SEO e Redes Sociais – Dicas para os Melhores Resultados

Evolução dos Tempos

 

Na década de 1990, a internet ainda chegava ao Brasil, ninguém sabia o que seria esta grande rede, tudo era uma incógnita bem incompreensível e mais do que isso, imprevisível. Os anos passaram, a internet se transformou, cresceu, se popularizou, avançou, saiu dos computadores para os smartphones e hoje está ao alcance de todos, na palma das mãos, a poucos cliques. A democratização da tecnologia ampliou o acesso e isso abriu um mundo de possibilidades, pra tudo e pra todos.

Todo este panorama mudou nosso comportamento, trouxe alterações na nossa maneira de nos relacionarmos com as coisas e com as pessoas. O consumo também se modificou. O e-commerce, o chamado comércio eletrônico, ampliou a concorrência e as possibilidades de compra. Trouxe comodidade, possibilidade de comparar preços com mais facilidade e de receber em casa, aquele tão sonhado produto. As redes sociais aproximam quem está longe e distanciam quem está perto. A informação está acessível a todos, tornando o professor não mais um detentor do conhecimento, mas sim um mediador, um motivador de talentos. É, um novo cenário surgiu em um relativo curto espaço de tempo. É ao mesmo tempo, assustador e surpreendente! Dentre tudo isso, a tecnologia teve de se adaptar para atender a este volumoso novo público. E a disputa pela atenção destes conectados consumidores fez surgir muitas ferramentas, entre elas, o marketing de conteúdo. Considerado o combustível do marketing digital, o marketing de conteúdo traz informações relevantes para a opção de compra, cria relacionamento com o público e reforça a identidade de marcas e empresas. A equação é simples: para um novo mercado, novas ferramentas para divulgação.

 

SEO e Redes Sociais – Dicas para os Melhores Resultados

 

SEO – O que é

 

Dentro desta engrenagem está o SEO e você já deve ter visto ou ouvido algo sobre ele por aí. SEO é o Search Engine Optimization, em português, conhecido como otimizador de sites. É um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar as páginas mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos, ou seja, sem pagamento para isso. O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes dela, a organização dos links em uma página de resultado era alfabética como nos diretórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank, uma forma de rankeamento deste material todo. O SEO também depende da palavra-chave que é o termo que você usa em uma busca. Dependendo de quais palavras você utiliza, serão retornadas páginas diferentes e em posições diferentes. Conhecer as palavras-chave mais utilizadas para a busca de determinado tema ou informação é fator determinante para o sucesso do processo de marketing de conteúdo. O SEO, pensando inicialmente para sites também é aplicável ao conteúdo das redes sociais, com mecanismo semelhante.

 

SEO e Redes Sociais – Dicas para os Melhores Resultados

Adwords – O que é

Adwords é o sistema do Google onde empresas que querem anunciar seus produtos inserem publicidade nos resultados do mecanismo de busca e em sites de parceiros do Google através do AdSense, que por sua vez é uma rede de parceiros que possuem espaço disponível no site voltado para o anúncio de terceiros. Os anúncios do Google AdWords funcionam em um sistema de leilão, ou seja, várias empresas disputam a aparição tanto no mecanismo de busca, quanto em sites de parceiros do Google. Cada pretenso anunciante apresenta um lance para determinados temas de busca. O Google confere todas as apostas e seleciona os anúncios que aparecerão em seus sites parceiros e nas buscas feitas no próprio Google. A escolha da empresa “vencedora” é dada pelo valor do lance e pela relevância do site aos olhos do Google (por isso é interessante manter seu site sempre otimizado para o Google e para o usuário). Isso é marketing de conteúdo. O Google utiliza o sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank, o rankeamento. Baseado em diversos critérios, esse ranking classifica conteúdos como mais relevantes ou menos relevantes. Quanto mais relevante, melhor será a posição conquistada na busca. É claro que isso vale para o orgânico, já que existe a oportunidade de pagar links patrocinados, anunciar no Google e aparecer bem posicionado, mas como um anúncio. Conteúdo original, de qualidade e constantemente atualizado, utilizando as palavras-chave mais buscadas, contribuem para um bom rankeamento.

 

 

SEO e Redes Sociais – Dicas para os Melhores Resultados

 

Para se Destacar!

