Redesign – Reformulando seu Material

No dicionário, a palavra design, substantivo masculino, tem como principal significado: a concepção de um produto (máquina, utensílio, mobiliário, embalagem, publicação etc.), esp. no que se refere à sua forma física e funcionalidade. O design faz parte da nossa vida, integra o conceito de identidade visual, trabalha a psicologia das cores, a funcionalidade e a praticidade. Há vários tipos de design, a seguir, listamos alguns:

 

Redesign – Reformulando seu Material

Design de Identidade Visual

 

A identidade visual representa sua empresa. São diversos componentes visuais que vão demonstrar um pouco da cara do seu negócio e a mensagem que você pretende passar. A identidade visual estará em tudo: na logomarca, no site, em artes para as redes sociais, em materiais impressos, no layout, entre outros itens. Por isso, é extremamente importante tomar cuidado no processo de criação de todas essas peças/ferramentas citadas acima, já que é assim que o público terá o primeiro contato com o seu negócio. E sabemos que, muitas vezes, a primeira impressão é a que fica. A identidade visual é a responsável pelo desenvolvimento de marca. Em todo o processo de criação da identidade visual para um negócio, produto ou serviço, o profissional precisará estar atento ao objetivo da empresa, ao público-alvo que ela pretende atingir, como ela quer ser vista no mercado, seus valores, entre outros aspectos. Só após ter bastante conhecimento desses pontos é possível iniciar, por exemplo, o logotipo: para transmitir tudo que já comentamos. Diferentes tipos de profissionais podem atuar no desenvolvimento da identidade visual: publicitários, jornalistas, designers ou designer gráfico estão entre as categorias que se dedicam a este trabalho.

 

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Design de Embalagem

Grandes, pequenas, coloridas, monocromáticas, de papel, de plástico, de papelão, o que não faltam são opções. Cor, tamanho, layout: todos estes são elementos importantíssimos na hora de projetar o design da embalagem de um produto. Mas não é só isso! A embalagem muitas vezes é o primeiro meio de contato entre o consumidor e o produto, sendo assim, esta chance deve ser explorada ao máximo, no sentido de conquistar um potencial cliente e fazer com que ele adquira a sua mercadoria. A embalagem “vende” não somente o produto, mas também a identidade da marca, seu posicionamento, além de demais características e atributos do material em questão. Sendo assim, a embalagem pode ser considerada um veículo de mídia, um último recurso para convencer o consumidor a comprar o que você quer vender. Uma embalagem bonita, interessante e com o apelo certo é capaz de influenciar a decisão na chamada compra por impulso. A embalagem também tem o poder de auxiliar na fidelização do cliente e ainda na construção de uma relação emocional/afetiva com o público. Pesquisas apontam que 2/3 das decisões de compra ocorrem no ponto de venda, portanto a embalagem é aquela última chance de convencimento de quem ainda não tem uma ideia formada de qual produto levar minutos antes de passar no caixa. A embalagem “conversa” com o consumidor e quanto melhor esse diálogo, melhor será o resultado que é a influência exitosa na decisão de compra. Embalagem e rótulo devem trazer uma harmonia no sentido de trabalhar aspectos racionais e emocionais no imaginário do consumidor. Além de beleza e funcionalidade, o design de embalagem deve ser coerente com a finalidade do produto, ou seja, tudo deve estar em sintonia para fazer sentido ao consumidor, também no momento pós-venda. A versatilidade é outro ponto importante. Se a ideia é atender a diferentes públicos, como pessoas que moram sozinhas, que dividem casa ou famílias, uma boa proposta é oferecer opções em diferentes tamanhos, para diferentes padrões de consumo. É mais uma maneira de “dialogar” com diferentes estilos de vida. Assim como na criação da identidade visual, publicitários, designers ou designer gráfico estão entre as categorias que se dedicam a este trabalho. O desenvolvimento de embalagem também pode ser feito pelo engenheiro de produção.

 

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Design de Campanha Publicitária

 

Conhecer a história do produto, da empresa, do serviço ou do evento a ser divulgado é o primeiro passo. Essa regra vale também para personalidades, como artistas, atletas e políticos. Por meio de pesquisa e entrevista, a equipe de publicitários do atendimento e de jornalistas do conteúdo, faz este levantamento. A partir daí, a equipe de criação, normalmente composta por publicitários, designers e, ou jornalistas, inicia o trabalho de elaboração do conceito, baseado nestas informações. É neste momento que a peça ganha identidade, trazida por cores, fontes e uma comunicação visual que gere esta identidade e faça sentido, de acordo com a história contada. A ideia é apresentada ao cliente que pode opinar e pedir alterações durante todo o processo. Uma equipe criativa e experiente faz total diferença neste processo. A criação publicitária é responsável pela confecção de peças dos mais variados tipos, para o marketing tradicional e o marketing digital. Diferentes tipos de profissionais podem atuar no desenvolvimento da campanha publicitária: publicitários, jornalistas e designers estão entre as categorias.

