Como Anunciar no Spotify

Ele simplesmente mudou nossa forma de consumir músicas, filmes e séries. O que antes podia demorar meses para chegar até nós, agora pode ser acessado com poucos cliques. A nova tendência fez desaparecer lojas de discos ou vídeo locadoras. Quem é da época do vinil, agora vintage, vai se lembrar do incômodo causado quando um disco riscado ou arranhado fazia a agulha da vitrola pular e tornava impossível ouvir aquela música. Quem consumiu música em K7, também vai recordar da dificuldade que era rebobinar ou avançar a fita, para ouvir aquela música preferida. Realmente, muito diferente da realidade de agora, graças aos serviços de streaming, podcast e vídeo. O Spotify é o tema deste post da Agência Caravela. Continue sua leitura e saiba mais sobre como anunciar na internet, ou melhor, sobre como anunciar no Spotify.

 

Como Anunciar no Spotify

A História do Spotify

 

Natural de Estocolmo, Suécia, a história do Spotify começa em 2006, o que nos permite dizer que Daniel Ek e Martin Lorentzon, os responsáveis pela criação, foram visionários em uma época em que a internet de alta velocidade ainda dava seus primeiros passos, e os arquivos de músicas circulavam para download de forma ilegal ou através de plataformas caras, totalmente diferente do cenário de hoje e nem faz tanto tempo assim. Foram dois anos para a estruturação do negócio e sua consolidação tal qual conhecemos agora. Podemos dizer que Mark Zuckerberg, o famoso criador do Facebook, uma das maiores redes sociais da atualidade, teve participação na história de sucesso do Spotify. Ainda em 2009, Zuckerberg escreveu no seu mural, no Face, a mensagem “Spotify is so good”, ou “O Spotify é muito bom”. É óbvio que isso impulsionou o crescimento do Spotify, trouxe mais visibilidade. Em 2019, a plataforma conta, no mundo todo, com 180 milhões de usuários ativos e cerca de 83 milhões são assinantes. Nada ruim né!?

 

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O Spotify no Brasil

 

Fazendo as contas, o Spotify demorou para chegar até os brasileiros. A história que começou em 2006, se ampliou entre 2008 e 2009, mas desembarcou em território nacional somente na metade de 2014. Com as opções de acesso gratuito com anúncios comerciais ou de assinatura premium, é uma das principais formas de consumo de música no país, nesta década.

 

Como Anunciar no Spotify

Entenda como Funciona

 

 

Streaming do inglês, transmissão. É desta forma que funciona o Spotify, um arquivo gigante de música, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. É possível acessar as páginas dos artistas, além de playlists exclusivas, sempre lançadas. Para usar é muito simples! É preciso criar uma conta que pode ser feita, inclusive, com os dados de acesso ao Facebook. O Spotify pode ser utilizado tanto no computador, quanto no smartphone. O plano básico, aquele gratuito, não permite fazer downloads, o que significa que é necessário ter conexão de dados para acesso. Além disso, há anúncios entre as músicas, muito parecido aos intervalos comerciais das emissoras de rádio. Na versão para celular, as músicas são reproduzidas de modo aleatório. No PC, é possível escolher as músicas e até mesmo criar playlists específicas. Se tornando assinante, a experiência ganha algumas comodidades, como baixar as músicas para ouvir offline ou criar uma seleção armazenada na sua própria conta, sem a necessidade de uso da memória do computador.

 

 

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Por que Investir neste Canal?

 

Um benefício de anunciar no aplicativo de música Spotify é a grande possibilidade de segmentação do público, já que todos os usuários precisam estar logados na plataforma, independentemente do canal de acesso. No mundo todo, 52% dos streams (reproduções) partem do aplicativo mobile. Os usuários passam, em média, duas horas conectados ao Spotify diariamente.

O Spotify tem alguns diferenciais em relação a serviços de streaming do mesmo segmento. O Apple Music é limitado à plataforma Apple. Já o Deezer tem custo mais barato, mas tem alguns contras. As indicações não são feitas com os critérios específicos do Spotify e por isso não conseguem oferecer sugestões mais a ver com o perfil do usuário. Além disso, para anunciar, o Deezer também não oferece um sistema inteligente. O Google Play tem a característica de ser mais abrangente em termos de conteúdo, pois, além músicas, tem filmes, livros, revistas e jornais. Mas no quesito anúncios, é deficitário, já que mesmo tendo um sistema próprio de propaganda, o Google não faz a integração com o aplicativo. O Google Play é limitado aos sistemas Android e iOS e o plano possui apenas o pacote individual, sem os descontos do plano família dos outros aplicativos. Em março de 2017, o Waze, popular aplicativo de GPS anunciou uma parceria com o Spotify, o que permite ao usuário ouvir as playlists da plataforma de streaming dentro do Waze. Assim que o carro começa a andar, as músicas já começam a ser tocadas. Além de tudo isso, o Spotify oferece mais vantagens para as empresas, por ter um número muito grande de usuários no sistema gratuito. Sem dúvidas, é mais visibilidade para a sua marca!

