Como Usar Vídeos para Aumentar o Engajamento

Quarta-feira, 17 de julho de 2019: o Instagram anunciou uma mudança que trouxe polêmicas e incertezas, especialmente para o marketing digital e o trabalho de influenciadores digitais no Brasil. Mesmo em fase de teste, o assunto gerou muita discussão. A alteração consiste em ocultar o número de likes em fotos e vídeos. O dono do perfil continua conseguindo ver a quantidade de likes de seus próprios posts, mas só ele, os seguidores não têm mais acesso a estes dados, pelo menos durante este período experimental. O que vem depois, ninguém sabe.

As opiniões estão divididas: há quem tenha comemorado esta iniciativa do Instagram, acreditando que isso vai trazer um ambiente mais saudável para rede, diminuindo essa busca louca por likes e possibilitando com que os digitais influencers e digitais creators pensem mais na qualidade do conteúdo. O fim das curtidas tem como objetivo promover bem-estar aos usuários da plataforma, diminuindo efeitos psicológicos que são comprovados, reduzindo a ansiedade e promovendo o uso do ambiente de maneira mais responsável. Além disso, essa mudança vai mexer com o mercado de likes e visualizações pagas, porque pagar por isso não vai fazer mais sentido. No meio deste cenário, há quem esteja temendo os novos rumos, porque afinal, será necessário repensar a forma de se comunicar na rede.

Para quem está no início desta jornada fica mais igualitário o processo, porque se a qualidade passa a ser o diferencial, se destacar, se diferenciar neste quesito e fazer um trabalho planejado e profissional passa a ter mais valor. Vai sobreviver quem se adaptar: vale para pessoas físicas, vale para marcas. O parâmetro de sucesso, antes medido em número de likes, mudou. Agora, conteúdos com qualidade gráfica, comentários contextualizados e boa taxa de conversão, ou seja, de fechamento de negócios, tendem a ser os indicativos, até porque você continua vendo seus likes, resta saber se as curtidas ocultas vão interferir no comportamento do público, que pode curtir mais ou menos a partir de agora: só o tempo irá dizer!

 

Como Usar Vídeos para Aumentar o Engajamento

O Engajamento

Ganhar visibilidade e estreitar relacionamento com o público: as redes sociais são a ferramenta mais utilizada atualmente, para quem visa estes objetivos. São alternativas que compõem estratégias de uma ação de marketing digital, no sentido de ter uma comunicação online mais assertiva, de aumentar seguidores e de melhorar seu marketing nas redes. O engajamento já é uma resposta do público ao seu conteúdo: curtidas, comentários e compartilhamentos demonstram o engajamento com o que você postou.

 

As inovações constantes também ajudam neste sucesso todo. Os Stories, ou em português, histórias, em que você pode publicar uma imagem ou vídeo, que ficam disponíveis por até 24 horas é uma ferramenta cada vez mais utilizada e que gera grande engajamento, com a possibilidade de mensurar quantas pessoas assistiram o seu conteúdo, diferentemente da timeline, em que as pessoas visualizam, mas nem sempre curtem o que foi postado. Herança do Snap Chat, redes como Insta e Face já disponibilizam a ferramenta que é um sucesso em ambos. Pelo Instagram também é possível realizar transmissões ao vivo e depois manter este material disponível, para mais pessoas terem acesso ao que você divulgou. A chegada do Stories é mais uma confirmação do quanto os vídeos são importantes para contar uma história, chamar a atenção e encantar o público.

 

Como Usar Vídeos para Aumentar o Engajamento

Porque Investir em Vídeos

 

É fato que os vídeos geram mais engajamento do que as fotos, são mais aceitos e mais consumidos pelo público. Os vídeos também permitem com mais facilidade a construção de uma narrativa, a transmissão de uma história, de sentimentos e valores. Para melhorar engajamento das suas campanhas, os vídeos são uma excelente alternativa, desde que esta estratégia seja definida, com planejamento, pesquisa e aproveitando os momentos certos.

 

Como Usar Vídeos para Aumentar o Engajamento

O Instagram

 

Os números comprovam a eficácia dos vídeos como forma de comunicação na internet. Falando somente do Instagram, pelo menos 25% dos anúncios são vídeos individuais. E há uma estimativa de que em 2020, ou seja, no próximo ano, mais de 80% de todo o tráfego da web será gerado por vídeos. 

