Uma vantagem
competitiva que a internet trouxe foi a chance de todos concorrerem de igual para igual, na Rede, com uma
comunicação mais acessível e múltiplas estratégias para pequenas, médias e
grandes empresas. Cada vez mais as pessoas utilizam a internet para se
conectar, para aprender, para buscar informações e para comprar. Estar fora
desta Rede significa decidir se excluir de um mercado que deve chegar a R$ 85
bilhões ao ano, até 2021, segundo um estudo recente encomendado pelo Google. A
possibilidade de comparação rápida de preços e o acesso a ofertas diferenciadas
explicam esse crescimento do e-commerce. E mesmo quando a compra não é fechada
pela Rede, a internet pode representar papel importante na decisão do
consumidor, seja por informações disponíveis ou até pela opinião de outros
consumidores, sobre o produto comprado ou sobre o serviço adquirido. Então,
decidir estar na internet significa decidir aparecer, ser visto e
consequentemente, vender mais.
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A
Necessidade do Planejamento de Comunicação
Trata-se de um
documento importantíssimo para qualquer empresa. O planejamento é realizado
para suprir as necessidades perante os stakeholders. A expressão do inglês é composta de duas palavras: stake, que significa
interesse, risco ou participação. Já holder é aquele que possui. Portanto, a
figura do stakeholder representa aquele que tem interesse ou participação em um
negócio. Pode ser um grupo, pode ser uma só pessoa. Assim como os funcionários,
os fornecedores e os consumidores, todos têm papel fundamental e único no
contexto. As áreas da Comunicação, Administração e Tecnologia da Informação são
as que geralmente reconhecem as figuras dos stakeholders. É uma prática nova no
mundo corporativo mas que vem ganhando cada vez mais espaço. Saber quem são
nossos stakeholders é fundamental e isso fica indicado também no planejamento
de comunicação. Trata-de se uma ferramenta fundamental para o trabalho de
assessoria de imprensa. Análises, estudos e pesquisas de mercado são
fundamentais para estabelecer qual caminho será feito em termos de comunicação.
Objetivos, mensagens, estratégias, avaliação e mensuração de resultados fazem
parte. Todas as etapas devem estar previstas em um cronograma de ações com
previsão, inclusive, de orçamento. Para as ações de marketing e de marketing
digital, esse planejamento de comunicação é essencial. O planejamento bem estruturado vai auxiliar no sucesso da sua
empresa. É possível afirmar,
tranquilamente, que todo o negócio precisa de um bom trabalho de divulgação.
Nos casos das lojas virtuais é praticamente impossível conseguir bons
resultados sem um planejamento de marketing digital. Com ele sua marca será
conhecida, você vai melhorar suas vendas, criar uma conexão com o seu
público-alvo e com suas personas, entre outros benefícios. Esse trabalho vai compreender diversos aspectos: nicho de
mercado no qual o seu negócio está inserido; análise dos concorrentes e quais
ferramentas de divulgação eles têm utilizado; perfil do seu cliente em
potencial.
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Diferentes
Estratégias com Custo Acessível
Há várias ferramentas que podem ajudar neste trabalho. As
mais utilizadas normalmente, neste processo: Google, Remarketing, Redes Sociais
e E-mail Marketing, além de Desenvolvimento Web e Mobile, para criação da sua
página. O combustível é o marketing de
conteúdo!
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O Marketing de
Conteúdo
É fundamental para
conquistar relevância e manter relacionamento com o seu consumidor. Vale para
sites e blogs que querem aparecer nas primeiras posições, nas páginas de busca.
Vale para páginas ou perfis nas redes sociais que querem se destacar. Dentro
desta lógica, o SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em
português, conhecido como otimizador de sites. É um conjunto de técnicas que
têm como principal objetivo tornar as páginas mais amigáveis para os
sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de
forma que este fique melhor posicionado nos resultados
orgânicos, ou seja, sem pagamento para isso. Esta relevância é definida por
algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é
importante. O SEO também depende da palavra-chave que é o termo que você usa em
uma busca. Dependendo de quais palavras você utiliza, serão retornadas páginas
diferentes e em posições diferentes. Conhecer as palavras-chave mais utilizadas
para a busca de determinado tema ou informação é fator determinante para o
sucesso do processo de marketing de conteúdo. Como fazer um blog passa por este
entendimento também, o que vai possibilitar a produção de um conteúdo relevante
e que gere confiança e autoridade no seu público. É estratégia assertiva de
médio a longo prazo.
