No dicionário,
a palavra design, substantivo masculino, tem como principal significado: a concepção de um produto (máquina, utensílio,
mobiliário, embalagem, publicação etc.), esp. no que se refere à sua forma
física e funcionalidade. O design faz parte da nossa vida, integra o conceito
de identidade visual, trabalha a psicologia das cores, a funcionalidade e a
praticidade. Há vários tipos de design, a seguir, listamos alguns:
Redesign – Reformulando seu Material
Design de Identidade Visual
A identidade visual representa sua
empresa. São diversos componentes visuais que vão demonstrar um pouco da cara
do seu negócio e a mensagem que você pretende passar. A identidade visual
estará em tudo: na logomarca, no site, em artes para as redes sociais, em
materiais impressos, no layout, entre outros itens. Por isso, é extremamente
importante tomar cuidado no processo de criação de todas essas
peças/ferramentas citadas acima, já que é assim que o público terá o primeiro
contato com o seu negócio. E sabemos que, muitas vezes, a primeira impressão é
a que fica. A identidade visual é a responsável pelo desenvolvimento de
marca. Em todo o processo de criação da identidade visual para um negócio,
produto ou serviço, o profissional precisará estar atento ao objetivo da
empresa, ao público-alvo que ela pretende atingir, como ela quer ser vista no
mercado, seus valores, entre outros aspectos. Só após ter bastante conhecimento
desses pontos é possível iniciar, por exemplo, o logotipo: para transmitir tudo
que já comentamos. Diferentes tipos de profissionais podem atuar no
desenvolvimento da identidade visual: publicitários, jornalistas, designers ou
designer gráfico estão entre as categorias que se dedicam a este trabalho.
Redesign – Reformulando seu Material
Design de Embalagem
Grandes, pequenas, coloridas,
monocromáticas, de papel, de plástico, de papelão, o que não faltam são opções.
Cor, tamanho, layout: todos estes são elementos importantíssimos na hora de
projetar o design da embalagem de um produto. Mas não é só isso! A embalagem
muitas vezes é o primeiro meio de contato entre o consumidor e o produto, sendo
assim, esta chance deve ser explorada ao máximo, no sentido de conquistar um
potencial cliente e fazer com que ele adquira a sua mercadoria. A embalagem
“vende” não somente o produto, mas também a identidade da marca, seu
posicionamento, além de demais características e atributos do material em
questão. Sendo assim, a embalagem pode ser considerada um veículo de mídia, um
último recurso para convencer o consumidor a comprar o que você quer vender.
Uma embalagem bonita, interessante e com o apelo certo é capaz de influenciar a
decisão na chamada compra por impulso. A embalagem também tem o poder de
auxiliar na fidelização do cliente e ainda na construção de uma relação
emocional/afetiva com o público. Pesquisas apontam que 2/3 das decisões de
compra ocorrem no ponto de venda, portanto a embalagem é aquela última chance
de convencimento de quem ainda não tem uma ideia formada de qual produto levar
minutos antes de passar no caixa. A embalagem “conversa” com o consumidor e
quanto melhor esse diálogo, melhor será o resultado que é a influência exitosa
na decisão de compra. Embalagem e rótulo devem trazer uma harmonia no sentido
de trabalhar aspectos racionais e emocionais no imaginário do consumidor. Além
de beleza e funcionalidade, o design de embalagem deve ser coerente com a
finalidade do produto, ou seja, tudo deve estar em sintonia para fazer sentido
ao consumidor, também no momento pós-venda. A versatilidade é outro ponto
importante. Se a ideia é atender a diferentes públicos, como pessoas que moram
sozinhas, que dividem casa ou famílias, uma boa proposta é oferecer opções em
diferentes tamanhos, para diferentes padrões de consumo. É mais uma maneira de
“dialogar” com diferentes estilos de vida. Assim como na criação da identidade
visual, publicitários, designers ou designer gráfico estão entre as
categorias que se dedicam a este trabalho. O desenvolvimento de embalagem
também pode ser feito pelo engenheiro de produção.
Redesign – Reformulando seu Material
Design de Campanha Publicitária
Conhecer
a história do produto, da empresa, do serviço ou do evento a ser divulgado é o
primeiro passo. Essa regra vale também para personalidades, como artistas,
atletas e políticos. Por meio de pesquisa e entrevista, a equipe de
publicitários do atendimento e de jornalistas do conteúdo, faz este
levantamento. A partir daí, a equipe de criação, normalmente composta por
publicitários, designers e, ou jornalistas, inicia o trabalho de elaboração do
conceito, baseado nestas informações. É neste momento que a peça ganha
identidade, trazida por cores, fontes e uma comunicação visual que gere esta
identidade e faça sentido, de acordo com a história contada. A ideia é
apresentada ao cliente que pode opinar e pedir alterações durante todo o
processo. Uma equipe criativa e experiente faz total diferença neste processo.
