Como Criar Relacionamento Digital com os seus Stakeholders

Uma empresa tem proprietários ou acionistas, funcionários, fornecedores, consumidores e todos estes e outros públicos também podem ser chamados de stakeholders e é sobre isto que falaremos neste post. A expressão do inglês é composta de duas palavras: stake, que significa interesse, risco ou participação. Já holder é aquele que possui. Portanto, a figura do stakeholder representa aquele que tem interesse ou participação em um negócio. Pode ser um grupo, pode ser uma só pessoa. Assim como os funcionários, os fornecedores e os consumidores, todos têm papel fundamental e único no contexto. As áreas da Comunicação, Administração e Tecnologia da Informação são as que geralmente reconhecem as figuras dos stakeholders. É uma prática nova no mundo corporativo mas que vem ganhando cada vez mais espaço. Você sabe quem são os seus stakeholders? Sabe como identificá-los? É o que você vai descobrir nas próximas linhas!

 

Como Criar Relacionamento Digital com os seus Stakeholders

Quem são os seus Stakeholders ?

 

Os stakeholders geralmente são reconhecidos e valorizados em organizações que adotam o modelo empresarial stakeholder. Neste tipo de gestão, a empresa é vista como uma organização social e como tal, precisa trazer pelo menos algum tipo de benefício a todas as partes interessadas. Dentro desta filosofia de responsabilidade social, há várias medidas que podem ser adotadas. O lucro obtido é dividido de maneira proporcional, de acordo com a participação de cada grupo. O lucro não é o objetivo principal deste tipo de modelo de negócio. A prioridade também é agregar valor, por meio da promoção de bem-estar e de avanços e progressos na área onde a empresa ou o projeto está inserido. A gestão dos stakeholders geralmente é compartilhada ou participativa e leva em conta estes diversos objetivos do negócio. O setor de gestão de projetos da empresa é o responsável por identificar e mediar este relacionamento da organização com os stakeholders.

 

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Quem são os seus Stakeholders ?

Identificando o Público

 

Este mapeamento é fundamental, pois amplia a visão do negócio e as medidas necessárias para atender aos interesses de todos os envolvidos. Não é um processo unilateral. Todos precisam estar incluídos neste olhar empresarial com responsabilidade social. Podem ser stakeholders de um projeto: gestores de diversos setores, colaboradores, clientes, fornecedores, concorrentes, proprietários, acionistas, sindicatos, ONGs, Associações, além do Estado e da imprensa. Todos podem atuar positiva ou negativamente sobre o desempenho de um negócio ou projeto. Identificar os seus stakeholders o quanto antes significa poder falar com todos eles desde o início, gerando integração e otimização da gestão. Além disso, teóricos atribuem graus de classificação aos stakeholders, como: dependência, classificação e interferência, o que varia de acordo com a participação de cada grupo no projeto ou no negócio.

 

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Como Saber

Liste todos os possíveis interessados. O brainstorm ou enxurrada de ideias é uma ótima técnica para o início deste levantamento, anotando o que vem à mente, quando pensamos em prováveis stakeholders, sem descartar nenhuma possibilidade, por mais estranha que ela pareça ser. Quanto mais gente pensando, melhor e mais rico é este resultado. Sabendo quem são os afetados pelo projeto, é importante tentar compreender os diferentes tipos de interesses de cada um. Stakeholders podem ser facilitadores ou obstáculos e é isso que precisa ser compreendido também nesta etapa: quem se enquadra em qual quesito. Dividir a lista em impactos positivos e impactos negativos ajuda a organizar este raciocínio. O grau de influência de determinado grupo pode, inclusive fomentar ou inviabilizar um projeto. Também por isso, é tão importante ter este diagnóstico o quanto antes. Listar e organizar estas possibilidades é o segundo passo desta tarefa. Fornecedores, governo e clientes são exemplos de stakeholders externos, que não devem nunca serem negligenciados: atenção!

Vamos pensar em uma atividade de desmatamento ou de extração mineral: a comunidade da área explorada forma um stakeholder importantíssimo, porque pode ser favorecida pelo sucesso da atividade econômica, como pode sofrer as consequências ambientais que venham a ocorrer. Trata-se de um público fortemente impactado e que não pode ser ignorado. E este é apenas um exemplo básico.

