Como usar o QR Code e Obter Benefícios
para a Empresa
Para que serve o QR Code?
As funções são múltiplas. Na mídia impressa: jornais,
revistas ou panfletos, por exemplo, os códigos QR podem trazer um conteúdo
extra, além daquele divulgado. Em embalagens de produtos, o QR pode levar a uma
página com mais informações ou para uma promoção, também. Em um outdoor, o QR
Code pode dar acesso a um vídeo que traz mais detalhes sobre determinada
campanha ou ação publicitária. Ele também pode estar em um cartão de visitas,
em cardápios, nos estacionamentos ou em outros tipos de comunicação impressa,
inclusive do ponto de vendas. Uma das novidades mais recentes foi o uso do QR
Code pelo WhatsApp, como forma de sincronizar o app com o computador, para os
usuários que querem fazer uso do aplicativo no PC. Deu muito certo!
Como usar o QR Code e Obter Benefícios
para a Empresa
Características do QR Code
É uma ferramenta interessante, versátil e que pode ser
utilizada de maneira convergente, com inúmeras plataformas de comunicação,
tendo em vista os exemplos dados. Além disso, outra vantagem é a facilidade de
uso, uma vez que o QR Code não necessita da digitação de um endereço para
acesso a determinado conteúdo. Ao invés desta digitação, chatinha de ser feita,
especialmente em smartphones, com o QR Code, basta iniciar o aplicativo de
leitura, apontar a câmera do aparelho para um QR, ler código QR Code e aguardar
a exibição do conteúdo respectivo. Outro benefício é que a geração de QR Codes
é simples. Há sites específicos para isso e esta geração é feita a partir de
informações como um endereço web, texto, número de telefone ou SMS. Acessar
também é fácil. Aparelhos de celular mais novos já possuem aplicativos leitores
da tecnologia. Aparelhos mais antigos necessitam de um programa compatível para
a operacionalização da ferramenta.
Como usar o QR Code e Obter Benefícios para a
Empresa
Como Funciona o QR Code
Cada código QR tem
uma espécie de margem, que delimita onde ele começa e onde ele termina. Nos
quatro cantos dessa delimitação existem caixinhas menores, que ficam sempre em
destaque. São elas as responsáveis pelo formato do código e também por mostrar
a sua função. É ali que se consegue registrar se o QR será em letras ou
números. São nessas extremidades também que sabemos o caminho que ele seguirá
para ser decodificado. As outras
partes da imagem possuem a informação dele, que são colocadas em pequenos
módulos, os bytes. Ao todo são 8 bytes em um QR. Além disso, no canto dos
códigos existem algumas regiões que determinam qual a sua versão, como 21x21
módulos ou até mesmo 177x177. Atualmente são 40 tipos diferentes de QR Codes
existentes.
Como usar o QR Code e Obter Benefícios para a
Empresa
As Vantagens do QR Code
É mais uma ferramenta
de comunicação que pode atuar na melhoria da identidade, na divulgação da marca
e na proximidade com o público. O código pode ser utilizado para levar o
consumidor até um site ou outro conteúdo relacionado com o seu trabalho. Além
dos exemplos de aplicabilidade citados já aqui, o QR Code pode estar em uma
etiqueta de roupa e quando acessado, contar em vídeo a história daquela
coleção, como foi concebida, os materiais utilizados e os conceitos difundidos
naquele trabalho. Eles podem ser usados em utilidades
como weblinks, em SMS. e-mail ou até mesmo para que o consumidor possa marcar
um evento em sua agenda. O QR Code também pode ser usado para garantir a
entrada em eventos e manter o controle da quantidade de pessoas que estão na
festa. É uma alternativa arrojada e que também traz economia, por ocupar menos
espaço em publicações e poder ser inserido em diversos locais, gerando a
possibilidade de conteúdo extra, de complementação de informação ou até
atualização.
Como usar o QR Code e Obter Benefícios para a Empresa
Dicas para Utilizar da Maneira Correta
O primeiro passo é conhecer quem
será atingido com a estratégia, se possível por meio de definição de
público-alvo e de persona, tanto para seu produto ou serviço, mas
principalmente para a ação específica a ser realizada. Isso é fundamental para
garantir participação e engajamento na iniciativa. Como já dissemos, o QR Code
é simples e fácil de ser utilizado, mas ainda assim, pede requisitos básicos
como conexão com a internet e um aparelho celular preparado com qr code leitor.