O Instagram é um canal que tem crescido dia após dia. A rede social já tem mais de 700 milhões de usuários no mundo todo. Pertencente ao Facebook, é a segunda rede social mais usada pelo público brasileiro. Com apelo bastante visual ou quase que totalmente visual, está presente nos smartphones da maioria dos jovens. A possibilidade de publicar fotos e vídeos, que contam um pouco sobre o estilo de vida, atraem usuários pelo mundo inteiro. Edições rápidas nas imagens, colocação de filtros, informação sobre localização e interação com outras pessoas através de comentários e likes (agora, ocultos para o público): estes são apenas alguns diferenciais da rede social, que atrai cada vez mais e mais usuários.

 

A regra é bastante simples: o vídeo não pode ultrapassar 60 segundos, precisa ter boa qualidade e não deve passar de 30 MB. Já falando de Stories, nesse tipo de anúncio, você pode contar um pouco sobre a sua loja virtual ou apresentar algum produto. A orientação é carregar fotos ou vídeos de até 15 segundos na vertical. Uma história pode ser contada em várias sequências de 15 segundos, cada. Esses anúncios aparecerão para o perfil de pessoas que você selecionou como seu público-alvo. O conteúdo também aparece de forma orgânica para seus já seguidores. Vale ressaltar que todos os anúncios no Instagram aparecem com o título de “patrocinado” e caso o usuário goste de seu produto, ele terá o recurso “call to action”. No Brasil ele pode vir com vários nomes: “Compre aqui”, “Saiba mais”, “Compre agora”, entre outros que irão redirecioná-lo para a sua loja virtual. Anunciar no Instagram tem dado a certeza de colher bons frutos para o seu negócio e garantir interação com o seu público-alvo.

 

Como Usar Vídeos para Aumentar o Engajamento

 

O Youtube

 

A segunda maior ferramenta de busca do mundo, o Youtube é muito mais do que apenas uma plataforma de vídeos na internet. O canal de entretenimento e de informação já faz parte do nosso cotidiano. Se fosse uma emissora de TV, o Youtube teria mais audiência que todos os canais de TV a cabo juntos e estaria atrás apenas da Rede Globo. Só de saber que são mais de um bilhão de acessos mensais e que 50% das pessoas que utilizam a internet, também utilizam o Youtube, já dá para imaginar o potencial que este canal representa de forma natural, orgânica. Imagine então isso intensificado por ações para gerar valor?

 

Comprado pelo Google em 2006, desde então, os vídeos do Youtube também passaram a aparecer nos resultados da busca do site e com destaque. Tudo que é publicado no Google, que também é uma rede social, com títulos, descrições e tags otimizados para oferecer o melhor conteúdo para o seu público pode conseguir um melhor pagerank e um melhor posicionamento nos resultados das buscas tanto no YouTube quanto no Google.

O YouTube permite que vídeos com conteúdo sobre os produtos e serviços e outros assuntos relevantes para o público da marca sejam publicados e compartilhados gratuitamente. Essa ferramenta deu mais voz às empresas e a possibilidade de se comunicar com o consumidor, gerar valor e construir relacionamento. Já é comprovado que vídeos são ótimas mídias para aumentar a taxa de conversão em lojas virtuais. Isso porque eles facilitam o processo de compra, por meio de tutoriais de como fazer ou de como usar, ou ainda de vídeos que demonstrem o produto, benefícios, diferenciais. Dentro do vídeo, um link permite ir diretamente para a loja virtual, de forma rápida, sem complicação.

 

A ferramenta Hangouts, que funciona na plataforma do YouTube, também pode ser usada com a finalidade de facilitar o processo de venda. A realização de conversas ao vivo para responder perguntas e tirar dúvidas, traz mais confiança ao consumidor e ao seu e-commerce também. Todo este material informativo gera reputação, credibilidade e engajamento.