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O Marketing de Relacionamento nas Redes Sociais
Atualmente, as redes sociais têm sido
muito utilizadas para construir uma relação entre você e seu cliente. Essa
interação proporciona um canal de comunicação muito importante para a sua estratégia
de marketing.
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O E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta
tradicional do marketing digital. Através dele é possível divulgar informações
a respeito de promoções, dicas e até a parte institucional do seu e-commerce.
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O Marketing de Busca
São todas as estratégias utilizadas
para que seu negócio esteja no topo dos mecanismos de busca como, por exemplo,
o Google. Para isso são utilizadas diversas ferramentas. Uma delas é o trabalho
de SEO: Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para
Mecanismos de Busca. Olha aí a importância do marketing de conteúdo, novamente!
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É aí que entra também o Inbound
Marketing, em uma tradução livre, Marketing de Atração, estratégia que consiste
em criar e manter relacionamento com o consumidor, por meio de quatro etapas:
atração, conversão, fechamento e encantamento.
A Atração
O mundo está cada vez mais digital, não tem jeito, é um
caminho sem volta! Sua marca, sua empresa, produto ou serviço, precisam ser
encontrados no Google, na mídia social ou nos blogs.
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Os Leads
Aparecendo nestes canais, vão aparecer também contatos,
pedidos de orçamento, solicitação pelo seu produto ou serviço. Este é outro
princípio do Inbound Marketing: quem procura a empresa é o cliente.
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A Conversão
É a consumação do negócio, proporcionada pela estratégia de
comunicação adequada, assertiva. Surge aí a oportunidade de enfim, provar que o
seu produto ou o seu serviço realmente é o melhor!
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O Encantamento
Cliente satisfeito é cliente fidelizado. É a melhor
propaganda que você pode ter para atrair outros clientes. Na internet então, a
propagação dessa mensagem ganha ainda mais alcance. Depoimentos de encantamento
seduzem e convencem novos consumidores de que investir em você vale a pena, sem
sustos, sem riscos: é divulgação com credibilidade e confiabilidade.
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Dicas
Essenciais
Sempre esteja em conexão com o seu
cliente ou com consumidores em potencial! Pode ser pelas redes sociais, landing
pages, dentre outras maneiras. Ter esse contato é interessante para que seu
público-alvo sinta que é importante para o seu negócio. As técnicas de SEO
podem trazer muitos benefícios para a sua loja virtual! Basicamente você vai
escolher palavras-chave e suas derivações, para utilizá-las nas descrições das
postagens e textos diversos que produzir para divulgar seu e-commerce. O bom
trabalho de SEO vai auxiliar seu negócio a aparecer nos mecanismos de busca, o
que irá proporcionar visitas orgânicas para o seu site e a possibilidade de
convertê-las em vendas! Caso tenha dificuldades em começar, procure ajuda
especializada! A maioria das agências tem profissionais que podem dar uma
mãozinha para você! Pode até parecer trabalhoso, mas quando você consegue se
planejar, estabelecer metas e objetivos, as chances de atrair o público para o
seu negócio são muito maiores! Por isso, nunca se esqueça de investir em um bom
planejamento de comunicação e de marketing digital: é retorno garantido!
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Conte
com a Consultoria da Agência Caravela!
Saber
investir em comunicação significa aproveitar oportunidades de crescimento,
proporcionadas pelo norte que objetivos e metas ganham neste processo. Vender
mais? Conquistar novos clientes? Aumentar as visitas no seu site? Fortalecer a
identidade? Essas são apenas algumas sugestões de itens que precisam estar bem
definidos na sua estratégia. E não importa o tamanho da sua empresa, mas aonde
você quer chegar com ela. Por isso, é fundamental fazer um trabalho de
comunicação, com planejamento de comunicação, planejamento de marketing,
desenvolvimento de site, criação e alimentação de blog, e-mail marketing,
gerenciamento de redes sociais, entre outras estratégias. Marketing de conteúdo, marketing digital e inbound
marketing estão aí para serem usados a seu favor. A agência de publicidade, de marketing e de marketing digital
mais completa do Sul de Minas e Leste Paulista é o lugar ideal para a melhor
assessoria em planejamento de comunicação também para pequenas empresas. Tenha
publicidade e propaganda, comunicação corporativa, assessoria de imprensa e
marketing digital em um só lugar. Venha conversar com a gente e conhecer a sua
empresa de comunicação!
Serviço:
Agência Caravela
Localização: Rua Rio Grande do Sul,
1.182, Centro – Poços de Caldas (MG)
Telefone: (35) 3722-2350
Site: www.agenciacaravela.com.br
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