Evolução dos Tempos
Na década
de 1990, a internet ainda chegava ao Brasil, ninguém sabia o que seria esta
grande rede, tudo era uma incógnita bem incompreensível e mais do que isso,
imprevisível. Os anos passaram, a internet se transformou, cresceu, se
popularizou, avançou, saiu dos computadores para os smartphones e hoje está ao
alcance de todos, na palma das mãos, a poucos cliques. A democratização da
tecnologia ampliou o acesso e isso abriu um mundo de possibilidades, pra tudo e
pra todos.
Todo este
panorama mudou nosso comportamento, trouxe alterações na nossa maneira de nos
relacionarmos com as coisas e com as pessoas. O consumo também se modificou. O
e-commerce, o chamado comércio eletrônico, ampliou a concorrência e as
possibilidades de compra. Trouxe comodidade, possibilidade de comparar preços
com mais facilidade e de receber em casa, aquele tão sonhado produto. As redes
sociais aproximam quem está longe e distanciam quem está perto. A informação
está acessível a todos, tornando o professor não mais um detentor do
conhecimento, mas sim um mediador, um motivador de talentos. É, um novo cenário
surgiu em um relativo curto espaço de tempo. É ao mesmo tempo, assustador e
surpreendente! Dentre tudo isso, a tecnologia teve de se adaptar para atender a
este volumoso novo público. E a disputa pela atenção destes conectados
consumidores fez surgir muitas ferramentas, entre elas, o marketing de
conteúdo. Considerado o combustível do marketing digital, o marketing de
conteúdo traz informações relevantes para a opção de compra, cria
relacionamento com o público e reforça a identidade de marcas e empresas. A
equação é simples: para um novo mercado, novas ferramentas para divulgação.
SEO e Redes Sociais – Dicas para os Melhores Resultados
SEO – O que é
Dentro
desta engrenagem está o SEO e você já deve ter visto ou ouvido algo sobre ele
por aí. SEO é o Search Engine Optimization, em português, conhecido como
otimizador de sites. É um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar as páginas mais
amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no
conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados
orgânicos, ou seja, sem pagamento para isso. O SEO surgiu com a nova geração de
sites de busca. Antes dela, a organização dos links em uma página de resultado
era alfabética como nos diretórios
web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância. Esta relevância
é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto
uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google
PageRank, uma forma de rankeamento deste material todo. O SEO também depende da
palavra-chave que é o termo que você usa em uma busca. Dependendo de quais
palavras você utiliza, serão retornadas páginas diferentes e em posições
diferentes. Conhecer as palavras-chave mais utilizadas para a busca de
determinado tema ou informação é fator determinante para o sucesso do processo
de marketing de conteúdo. O SEO, pensando inicialmente para sites também é
aplicável ao conteúdo das redes sociais, com mecanismo semelhante.
SEO e Redes Sociais – Dicas para os Melhores Resultados
Adwords – O que é
Adwords é o sistema do Google onde empresas que
querem anunciar seus produtos inserem publicidade nos resultados do mecanismo
de busca e em sites de parceiros do Google através do AdSense, que por sua vez
é uma rede de parceiros que possuem espaço disponível no site voltado para o
anúncio de terceiros. Os anúncios do Google AdWords funcionam em um sistema de
leilão, ou seja, várias empresas disputam a aparição tanto no mecanismo de
busca, quanto em sites de parceiros do Google. Cada pretenso anunciante
apresenta um lance para determinados temas de busca. O Google confere todas as
apostas e seleciona os anúncios que aparecerão em seus sites parceiros e nas
buscas feitas no próprio Google. A escolha da empresa “vencedora” é dada pelo
valor do lance e pela relevância do site aos olhos do Google (por isso é
interessante manter seu site sempre otimizado para o Google e para o usuário).
Isso é marketing de conteúdo. O Google utiliza o sistema de pontuação de
0 a 10 que é o PageRank, o rankeamento. Baseado em diversos critérios, esse
ranking classifica conteúdos como mais relevantes ou menos relevantes. Quanto
mais relevante, melhor será a posição conquistada na busca. É claro que isso
vale para o orgânico, já que existe a oportunidade de pagar links patrocinados,
anunciar no Google e aparecer bem posicionado, mas como um anúncio. Conteúdo
original, de qualidade e constantemente atualizado, utilizando as
palavras-chave mais buscadas, contribuem para um bom rankeamento.
SEO e Redes Sociais – Dicas para os Melhores Resultados
Para se Destacar!
Não basta estar na internet mais, porque assim como você, muita
gente também está! Sua marca, sua
empresa, produto ou serviço, precisam ser encontrados e em tempos de tanta
competitividade, ser visto pode ser cada vez mais difícil, especialmente na
Rede, este universo amplo e disputado. Temos públicos cada vez mais
diversificados e segmentados que em contrapartida, respondem melhor a mensagens
pensadas e direcionadas estrategicamente. O caminho é criar e manter
relacionamento com o consumidor. Em meio a tanta concorrência, com tanta gente
fazendo mais do mesmo, é necessário mostrar valor, relevância. É aí que entra o
marketing de conteúdo. Vale para redes sociais que buscam engajamento. Vale para sites e
blogs que querem aparecer nas primeiras posições, nas páginas de busca. Vale para páginas ou perfis nas redes sociais que
querem se destacar positivamente.
SEO e Redes Sociais – Dicas para os Melhores Resultados
Para Acertar!
Para as
redes sociais, a relevância também é muito importante. Vamos a alguns exemplos:
o Facebook e o Twitter são redes sociais, mas são tratadas da mesma forma, como
outras páginas na hora de definir a relevância de um site. Sendo assim e
havendo um número de menções consideráveis e
rastreáveis pelo “sistema”, este será mais um fator a ser analisado para fazer
o posicionamento da página nos resultados. Os compartilhamentos tendem a ser
mais valorizados do que a quantidade de seguidores, o que significa que o
engajamento é fundamental. Já para o Bing, os dois quesitos são avaliados para
o bom posicionamento no mecanismo de busca. Fato é que as redes sociais
representam relevância no momento de indexar uma página, um site e posicioná-lo
nos resultados de busca. Se fazer presente é fundamental, a chamada “presença
social”. Com uma relação mais direta, mais pessoal, essa possibilidade nas
redes sociais só vem a agregar a todo o processo. O ideal é equilibrar conteúdo
de qualidade com boas imagens: a internet funciona e muito no modo visual!
Investir em links externos é outra pedida para fazer com que o seu conteúdo
circule mais e mais, além das suas redes. É muito importante manter o foco no
seu público, isso vai nortear as ações de comunicação. Ter engajamento é bom,
ter cada vez mais visibilidade é o objetivo deste trabalho de SEO nas redes
sociais mas toda e qualquer ação de marketing digital precisa ter planejamento
e ser baseada na coerência de uma trajetória. Seguindo estes critérios, sua
comunicação online vai ser muito mais assertiva no sentido de atingir o seu
público-alvo.
SEO e Redes Sociais – Dicas para os Melhores Resultados
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