SEO Local – O que é e Como Fazer

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em português, conhecido como otimizador de sites. É um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar as páginas mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos, ou seja, sem o pagamento para isso, por isso, de forma espontânea. O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes dela, a organização dos links em uma página de resultado era alfabética como nos diretórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância, da qualidade do material disponibilizado. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank. O Google SEO também depende da palavra-chave que é o termo que você usa em uma busca. Dependendo de quais palavras você utiliza, serão retornadas páginas diferentes em posições diferentes. O SEO pode ser dividido em duas partes. Fatores internos e fatores externos. Os internos são relacionados ao site. Alguns exemplos são urls claras, utilização dos padrões web, títulos de página racionais e a correta utilização das tags html que é linguagem utilizada para construir páginas web. Já a parte externa analisa como os outros sites se relacionam com o site. Os exemplos são quantidade de links apontando para o site, quais sites apontam o site e o conteúdo do link apontado. Dependendo destes fatores, as páginas são pontuadas pelo site de busca para que ele possa determinar a relevância da pagina e quais as palavras-chave relacionadas a ela. O Google utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank, o rankeamento. Ja ficou clara a diferença que pode ter em um site com SEO, mas dicas sobre como otimizar um site ou melhorar SEO, você vai ter nesta leitura!

SEO Local – O que é e Como Fazer

SEO On-page

São todas as estratégias utilizadas na página da empresa. Portanto, são aqueles itens relacionados com a otimização do conteúdo do site. A escolha de um título otimizado, que contenha as palavras-chave, é um exemplo de estratégia On-page. Os temas trabalhados são outro exemplo.

SEO Local – O que é e Como Fazer

SEO Off-page

O SEO Off-page são os direcionamentos dos links para a sua página colocados em outros sites da internet. Esta é uma estratégia tão importante quanto o SEO On-page, que faz com que mais pessoas conheçam o seu site e que também influencia no seu posicionamento nos buscadores. Elas devem ser relacionadas, de modo que uma complemente a outra, para que ambas contribuam para aumentar o tráfego da sua página. Algumas estratégias Off-page, que ajudam a conseguir mais links para o seu site, a seguir.

SEO Local – O que é e Como Fazer

Títulos e Subtítulos

Precisam ser claros, conter as palavras-chave principais e obedecer a hierarquia h1, h2, h3. Ou seja, o título deve estar formatado como header 1, os subtítulos principais como header 2 e assim por diante. Isso contribui para que o conteúdo fique visualmente mais agradável e também para que os robôs dos sites de busca percebam como o conteúdo está organizado e qual é a ordem de relevância de cada título dentro do texto.

SEO Local – O que é e Como Fazer

Meta Descrição

 

É o resumo do conteúdo da página. Cada página deve ter sua meta descrição e é importante que elas não tenham mais do que 160 caracteres. Também devem ser instigantes, para que o leitor queira acessar o site ao ver o resumo da sua página no site de busca.

 

SEO Local – O que é e Como Fazer

URLs Amigáveis

 

É importante observar a URL (o endereço que digitamos quando tentamos acessar um site), criada automaticamente pelo site e alterá-la, caso necessário. Uma URL cheia de números e símbolos é bem menos interessante do que uma URL que contenha o assunto tratado na página. 

 

SEO Local – O que é e Como Fazer

O que é

Como o próprio nome diz, trata-se de uma tendência crescente, de buscas cada vez mais, concentradas na nossa realidade local. Explicado e compreendido o que é Seo marketing, fica bem mais fácil entender o que é SEO local. Também nesta pegada de otimização de site SEO, o Local consiste em uma estratégia que prioriza a geografia, como ferramenta para possibilitar que o usuário encontre uma solução perto de onde ele está, o que facilita e até viabiliza o acesso mais fácil aquele produto ou serviço, na prática. Vamos exemplificar, para ficar mais fácil visualizar como funciona. Vamos imaginar que você pesquise por “cantina italiana” no seu celular. O site de busca vai entender que você procura por uma cantina italiana que esteja próxima de onde você está, para se alimentar, almoçar ou jantar, rapidamente e assim, satisfazer seu objetivo daquele momento, indo até este local e consumando este desejo, literalmente. O objetivo do SEO local é que o resultado realmente se converta em uma ação de consumo, sendo assim, a geografia se torna essencial neste processo. Mas é importante dizer que o SEO local também apresenta respostas baseadas na avaliação de relevância, mesmo que geograficamente, aquele estabelecimento não esteja tão perto de você. Precisão e relevância dos resultados: essa dupla pode definir bem o SEO local. Lembrando que o SEO local permite a você atrair um novo público, que ainda não te conhece, mas que por uma conveniência pode se tornar um potencial cliente seu. Aumento nas vendas com possibilidade de fidelização de clientes, além de presença online mais relevante são efeitos positivos e frutos do SEO local.

