Ser jornalista é ser testemunha dos fatos,
um especialista em generalidades, que tem a missão de reportar às pessoas,
múltiplos mundos. A comunicação digital trouxe inúmeras mudanças para a
sociedade e para a profissão de jornalista não é diferente. O jornalista pode
transitar por diferentes mídias, por impresso, rádio, TV e internet. Por
assessoria de imprensa, por publicidade e propaganda e com o marketing digital,
o profissional do jornalismo se transformou em produtor de conteúdo, criador de
conteúdo, para abastecer o marketing de conteúdo. Na Agência Caravela, temos
jornalistas especialistas que atuam nestas diferentes áreas. Saiba mais sobre
algumas delas e o que esta comunicação assertiva pode fazer pela sua empresa!
Como ser Jornalista na Era Digital
As Aplicabilidades do Marketing Digital
Aquele banner no site que acessamos sempre, o e-mail marketing na
nossa caixa de entrada ou o remarketing nos fazendo lembrar daquela oferta que
vimos ontem mesmo mas que ficamos para decidir depois sobre: tudo isso é
marketing digital e as estratégias são inúmeras. Com a democratização do acesso
à internet, o aumento do e-commerce e esta mudança toda no comportamento do
consumidor que gerou a migração para o mercado online, o marketing digital é
comunicação cada vez mais utilizada para falar com este novo e exigente
público. Marketing é derivado do inglês, market, que quer dizer
mercado. Explicando melhor: é o estudo e a avaliação de mercado que permitem
entender as diferentes formas como empresas e consumidores lidam nesta relação
de compra e venda. O marketing é o responsável por criar no imaginário do
público-alvo, desejos que se transformam em necessidades, que são atendidas por
meio do consumo de bens ou serviços. Até então as estratégias de comunicação
eram as mídias tradicionais: TV, rádio, jornal impresso, revista, além de
materiais de apoio como flyers, folders, cartões de visita, etc. Com o advento
da internet, teve abertura o marketing digital, focado no público que está sempre
conectado nos meios online: sites, redes sociais e blogs, para citar alguns
exemplos. O jornalista é o profissional responsável nesta era digital, por
abastecer todos estes meios com informações e conteúdos relevantes, dentro de
um planejamento estratégico.
Como ser Jornalista na Era Digital
O Trabalho do SEO
SEO é o
Search Engine Optimization, em português, conhecido como otimizador de sites. É
um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar as páginas mais amigáveis para os
sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de
forma que este fique melhor posicionado nos resultados
orgânicos, ou seja, sem pagamento para isso. O SEO surgiu com a nova geração de
sites de busca. Antes dela, a organização dos links em uma página de resultado
era alfabética como nos diretórios web. Na
nova geração de ferramentas de busca,
o posicionamento passou a depender da relevância. Esta relevância é definida
por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é
importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank, uma
forma de rankeamento deste material todo. O SEO também depende da palavra-chave
que é o termo que você usa em uma busca. Dependendo de quais palavras você utiliza,
serão retornadas páginas diferentes e em posições diferentes. Conhecer as
palavras-chave mais utilizadas para a busca de determinado tema ou informação é
fator determinante para o sucesso do processo de marketing de conteúdo. O SEO,
pensando inicialmente para sites também é aplicável ao conteúdo das redes
sociais, com mecanismo semelhante. O SEO nos permite saber sobre quais assuntos
as pessoas estão pesquisando mais, de que maneira estão pesquisando mais e
gerar assim, conteúdo para satisfazer a estas necessidades.
Adwords é o sistema do
Google onde empresas que querem anunciar seus produtos inserem publicidade nos
resultados do mecanismo de busca e em sites de parceiros do Google através do
AdSense, que por sua vez é uma rede de parceiros que possuem espaço disponível
no site voltado para o anúncio de terceiros. Os anúncios do Google AdWords
funcionam em um sistema de leilão, ou seja, várias empresas disputam a aparição
tanto no mecanismo de busca, quanto em sites de parceiros do Google. Cada pretenso
anunciante apresenta um lance para determinados temas de busca. O Google
confere todas as apostas e seleciona os anúncios que aparecerão em seus sites
parceiros e nas buscas feitas no próprio Google. A escolha da empresa
“vencedora” é dada pelo valor do lance e pela relevância do site aos olhos do
Google (por isso é interessante manter seu site sempre otimizado para o Google
e para o usuário). Isso é marketing de conteúdo. O Google utiliza o
sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank, o rankeamento. Baseado em
diversos critérios, esse ranking classifica conteúdos como mais relevantes ou
menos relevantes. Quanto mais relevante, melhor será a posição conquistada na
busca. É claro que isso vale para o orgânico, já que existe a oportunidade de
pagar links patrocinados, anunciar no Google e aparecer bem posicionado, mas
como um anúncio. Conteúdo original, de qualidade e constantemente atualizado,
utilizando as palavras-chave mais buscadas, contribuem para um bom rankeamento.
O jornalista é o profissional quem produz este material que vai trazer mais
retorno do ponto de vista do SEO e também do Adwords.
