Os links patrocinados servem para aumentar as conversões, amplificar outras estratégias (inclusive de SEO e Marketing de Conteúdo, dentre as orgânicas), além de fortalecer a marca, trazendo custo-benefício para o plano de marketing: quanto mais resultados otimizados e mais conversões, melhor. Se você é usuário de internet, sem dúvidas já recebeu links patrocinados. Eles aparecem com esta identificação de Patrocinado, na timeline da nossa rede social ou como resultado de uma busca feita em sites do gênero. Aí, quando a gente vê, já está seguindo o perfil ou a página que apareceu como um link patrocinado, nada por acaso, claro! O marketing digital está aí para isso e revolucionou o conceito de anúncios publicitários. São diversas as possibilidades.
Links Patrocinados: 5 dicas para investir
Marketing
Digital e Inbound Marketing: links patrocinados fazem parte deste trabalho!
Inbound Marketing ou Marketing de Atração
em uma tradução livre, é a estratégia que consiste em criar e manter
relacionamento com o consumidor. A propaganda tradicional vem perdendo poder de
influência. Em meio a tanta concorrência, com tanta gente fazendo mais do
mesmo, é necessário se destacar, mostrar que é diferente. Vender mais significa
ganhar mercado!
Atrair
é a primeira etapa. O mundo está cada vez mais digital, não tem jeito, é um
caminho sem volta! Sua marca, sua empresa, produto ou serviço, precisam ser
encontrados no Google, na mídia social ou nos blogs.
Converter vem na sequência. Aparecendo
nestes canais, vão aparecer também contatos, pedidos de orçamento, solicitação
pelo seu produto ou serviço. Este é outro princípio do Inbound Marketing: quem
procura a empresa é o cliente.
Fechar é a consumação do negócio,
proporcionada pela estratégia de comunicação adequada, assertiva. Surge aí a
oportunidade de enfim, provar que o seu produto ou o seu serviço realmente é o
melhor!
Cliente
satisfeito é cliente fidelizado. É a melhor propaganda que você pode ter para
atrair outros clientes. Na internet então, a propagação dessa mensagem ganha
ainda mais alcance. Depoimentos de encantamento seduzem e convencem novos
consumidores de que investir em você vale a pena, sem sustos, sem riscos. Encantar
é a missão, se for possível resumir em uma só palavra.
Links Patrocinados: 5 dicas para investir
Canais - Sites de Busca e Redes Sociais
Também chamados de motores de busca, mecanismos
de busca, mecanismos
de pesquisa ou
simplesmente buscadores, são hoje a principal fonte de procura
de informações por todo o tipo de usuários da internet. O Google, reconhecido como a ferramenta de busca mais abrangente da
internet, está entre as páginas mais acessadas no mundo e foi o primeiro a
experimentar os conceitos da Web Semântica, que trouxe novos motores de busca,
interfaces inovadoras, criação de dicionários de sinônimos e a organização
inteligente de conteúdos.
Aparecer ou não aparecer no
Google pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Isso
é válido não apenas para empresas de e-commerce, que vendem produtos
diretamente em suas lojas virtuais, mas para qualquer negócio aonde os
potenciais clientes vão até a internet para buscar os seus fornecedores ou
prestadores de serviços. O Google traz várias
opções de estratégias para uma campanha de Marketing Digital. Há estratégias
orgânicas, ou seja, aquelas com audiência espontânea, digamos assim. E há
aquelas estratégias digamos, em formato de anúncios, pagos para atrair
possíveis clientes. Uma complementa a outra. Um equilíbrio entre as duas
estratégias pode ser o melhor caminho para a execução do seu marketing digital.
Mas você deve estar pensando: como anunciar no Google? Entre as modalidades
pagas, estão os links patrocinados. Iniciamos este post falando do
Google, mas temos outros canais. O Bing é o segundo maior mecanismo de buscas
do mundo, sem falar nas redes sociais, por meio dos links patrocinados em forma
de postagens. Certamente você já recebeu e já passou a seguir algum perfil, por
meio deles. Entre os canais, citamos a seguir as opções bastante utilizadas: Google
AdWords; Facebook; Twitter; Instagram; LinkedIn; Youtube; Snapchat.
Links Patrocinados: 5 dicas para investir
Opções de Contratação
O CPC – custo
por clique, significa que o anunciante pagará um valor específico a cada vez
que o link for clicado.
O CPM – custo
por mil impressões, trata-se de uma meta. A cada vez que mil visualizações são
atingidas no anúncio, um valor específico é pago.
O CPA – custo
por ação é cobrado a cada vez que é feita uma ação no site do anunciante.