 

Não basta estar na internet mais, porque assim como você, muita gente também está! Sua marca, sua empresa, produto ou serviço, precisam ser encontrados e em tempos de tanta competitividade, ser visto pode ser cada vez mais difícil, especialmente na Rede, este universo amplo e disputado. Temos públicos cada vez mais diversificados e segmentados que em contrapartida, respondem melhor a mensagens pensadas e direcionadas estrategicamente. O caminho é criar e manter relacionamento com o consumidor. Em meio a tanta concorrência, com tanta gente fazendo mais do mesmo, é necessário mostrar valor, relevância. É aí que entra o marketing de conteúdo. Vale para redes sociais que buscam engajamento. Vale para sites e blogs que querem aparecer nas primeiras posições, nas páginas de busca. Vale para páginas ou perfis nas redes sociais que querem se destacar positivamente.

 

SEO e Redes Sociais – Dicas para os Melhores Resultados

 

Para Acertar!

 

Para as redes sociais, a relevância também é muito importante. Vamos a alguns exemplos: o Facebook e o Twitter são redes sociais, mas são tratadas da mesma forma, como outras páginas na hora de definir a relevância de um site. Sendo assim e havendo um número de menções consideráveis e rastreáveis pelo “sistema”, este será mais um fator a ser analisado para fazer o posicionamento da página nos resultados. Os compartilhamentos tendem a ser mais valorizados do que a quantidade de seguidores, o que significa que o engajamento é fundamental. Já para o Bing, os dois quesitos são avaliados para o bom posicionamento no mecanismo de busca. Fato é que as redes sociais representam relevância no momento de indexar uma página, um site e posicioná-lo nos resultados de busca. Se fazer presente é fundamental, a chamada “presença social”. Com uma relação mais direta, mais pessoal, essa possibilidade nas redes sociais só vem a agregar a todo o processo. O ideal é equilibrar conteúdo de qualidade com boas imagens: a internet funciona e muito no modo visual! Investir em links externos é outra pedida para fazer com que o seu conteúdo circule mais e mais, além das suas redes. É muito importante manter o foco no seu público, isso vai nortear as ações de comunicação. Ter engajamento é bom, ter cada vez mais visibilidade é o objetivo deste trabalho de SEO nas redes sociais mas toda e qualquer ação de marketing digital precisa ter planejamento e ser baseada na coerência de uma trajetória. Seguindo estes critérios, sua comunicação online vai ser muito mais assertiva no sentido de atingir o seu público-alvo.

 

SEO e Redes Sociais – Dicas para os Melhores Resultados

Conte com uma Agência de Marketing que tem experiência!

Planejamento de comunicação, pesquisa de mercado e de palavras-chave, consultoria de marketing e produção de conteúdo para a melhor estratégia: temos uma década de experiência em comunicação, incluindo a comunicação digital. Desenvolvimento Web – do site ao aplicativo, isca digital, automação de marketing digital, anúncios em canais do Youtube, campanhas de Facebook Ads, Linkedin Ads, Google Ads, remarketing, catálogo digital, consultoria e gestão de mídias sociais, além de otimização de SEO são alguns dos serviços de marketing digital da Agência Caravela.

Além de estudar o cenário, planejar estratégia, prestamos consultoria e executamos marketing digital nos diferentes canais possíveis. Isso faz da Caravela a sua agência de marketing, marketing de conteúdo e marketing digital. Nossa equipe conta com publicitários para atendimento, jornalistas para conteúdo, designers para criação, desenvolvedores e programadores para web e mobile e gerente de mídia para pensar o seu marketing digital. Isso significa que em um só lugar, você tem estudo e definição de estratégias, produção das peças e mídias a serem utilizadas e aplicação com acompanhamento e mensuração dos resultados. Loja virtual, sites, aplicativos, anúncios em diferentes formatos: tudo isso com a certeza de assertividade, com marketing de conteúdo de qualidade, você tem na Agência Caravela, a sua agência digital no Sul de Minas e Leste Paulista. A equipe atua ainda com Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna, Publicidade e Propaganda. Tenha o serviço mais completo em comunicação, em um só lugar. Acesse nosso site, visite nossas redes sociais, agende uma conversa sem compromisso e venha saber mais, vai ser um prazer receber você e conhecer a sua história!

 

Serviço:

Agência Caravela

Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.200, Centro – Poços de Caldas (MG)

Telefone: (35) 3722-2350

Site: www.agenciacaravela.com.br/

 

Veja mais informações e dicas em nossas Redes Sociais:

Facebook: www.facebook.com/agcaravela

Instagram: @agenciacaravela

Blog: www.agenciacaravela.com.br/noticias

 

A equação é simples: para um novo mercado, novas ferramentas para divulgação.
–– compartilhar