A internet, as redes sociais e o
e-commerce mudaram a forma com a qual nos relacionamos com a gente mesmo, com
os outros e com o consumo também. Como resultado de toda esta transformação,
surge o Marketing 4.0, a Revolução do Digital. Muito mais do que ter ou saber
usar as ferramentas da internet, Philipe Kotler, o pai do Marketing 4.0, diz
que é preciso outra mentalidade, já que o 4.0 está muito mais ligado ao mindset
do que às ferramentas, que já existiam antes dele. Com a Rede, o mundo se volta
para a inclusão social e o senso de comunidade, ao eliminar barreiras
geográficas e demográficas. Dentro desta nova mentalidade, já é possível ver
que as estruturas de poder verticais estão se diluindo, aumentando a
competitividade de pequenos negócios e dando lugar a relações horizontais entre
marcas e consumidores. Somado a tudo isso está o fato de que as opiniões sociais
compartilhadas nas comunidades digitais influenciam cada vez mais as opiniões
individuais. É este novo público que cada vez mais acessa as tecnologias e por
meio delas, promove mais esta transformação.
Marketing 4.0 : a Revolução do Digital
A Transformação em Quatro Etapas
No Marketing
1.0, o panorama era: poucas opções para o consumidor e baixa concorrência entre
as empresas. Essa combinação tornava a comunicação voltada apenas para os
produtos e a empresa. O consumidor ficava em segundo plano neste processo.
No Marketing 2.0, a concorrência já é maior e
surge a necessidade de construção de uma marca, uma identidade para
diferenciação. Aqui, os consumidores começam a ficar mais exigentes, porque
sabem que podem escolher. Começam ainda a aparecer nesta etapa, dois elementos
importantíssimos: segmentação de mercado e público-alvo.
No Marketing 3.0, surge com força o conceito da
personalização, especialmente para nichos de mercado. As marcas passam a
assumir valores, defender causas e bandeiras. Muito mais do que criar e vender
algo, a expectativa cada vez mais, é que as marcas gerem valores também. Neste
momento, a internet já figura como ferramenta do Marketing.
No Marketing 4.0, podemos
ver a união dos conceitos das versões anteriores, associada ao fato de que fica
valorizada a necessidade de estratégias para uso das ferramentas. O ser humano
se torna central neste contexto e precisa ser entendido, compreendido,
atendido, satisfeito. Temos aqui quatro estágios do Marketing que não se
excluem, ao contrário. Se reinventar e se adaptar em meio à revolução digital é
o desafio desta modalidade.
Marketing 4.0 : a Revolução do Digital
Quem é o seu Alvo
Pela riqueza de informações, a buyer
persona pode ser utilizada em todas as etapas do processo de vendas. O processo
tem melhor linguagem, humaniza o potencial cliente e além disso traz
informações relevantes para a execução de uma campanha de marketing digital,
tais como: em quais redes sociais investir em anúncios e em quais meios de
comunicação apostar; quais assuntos abordar; formatos de conteúdo ideais;
palavras-chave; oportunidades de upsell e cross sell; melhores momentos para
ofertar um produto e estilo e periodicidade do e-mail marketing, para citar
apenas alguns exemplos. Já o público-alvo é a definição social, econômica e
demográfica de quem vai consumir o seu produto. Até tempos atrás, definir
público-alvo era o primeiro passo para uma campanha de marketing digital.
Identificar público-alvo e buyer persona significa saber com quem você precisa
falar, quem você precisa satisfazer!
Marketing 4.0 : a Revolução do Digital
A Importância das Palavras-Chave
Sites de busca, também chamados de motores de busca, mecanismos de busca, mecanismos de pesquisa ou
simplesmente buscadores, são hoje a
principal fonte de procura de informações por todo o tipo de usuários da
internet. Por isso, estar bem posicionado nestes resultados é a chave do
sucesso na internet. E isso não ocorre por acaso. SEO
é a sigla para Search Engine Optimization, em português, conhecido como
otimizador de sites. É um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo
tornar as páginas mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando
palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor
posicionado nos resultados orgânicos, ou seja, sem pagamento para isso. O SEO
surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes dela, a organização dos
links em uma página de resultado era alfabética como nos diretórios web.
Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a
depender da relevância. Esta relevância é definida por algoritmos, que são
cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais
conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank. O que o público quer ver
também é valorizado aqui.
Marketing
4.0 : a Revolução do Digital
Desenvolvimento Web
Desenvolvimento web é a área específica para o trabalho de
elaboração de sites. Envolve diversas questões, como o frontend, que seria o
que você usuário, enxerga de uma página, quando navega por ela. Para tudo isso
funcionar, há também o backend, que é a programação que faz os seus comandos
serem obedecidos, quando por exemplo você clica em um link, tenta enviar dados
por formulário ou até mesmo realizar uma compra online. Então, de uma forma
simples para fácil entendimento, frontend é o site e backend, o painel
administrativo. São programadores e desenvolvedores os responsáveis por fazerem
esta engrenagem funcionar de forma alinhada e harmônica. Sem dúvidas, são
elementos importantíssimos e indispensáveis. De nada adianta ter uma página
linda mas que não “funciona” corretamente. Uma página ruim do ponto de vista
estético também não é uma opção legal, mesmo que ela tenha um backend
excelente. Frontend e backend são complementares e necessários. Mais do que a
ferramenta, o que o consumidor espera dela é a prioridade.
