Não existe mais aquela “obrigação” de assistir a algo, porque
estamos na frente da televisão e temos que ver aquela publicidade, até que o
horário comercial acabe. Se para o público da TV, zapear no controle remoto, de
canal em canal, já virou uma regra, para o público da internet, então, isso nem
se discute. Isso significa que a sua campanha de divulgação só receberá a
atenção devida e terá o efeito desejado, se for bem pensada e atingir o público
da maneira necessária. É preciso conquistar!
Marketing de Conteúdo:
Atração, Envolvimento e Geração de Valor
On e Off Line
A publicidade dos dias de hoje é dividida nestes dois segmentos.
Marketing é derivado do inglês, market, que quer dizer mercado.
Explicando melhor: é o estudo e a avaliação de mercado que permitem entender as
diferentes formas como empresas e consumidores lidam nesta relação de compra e
venda. O marketing é o responsável por criar no imaginário do público-alvo,
desejos que se transformam em necessidades, que são atendidas por meio do
consumo de bens ou serviços. As mídias consideradas tradicionais: TV, rádio,
jornal impresso, revista, além de materiais de apoio como flyers, folders,
cartões de visita, etc, são o marketing offline. Focado no público que está
sempre conectado nos meios online: sites, redes sociais e blogs, está o
marketing digital, crescendo cada vez mais, com o aumento do número de usuários
da internet e especificamente, da tecnologia mobile. Então, não basta mais ser
web, agora é preciso também ser mobile.
Marketing de Conteúdo:
Atração, Envolvimento e Geração de Valor
A Obrigatoriedade de se Destacar
Quem quer ser visto, notado, consumido e comentado está na
internet. E é muita gente vendendo mais do mesmo, vamos combinar! Se destacar
passou a ser obrigatório para quem busca resultados reais. Não é mais
suficiente estar, é fundamental ser, para atrair, envolver e gerar valor, tripé
que irá diferenciá-lo dos demais. Para isso, existe o marketing de conteúdo,
fundamental para as estratégias de marketing digital. Independentemente de qual
estratégia seja adotada, o conteúdo é essencial, é ele quem apresenta você para
o público, cria relacionamento, engajamento e geração de valor. Como qualquer
relacionamento, este também precisa de manutenção, de cuidado. O marketing de conteúdo faz isso, por meio da
conquista da relevância. Vale para redes sociais que buscam engajamento. Vale
para sites e blogs que querem aparecer nas primeiras posições, nas páginas de
busca. Vale para páginas ou perfis nas redes
sociais que querem se destacar. As aplicabilidades são inúmeras, os
resultados são certos para campanhas bem pensadas e no caso da resposta orgânica,
este é um trabalho que deve ser idealizado a médio e longo prazo. Trata-se de
um caminho a ser construído, afinal, um relacionamento não se solidifica do dia
para a noite.
Marketing de Conteúdo:
Atração, Envolvimento e Geração de Valor
Como Fazer
Vamos tomar como exemplo o Google, que utiliza um sistema de
pontuação de 0 a 10 que é o PageRank. Baseado em diversos critérios, esse
ranking classifica conteúdos como mais relevantes ou menos relevantes. Quanto
mais relevante, melhor será a posição conquistada na busca. É claro que isso
vale para o orgânico, já que existe a oportunidade de pagar links patrocinados
e aparecer bem posicionado, mas como um anúncio. Já Adwords é o sistema do
Google onde empresas que querem anunciar seus produtos inserem publicidade nos
resultados do mecanismo de busca e em sites de parceiros do Google através do
AdSense, que por sua vez é uma rede de parceiros que possuem espaço disponível
no site voltado para o anúncio de terceiros. Os anúncios do Google AdWords funcionam
em um sistema de leilão, ou seja, várias empresas disputam a aparição tanto no
mecanismo de busca, quanto em sites de parceiros do Google. Cada pretenso
anunciante apresenta um lance para determinados temas de busca. O Google
confere todas as apostas e seleciona os anúncios que aparecerão em seus sites
parceiros e nas buscas feitas no próprio Google. A escolha da empresa
“vencedora” é dada pelo valor do lance e pela relevância do site aos olhos do
Google (por isso é interessante manter seu site sempre otimizado para o Google
e para o usuário). Isso é marketing de conteúdo, estes são os mecanismos.
