Ele está por todos os lugares, faz parte da nossa vida,
mesmo sem a gente perceber. Aquele banner no site que acessamos sempre, o
e-mail marketing na nossa caixa de entrada ou o remarketing nos fazendo lembrar
daquela oferta que vimos ontem mesmo mas que ficamos para decidir depois sobre:
tudo isso é marketing digital e as estratégias são inúmeras. Com a
democratização do acesso à internet, o aumento do e-commerce e esta mudança
toda no comportamento do consumidor que gerou a migração para o mercado online,
o marketing digital é comunicação cada vez mais utilizada para falar com este
novo e exigente público. Mas, como garantir a confiança do usuário em marketing
digital, seja ele o anunciante, seja ele o consumidor? A boa notícia é que isso
é possível sim, tornando o processo seguro e transparente para ambas as partes.
É importante saber que em marketing digital, nada é por acaso. Tudo é sondado,
calculável, mensurável. Daí é permitido afirmar que confiar no marketing
digital é uma questão matemática para quem contrata e de construção de
relacionamento com quem consome, com quem faz parte do seu público-alvo. É um
caminho a ser construído.
Como Garantir a Confiança do Usuário em Marketing Digital
O que é o Marketing Digital
Marketing é derivado do inglês, market, que quer dizer
mercado. Explicando melhor: é o estudo e a avaliação de mercado que permitem
entender as diferentes formas como empresas e consumidores lidam nesta relação
de compra e venda. O marketing é o responsável por criar no imaginário do
público-alvo, desejos que se transformam em necessidades, que são atendidas por
meio do consumo de bens ou serviços. Até então as estratégias de comunicação
eram as mídias tradicionais: TV, rádio, jornal impresso, revista, além de
materiais de apoio como flyers, folders, cartões de visita, etc. Com o advento
da internet, teve abertura o marketing digital, focado no público que está
sempre conectado nos meios online: sites, redes sociais e blogs, para citar
alguns exemplos. Neste post, nos concentraremos no marketing web ou marketing
digital. Vamos entender a seguir, algumas ferramentas básicas desta engrenagem.
Como Garantir a Confiança do Usuário em Marketing Digital
SEO
SEO é o
Search Engine Optimization, em português, conhecido como otimizador de sites. É
um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar as páginas mais amigáveis para os
sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de
forma que este fique melhor posicionado nos resultados
orgânicos, ou seja, sem pagamento para isso. O SEO surgiu com a nova geração de
sites de busca. Antes dela, a organização dos links em uma página de resultado
era alfabética como nos diretórios
web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância. Esta relevância
é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto
uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google
PageRank, uma forma de rankeamento deste material todo. O SEO também depende da
palavra-chave que é o termo que você usa em uma busca. Dependendo de quais
palavras você utiliza, serão retornadas páginas diferentes e em posições
diferentes. Conhecer as palavras-chave mais utilizadas para a busca de
determinado tema ou informação é fator determinante para o sucesso do processo
de marketing de conteúdo. O SEO, pensando inicialmente para sites também é
aplicável ao conteúdo das redes sociais, com mecanismo semelhante. O SEO nos
permite saber sobre quais assuntos as pessoas estão pesquisando mais, de que
maneira estão pesquisando mais e gerar assim, conteúdo para satisfazer a estas
necessidades.
Como Garantir a Confiança do Usuário em Marketing Digital
SEO para Adwords
Adwords é o sistema do Google onde empresas que
querem anunciar seus produtos inserem publicidade nos resultados do mecanismo
de busca e em sites de parceiros do Google através do AdSense, que por sua vez
é uma rede de parceiros que possuem espaço disponível no site voltado para o
anúncio de terceiros. Os anúncios do Google AdWords funcionam em um sistema de
leilão, ou seja, várias empresas disputam a aparição tanto no mecanismo de
busca, quanto em sites de parceiros do Google. Cada pretenso anunciante
apresenta um lance para determinados temas de busca. O Google confere todas as
apostas e seleciona os anúncios que aparecerão em seus sites parceiros e nas
buscas feitas no próprio Google. A escolha da empresa “vencedora” é dada pelo
valor do lance e pela relevância do site aos olhos do Google (por isso é
interessante manter seu site sempre otimizado para o Google e para o usuário).