Marketing 4.0 : a Revolução do Digital
Desenvolvimento Móbile
Na sociedade da informação e em meio a era da velocidade, a
tecnologia mobile ganha cada vez mais força e cai de vez no gosto dos
brasileiros. Isso representa um público
consumidor que exige mais rapidez e facilidade na hora de adquirir um produto
ou serviço. Diante destas evidências, fica claro que ter presença digital
efetiva já não significa mais apenas estar nas redes sociais, ter um site ou
loja virtual. Além de tudo isso, é necessário também pensar mobile, ou seja,
oferecer tudo o que for necessário para os formatos tablet e smartphone.
Nossa equipe de desenvolvedores e programadores também pensa mobile, para você
e a sua empresa estarem sempre mais perto deste novo público, seja no formato
Android, seja no formato IOS. Além disso o desenvolvimento mobile inclui tornar
sites responsivos, ou seja, adequados também para o acesso destes dispositivos
mobiles, como tablets, celulares e smartphones. Quanto mais próximo do
consumidor, melhor!
Marketing 4.0 : a Revolução do Digital
UX Design
O trabalho de UX
Design consiste na aplicação de uma ciência que estuda e se debruça a entender
e a satisfazer essa relação de um produto com o usuário, buscando essa
aproximação de forma natural e simples. Em se tratando de UX Design, são considerados
produtos, diversas plataformas de interação, tais como: site ou website,
aplicativo ou dispositivo móvel. Talvez, a surpresa para muita gente é que o UX
Design não se aplica somente a produtos e serviços da cibercultura: até mesmo
um ponto de venda, por exemplo, pode (e deve) ser pensado e melhorado, sob a
ótica de oferecer a melhor experiência ao consumidor. Vale para qualquer marca,
de diferentes produtos e serviços, porque pode interferir diretamente nesta
experiência. É certo também que este conceito é bastante individual, variando
de pessoa para pessoa, mas é fato que esta opinião passa por pontos comuns para
a maior parte das pessoas, tudo baseado em pesquisas, testes e estudos
realizados constantemente com o objetivo de entender como estas questões podem
e devem ser mensuradas. O UX Design é parte importantíssima de todo o processo
de “venda” da sua identidade, dos valores da sua marca ou dos seus produtos ou
serviços propriamente ditos. Conseguir gerar uma percepção positiva por meio
deste primeiro contato e das experiências geradas neste momento, sem dúvidas,
otimiza e potencializa todo e qualquer investimento feito em desenvolvimento e
comunicação. Este relacionamento baseado em boas experiências é forte o
suficiente para fidelizar clientes. A aplicação do UX Design envolve – mas não
se limita – às pesquisas sobre o perfil e comportamento do usuário, a
mensuração e coordenação de interações físicas e cognitivas. Assim como a
coordenação, projeção e desenvolvimento de processos para facilitar a
experiência e satisfazer o usuário também fazem parte. Este resultado envolve
vários elementos que juntos, proporcionam esta melhor experiência. Mas, afinal,
o que seria a melhor experiência? Como medir isso? O que é para você uma página
interessante e gostosa para se navegar? O primeiro ponto sem dúvidas é a beleza
da página, conquistada pela união de diversos fatores: harmonia entre texto,
imagens e cores utilizadas no projeto gráfico. Já a organização do layout
facilita inclusive a localização de conteúdos tornando a página intuitiva. A
velocidade com que os elementos são “carregados” para visualização também tem
haver com essa sensação de boa experiência na navegação. Sites muito “pesados”,
pensados sem esta previsão, tendem a ter um “trânsito” mais difícil, usando uma
figura de linguagem para que você entenda melhor. Ninguém gosta de ficar parado
em um engarrafamento ou levar horas para andar poucos quilômetros. Essa área
responde pelo “cartão de visitas” da sua loja virtual. Se você chega, se sente
bem e à vontade, você fica, olha outras coisas, compra e volta mais vezes. Do
contrário, nunca mais vai querer repetir a experiência. Se identificou? Pois é,
já aconteceu com todo mundo! A primeira impressão é a que fica, já se fala
nisso e não é de hoje. Olha a preocupação com o consumidor aí novamente como
prioridade.
Marketing 4.0 : a Revolução do Digital
Só a Agência mais completa da Região pode oferecer o melhor em 4.0!
É evidente que todas
as transformações, provocadas pela Internet, impactam também nas empresas.
Entre as novidades, está a mudança na lógica de negócios, cada vez mais
inclusiva, horizontal e social. São diversos paradoxos, especialmente para uma
sociedade capitalista e entender estas mudanças é fundamental para continuar no
mercado, se estabelecer, crescer. A convergência de mídias está aí, unindo
online e offline, mostrando que elas não se excluem, mas se complementam, para
atender aos mais variados tipos de público. Da concepção, passando por design,
conteúdo e pensando na experiência do usuário, temos um time completo para
desenvolver, produzir e criar para você, sempre com a preocupação de
compreender os anseios deste público 4.0. Com atendimento personalizado, nosso
grande diferencial é oferecer em um só lugar, publicidade e propaganda,
marketing digital, comunicação interna e desenvolvimento web e mobile. Entre em
contato com a Agência Caravela e também conheça de perto os avanços do
Marketing 4.0, porque aqui, o futuro é agora!
Serviço:
Agência Caravela
Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.200, Centro – Poços de
Caldas (MG)
Telefone: (35) 3722-2350
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