Marketing de Conteúdo:
Atração, Envolvimento e Geração de Valor
Usando
as Palavras Certas
A qualidade do conteúdo faz total diferença neste resultado e
conseguir “brincar” com o que o público quer saber ou tem pesquisado com mais
frequência é a grande sacada. Existem programas específicos, que indicam quais
são as combinações de palavras-chave mais pesquisadas em um determinado
período, de acordo com cada assunto ou tema. A partir daí, é feito um
planejamento de conteúdo para a sua campanha, levando em conta estas
informações. Este é o princípio de SEO - Search Engine Optimization, em
português, também chamado de otimizador de sites. SEO é um conjunto de técnicas
que têm como principal objetivo tornar as páginas mais amigáveis para os
sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de
forma que este fique melhor posicionado nos resultados
orgânicos, ou seja, sem pagamento para isso. O SEO surgiu com a nova geração de
sites de busca. Antes dela, a organização dos links em uma página de resultado
era alfabética como nos diretórios web. Na
nova geração de ferramentas de busca,
o posicionamento passou a depender da relevância. Esta relevância é definida
por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é
importante. Um dos mais conhecidos é o Google PageRank. Portanto, conhecer as
palavras-chave mais utilizadas para a busca de determinado tema ou informação é
fator determinante para o sucesso do processo de marketing de conteúdo, mas não
é só isso. É necessário trabalhar estas informações com propriedade e
coerência, a palavra-chave precisa fazer sentido com o contexto do seu material
e da sua natureza de negócio. Um exemplo: vamos pensar em qualquer tipo de
negócio em Sorocaba, cidade do interior de São Paulo. Certamente, quando
triamos as palavras-chave mais acessadas para a produção do marketing de
conteúdo, Fernando e Sorocaba, famosa dupla sertaneja, aparece como uma das
combinações mais buscadas. No entanto, não tem sentido usar o nome da dupla,
simplesmente porque esta é uma combinação muito pesquisada, ao menos que haja
alguma relação real do cliente com os cantores. Resumindo: o marketing de
conteúdo precisa ter conexão com a realidade e ser produzido sob a luz da ética
e do compromisso com o consumidor, sempre!
Dito isso, veremos a
seguir uma metodologia importantíssima para o marketing de conteúdo.
Marketing de Conteúdo:
Atração, Envolvimento e Geração de Valor
Metodologia Inbound
Inbound Marketing ou Marketing de Atração em uma tradução livre, é a
estratégia que consiste em criar e manter relacionamento com o consumidor. A
metodologia Inbound funciona em quatro etapas:
Marketing de Conteúdo:
Atração, Envolvimento e Geração de Valor
Atrair
O mundo está cada vez mais digital, não tem jeito, é um caminho sem
volta! Sua marca, sua empresa, produto ou serviço, precisam ser encontrados no
Google, na mídia social ou nos blogs.
Marketing de Conteúdo: Atração,
Envolvimento e Geração de Valor
Converter
Aparecendo nestes canais, vão aparecer também contatos, pedidos de
orçamento, solicitação pelo seu produto ou serviço. Este é outro princípio do
Inbound Marketing: quem procura a empresa é o cliente.
Marketing de Conteúdo:
Atração, Envolvimento e Geração de Valor
Fechar
É a consumação do negócio, proporcionada pela estratégia de comunicação
adequada, assertiva. Surge aí a oportunidade de enfim, provar que o seu produto
ou o seu serviço realmente é o melhor!
Marketing de Conteúdo:
Atração, Envolvimento e Geração de Valor
Encantar
Cliente
satisfeito é cliente fidelizado. É a melhor propaganda que você pode ter para
atrair outros clientes. Na internet então, a propagação dessa mensagem ganha
ainda mais alcance. Depoimentos de encantamento seduzem e convencem novos
consumidores de que investir em você vale a pena, sem sustos, sem riscos!
Os
princípios do Inbound fazem relevante diferença na estratégia de marketing de
conteúdo. Com o mecanismo de atrair sutilmente seu potencial cliente, ele gera
valor para a sua marca, cria autoridade, aumenta o público das redes sociais e
o tráfego dos sites, tem ainda o aumento do engajamento e de leads também. Ou
seja, é resposta garantida para a sua comunicação que visa como consequência
final, o aumento das vendas.
Marketing de Conteúdo:
Atração, Envolvimento e Geração de Valor
Dicas Estratégicas
Seu conteúdo irá focar
em novos lançamentos ou produtos? É fundamental saber onde se quer chegar.
Também é imprescindível
conhecer quem é o seu público-alvo, porque as ações de marketing de conteúdo
serão voltadas para ele. O que ele pesquisa? Quais as palavras-chave mais
importantes? Como seus concorrentes se posicionam quanto ao mesmo tipo de
conteúdo? São informações que vão nortear o seu trabalho. O conteúdo deve
satisfazer o que o seu cliente está procurando. Ele deve atender a esta demanda
e ser útil. Lembre-se: diferentes canais têm diferentes públicos que pedem
abordagens diferentes.
O estabelecimento de
datas e prazos pode ser o diferencial em postagens, além de vincular a eventos
que possam potencializar o seu conteúdo quando lançados no dia e na hora certa.
Planejamento é tudo nesta organização.
Marketing de Conteúdo: Atração, Envolvimento e Geração de Valor
Seja Assertivo, Contrate quem Entende do Assunto!
Planejamento, execução e
mensuração: estas costumam ser as três etapas de um trabalho de marketing de
conteúdo. Inclui pesquisa, estratégia e avaliação. A Agência Caravela é a mais
completa empresa de publicidade do Sul de Minas e Leste Paulista. Para produção
de conteúdo digital, comunicação e marketing, conte com uma equipe completa,
dinâmica e experiente, conte com a gente!
Serviço:
Agência
Caravela
Localização:
Rua Rio Grande do Sul, 1.200, Centro – Poços de Caldas (MG)
Telefone:
(35) 3722-2350
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