Isso é marketing de conteúdo. O Google utiliza o sistema de pontuação de
0 a 10 que é o PageRank, o rankeamento. Baseado em diversos critérios, esse
ranking classifica conteúdos como mais relevantes ou menos relevantes. Quanto
mais relevante, melhor será a posição conquistada na busca. É claro que isso
vale para o orgânico, já que existe a oportunidade de pagar links patrocinados,
anunciar no Google e aparecer bem posicionado, mas como um anúncio. Conteúdo
original, de qualidade e constantemente atualizado, utilizando as
palavras-chave mais buscadas, contribuem para um bom rankeamento.
Como Garantir a Confiança do Usuário em Marketing Digital
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é fundamental para conquistar relevância e
manter relacionamento com o seu consumidor. Sua marca, sua empresa, produto ou serviço, precisam ser
encontrados e em tempos de tanta competitividade, ser visto pode ser cada vez
mais difícil, especialmente na internet, um universo amplo e disputado. Temos
públicos cada vez mais diversificados e segmentados que em contrapartida,
respondem melhor a mensagens pensadas e direcionadas estrategicamente. O
caminho é criar e manter relacionamento com o consumidor. A propaganda
tradicional vem perdendo credibilidade de forma gradual. Em meio a tanta
concorrência, com tanta gente fazendo mais do mesmo, é necessário se destacar,
mostrar que é diferente. É aí que entra o marketing de conteúdo, considerado o
combustível do marketing digital. Vale para redes sociais que
buscam engajamento. Vale para sites e blogs que querem aparecer nas primeiras
posições, nas páginas de busca. Vale
para páginas ou perfis nas redes sociais que querem se destacar. Vamos
tomar como exemplo o Google, que utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que
é o PageRank. Baseado em diversos critérios, esse ranking classifica conteúdos
como mais relevantes ou menos relevantes. Quanto mais relevante, melhor será a
posição conquistada na busca. É claro que isso vale para o orgânico, já que
existe a oportunidade de pagar links patrocinados e aparecer bem posicionado,
mas como um anúncio. Viu só quantas possibilidades?! E além disso, é importante
lembrar que o marketing de conteúdo, além de satisfazer às buscas e ao
rankeamento do Google, mais do que isso, traz materiais que conversam com os
anseios do consumidor, com o que ele quer ler ou saber mais. A partir do
momento em que sua empresa começa a responder e a satisfazer a estas buscas,
quando elas são feitas, essa presença na “solução” destes problemas vai
fortalecendo este relacionamento e consequentemente, sua marca, sua identidade
e seu posicionamento neste mercado. É a construção da confiança do consumidor
no que você divulga e consequentemente, no seu trabalho, no seu produto ou
serviço. Isso resume parte da tônica do o que é marketing digital ou web
marketing. O marketing de conteúdo gera autoridade para você, anunciante.
Como Garantir a Confiança do Usuário em Marketing Digital
Mensuração de Resultados
Quem contrata uma campanha de marketing digital tem acesso
a todos os resultados. São métricas e relatórios que dão informações precisas
sobre o número de pessoas atingidas, por dia e horário. O perfil do público
pode ser definido antes mesmo da campanha, proporcionando ações feitas
diretamente para públicos-alvo, um
diferencial importantíssimo em relação ao marketing tradicional que tem
restrições para esta assertividade. Além disso, o investimento em marketing
digital pode ser diário, baseado nestas mensurações e nas respostas do mercado.
Ferramenta flexível, o marketing digital disponibiliza diversas estratégias,
para pequenas, médias e grandes empresas, com garantia de confiança.
Como Garantir a Confiança do Usuário em Marketing Digital
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