Como Rankear Melhor seu Site no Google

É um ato quase que automático e que simplesmente já faz parte de nossas vidas: para encontrar o telefone daquele delivery ou tirar aquela dúvida que surgiu em uma conversa informal na mesa do bar. Serve também para buscar informações importantes para o nosso dia a dia profissional ou mesmo  ajudar naquele trabalho da escola ou da faculdade. Os sites de busca são ferramentas que facilitam nossa vida, que nos aproximam de informações úteis e necessárias. Dentre as opções, a mais utilizada sem dúvidas é o Google, que está entre as páginas mais acessadas no mundo e foi a primeira a experimentar os conceitos da Web Semântica, que trouxe novos motores de busca, interfaces inovadoras, criação de dicionários de sinônimos e a organização inteligente de conteúdos. Aparecer ou não aparecer no Google pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de uma empresa e está longe de ser exagero, afirmar isso. Esta máxima do marketing online é válida não apenas para empresas de e-commerce, que vendem produtos diretamente em suas lojas virtuais, mas para qualquer negócio aonde os potenciais clientes vão até a internet para buscar os seus fornecedores ou prestadores de serviços, mesmo que para depois, se dirigirem a uma loja física. O Google traz várias opções de estratégias para uma campanha de Marketing Digital. Isso porque, não basta apenas estar na internet, é preciso ser encontrado na internet, no momento certo, no lugar certo. E este resultado não ocorre por acaso. Acredite, é possível trabalhar por isso e para isso, de forma profissional, segura, com investimento calculado e mensuração de resultado precisa.

 

Como Rankear Melhor seu Site no Google

Adwords


Você já deve ter lido sobre isso em algum lugar. Este é o nome do sistema do Google onde empresas que querem anunciar seus produtos inserem publicidade nos resultados do mecanismo de busca e em sites de parceiros da página de busca, através do AdSense, que por sua vez é uma rede de parceiros que possuem espaço disponível no site voltado para o anúncio de terceiros. Os anúncios do Google AdWords funcionam em um sistema de leilão, ou seja, várias empresas disputam a aparição tanto no mecanismo de busca, quanto em sites de parceiros do Google. Cada pretenso anunciante apresenta um lance para determinados temas de busca. O Google confere todas as apostas e seleciona os anúncios que aparecerão em seus sites parceiros e nas buscas feitas no próprio Google. A escolha da empresa “vencedora” é dada pelo valor do lance e pela relevância do site aos olhos do Google, por isso é interessante manter seu site sempre otimizado para o Google e para o usuário. (Já já explicaremos como esta otimização é possível e fácil de ser feita). A classificação dos anúncios acontece pelo ranking do Google, o AdRank. O AdRank define os anúncios a serem exibidos com base em questões como a qualidade do anúncio versus lance no leilão de palavras-chave.  A pontuação que define a qualidade do anúncio nada mais é que uma métrica criada pelo Google para mensurar os fatores de relevância e qualidade de cada um dos anúncios. Isso significa que os anúncios com muitos pontos de qualidade e muito relevantes para o usuário podem ser pagos por um valor menor do que o lance dado pela empresa – então é importante entender que o valor pode ser variável, tudo depende da qualidade dos anúncios da sua empresa. Um dos benefícios dos links patrocinados é que, ao contrário da mídia tradicional, é possível fazer testes em tempo menor, controlar de forma mais próxima os resultados das campanhas e melhorar sempre que necessário os anúncios para que, ao fim da campanha, seus resultados sejam os melhores, sem falar no custo que é mais baixo.  Por tudo isso, o rankeamento no Google é tão importante, seja na mídia paga, seja na espontânea, como explicaremos a seguir.


Como Rankear Melhor seu Site no Google

SEO: o segredo para aparecer nas primeiras páginas de busca

 

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em português, conhecido como otimizador de sites. É um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar as páginas mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos, ou seja, sem o pagamento para isso, por isso, de forma espontânea. O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes dela, a organização dos links em uma página de resultado era alfabética como nos diretórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância, da qualidade do material disponibilizado. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank. O SEO também depende da palavra-chave que é o termo que você usa em uma busca. Dependendo de quais palavras você utiliza, serão retornadas páginas diferentes em posições diferentes. O SEO pode ser dividido em duas partes. Fatores internos e fatores externos. Os internos são relacionados ao site. Alguns exemplos são urls claras, utilização dos padrões web, títulos de página racionais e a correta utilização das tags html que é linguagem utilizada para construir páginas web. Já a parte externa analisa como os outros sites se relacionam com o site. Os exemplos são quantidade de links apontando para o site, quais sites apontam o site e o conteúdo do link apontado. Dependendo destes fatores, as páginas são pontuadas pelo site de busca para que ele possa determinar a relevância da pagina e quais as palavras-chave relacionadas a ela. O Google utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank, o rankeamento.