Como
ser Jornalista na Era Digital
O Marketing de Conteúdo
O
marketing de conteúdo é fundamental para conquistar relevância e manter
relacionamento com o seu consumidor. Sua marca, sua empresa, produto ou serviço, precisam ser encontrados e em
tempos de tanta competitividade, ser visto pode ser cada vez mais difícil,
especialmente na internet, um universo amplo e disputado. Temos públicos cada
vez mais diversificados e segmentados que em contrapartida, respondem melhor a
mensagens pensadas e direcionadas estrategicamente. O caminho é criar e manter
relacionamento com o consumidor. A propaganda tradicional vem perdendo
credibilidade de forma gradual. Em meio a tanta concorrência, com tanta gente
fazendo mais do mesmo, é necessário se destacar, mostrar que é diferente. É aí
que entra o marketing de conteúdo, considerado o combustível do marketing
digital. Vale para redes sociais que buscam engajamento. Vale para sites e
blogs que querem aparecer nas primeiras posições, nas páginas de busca. Vale para páginas ou perfis nas redes sociais que
querem se destacar. Vamos tomar como exemplo o Google, que utiliza um sistema de
pontuação de 0 a 10 que é o PageRank. Baseado em diversos critérios, esse
ranking classifica conteúdos como mais relevantes ou menos relevantes. Quanto
mais relevante, melhor será a posição conquistada na busca. É claro que isso
vale para o orgânico, já que existe a oportunidade de pagar links patrocinados
e aparecer bem posicionado, mas como um anúncio. Viu só quantas
possibilidades?! E além disso, é importante lembrar que o marketing de
conteúdo, além de satisfazer às buscas e ao rankeamento do Google, mais do que
isso, traz materiais que conversam com os anseios do consumidor, com o que ele
quer ler ou saber mais. A partir do momento em que sua empresa começa a
responder e a satisfazer a estas buscas, quando elas são feitas, essa presença
na “solução” destes problemas vai fortalecendo este relacionamento e
consequentemente, sua marca, sua identidade e seu posicionamento neste mercado.
É a construção da confiança do consumidor no que você divulga e
consequentemente, no seu trabalho, no seu produto ou serviço. Isso resume parte
da tônica do o que é marketing digital ou web marketing. O marketing de
conteúdo gera autoridade para você, anunciante, por meio de informação de
qualidade e personalizada, produzida por jornalistas.
Como ser Jornalista na Era Digital
A Assessoria de
Imprensa
Não é por
acaso que cada vez mais segmentos diferentes: empresas, marcas, políticos,
atletas e celebridades têm recorrido a esta ferramenta que reúne várias
estratégias no sentido de fazer esta ponte que vai levar o cliente atendido até
os veículos de comunicação e consequentemente, a um número maior de pessoas. É
o trabalho que vai fazer o assessorado – pessoa física, empresa ou instituição
– conquistar visibilidade positiva e de confiança junto à comunidade. É a
assessoria de imprensa que constrói e fortalece uma imagem, por meio da
divulgação de notícias na chamada mídia espontânea, ou seja, no conteúdo
jornalístico de impressos, emissoras de TVs, Rádios e sites, sem o pagamento de
espaço publicitário. É mais barato, dá mais credibilidade e influencia
positivamente na transmissão da mensagem. O ideal é que a assessoria de
imprensa seja um trabalho contínuo, de forma a ter resultados crescentes. Mas
pode ser também uma ação pontual, para um lançamento ou um evento. A grande
sacada de uma assessoria de imprensa é despertar nos veículos de comunicação, o
interesse por determinado assunto, mostrar que aquele tema, embora tenha um
viés institucional ou até pessoal, no caso de assessorados pessoas físicas, tem
também interesse público e, portanto, é útil e relevante que se torne do
conhecimento de mais pessoas. Para esta ação é essencial conhecer o cliente, o
que vai ser divulgado e traçar um paralelo disso com a conjuntura política,
econômica e social do momento. Temos jornalistas preparados para pesquisar tudo
sobre o cliente e os veículos-alvo e oferecer as melhores soluções em
assessoria de imprensa, por meio da organização de eventos, press release, press kit, follow up,
clipping. Nossa assessoria também navega pela produção de conteúdo para
blog, site e mídias sociais, pensando nessa era digital.
Como ser Jornalista na Era Digital
A Comunicação
Interna
Pode não parecer, mas existe um caminho grande a ser
percorrido entre informação e comunicação. Dentro de uma empresa também
funciona assim. Afinal, mudanças causam impacto na vida de todos e quando não
são comunicadas da forma correta, geram conflitos e insatisfação. A Comunicação
Interna, também conhecida por Comunicação Corporativa, Endocomunicação ou
Endomarketing dá mais transparência e fortalece os processos de trocas, as
interações, os relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição. É um
trabalho fundamental, inclusive, para o resultado da comunicação que será feita
da porta para fora. É estratégia básica para o êxito porque é exatamente por
essa falta de percepção que muitas empresas e instituições negligenciam a
comunicação interna. O saldo é sempre negativo: equipe insatisfeita,
desmotivada e sem engajamento para as ações do dia a dia o que se reflete no
desempenho, tanto individual, quanto coletivo. A comunicação interna abrange
diversas ações. Comunicar missão, visão, valores, deliberações, mudanças e
notícias é a mais básica de todas. Mas esta estratégia vai muito além, ela
coloca o colaborador como centro das atenções, como o responsável pelos resultados
e a partir daí se dá todo o processo. Neste modelo atualizado de administração,
os antigos departamentos pessoal ou de recursos humanos abrem espaço para a
Gestão de Pessoas, área que enxerga cada colaborador com suas especificidades,
características e necessidades próprias e que busca atender a estes anseios, na
medida do possível. Treinamentos, cursos de capacitação, ações de desempenho e
eventos de premiação de resultados: todos estes são alguns exemplos que podem
envolver a comunicação interna. O trabalho inclui planejamento, estratégia,
execução e mensuração de resultados. Confecção de material para cursos,
realização de campanhas, desenvolvimento de site, aplicativo, identidade
visual, conteúdo e comunicação para eventos. É a era digital trazendo novas
possibilidades também para a comunicação interna.
Serviço:
Agência
Caravela
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