Conteúdo é a palavra da vez, quando
pensamos na comunicação do século XXI.
Não por acaso, o conteúdo é considerado o combustível do marketing digital e
daí a existência do marketing de conteúdo. Propósito, consistência e relevância
são três características importantíssimas para um conteúdo autêntico e que faça
a diferença de fato, para o público.
O Valor de um Conteúdo Autêntico e
com Propósito
Informação como Ferramenta de
Prospecção
O marketing digital inverteu a lógica
do relacionamento consumidor – serviço ou consumidor - produto. Nesta
engrenagem, a comunicação é feita para que o consumidor procure você e não o
contrário. Por isso, o marketing digital faz parte da etapa de prospecção de
clientes, neste atualizado contexto. Do dicionário, prospecção é substantivo
feminino que significa ato ou efeito de prospectar. Aparece também como o
conjunto de técnicas relativas à pesquisa, localização precisa e estudo
preliminar de uma jazida mineral ou petrolífera. Por metáfora, é a sondagem de
sentimentos e pensamentos alheios. Portanto, prospectar significa buscar. Uma
das ações do marketing digital é prospectar clientes. Como fazer isso, por meio
de um conteúdo autêntico e propositivo, é o que você vai entender neste post.
O Valor de um Conteúdo Autêntico e
com Propósito
Marketing Tradicional X Marketing Digital
O marketing tradicional está ligado aos veículos considerados
offline, tais como: televisão, rádio, jornais, produtos impressos, entre
outros. Entre as vantagens estão: visibilidade, alcance alto, público de faixas
etárias mais elevadas, além de durabilidade maior, porque “o papel dura”, já
diz a frase. Do panfleto que você pegou no semáforo ao anúncio no intervalo do
telejornal: tudo é marketing. E no caso do marketing tradicional, campanhas
pequenas a enormes são possíveis de serem executadas, com as mais diferentes
estratégias. Gastar mais ou gastar menos vai depender das possibilidades do
orçamento e de quanto de público você quer atingir. Enquanto que a comunicação
online é um novo jeito de fazer publicidade e propaganda. Com o mundo cada vez
mais digital, este é um caminho sem volta! Sua marca, sua empresa, produto ou
serviço, precisam ser encontrados no Google, na mídia social ou nos blogs. E a ordem
agora é criar e manter relacionamento com o consumidor. A propaganda
tradicional vem tendo que se adaptar a estas mudanças. Não é que uma seja
melhor do que a outra, mas são estratégias diferentes que atingem públicos
diversos e que podem se complementar em importantes momentos. Em meio a tanta
concorrência, com tanta gente fazendo mais do mesmo, é necessário se destacar,
mostrar porque é especial. Desenvolvimento Web – do site ao aplicativo, isca
digital, automação de marketing digital, anúncios em canais do Youtube,
campanhas de Facebook Ads, Linkedin Ads, Google Ads, remarketing, catálogo
digital, consultoria e gestão de mídias sociais, além de otimização de SEO são
alguns dos serviços de marketing digital.
O Valor de um Conteúdo Autêntico e
com Propósito
O Marketing
Digital neste Contexto
Ranqueando
pelo SEO
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em português,
conhecido como otimizador de sites. É um conjunto de técnicas que têm como
principal objetivo tornar as páginas mais amigáveis para os sites de busca,
trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este
fique melhor posicionado nos resultados orgânicos, ou seja, sem pagamento para
isso. O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes dela, a organização
dos links em uma página de resultado era alfabética como nos diretórios web. Na
nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da
relevância. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que
servem para definir o quanto uma página é importante na internet. Um dos mais
conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank. O SEO também depende da
palavra-chave que é o termo que você usa em uma busca. Dependendo de quais
palavras você utiliza, serão retornadas páginas diferentes em posições
diferentes.
O Valor de um Conteúdo Autêntico e
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O Marketing Digital
neste Contexto
O SEO On-page
São todas as estratégias utilizadas na página da empresa.
Portanto, são aqueles itens relacionados com a otimização do conteúdo do site.
