O que é o Geomarketing?

Estratégia mercadológica, para entender aonde está o seu negócio e até onde ele pode chegar. Qual o potencial de vendas de minha loja? Qual o mix ideal de produtos/serviços a oferecer? Qual a melhor estrutura comercial para atender à demanda potencial de meu mercado? Quais materiais de merchandising devo usar para maximizar resultados? Onde e quantas amostras grátis devo distribuir? São respostas que apontam novas oportunidades, tendências e padrões.  Geomarketing ou Marketing Geográfico é uma abordagem de marketing digital para entender, enxergar, planejar e atuar no mercado através de dois elementos: inteligência geográfica e estratégia mercadológica.

 

O que é o Geomarketing?

Inteligência sobre Localização 

Útil para segmentar público, entender o consumidor e otimizar as campanhas de marketing digital. Muita gente não sabe e talvez, você também não. Mas, por meio  do seu endereço IP ou do GPS ativado no celular, você oferece dados valiosos para as empresas sobre o seu perfil, seus comportamentos e interesses. Por exemplo, se você esteve em diversas hamburguerias no último mês, podemos entender que você provavelmente gosta muito de sanduíche né!? Tudo isso é informação, que mesmo sem querer ou sem saber, você transmite a todo momento.

 

O que é o Geomarketing?

O Mapa dos Negócios

 

As respostas as estas perguntas geram a visualização de dados mercadológicos, localizados em mapas e que guiam decisões mais assertivas com o entendimento do cenário. Dentro disso, o Geomarketing pode ser utilizado por diversos setores e não somente pela Comunicação. Inteligência de Mercado e Inteligência Competitiva; Planejamento, Estratégia e Negócios; Vendas; Expansão; Marketing e Trade Marketing estão entre as opções.

 

 

 

O que é o Geomarketing?

Relação com o Móbile e o Marketing Móbile

 

Com um smartphone por perto e o GPS ativado, as marcas têm uma informação valiosa sobre você: a sua localização atual ou os lugares visitados recentemente. Pode até não parecer mas a todo momento, damos informações locais. Naquele check-in pelo Facebook em determinado restaurante ou a publicação de uma foto no Instagram com a localização: tudo isso é informação para estratégias de marketing. Portanto não é exagero dizer que o geomarketing é uma forma de otimizar campanhas de web marketing, com o intuito de fazer com que o conteúdo entregue em diversas estratégias, tais como: anúncios, notificações, mensagens, e-mails ou posts como o que você está lendo agora, seja relevante e importante para o público.

 

O que é o Geomarketing?

Benefícios

São vantagens competitivas acompanhadas de mais assertividade. Ao visualizar a dinâmica de consumo em um determinado território, possibilita análises aplicadas para este determinado espaço. Atua ainda como suporte em processos de eficiência, planejamento, comunicação, promoções, vendas e distribuição. Entre as diversas possibilidades, estão:

Estruturar processos de expansãomais eficientes;

Mapear oportunidades ainda não exploradas;

Definir metas alinhadas ao potencial efetivo de vendas;

Melhorar a gestão comercial;

Definir territórios e canais de distribuição com mais assertividade;

Melhorar gerenciamento do relacionamento com clientes e geração de Leads;

Otimizar investimentos em estrutura de vendas;

Melhorar a integração omni-channel (lojas físicas, virtuais e consumidores) e gestão de estoques.

 

 

O que é o Geomarketing?

Aplicabilidades

 

São várias e importantíssimas para o processo de tomada de decisão: Identificar a demanda potencial, assim como respectivo potencial de vendas para o produto ou serviço; encontrar os melhores locais para abertura de novas unidades para expansão; monitoramento da concorrência; identificação dos pontos fortes e fracos por região e canais de distribuição; possibilidade de conhecer o perfil de consumo, comportamento e imagem de marca de clientes, ex-clientes e prospects; validação da performance e/ou cobertura de vendas; localização de novas áreas para atuação, além de definição de equipes comerciais alinhadas ao potencial de vendas.

 

O que é o Geomarketing?

Exemplos de Geotargeting

 

Critérios de segmentação geográfica são oferecidos na maioria das plataformas de mídia paga da web, como Google Adwords e Facebook Ads, ambas que coletam os dados a partir do endereço IP dos usuários. Além de país, região, estado e cidade, em alguns casos, a plataforma oferece também opções de segmentação por CEP, bairro e raio de distância, além da estimativa de alcance para cada seleção. Talvez você já tenha acessado uma página e recebido uma notificação como essa: “esse site deseja saber a sua localização”. Mas por que ele quer saber isso? Óbvio: para oferecer conteúdos personalizados, de acordo com a sua localização no momento. Se o site identifica que você mora no Rio de Janeiro, ele pode apresentar apenas anúncios de lojas da cidade ou no caso do e-commerce, a apresentação dos produtos também pode ser personalizada. Lembrando que o internauta pode ou não compartilhar a localização. Seduzi-lo para isso também é função do geomarketing.