O CPV – custo por visualização, tem um valor
definido que é pago a cada vez que uma pessoa visualiza o anúncio, daí o nome.
A variedade de possibilidades faz dos links
patrocinados, uma estratégia atrativa e flexível. Os valores pagos são
acertados no ato da contratação e dependem do modelo e da palavra-chave definidos. Quanto mais dinheiro é investido,
mais rápido é o retorno. Isso é otimização.
Você escolhe quanto gastar: por meio da
possibilidade de realizar uma campanha com poucos recursos, ou de iniciar uma
campanha com poucos recursos e ampliá-los no decorrer do projeto: os links
patrocinados são ideais para estes casos. Ao contrário das mídias tradicionais
e offline que muitas vezes exigem a disponibilidade da verba já no ato da
contratação, no caso dos links, este cenário pode ir sendo alterado ao longo do
caminho, de acordo, inclusive, com a resposta obtida na ação.
Links
Patrocinados: 5 dicas para investir
Outros Benefícios
Com os links
patrocinados você tem com exatidão, acesso a resultados relacionados ao alcance
desta mídia. São informações que permitem, inclusive, modificar ou adaptar a
estratégia. As plataformas de análise de métricas fornecem todos estes
relatórios, de forma detalhada. No caso da TV, por exemplo, a emissora informa
público alcançado pela programação, por meio do cálculo do número de habitantes
em determinada área de cobertura. Mas não há garantias de que 100% deste público recebeu a sua
mensagem, até porque sabemos que não. No caso dos links patrocinados, a métrica
permite saber exatamente quantas pessoas foram atingidas pela ação. Tem também
a agilidade para otimizar e mudar os rumos da sua campanha: isso pode ser feito
a qualquer momento do processo, de forma simples, porque faz parte do processo.
Com a possibilidade de segmentação total, você atinge o público que você quiser
atingir. Por sexo, faixa etária, escolaridade, profissão, estado civil,
localização. Você escolhe quem vai enxergar o seu anúncio, o que traz mais
assertividade para a ação. Os links patrocinados podem aumentar as conversões; amplificar
outras estratégias (inclusive de SEO e Marketing de Conteúdo, dentre as
orgânicas); fortalecer a marca; link patrocinado é custo-benefício para o plano
de marketing: quanto mais resultados otimizados e mais conversões, melhor esta
equação fica.
Links Patrocinados: 5 dicas para investir
Aspectos financeiros a serem avaliados
Você precisa
pensar em: custos envolvidos, tempo de retorno e profissional ou empresa
responsável pela campanha. Todos estes elementos possuem valores que devem ser
adicionados ao total que você pretende investir na ação de links patrocinados.
Eles fazem parte do custo.
É fundamental
que a estratégia tenha começo, meio e fim, para a garantia de conquista dos
resultados almejados. Do contrário, vai ser dinheiro jogado fora e tempo
perdido. Todas as etapas precisam de cuidado e planejamento. Isso envolve
escolhas de palavras-chave, de canais e de valor a ser investido, tudo levando
em conta, os objetivos a serem alcançados.
Links Patrocinados: 5 dicas para investir
Passo a passo para a aplicabilidade prática da teoria
Quem eu quero atingir
Você já viu
que são vários os públicos e surgem cada vez mais nichos. Qual ou quais
escolher? Isso vai depender de onde está o seu público-alvo ou a persona, como
falamos em publicidade. É importante definir quem você precisa atingir para
fazer esta escolha que é essencial para resultados de sucesso.
As
Palavras-Chave
Outro detalhe
fundamental para a sua estratégia. As palavras devem estar relacionadas ao que
você quer vender e ter uma ligação com as palavras mais buscadas. Importante
lembrar que as palavras mais buscadas custam mais por clique. Levando em conta
todos estes aspectos, o desafio é definir palavras que tenham relevância e que ao mesmo tempo não sejam caras demais.
A Programação
da Divulgação
Esta tabela
deve ter os canais escolhidos, com segmentação dos respectivos públicos e
horários da ação. Isso é essencial para organizar e poder executar a etapa a
seguir.
A Mensuração
dos Resultados
Este
acompanhamento é obrigatório para saber o andamento da execução, os resultados
e possíveis erros que precisam ser corrigidos. É possível fazer a análise de
cada canal e a geral, da ação de links patrocinados. É útil mensurar para o
tempo atual, mas também como subsídios para o marketing futuro.
Links Patrocinados: 5 dicas para investir
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Serviço:
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Localização:
Rua Rio Grande do Sul, 1.200, Centro – Poços de Caldas (MG)
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