Faixas etárias jovens e adultas tendem a ter mais afinidade com a
ferramenta. Há ainda determinados nichos
mais favoráveis ao sucesso do uso desta ação de marketing digital. Áreas de
moda, comunicação, games, tecnologia e estilo de vida são interessantes para a
aplicabilidade. Outras informações como faixa de renda, perfil de consumo e
interesses de determinado público são importantes na hora de traçar a
estratégia. De que maneira utilizar um QR Code faz diferença no alcance e no
retorno da iniciativa. Determinados públicos são mais impactados por revistas
ou jornais. Outros podem ser mais facilmente atingidos em banners ou outdoors.
Há ainda o público digital, que vai preferir receber um e-mail ou acessar o
código por rede social. Além da escolha da mídia para distribuição do código, o
conteúdo também deve fazer sentido, ser relevante e muito bem pensado dentro do
critério de Jornada de Compra. Para isso, informação, criatividade e uma dose
de autoridade são essenciais para fazer
o cliente acessar seu código. A beleza também pesa e é aí que entra o design,
que deve conversar com o conteúdo e complementar a comunicação. O botão CTA –
call to action é a ordem que muitas vezes o cérebro precisa para dar o próximo
passo e acessar o conteúdo oferecido, o grande objetivo da ação. Após a
divulgação do QR, é necessário fazer a mensuração de resultados, por meio de
monitoramento constante. Com ferramentas
específicas, como o Analytics, é possível obter os resultados do uso do QR Code
no marketing, sabendo quantas pessoas acessaram o link, quais páginas
visitaram, quantas converteram na página, enfim, é um demonstrativo dos
resultados obtidos, passo a passo, dia a
dia. Por tudo isso, trata-se de uma estratégia flexível e que pode ser aplicada
em inúmeras situações, com certeza de bons resultados. Não é difícil encontrar
na internet, ferramentas, sites e aplicativos para produção de QR Code. Mas na
dúvida de qual estratégia adotar e de quando utilizar a tecnologia, procure uma
empresa de marketing que entende do assunto, procure a Agência Caravela!
Como usar o QR Code e Obter Benefícios
para a Empresa
A Caravela é a sua Agência de Marketing Digital, para esta e
outras Estratégias!
As aplicabilidades são várias, os
objetivos são inúmeros: o QR Code é capaz de proporcionar diversos benefícios
ao seu negócio, e melhor, pode ser utilizado em diversos segmentos, com
assertividade e retorno certo. O QR Code é mais um exemplo de que estar na
internet é muito mais do que somente estar presente. É preciso a presença
efetiva. Ter um site, pensar no conteúdo para esta página, incluindo um blog,
que precisa ser constantemente atualizado, com assuntos relativos ao seu ramo
de atuação. A definição das pautas deve ser feita, pensando nos assuntos do
momento e na pesquisa das palavras-chave mais procuradas, nos sites de busca.
Tem também o planejamento e a produção de conteúdo para as redes sociais. Há
ferramentas específicas para isso. O profissional especialista em mídias
digitais é o mais indicado para fazer este monitoramento e indicar os caminhos
a seguir. Jornalistas compõem a equipe, como produtores deste conteúdo digital
pensado para a otimização e o rankeamento do seu site. Tem ainda os
programadores, desenvolvedores e designers para criar e executar um material
intuitivo, bonito e moderno. É o marketing digital a serviço do seu negócio.
Para planejar a sua comunicação, criar site, fazer a otimização de site SEO, o
marketing de conteúdo e a mensuração dia a dia dos resultados, conte com a
agência de marketing digital e publicidade e propaganda mais completa do Sul de
Minas e Leste Paulista. Para comunicação que trabalha a convergência de mídias,
o caso do QR Code, o suporte profissional de uma empresa de comunicação, de
publicidade e de marketing digital também faz total diferença! Conte com a
Agência Caravela e tenha comunicação digital, efetiva e de resultados, ao seu
alcance!
Serviço:
Agência Caravela
Localização: Rua Rio Grande do Sul,
1.182, Centro – Poços de Caldas (MG)
Telefone: (35) 3722-2350
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