 

SEO Local – O que é e Como Fazer

Como Fazer

Uma das vantagens do SEO local é que ele coloca pequenas e médias empresas em grau de igualdade de competitividade com empresas maiores. Por isso, é essencial promover corretamente a otimização local. Então, SEO como fazer?

Ter avaliações locais positivas, ou seja, ter opiniões favoráveis de outros consumidores, faz diferença para formar a opinião de novos possíveis clientes. Para isso, é necessário deixar essa opção habilitada para que os internautas possam opinar. Se as opiniões forem favoráveis, parabéns! Em caso de avaliações negativas, este é o momento de procurar saber o que está gerando essa impressão ruim. As opções de avaliação aparecem diretamente nas buscas, citando o exemplo do Google Meu Negócio (fundamental em uma estratégia de SEO local), mas também há páginas que se dedicam a ouvir a opinião dos consumidores, como o TripAdvisor, página de avaliação de pontos turísticos, hotéis e restaurantes, muito consultada especialmente por quem gosta de viajar. Para aparecer também nestes locais é importante otimizar as listas nestes diretórios locais.

Um site responsivo é outro item importante para esta estratégia, já que é fundamental poder ser acessado de diveras plataformas, especialmente as padrão mobile.

O SEO on-page deve ser pensado do ponto de vista local, ressaltando as informações que servem como referência para o seu endereço, quando as pessoas querem encontrá-lo ou encontrar algo perto dele.

O mesmo vale para o marketing de conteúdo que deve fazer referência aos aspectos locais, como pontos próximos ou características que façam esta descrição, pensando nas palavras-chave normalmente utilizadas pelo usuário nesta busca.

O investimento vale a pena, se o objetivo for impactar um público mais próximo e que talvez esteja sendo esquecido pelas estratégias de marketing utilizadas até então. Trata-se de uma ferramenta muito válida para atingir novos públicos com grande potencial de se tornarem clientes fiéis, pela proximidade, em um primeiro momento. Mais clientes representam também a certeza de movimentar aquele volume de vendas que não cresce há algum tempo.

 

SEO Local – O que é e Como Fazer

A Caravela, sua Agência de Marketing Digital, pode te ajudar!

 

Estar na internet é muito mais do que somente estar presente. É preciso a presença efetiva. Ter um site, pensar no conteúdo para esta página, incluindo um blog, que precisa ser constantemente atualizado, com assuntos relativos ao seu ramo de atuação. A definição das pautas deve ser feita, pensando nos assuntos do momento e na pesquisa das palavras-chave mais procuradas, nos sites de busca. Tem também o planejamento e a produção de conteúdo para as redes sociais. Há ferramentas específicas para isso. O profissional especialista em mídias digitais é o mais indicado para fazer este monitoramento e indicar os caminhos a seguir. Jornalistas compõem a equipe, como produtores deste conteúdo digital pensado para a otimização e o rankeamento do seu site. Tem ainda os programadores, desenvolvedores e designers para criar e executar um site intuitivo, bonito e moderno. É o marketing digital a serviço do seu negócio. Para planejar a sua comunicação, criar site, fazer a otimização de site SEO,  inscrição no Google Meu Negócio, o marketing de conteúdo e a mensuração dia a dia dos resultados, conte com a agência de marketing digital, publicidade e propaganda mais completa do Sul de Minas e Leste Paulista. Conte com a Agência Caravela e tenha comunicação digital efetiva e de resultados. A Caravela também é a sua agência de SEO. Venha conversar com a gente e saber mais sobre tudo o que podemos fazer pelo seu SEO local.

 

Serviço:

 

Agência Caravela

Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.182, Centro – Poços de Caldas (MG)

Telefone: (35) 3722-2350

Site: www.agenciacaravela.com.br

 

Confira mais informações e dicas em nossas Redes Sociais:

Facebook: www.facebook.com/agcaravela

Instagram: @agenciacaravela

Blog: www.agenciacaravela.com.br/noticias

 

A Caravela também é a sua agência de SEO.
–– compartilhar