Muitas são as
formas de marcar presença na internet, algo fundamental para se destacar em um
ramo tão concorrido. Marketing para médicos se configura como uma estratégia
importante de divulgação. Seja para clínica particular de consultas, clínicas
para exames, o marketing médico aliado ao marketing digital é eficaz para
buscar novos clientes. A gestão em saúde que inclui a comunicação, obtém
resultados significativos. Ferramentas como propaganda e marketing e marketing
digital oferecem inúmeras possibilidades que listamos neste post. Google,
Remarketing, Redes Sociais e E-mail Marketing, além de Desenvolvimento Web e
Mobile, para criação da sua página, Marketing de Conteúdo para Blogs e
campanhas: trata-se de um universo amplo a ser explorado.
Como
Fazer Marketing Médico para Clínicas
O
Google
Imagine a situação: você precisa de determinado produto ou serviço
e vai até o Google fazer uma busca. Você não tem outra referência, então, os
primeiros resultados mostrados nesta pesquisa provavelmente basearão a sua
escolha. Aparecer ou não aparecer aqui pode ser a diferença entre o sucesso ou
fracasso da sua empresa. Isso é válido não apenas para empresas de e-commerce,
que vendem produtos diretamente em suas lojas virtuais, mas para qualquer
negócio aonde os potenciais clientes vão até a internet para buscar os seus
fornecedores ou prestadores de serviços. E os sites de busca são hoje a
principal fonte de procura de informações por todo o tipo de usuários da
internet. Conteúdos de relevância ou links patrocinados são caminhos que podem
te levar ao topo dos resultados. O Google
AdWords traz várias opções de estratégias para uma campanha de Marketing
Digital, como as Redes de Pesquisa e de Display e o Remarketing. Tem ainda o
Marketing de Conteúdo, mas essa é uma estratégia a médio e longo prazo,
importante lembrar.
Como
Fazer Marketing Médico para Clínicas
O Remarketing
Quantas vezes você já não pesquisou um produto, esteve a um clique
da compra, mas decidiu pensar mais um pouco, continuou sua navegação na
internet e em outro site qualquer, viu o anúncio daquele mesmo produto aparecer
novamente para você, como num passe de mágica? Esta possibilidade de criar
campanhas de marketing específicas para
pessoas que já estiveram em seu site, mas abandonaram a página por algum motivo
é o que chamamos de Remarketing. O Remarketing é possível graças a um
código instalado em todas as páginas do seu site e que funciona como cookie.
Dessa forma é possível traçar quais usuários estiveram no seu site através da
página de audiência disponível na conta do AdWords.
Como
Fazer Marketing Médico para Clínicas
As Redes
Sociais
Além dos mecanismos de busca e do Remarketing, as redes sociais
também têm tido grande sucesso quando o assunto é atrair potenciais
consumidores pela internet. Instagram, Facebook, Pinterest, são apenas algumas
opções. Antes de ativar uma campanha é importante pensar na finalidade e
definir qual público deve ser atingido. Isso vai possibilitar escolher a rede
social mais adequada para o seu objetivo. Esta é uma questão em constante
evolução que precisa ser revista sempre. Ser um usuário também ajuda nesta
percepção.
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O E-mail Marketing
É a famosa
mala direta digital. Chega ao seu e-mail, oferecendo uma promoção, produto ou
serviço. Uma dica importante é construir a sua lista de e-mails e não comprar
uma lista pronta. Isso vai garantir contatos que realmente tenham interesse no
que você tem a oferecer. As técnicas de captação de mailing incluem landing
pages e pop-ups contextualizados. Para o e-mail marketing não virar lixo na
caixa de entrada de quem o recebe é necessário definir estratégia de
comunicação, público-alvo, ações pretendidas, linguagem da empresa e a meta
pretendida.
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Os
Blogs
Na década de 1990, eles surgiram como diário
virtual, uma maneira de expressar emoções, sentimentos e opiniões. Com o avanço
do marketing digital não demorou muito até as pessoas jurídicas também perceberem
a importância estratégica dos blogs. O primeiro ponto é a possibilidade de
estabelecer liderança, porque se o conteúdo é de qualidade e gera repercussão,
então temos aí uma autoridade em determinado assunto e o blog passa a ser
referência, tem a confiança dos leitores o que consequentemente traz
confiabilidade à marca e/ou serviço.
Outra vantagem: quanto mais conteúdo
publicamos, mais páginas são indexadas no Google. Isso significa dizer que você
aumenta as chances de aparecer em uma busca feita no Google de forma orgânica,
ou seja, sem pagar para isso. O blog também traz as possibilidades de dinamismo
e interatividade, o que não é comum em um website sem esta ferramenta que
proporciona resultados permanentes, porque mesmo interrompendo a produção de conteúdo
por um período, o tráfego espontâneo continua sendo gerado para a sua página
por meio do material que já está no ar. Além disso, querer ter um blog
interessante e constantemente atualizado também faz com que você se mantenha
sempre de olho nos últimos avanços e tendências, nas mudanças e anseios do
mercado que está sempre em constante evolução.
