Como Fazer Marketing Médico para Clínicas

Muitas são as formas de marcar presença na internet, algo fundamental para se destacar em um ramo tão concorrido. Marketing para médicos se configura como uma estratégia importante de divulgação. Seja para clínica particular de consultas, clínicas para exames, o marketing médico aliado ao marketing digital é eficaz para buscar novos clientes. A gestão em saúde que inclui a comunicação, obtém resultados significativos. Ferramentas como propaganda e marketing e marketing digital oferecem inúmeras possibilidades que listamos neste post. Google, Remarketing, Redes Sociais e E-mail Marketing, além de Desenvolvimento Web e Mobile, para criação da sua página, Marketing de Conteúdo para Blogs e campanhas: trata-se de um universo amplo a ser explorado.

 

Como Fazer Marketing Médico para Clínicas

O Google

Imagine a situação: você precisa de determinado produto ou serviço e vai até o Google fazer uma busca. Você não tem outra referência, então, os primeiros resultados mostrados nesta pesquisa provavelmente basearão a sua escolha. Aparecer ou não aparecer aqui pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso da sua empresa. Isso é válido não apenas para empresas de e-commerce, que vendem produtos diretamente em suas lojas virtuais, mas para qualquer negócio aonde os potenciais clientes vão até a internet para buscar os seus fornecedores ou prestadores de serviços. E os sites de busca são hoje a principal fonte de procura de informações por todo o tipo de usuários da internet. Conteúdos de relevância ou links patrocinados são caminhos que podem te levar ao topo dos resultados. O Google AdWords traz várias opções de estratégias para uma campanha de Marketing Digital, como as Redes de Pesquisa e de Display e o Remarketing. Tem ainda o Marketing de Conteúdo, mas essa é uma estratégia a médio e longo prazo, importante lembrar.

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O Remarketing

Quantas vezes você já não pesquisou um produto, esteve a um clique da compra, mas decidiu pensar mais um pouco, continuou sua navegação na internet e em outro site qualquer, viu o anúncio daquele mesmo produto aparecer novamente para você, como num passe de mágica? Esta possibilidade de criar campanhas de marketing específicas para pessoas que já estiveram em seu site, mas abandonaram a página por algum motivo é o que chamamos de Remarketing. O Remarketing é possível graças a um código instalado em todas as páginas do seu site e que funciona como cookie. Dessa forma é possível traçar quais usuários estiveram no seu site através da página de audiência disponível na conta do AdWords.

 

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As Redes Sociais

 

Além dos mecanismos de busca e do Remarketing, as redes sociais também têm tido grande sucesso quando o assunto é atrair potenciais consumidores pela internet. Instagram, Facebook, Pinterest, são apenas algumas opções. Antes de ativar uma campanha é importante pensar na finalidade e definir qual público deve ser atingido. Isso vai possibilitar escolher a rede social mais adequada para o seu objetivo. Esta é uma questão em constante evolução que precisa ser revista sempre. Ser um usuário também ajuda nesta percepção.

 

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O E-mail Marketing

É a famosa mala direta digital. Chega ao seu e-mail, oferecendo uma promoção, produto ou serviço. Uma dica importante é construir a sua lista de e-mails e não comprar uma lista pronta. Isso vai garantir contatos que realmente tenham interesse no que você tem a oferecer. As técnicas de captação de mailing incluem landing pages e pop-ups contextualizados. Para o e-mail marketing não virar lixo na caixa de entrada de quem o recebe é necessário definir estratégia de comunicação, público-alvo, ações pretendidas, linguagem da empresa e a meta pretendida.

 

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Os Blogs

Na década de 1990, eles surgiram como diário virtual, uma maneira de expressar emoções, sentimentos e opiniões. Com o avanço do marketing digital não demorou muito até as pessoas jurídicas também perceberem a importância estratégica dos blogs. O primeiro ponto é a possibilidade de estabelecer liderança, porque se o conteúdo é de qualidade e gera repercussão, então temos aí uma autoridade em determinado assunto e o blog passa a ser referência, tem a confiança dos leitores o que consequentemente traz confiabilidade à marca e/ou serviço.

Outra vantagem: quanto mais conteúdo publicamos, mais páginas são indexadas no Google. Isso significa dizer que você aumenta as chances de aparecer em uma busca feita no Google de forma orgânica, ou seja, sem pagar para isso. O blog também traz as possibilidades de dinamismo e interatividade, o que não é comum em um website sem esta ferramenta que proporciona resultados permanentes, porque mesmo interrompendo a produção de conteúdo por um período, o tráfego espontâneo continua sendo gerado para a sua página por meio do material que já está no ar. Além disso, querer ter um blog interessante e constantemente atualizado também faz com que você se mantenha sempre de olho nos últimos avanços e tendências, nas mudanças e anseios do mercado que está sempre em constante evolução.

O acompanhamento de desempenho é fundamental. Este trabalho é feito por meio de ferramentas de monitoramento para verificar sempre a eficácia dos links, horários e palavras que foram selecionadas. Fique atento a comentários e solicitações que podem surgir, um bom momento para investir também no relacionamento com os leitores.