Como Rankear Melhor seu Site no Google

SEO On-page


São todas as estratégias utilizadas na página da empresa. Portanto, são aqueles itens relacionados com a otimização do conteúdo do site. A escolha de um título otimizado, que contenha as palavras-chave, é um exemplo de estratégia On-page. Os temas trabalhados são outro exemplo.

Como Rankear Melhor seu Site no Google

SEO Off-page


O SEO Off-page são os direcionamentos dos links para a sua página colocados em outros sites da internet. Esta é uma estratégia tão importante quanto o SEO On-page, que faz com que mais pessoas conheçam o seu site e que também influencia no seu posicionamento nos buscadores. Elas devem ser relacionadas, de modo que uma complemente a outra, para que ambas contribuam para aumentar o tráfego da sua página. Algumas estratégias Off-page, que ajudam a conseguir mais links para o seu site, a seguir.

Como Rankear Melhor seu Site no Google

Títulos e Subtítulos



Precisam ser claros, conter as palavras-chave principais e obedecer a hierarquia h1, h2, h3. Ou seja, o título deve estar formatado como header 1, os subtítulos principais como header 2 e assim por diante. Isso contribui para que o conteúdo fique visualmente mais agradável e também para que os robôs dos sites de busca percebam como o conteúdo está organizado e qual é a ordem de relevância de cada título dentro do texto.

 

Como Rankear Melhor seu Site no Google

Meta Descrição

 

É o resumo do conteúdo da página. Cada página deve ter sua meta descrição e é importante que elas não tenham mais do que 160 caracteres. Também devem ser instigantes, para que o leitor queira acessar o site ao ver o resumo da sua página no site de busca.

 

Como Rankear Melhor seu Site no Google

URLs Amigáveis

 

É importante observar a URL criada automaticamente pelo site e alterá-la, caso necessário. Uma URL cheia de números e símbolos é bem menos interessante do que uma URL que contenha o assunto tratado na página, certo? Observe os exemplos:

 

1. www.agenciacaravela.com.br/ip=2454870&0
2. www.agenciacaravela.com.br/noticias
A segunda opção é muito mais amigável e agradável, por isso, é mais indicada.

 

Como Rankear Melhor seu Site no Google

A Agência Caravela pode te ajudar!

 

Ter um site, pensar no conteúdo para esta página, incluindo um blog, que precisa ser constantemente atualizado, com assuntos relativos ao seu ramo de atuação. A definição das pautas deve ser feita, pensando nos assuntos do momento e na pesquisa das palavras-chave mais procuradas, nos sites de busca. Há ferramentas específicas para isso. Há especialistas no assunto também, o chamado Seo marketing. O profissional especialista em mídias digitais é o mais indicado para fazer este monitoramento e indicar os caminhos a seguir. Jornalistas compõem a equipe, como produtores deste conteúdo digital pensado para a otimização e o rankeamento do seu site. Tem ainda os programadores, desenvolvedores e designers para pensar e executar um site intuitivo, bonito e moderno. É o marketing digital a serviço do seu negócio. Conte com a agência de marketing, publicidade e propaganda mais completa do Sul de Minas e Leste Paulista. Conte com a Agência Caravela e tenha comunicação digital efetiva e de resultados.

 

Serviço:

 

Agência Caravela

Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.200, Centro – Poços de Caldas (MG)

Telefone: (35) 3722-2350

Site: www.agenciacaravela.com.br

 

Confira mais informações e dicas em nossas Redes Sociais:

Facebook: www.facebook.com/agcaravela

Instagram: @agenciacaravela

Blog: www.agenciacaravela.com.br/noticias

 

 

 

 

 

 

 

Conte com a Agência Caravela e tenha comunicação digital efetiva e de resultados.
–– compartilhar