O
acompanhamento de desempenho é fundamental. Este trabalho é feito por meio de
ferramentas de monitoramento para verificar sempre a eficácia dos links, horários
e palavras que foram selecionadas. Fique atento a comentários e solicitações
que podem surgir, um bom momento para investir também no relacionamento com os
leitores.
Escrever
um Guest Post é uma ótima opção para receber novos visitantes no seu blog.
Um guest post é um post convidado, um post escrito por outra pessoa que não é o
dono do blog. Guest posts funcionam bem quando são escritos pelos próprios
leitores de um blog que tenha um bom número de visitantes, o que significa que
isso é bom para ambas as partes, porque quem escreve o guest post fica
conhecido pelos leitores do blog e o blogueiro que permite guest
posts ganha um artigo de qualidade sem esforço algum. Ainda é possível
linkar algumas palavras do guest post para o seu blog, estratégia ótima para
conseguir backlinks de qualidade.
Nos
blogs de nicho, você vai ter a audiência certa de pessoas que se interessam de
fato pelo o que você tem a oferecer. Trata-se de um canal com altas
possibilidades de assertividade para publicidade da sua loja virtual, por
exemplo. E, além disso, fazer com que o leitor, clicando no banner, vá
diretamente para a sua página.
Dentro
desta lógica é possível pensar em campanhas e ações exclusivas a serem
ofertadas ao público deste blog. É o tipo de estratégia que gera vínculo,
aproxima e permite medir inclusive os resultados da iniciativa, por meio da
taxa de conversão deste público específico. A repetição desta estratégia gera
também a fidelização do cliente, que se sente prestigiado por ter acesso a
condições diferenciadas, pensadas especificamente para ele. No caso do
marketing médico, o universo de pautas a serem trabalhadas é imenso.
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Os Desenvolvimentos Web e Mobile
Esta é a área específica para o trabalho
de elaboração, de desenvolvimento de site. Envolve diversas questões, como o
frontend, que seria o que você usuário, enxerga de uma página, quando navega
por ela. Para tudo isso funcionar, há também o backend, que é a programação que
faz os seus comandos serem obedecidos, quando por exemplo você clica em um
link, tenta enviar dados por formulário ou até mesmo realizar uma compra
online. Então, de uma forma simples para fácil entendimento, frontend é o site
e backend, o painel administrativo. São programadores e desenvolvedores os
responsáveis por fazerem esta engrenagem funcionar de forma alinhada e
harmônica. Sem dúvidas, são elementos importantíssimos e indispensáveis. De
nada adianta ter uma página linda mas que não “funciona” corretamente. Uma
página ruim do ponto de vista estético também não é uma opção legal, mesmo que
ela tenha um backend excelente. Frontend e backend são complementares e
necessários. Já o desenvolvimento mobile significa deixar o seu conteúdo na palma da mão de
quem você quer atingir. Isso representa um público consumidor que exige mais
rapidez e facilidade na hora de adquirir um produto ou serviço. Ter presença
digital efetiva já não significa mais somente estar nas redes sociais, ter um
site ou loja virtual. Além de tudo isso, é necessário também pensar mobile, ou
seja, oferecer tudo o que for necessário para os formatos tablet e smartphone.
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O
Marketing de Atração
Ou Inbound Marketing, é estratégia que
consiste em criar e manter relacionamento com o consumidor, por meio de quatro
etapas: atração, conversão, fechamento e encantamento. O Inbound Marketing é
uma estratégia de marketing digital ou marketing online. A criação de conteúdo
inédito e relevante, nos exemplos que demos até aqui, é essencial para este processo.
Como
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O
Marketing de Atração – O Primeiro Passo
O mundo está cada vez mais digital, não
tem jeito, é um caminho sem volta! Sua marca, sua empresa, produto ou serviço,
precisam ser encontrados no Google, na mídia social ou nos blogs.
Como
Fazer Marketing Médico para Clínicas
O
Marketing de Atração – O Segundo Passo
Aparecendo nestes canais, vão aparecer
também contatos, pedidos de orçamento, solicitação pelo seu produto ou serviço.
Este é outro princípio do Inbound Marketing: quem procura a empresa é o
cliente.
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Fazer Marketing Médico para Clínicas
O
Marketing de Atração – O Terceiro Passo
É a consumação do negócio, proporcionada
pela estratégia de comunicação adequada, assertiva. Surge aí a oportunidade de
enfim, provar que o seu produto ou o seu serviço realmente é o melhor!
Como
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O
Marketing de Atração – O Quarto Passo
Cliente satisfeito é cliente fidelizado. É
a melhor propaganda que você pode ter para atrair outros clientes. Na internet
então, a propagação dessa mensagem ganha ainda mais alcance. Depoimentos de
encantamento seduzem e convencem novos consumidores de que investir em você
vale a pena, sem sustos, sem riscos: é divulgação com credibilidade e confiabilidade.
Como
Fazer Marketing Médico para Clínicas
A Caravela tem esta Resposta, em Cases de Sucesso!
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