Identificar quem são os seus stakeholders representa mais informação para o processo de tomada de decisão. São dados que trazem uma visão mais ampla das vantagens, dos riscos e dos aliados do projeto. É assertividade para encontrar soluções para possíveis problemas. É eficiência que representa sucesso para o trabalho.

 

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Entendendo este Modelo Empresarial e o Planejamento de Comunicação

 

Associado à ideia de brainstorm, listagem, classificação e organização de uma lista de prováveis stakeholders, uma pesquisa de mercado e benchmarking com a concorrência pode agregar e muito a esta etapa. Quanto mais formas de investigar, mais dados você terá para elaborar suas estratégias, incluindo o planejamento de comunicação. Saber quem são seus stakeholders significa entender quem é o seu público-alvo também.

 

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O Marketing          

 

Do panfleto que você pegou no semáforo ao anúncio no intervalo do telejornal: tudo é marketing. E no caso do marketing tradicional, campanhas pequenas a enormes são possíveis de serem executadas, com as mais diferentes estratégias. Gastar mais ou gastar menos vai depender das possibilidades do orçamento e de quanto de público você quer atingir. Enquanto isso, a comunicação online é um novo jeito de fazer publicidade e propaganda. E a ordem agora é criar e manter relacionamento com o consumidor. Desenvolvimento Web – do site ao aplicativo, isca digital, automação de marketing digital, anúncios em canais do Youtube, campanhas de Facebook Ads, Linkedin Ads, Google Ads, links patrocinados, remarketing, catálogo digital, consultoria e gestão de mídias sociais, além de otimização de SEO são algumas ferramentas. É o marketing online a serviço do relacionamento digital com os seus stakeholders.

 

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A Publicidade e Propaganda

 

Tornar público ou propagar uma notícia, uma ideia, um evento, produto, serviço, marca ou profissional. Esta é a função da publicidade e propaganda. Navegação que para ser bem-sucedida, utiliza como instrumentos, a criatividade e as técnicas de comunicação. As ferramentas são muitas: Rádio, TV, Jornais, Revistas, Outdoor, peças impressas (flyers, folders), design de rótulos, desenvolvimento de marcas e branding. É claro que cada caso é um caso e quem vai definir isso também é o público-alvo. Todo este arsenal citado até aqui faz parte da comunicação off. É útil e assertiva, especialmente se a definição de público-alvo estiver certeira. A propaganda geralmente conversa com o público que ainda não migrou de vez para a internet. Investir em publicidade e propaganda representa se preocupar em atender a este também importante público.

 

 

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A Assessoria para Definir Caminhos

 

Para compreender o que está errado e o que precisa ser modificado na sua estratégia de negócio. Para conhecer a sua concorrência e de que maneira ela interfere nos seus resultados. Você já sabe que são inúmeros caminhos possíveis de seguir.  É aí que esta a consultoria especializada, feita por quem realmente entende, pode trazer total diferença. É a possibilidade de entender o mercado no qual está inserido, enxergar o posicionamento da sua empresa diante deste mercado, avaliar a visibilidade da sua marca, mensurar a força dos concorrentes e de que maneira ela pode impulsionar você também. Conhecer pontos fortes e pontos fracos do seu negócio e como equilibrá-los, além de acompanhar o panorama econômico e como tê-lo a seu favor são as principais vantagens desta análise. Trata-se de um diagnóstico que vai permitir trabalhar as ferramentas de comunicação de forma mais assertiva e eficaz, sejam elas da propaganda ou do marketing, falando com os públicos corretos.

 

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A Comunicação Interna

Ela valoriza o capital humano das instituições, que é o bem mais precioso delas. Equipe unida é equipe mais eficiente e equipe mais eficiente é aquela que produz mais e melhor. E comunicação é essencial para este processo de entrosamento que vai refletir diretamente na qualidade da comunicação que é destinada ao público que está da porta para fora da empresa, ou seja, com o público externo e fornecedores. Agilidade, precisão, interação, engajamento e transparência: itens obrigatórios para todos os envolvidos no processo.

 

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Venha para a Agência Caravela e descubra!

 

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Serviço:

 

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Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.182, Centro – Poços de Caldas (MG)

Telefone: (35) 3722-2350

Site: www.agenciacaravela.com.br

 

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