A criação publicitária é responsável pela confecção de peças dos mais variados
tipos, para o marketing tradicional e o marketing digital. Diferentes tipos de profissionais podem atuar no
desenvolvimento da campanha publicitária: publicitários, jornalistas e
designers estão entre as categorias.
Redesign – Reformulando seu Material
Design UX
O trabalho de Design UX ou UX Design
consiste na aplicação de uma ciência que estuda e se debruça a entender e a
satisfazer essa relação de um produto com o usuário, buscando essa aproximação
de forma natural e simples. Em se tratando de UX Design, são considerados
produtos, diversas plataformas de interação, tais como: site ou website,
aplicativo ou dispositivo móvel. Talvez, a surpresa para muita gente é que o UX
Design não se aplica somente a produtos e serviços da cibercultura: até mesmo
um ponto de venda, por exemplo, pode (e deve) ser pensado e melhorado, sob a
ótica de oferecer a melhor experiência ao consumidor. Vale para qualquer marca,
de diferentes produtos e serviços, porque pode interferir diretamente nesta
experiência. É certo também que este conceito é bastante individual, variando
de pessoa para pessoa, mas é fato que esta opinião passa por pontos comuns para
a maior parte das pessoas, tudo baseado em pesquisas, testes e estudos
realizados constantemente com o objetivo de entender como estas questões podem
e devem ser mensuradas. O UX Design é parte importantíssima de todo o processo
de “venda” da sua identidade, dos valores da sua marca ou dos seus produtos ou
serviços propriamente ditos. Conseguir gerar uma percepção positiva por meio
deste primeiro contato e das experiências geradas neste momento, sem dúvidas,
otimiza e potencializa todo e qualquer investimento feito em desenvolvimento e
comunicação. Este relacionamento baseado em boas experiências é forte o
suficiente para fidelizar clientes. O que é para você uma página interessante e
gostosa para se navegar? O primeiro ponto sem dúvidas é a beleza da página,
conquistada pela união de diversos fatores: harmonia entre texto, imagens e
cores utilizadas no projeto gráfico. Já a organização do layout facilita
inclusive a localização de conteúdos tornando a página intuitiva. A velocidade
com que os elementos são “carregados” para visualização também tem haver com
essa sensação de boa experiência na navegação. O profissional que faz este
trabalho é o UX Designer, que pode ser da criação ou da ciência da computação.
Quando o assunto é criação, é importante lembrar que o mercado aceita
autodidatas, desde que sejam profissionais com desempenho acima da média, mesmo
não tendo a formação específica para determinada função. O talento fala mais
alto.
Redesign – Reformulando seu Material
O que é
Viu só para quantas coisas podemos
fazer o design ou precisamos dele?! São muitas possibilidades né!? O Redesign
nada mais é do que a recriação de um design já feito anteriormente. Ele não
pode ser feito aleatoriamente, é necessário que haja uma finalidade.
Geralmente, a necessidade pelo redesign vem de um diagnóstico, de pesquisas que
identificam isso, por meio da resposta do público. Aparece aí, mais uma vez, a
importância de conhecer o público-alvo, porque é com ele que sua comunicação
precisa conversar, em todos os processos, em todas as etapas. O redesign é uma
recriação, portanto, padrões de cores, tipogafia, ícones, sofrem alterações
neste processo. Este diagnóstico pode identificar necessidade de alteração ou
de atualização de um elemento de comunicação e é exatamente aí que entra o
redesign. Atualizar representa a possibilidade de atingir novos públicos. Como
atualização, ela leva em conta o que foi produzido até aquele momento,
preservando a história da trajetória e valorizando novos itens que traduzam
estes significados. O redesign é capaz de reposicionar a sua identidade visual,
mas para isso é importante entender o comportamento do seu consumidor nos
diferentes tipos de plataformas. Quais atributos você quer ressaltar neste novo
design? Quais podem ficar de fora neste momento? Tudo isso precisa estar claro,
o redesign precisa ter finalidades de comunicação que justifiquem a mudança,
até porque, não dá, ou melhor, não é recomendado, mudar a sua identidade
visual, aquela embalagem já conhecida ou o layout do seu site, sem bons e
fundamentados motivos.
Redesign – Reformulando seu Material
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