 

O que é o Geomarketing?

Exemplos de Geofecing

 

Oferta de conteúdo em tempo real de acordo com a movimentação do usuário, captada pelo GPS. Pode ser por meio de uma notificação no celular, um e-mail, ou um SMS. É uma maneira eficiente de atrair novos clientes. Ao identificar que um consumidor está passando perto da sua loja, o comerciante pode disparar uma notificação com um cupom de desconto e incentivar que ele entre no estabelecimento. Este é um exemplo de Geofecing.

 

O que é o Geomarketing?

Exemplos de Geotagging

 

É a marcação da localização do usuário em uma publicação. É comum que as pessoas usem esse recurso no Facebook e no Instagram, quando estão em um evento, em um estabelecimento ou fazendo turismo em outra cidade, por exemplo. As publicações agregam mais informações sobre o local do usuário, e permitem que as pessoas descubram novos negócios através da experiência da sua rede de contatos. Para os negócios, o principal benefício é a divulgação espontânea da marca. Além disso, as publicações servem também como um feedback para o negócio, já que as pessoas relatam suas percepções sobre o estabelecimento. É uma ótima oportunidade de abordagem pós-venda, especialmente se a experiência não foi boa, para se redimir no processo. Incentive as marcações, criando ofertas e promoções. Fica simpático e dá resultado!

 

O que é o Geomarketing?

Exemplos de Geofiltros

São disponibilizados ao identificar a localização do usuário pelo GPS. O nome da cidade e, algumas vezes, do bairro em que a pessoa está são carregados automaticamente. Os próprios negócios podem criar geofiltros, com a identidade da sua marca, para quando os usuários estiverem no seu estabelecimento ou no seu evento. Em 2016, o Snapchat liberou a ferramenta de filtros sob demanda, o que significa que qualquer negócio pode criar e publicar seus filtros, sob a aprovação da rede. O valor mínimo para criar um geofiltro é de 5 dólares, que cobre uma área de 19 mil m² durante 1 hora. O custo é baixo.

 

O que é o Geomarketing?

Desafios do Processo

 

A maior parte, tanto das informações, quanto das decisões nas corporações, estão ligadas à geografia ou a fatores geográficos. São dados dinâmicos, complexos. O cruzamento das informações do mercado com as informações internas, sem dúvidas, gera decisões mais assertivas. É preciso ter um aparato profissional para este trabalho que envolve levantamento de dados, análise de oportunidades e gestão de processos de negócios. Trata-se de uma engrenagem complexa e por isso, contar com uma consultoria especializada em geomarketing e estratégia mercadológica garante vantagens competitivas para a sua empresa.

 

 

O que é o Geomarketing?

E o que a Agência Caravela pode fazer pelo seu negócio?

 

Antes, a preocupação era saber onde estava a sua loja, hoje as empresas de marketing precisam trabalhar pensando no Mobile Marketing e em todas as possibilidades que ele traz para o marketing digital. A tecnologia baseada em localização oferece um mundo de possibilidades e de oportunidades para o marketing de empresas. Para aproveitá-las, é fundamental conhecer todas as ferramentas e mais do que isso, dominar as técnicas que fazem parte de todo este processo de otimização da comunicação. Só a agência de marketing mais completa do Sul de Minas e Leste Paulista pode te auxiliar neste caminho. A Caravela é a sua agência de MKT também para geomarketing. Da concepção, passando por design, conteúdo e pensando na experiência do usuário, temos um time completo para desenvolver, produzir e criar para você, sempre com a preocupação de compreender os anseios do seu público. Com atendimento personalizado, nosso grande diferencial é oferecer em um só lugar, publicidade e propaganda, marketing digital, comunicação interna e desenvolvimento web e mobile. Entre em contato com a Agência Caravela e também conheça de perto os avanços do Marketing Digital, incluindo o geomarketing.  Planejamento de comunicação, pesquisa de mercado e de palavras-chave, consultoria de marketing e produção de conteúdo para a melhor estratégia: temos uma década de experiência em comunicação, incluindo a comunicação digital. Desenvolvimento Web – do site ao aplicativo, isca digital, automação de marketing digital, anúncios em canais do Youtube, campanhas de Facebook Ads, Linkedin Ads, Google Ads, remarketing, catálogo digital, consultoria e gestão de mídias sociais, além de otimização de SEO são alguns dos serviços de marketing digital da Agência Caravela. Acesse agenciacaravela.com.br, conheça nosso website ou entre em contato pelo (35) 3722-2350. Também estamos no Face, em https://www.facebook.com/agcaravela.

Serviço:

Agência Caravela

Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.200, Centro – Poços de Caldas (MG)

Telefone: (35) 3722-2350

Site: www.agenciacaravela.com.br/

 

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