A escolha de um título otimizado, que contenha as palavras-chave, é um exemplo
de estratégia On-page.
O Valor de um Conteúdo Autêntico e
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O Marketing Digital
neste Contexto
O SEO Off-page
O SEO Off-page são os direcionamentos dos links para a sua página
colocados em outros sites da internet. Esta é uma estratégia tão importante
quanto o SEO On-page, que faz com que mais pessoas conheçam o seu site e que
também influência no seu posicionamento nos buscadores. Elas devem ser relacionadas,
de modo que uma complemente a outra, para que ambas contribuam para aumentar o
tráfego da sua página. Veja algumas estratégias Off-page, que ajudam a
conseguir mais links para o seu site: É interessante firmar parcerias com
outros sites e blogs para que eles linkem sua página sempre que possível. Mas é
importante que os links estejam bem contextualizados, por isso, o ideal é
encontrar parceiros que tenham uma linha de conteúdo relacionada a sua área de
atuação.
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O Marketing Digital
neste Contexto
Perguntas Importantes
O que seu produto/serviço
resolve de problema?
Quem é a pessoa dentro da
empresa que tem esse problema?
Qual o impacto desse
problema no dia a dia dela?
O que a pessoa precisa ter
para se beneficiar do seu produto/serviço?
Quanto de recurso
financeiro precisa ter para se beneficiar da sua solução?
Se você pudesse focar em
apenas um tipo de cliente, qual seria?
As respostas
para essas perguntas trazem um Lead. As respostas para essas perguntas permitem
a você conhecer melhor sobre o seu público e sobre a sua empresa. Isso é
fundamental para produzir um conteúdo conectado com o público-alvo específico.
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O Marketing Digital
neste Contexto
O Lead
Muito mais do
que endereços de e-mails, Leads são e devem ser encarados como oportunidades de
negócios. Sim, porque cada um que investiu tempo, preenchendo seu formulário,
demonstrou interesse no que viu ou mais do que isso, tem um problema a ser
resolvido e acredita que você pode ter a solução. Mas este é apenas o primeiro
passo desta jornada. Com um ‘empurrãozinho’, o processo tem mais chance de
resultados satisfatórios. Vamos tomar como exemplo a Agência Caravela e as
áreas de atuação da empresa. Se você acredita que precisa de mais visibilidade
para a sua empresa e começa a receber de nós, conteúdos e informações que te
ajudem a entender melhor, o que nós podemos fazer pelo seu negócio, este é o
embasamento que pode fazer a diferença na sua decisão em ser nosso cliente.
Basicamente é assim que funciona com outros diferentes segmentos.
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O Funil de Vendas
Normalmente,
ele é dividido em três etapas: topo, meio e fundo. Todas estas são formadas por
outras etapas e gatilhos, com a intenção de dar suporte à jornada de compra,
para que a intenção do cliente de fato se concretize em negócio. Isso significa
que as etapas do funil de vendas estão intimamente relacionadas às fases de uma
jornada de compra.
O Valor de um Conteúdo Autêntico e
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O Marketing Digital
neste Contexto
Topo: Aprendizado e Descoberta
Nessa fase,
também conhecida por ToFu (top
of the funnel), os visitantes descobrem que têm uma necessidade ou
problema a ser resolvido, até então desconhecido. Também chamada de etapa da
consciência, pois é despertada após entrarem em contato com a sua empresa. O
papel nesta fase é oferecer conteúdo rico, como infográficos e eBooks, que
podem ser acessados após o preenchimento de um formulário. Ao fornecer dados,
como nome, email e profissão, o visitante torna-se um Lead e avança no funil de
vendas.
O Valor de um Conteúdo Autêntico e
com Propósito
O Marketing Digital neste
Contexto
Meio: reconhecimento e consideração
Conhecida por
MoFu (middle of the funnel),
estamos lidando com os Leads em busca de resolver necessidades, ainda que não
saibam bem como. Nosso papel é ajudá-los com dicas e técnicas. O trabalho deve
ser no sentido de amadurecer e qualificar os Leads, para mais um passo no funil
de vendas.