Escrever um Guest Post é uma ótima opção para receber novos visitantes no seu blog. Um guest post é um post convidado, um post escrito por outra pessoa que não é o dono do blog. Guest posts funcionam bem quando são escritos pelos próprios leitores de um blog que tenha um bom número de visitantes, o que significa que isso é bom para ambas as partes, porque quem escreve o guest post fica conhecido pelos leitores do blog e o blogueiro que permite guest posts ganha um artigo de qualidade sem esforço algum. Ainda é possível linkar algumas palavras do guest post para o seu blog, estratégia ótima para conseguir backlinks de qualidade.

Nos blogs de nicho, você vai ter a audiência certa de pessoas que se interessam de fato pelo o que você tem a oferecer. Trata-se de um canal com altas possibilidades de assertividade para publicidade da sua loja virtual, por exemplo. E, além disso, fazer com que o leitor, clicando no banner, vá diretamente para a sua página.

Dentro desta lógica é possível pensar em campanhas e ações exclusivas a serem ofertadas ao público deste blog. É o tipo de estratégia que gera vínculo, aproxima e permite medir inclusive os resultados da iniciativa, por meio da taxa de conversão deste público específico. A repetição desta estratégia gera também a fidelização do cliente, que se sente prestigiado por ter acesso a condições diferenciadas, pensadas especificamente para ele. No caso do marketing médico, o universo de pautas a serem trabalhadas é imenso.

 

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Os Desenvolvimentos Web e Mobile

Esta é a área específica para o trabalho de elaboração, de desenvolvimento de site. Envolve diversas questões, como o frontend, que seria o que você usuário, enxerga de uma página, quando navega por ela. Para tudo isso funcionar, há também o backend, que é a programação que faz os seus comandos serem obedecidos, quando por exemplo você clica em um link, tenta enviar dados por formulário ou até mesmo realizar uma compra online. Então, de uma forma simples para fácil entendimento, frontend é o site e backend, o painel administrativo. São programadores e desenvolvedores os responsáveis por fazerem esta engrenagem funcionar de forma alinhada e harmônica. Sem dúvidas, são elementos importantíssimos e indispensáveis. De nada adianta ter uma página linda mas que não “funciona” corretamente. Uma página ruim do ponto de vista estético também não é uma opção legal, mesmo que ela tenha um backend excelente. Frontend e backend são complementares e necessários. Já o desenvolvimento mobile significa deixar o seu conteúdo na palma da mão de quem você quer atingir. Isso representa um público consumidor que exige mais rapidez e facilidade na hora de adquirir um produto ou serviço. Ter presença digital efetiva já não significa mais somente estar nas redes sociais, ter um site ou loja virtual. Além de tudo isso, é necessário também pensar mobile, ou seja, oferecer tudo o que for necessário para os formatos tablet e smartphone.

 

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O Marketing de Atração

Ou Inbound Marketing, é estratégia que consiste em criar e manter relacionamento com o consumidor, por meio de quatro etapas: atração, conversão, fechamento e encantamento. O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital ou marketing online. A criação de conteúdo inédito e relevante, nos exemplos que demos até aqui, é essencial para este processo.

 

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O Marketing de Atração – O Primeiro Passo

O mundo está cada vez mais digital, não tem jeito, é um caminho sem volta! Sua marca, sua empresa, produto ou serviço, precisam ser encontrados no Google, na mídia social ou nos blogs.

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O Marketing de Atração – O Segundo Passo

Aparecendo nestes canais, vão aparecer também contatos, pedidos de orçamento, solicitação pelo seu produto ou serviço. Este é outro princípio do Inbound Marketing: quem procura a empresa é o cliente.

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O Marketing de Atração – O Terceiro Passo

É a consumação do negócio, proporcionada pela estratégia de comunicação adequada, assertiva. Surge aí a oportunidade de enfim, provar que o seu produto ou o seu serviço realmente é o melhor!

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O Marketing de Atração – O Quarto Passo

Cliente satisfeito é cliente fidelizado. É a melhor propaganda que você pode ter para atrair outros clientes. Na internet então, a propagação dessa mensagem ganha ainda mais alcance. Depoimentos de encantamento seduzem e convencem novos consumidores de que investir em você vale a pena, sem sustos, sem riscos: é divulgação com credibilidade e confiabilidade.

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A Caravela tem esta Resposta, em Cases de Sucesso!

 

Não importa como você chame: marketing em saúde, marketing para clínicas, marketing consultório, marketing clínica médica: da concepção, passando por design, conteúdo e pensando na experiência do usuário, temos um time completo para desenvolver marca, produzir ou materializar conceitos, criar sites, blogs, gerenciar redes sociais e divulgar tudo isso. Somos especialistas no desenvolvimento de sites e aplicativos que vão aproximar o seu negócio do seu cliente. Com atendimento personalizado, também temos experiência em tudo sobre e-commerce. São profissionais jovens, dinâmicos e em constante atualização, porque quando falamos em tecnologia, este é um mercado que está em frequente transformação e é preciso estar preparado para acompanhar as mudanças. Você pode até conhecer empresas de marketing, mas precisa conhecer a Caravela! Nosso grande diferencial é oferecer em um só lugar, publicidade e propaganda, marketing digital, comunicação interna e desenvolvimento web e mobile. Entre em contato com a Agência Caravela e conheça de perto tudo o que acabou de ler neste post. Caso queira ter mais informações sobre o nosso portfólio é só acessar o site  www.agenciacaravela.com.br.


Serviço:

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