 

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Design UX

O trabalho de Design UX ou UX Design consiste na aplicação de uma ciência que estuda e se debruça a entender e a satisfazer essa relação de um produto com o usuário, buscando essa aproximação de forma natural e simples. Em se tratando de UX Design, são considerados produtos, diversas plataformas de interação, tais como: site ou website, aplicativo ou dispositivo móvel. Talvez, a surpresa para muita gente é que o UX Design não se aplica somente a produtos e serviços da cibercultura: até mesmo um ponto de venda, por exemplo, pode (e deve) ser pensado e melhorado, sob a ótica de oferecer a melhor experiência ao consumidor. Vale para qualquer marca, de diferentes produtos e serviços, porque pode interferir diretamente nesta experiência. É certo também que este conceito é bastante individual, variando de pessoa para pessoa, mas é fato que esta opinião passa por pontos comuns para a maior parte das pessoas, tudo baseado em pesquisas, testes e estudos realizados constantemente com o objetivo de entender como estas questões podem e devem ser mensuradas. O UX Design é parte importantíssima de todo o processo de “venda” da sua identidade, dos valores da sua marca ou dos seus produtos ou serviços propriamente ditos. Conseguir gerar uma percepção positiva por meio deste primeiro contato e das experiências geradas neste momento, sem dúvidas, otimiza e potencializa todo e qualquer investimento feito em desenvolvimento e comunicação. Este relacionamento baseado em boas experiências é forte o suficiente para fidelizar clientes. O que é para você uma página interessante e gostosa para se navegar? O primeiro ponto sem dúvidas é a beleza da página, conquistada pela união de diversos fatores: harmonia entre texto, imagens e cores utilizadas no projeto gráfico. Já a organização do layout facilita inclusive a localização de conteúdos tornando a página intuitiva. A velocidade com que os elementos são “carregados” para visualização também tem haver com essa sensação de boa experiência na navegação. O profissional que faz este trabalho é o UX Designer, que pode ser da criação ou da ciência da computação. Quando o assunto é criação, é importante lembrar que o mercado aceita autodidatas, desde que sejam profissionais com desempenho acima da média, mesmo não tendo a formação específica para determinada função. O talento fala mais alto.

 

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O que é

 

Viu só para quantas coisas podemos fazer o design ou precisamos dele?! São muitas possibilidades né!? O Redesign nada mais é do que a recriação de um design já feito anteriormente. Ele não pode ser feito aleatoriamente, é necessário que haja uma finalidade. Geralmente, a necessidade pelo redesign vem de um diagnóstico, de pesquisas que identificam isso, por meio da resposta do público. Aparece aí, mais uma vez, a importância de conhecer o público-alvo, porque é com ele que sua comunicação precisa conversar, em todos os processos, em todas as etapas. O redesign é uma recriação, portanto, padrões de cores, tipogafia, ícones, sofrem alterações neste processo. Este diagnóstico pode identificar necessidade de alteração ou de atualização de um elemento de comunicação e é exatamente aí que entra o redesign. Atualizar representa a possibilidade de atingir novos públicos. Como atualização, ela leva em conta o que foi produzido até aquele momento, preservando a história da trajetória e valorizando novos itens que traduzam estes significados. O redesign é capaz de reposicionar a sua identidade visual, mas para isso é importante entender o comportamento do seu consumidor nos diferentes tipos de plataformas. Quais atributos você quer ressaltar neste novo design? Quais podem ficar de fora neste momento? Tudo isso precisa estar claro, o redesign precisa ter finalidades de comunicação que justifiquem a mudança, até porque, não dá, ou melhor, não é recomendado, mudar a sua identidade visual, aquela embalagem já conhecida ou o layout do seu site, sem bons e fundamentados motivos.

 

Redesign – Reformulando seu Material

Para Fazer ou Refazer, escolha a Caravela!

 

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Serviço:

Agência Caravela

Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.200, Centro – Poços de Caldas (MG)

Telefone: (35) 3722-2350

Site: www.agenciacaravela.com.br/

 

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