 

Como Usar Vídeos para Aumentar o Engajamento

Cuidados Importantes


O conteúdo é essencial para o sucesso do seu material. Defina seus objetivos e o que você pretende alcançar com as publicações. Os fins podem ser vários: gerar mais tráfego para o site, conseguir mais seguidores, fortalecer o relacionamento com o seu público ou melhorar a imagem institucional estão entre as inúmeras opções. Cada objetivo vai nortear a definição de temas a serem abordados nos vídeos e os seus respectivos conteúdos. Entre stories e feed também há diferenças. Para gerar tráfego, a publicação 24 horas é mais indicada. Para envolver e gerar engajamento, também. Mas o feed não pode ser esquecido e precisa ser constantemente atualizado.

O melhor horário para postagens vai depender muito do perfil do seu público. Geralmente, o horário entre às 19h e às 21h é apontado como bom porque é quando as pessoas já estão em casa ou estão saindo do trabalho. Como o Instagram é uma rede pensada para o mobile, é preciso priorizar estes momentos em que as pessoas estarão com tempo livre e juntas dos seus smartphones. Outra dica é não postar em horário comercial, por estes mesmos motivos. Na dúvida sobre o comportamento do seu público, faça um teste, postando o mesmo material em dias e horários diferentes. Acompanhe na ferramenta de insights do Instagram, para compreender melhor o seu público, de acordo com os resultados. Há também ferramentas disponíveis e com preços acessíveis no mercado, para auxiliar neste sentido de mensuração. No caso do Youtube é importante divulgar os vídeos do canal em outras plataformas, como seus perfis do Face e do Insta, por exemplo.

Ter uma persona ou buyer persona bem definida também faz total diferença. Diferentemente do público-alvo, quando é feita uma definição ampla, sem dados muito específicos mas apenas focando em potenciais interessados no que você tem a oferecer, a buyer persona traz uma definição específica, com detalhes sobre hábitos, consumos, trabalho e lazer, por exemplo, com um personagem baseado em dados reais, de forma a identificar o que seria o seu consumidor ideal. É simples, quando a gente conhece com quem se relaciona, a comunicação fica mais fácil né?! Definições de linhas editoriais, conteúdo e linguagem passam pelo conhecimento de quem é a buyer persona, ou seja, para quem eu vou produzir meu conteúdo.

Investir em tutoriais que ensinem um assunto sobre o qual você tem autoridade é outra dica legal, tanto para stories, quanto para feed. As vinhetas são interessantes para personalizar e identificar seu material, inclusive reforçando a identidade visual da sua empresa. Utilize #, as chamadas hashtags que auxiliam no processo de descoberta do seu vídeo. Lembrando que as # precisam fazer sentido com o seu trabalho e com o seu conteúdo. O mais importante de tudo é usar a criatividade, para surpreender e criar relacionamento com o seu público, inclusive incentivando as pessoas a também produzirem vídeos, falando da experiência delas com seus produtos ou serviços. Quanto mais relacionamento, mais engajamento, mais resultados!

 

Como Usar Vídeos para Aumentar o Engajamento

Contrate a Agência Caravela para resultados profissionais!


Como o Instagram ou o Youtube podem te ajudar a gerar mais engajamento para sua empresa e consequentemente, fazer você lucrar mais? Estar presente nestas redes e da maneira correta é a garantia de ser visto por muitas pessoas. Quanto mais seguidores sua loja ou empresa  tiver, maior a possibilidade de usuários conhecerem seus produtos, visitarem o seu site e finalizarem uma compra. Então, mais do que seguidores, a qualidade do trabalho é fundamental para o engajamento, esse envolvimento tão valioso do público com os seus perfis. Com 10 anos de experiência, equipe jovem e dinâmica, a Agência Caravela é a mais completa do Sul de Minas e Leste Paulista, quando os assuntos são marketing digital e publicidade e propaganda. Acesse nosso site, conheça nossas redes sociais, agende uma conversa e venha saber mais sobre o que podemos fazer, com plano de marketing e planejamento estratégico personalizados para a sua empresa!


 

Serviço:

 

Agência Caravela

Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.182, Centro – Poços de Caldas (MG)

Telefone: (35) 3722-2350

Site: www.agenciacaravela.com.br/

 

Confira mais informações e dicas em nossas Redes Sociais:

Facebook: www.facebook.com/agcaravela

Instagram: @agenciacaravela

Blog: www.agenciacaravela.com.br/noticias

 

 

 

 

 

Contrate a Agência Caravela para resultados profissionais!
–– compartilhar