 

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O Spotify for Brands

 

É nessa plataforma que as empresas e agências podem encontrar dados importantes para suas campanhas, além da aba Spotify Ad Studio, onde os anúncios (exclusivamente em áudio) são criados e programados. Todas as soluções oferecidas no Spotify for Brands partem da análise de dados de todos os usuários, a chamada inteligência de streaming. É com essa análise que o aplicativo de música Spotify entrega ao público, playlists personalizadas, como a de “Descobertas da Semana”. Esses mesmos dados, entre idade, gênero, idioma, localização, preferências musicais, interesses, estão disponíveis para a segmentação de publicidade. Além dos anúncios de áudio, é possível trabalhar a publicidade no Spotify em outros formatos.

 

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Formato Áudio

Por ser uma plataforma de música, é muito simples ouvir música por ele. O usuário recebe as informações da música que está ouvindo como nome, capa do disco e muito mais. Com a publicidade é a mesma apresentação. Com formato de 30 segundos, a publicidade de áudio no Spotify acontece a cada 15 minutos. Além do áudio, a propaganda também é exibida com uma arte desenvolvida pela marca, com nome da campanha e clique para o link que preferir. Na aba Spotify Ad Studio, é onde os anúncios, exclusivamente em áudio, são criados e programados.

 

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Formato Vídeo Take Over

 

Disponíveis nas versões de 15 e 30 segundos, o Vídeo Take Over representa a possibilidade de exibir anúncios em vídeo que serão veiculados na versão web. Importante: os anúncios neste formato só funcionam se a versão desktop estiver aberta e o usuário pode até pular o anúncio se desejar, porém o custo só será contabilizado para aqueles vídeos que forem assistidos até o final da exibição.

 

 

 

 

 

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Formato Display

 

Similar ao display do Google, esse formato no Spotify usa faixas de imagens em diferentes posições, considerando a plataforma em que o aplicativo está sendo usado. São 3 formatos: Homepage Takeover, Overlay e Leaderboard.

 

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Formato Playlist com Marcas

 

A marca fica visível o tempo todo dentro de uma playlist criada pelo próprio usuário. Uma situação real: uma marca de produtos fitness pode estar visível em uma lista de músicas para serem ouvidas durante os exercícios físicos. Ou: uma marca de vinhos ou de restaurante em uma playlist romântica.

 

Como Anunciar no Spotify

Formato Página do Anunciante

 

Trata-se de um microsite dentro da plataforma, na qual a empresa poderá postar vídeos exclusivos, notícias, blogs e até imagens com link direto para o site, tendo a probabilidade de alcançar bons resultados, alta.

 

Como Anunciar no Spotify

A Agência Caravela faz pra Você!

 

A publicidade online oferece inúmeras possibilidades. De que maneira anunciar na internet, como anunciar no Google, onde anunciar, enfim, são muitas dúvidas. Em meio a este amplo universo, o Spotify oferece novas formas de como fazer propaganda. Questionamentos do tipo: quanto custa anunciar no Spotify ou como colocar anúncio no Spotify, nós podemos responder para você! Temos uma década contada em cases de sucesso com empresas dos mais variados segmentos. Marketing digital é a nova forma de comunicação com o mundo, mas principalmente com o seu consumidor. A comunicação digital oferece diversas opções: anunciar no Google, anunciar na internet, vender online, enfim, tudo isso é possível neste ambiente! Para ter sucesso é fundamental contar com uma empresa de marketing para consultoria profissional. Pesquisa de mercado, elaboração de plano de marketing, execução de estratégias e mensuração de resultados: tudo isso faz parte de um suporte que vai trazer ainda mais segurança e confiança para o seu investimento em marketing digital. Saber os seus objetivos e conhecer o seu público são essenciais para a definição da melhor estratégia, que pode incluir o Spotify, o maior streaming de música do mercado. Conte com a experiência de uma empresa de comunicação completa, com atendimento personalizado, rápido e adequado a sua necessidade! Invista em marketing digital e desfrute dos melhores resultados! Somos a Agência Caravela, a sua empresa de marketing no Sul de Minas e Leste paulista e que também pode te auxiliar no melhor uso do Spotify em benefício da sua marca, da sua empresa, produto ou serviço!

 

 

Serviço:

Agência Caravela

Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.182, Centro – Poços de Caldas (MG)

Telefone: (35) 3722-2350

Site: www.agenciacaravela.com.br/

 

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Entenda como Funciona!
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