar
Relacionamento Digital com os seus Stakeholders
Quem são os seus
Stakeholders ?
Identificando o
Público
Este mapeamento é
fundamental, pois amplia a visão do negócio e as medidas necessárias para
atender aos interesses de todos os envolvidos. Não é um processo unilateral.
Todos precisam estar incluídos neste olhar empresarial com responsabilidade
social. Podem ser stakeholders de um projeto: gestores de diversos setores,
colaboradores, clientes, fornecedores, concorrentes, proprietários, acionistas,
sindicatos, ONGs, Associações, além do Estado e da imprensa. Todos podem atuar
positiva ou negativamente sobre o desempenho de um negócio ou projeto.
Identificar os seus stakeholders o quanto antes significa poder falar com todos
eles desde o início, gerando integração e otimização da gestão. Além disso, teóricos
atribuem graus de classificação aos stakeholders, como: dependência,
classificação e interferência, o que varia de acordo com a participação de cada
grupo no projeto ou no negócio.
Como Criar
Relacionamento Digital com os seus Stakeholders
Como Saber
Liste todos os
possíveis interessados. O brainstorm ou enxurrada de ideias é uma ótima técnica
para o início deste levantamento, anotando o que vem à mente, quando pensamos
em prováveis stakeholders, sem descartar nenhuma possibilidade, por mais
estranha que ela pareça ser. Quanto mais gente pensando, melhor e mais rico é
este resultado. Sabendo quem são os afetados pelo projeto, é importante tentar
compreender os diferentes tipos de interesses de cada um. Stakeholders podem
ser facilitadores ou obstáculos e é isso que precisa ser compreendido também
nesta etapa: quem se enquadra em qual quesito. Dividir a lista em impactos
positivos e impactos negativos ajuda a organizar este raciocínio. O grau de
influência de determinado grupo pode, inclusive fomentar ou inviabilizar um
projeto. Também por isso, é tão importante ter este diagnóstico o quanto antes.
Listar e organizar estas possibilidades é o segundo passo desta tarefa.
Fornecedores, governo e clientes são exemplos de stakeholders externos, que não
devem nunca serem negligenciados: atenção!
Vamos pensar em uma
atividade de desmatamento ou de extração mineral: a comunidade da área
explorada forma um stakeholder importantíssimo, porque pode ser favorecida pelo
sucesso da atividade econômica, como pode sofrer as consequências ambientais
que venham a ocorrer. Trata-se de um público fortemente impactado e que não
pode ser ignorado. E este é apenas um exemplo básico.
Identificar quem são
os seus stakeholders representa mais informação para o processo de tomada de
decisão. São dados que trazem uma visão mais ampla das vantagens, dos riscos e
dos aliados do projeto. É assertividade para encontrar soluções para possíveis
problemas. É eficiência que representa sucesso para o trabalho.
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Relacionamento Digital com os seus Stakeholders
Entendendo este
Modelo Empresarial e o Planejamento de Comunicação
Associado à ideia de brainstorm, listagem,
classificação e organização de uma lista de prováveis stakeholders, uma
pesquisa de mercado e benchmarking com a concorrência pode agregar e muito a
esta etapa. Quanto mais formas de investigar, mais dados você terá para
elaborar suas estratégias, incluindo o planejamento de comunicação. Saber quem
são seus stakeholders significa entender quem é o seu público-alvo também.
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Relacionamento Digital com os seus Stakeholders
O Marketing
Do
panfleto que você pegou no semáforo ao anúncio no intervalo do telejornal: tudo
é marketing. E no caso do marketing tradicional, campanhas pequenas a enormes
são possíveis de serem executadas, com as mais diferentes estratégias. Gastar
mais ou gastar menos vai depender das possibilidades do orçamento e de quanto
de público você quer atingir. Enquanto isso, a
comunicação online é um novo jeito de fazer publicidade e propaganda. E a ordem
agora é criar e manter relacionamento com o consumidor. Desenvolvimento Web –
do site ao aplicativo, isca digital, automação de marketing digital, anúncios
em canais do Youtube, campanhas de Facebook Ads, Linkedin Ads, Google Ads, links
patrocinados, remarketing, catálogo digital, consultoria e gestão de mídias
sociais, além de otimização de SEO são algumas ferramentas. É o marketing
online a serviço do relacionamento digital com os seus stakeholders.
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Relacionamento Digital com os seus Stakeholders
A Publicidade e Propaganda
Tornar público ou
propagar uma notícia, uma ideia, um evento, produto, serviço, marca ou
profissional. Esta é a função da publicidade e propaganda. Navegação que para
ser bem-sucedida, utiliza como instrumentos, a criatividade e as técnicas de
comunicação. As ferramentas são muitas: Rádio, TV, Jornais, Revistas, Outdoor,
peças impressas (flyers, folders), design de rótulos, desenvolvimento de marcas
e branding. É claro que cada caso é um caso e quem vai definir isso também é o
público-alvo. Todo este arsenal citado até aqui faz parte da comunicação off. É
útil e assertiva, especialmente se a definição de público-alvo estiver
certeira. A propaganda geralmente conversa com o público que ainda não migrou
de vez para a internet. Investir em publicidade e propaganda representa se
preocupar em atender a este também importante público.
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A Assessoria para Definir Caminhos
Para compreender o que está errado e o que precisa ser
modificado na sua estratégia de negócio. Para conhecer a sua concorrência e de
que maneira ela interfere nos seus resultados. Você já sabe que são inúmeros
caminhos possíveis de seguir. É aí que esta a consultoria especializada,
feita por quem realmente entende, pode trazer total diferença. É a possibilidade
de entender o mercado no qual está inserido, enxergar o posicionamento da sua
empresa diante deste mercado, avaliar a visibilidade da sua marca, mensurar a
força dos concorrentes e de que maneira ela pode impulsionar você também.
Conhecer pontos fortes e pontos fracos do seu negócio e como equilibrá-los,
além de acompanhar o panorama econômico e como tê-lo a seu favor são as
principais vantagens desta análise. Trata-se de um diagnóstico que vai permitir
trabalhar as ferramentas de comunicação de forma mais assertiva e eficaz, sejam
elas da propaganda ou do marketing, falando com os públicos corretos.
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Relacionamento Digital com os seus Stakeholders
A Comunicação Interna
Ela valoriza o
capital humano das instituições, que é o bem mais precioso delas. Equipe unida
é equipe mais eficiente e equipe mais eficiente é aquela que produz mais e
melhor. E comunicação é essencial para este processo de entrosamento que vai
refletir diretamente na qualidade da comunicação que é destinada ao público que
está da porta para fora da empresa, ou seja, com o público externo e
fornecedores. Agilidade, precisão, interação, engajamento e transparência:
itens obrigatórios para todos os envolvidos no processo.
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Relacionamento Digital com os seus Stakeholders
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etapas, desde a pesquisa de mercado, passando pelo planejamento empresarial,
marketing estratégico, chegando até a comunicação visual e todos os elementos e
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você vai ter acesso a um universo muito diferente das agências de publicidade
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