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Fundo
Decisão No
BoFu (bottom of the funnel), os Leads qualificados tornam-se oportunidades:
estão prontos para serem abordados pelo time de vendas. A relação de confiança
estabelecida entre você e cada um deles faz com que você seja visto como uma
referência no assunto e alguém com quem podem negociar. Por isso o SEO é tão
importante, porque ele cria estas referências e consequentemente, confiança e
respeito. Esse funil de vendas fecha quando os prospects realizam a compra e se
transformam em clientes, gerando a buscada conversão de Leads.
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com Propósito
O Marketing Digital
neste Contexto
A Jornada de Compra
O funil de
vendas dá suporte à jornada de compras, que tem quatro etapas: aprendizado e
descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de
compra, em uma representação dos caminhos que o cliente percorre até a
aquisição de determinado produto ou serviço. Como entendê-la é decisivo para a
compreensão do conceito de funil de vendas, faremos uma pausa para abordá-la de
forma mais detalhada. A jornada de compra tem o objetivo de representar os
passos que o cliente percorre até a aquisição. Em geral, ela é constituída por
4 etapas:
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com Propósito
O Marketing Digital
neste Contexto
A Indicação e a Prova
Social
De clientes que já se
beneficiam do seu produto, o famoso boca a boca. Em geral, essa maneira de
conseguir potenciais clientes não é previsível. Quando falamos de uma venda
mais complexa, é difícil uma venda direta sem falar com um vendedor. Por isso o
papel da indicação está justamente em alimentar o funil com novas oportunidades.
Para ter boas indicações você precisará de fato entregar valor para o seu
cliente. Uma empresa que não está cumprindo o que promete, além de não ter
indicações, terá pessoas falando mal de seu produto/serviço, gerando uma
associação negativa à marca. Na internet então, a repercussão disso é ainda
maior. Os depoimentos das pessoas também são chamados de prova social, muito
valorizada na construção de imagem e de reputação de uma empresa, nos dias
atuais.
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O Marketing Digital
neste Contexto
Faça com a Agência Caravela!
O marketing de conteúdo é fundamental para
conquistar relevância e manter relacionamento com o seu consumidor. Para todas
as estratégias, citadas neste texto, o conteúdo é um diferencial. Temos
públicos cada vez mais diversificados e segmentados que em contrapartida,
respondem melhor a mensagens pensadas e direcionadas estrategicamente. O
caminho é criar e manter relacionamento com o consumidor. A propaganda
tradicional vem perdendo credibilidade. É aí que entra o marketing de conteúdo,
considerado o combustível do marketing digital. Vale para redes sociais que
buscam engajamento. Vale para sites e blogs que querem aparecer nas primeiras
posições, nas páginas de busca. Vale para páginas ou perfis nas redes sociais que querem se destacar. Conte com 10 anos de experiência, da agência digital mais
completa do Sul de Minas e Leste Paulista. Além de estudar o cenário, planejar
estratégia, prestamos consultoria e executamos marketing digital nos diferentes
canais possíveis. Isso faz da Caravela a sua agência de marketing, marketing de
conteúdo e marketing digital. Nossa equipe conta com publicitários para
atendimento, jornalistas para conteúdo exclusivo, designers para criação,
desenvolvedores e programadores para web e mobile e gerente de mídia para
pensar o seu marketing digital. Isso significa que em um só lugar, você tem
estudo e definição de estratégias, produção das peças e mídias a serem
utilizadas e aplicação com acompanhamento e mensuração dos resultados. Para
desenvolvimento de conteúdo, assessoria de imprensa e desenvolvimento web,
dentre outros serviços, conte com a agência de publicidade mais completa da
região, conte com a Agência Caravela, para oferecer autenticidade e propósito
nas suas ações de comunicação!
Serviço:
Agência Caravela
Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.182, Centro – Poços
de Caldas (MG)
Telefone: (35) 3722-2350
Site: www.agenciacaravela.com.br/
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