O ato de criar é mágico e faz total diferença na presença
que uma marca, produto ou serviço exerce de forma efetiva, no dia a dia das
pessoas. Este trabalho que visa este tipo de projeção faz parte da criação
publicitária, inserida dentro da Publicidade e Propaganda. Tornar público ou propagar uma notícia, uma ideia, um
evento, produto, serviço, marca ou profissional. Esta é a função da publicidade
e propaganda. Navegação que para ser bem-sucedida, utiliza como instrumentos, a
criatividade e as técnicas de comunicação. As ferramentas são muitas: Rádio,
TV, Jornais, Revistas, Outdoor, peças impressas (flyers, folders), design de
rótulos, desenvolvimento de marcas e branding. É claro que cada caso é um caso
e quem vai definir isso também é o público-alvo. Todo este arsenal citado até
aqui faz parte da comunicação off-line. E
não para por aí. A comunicação do século XXI compreende um paradoxo. Ao
mesmo tempo em que está mais acessível, mais dinâmica, mais presente, está mais
complexa também. São diversos canais, com públicos potenciais espalhados por
todos eles. Como atingir quem você tanto precisa da melhor forma? É aí que
entram os múltiplos papéis de uma agência de publicidade.
Criação Publicitária: como é feita
Conhecer a história do produto, da
empresa, do serviço ou do evento a ser divulgado é o primeiro passo. Essa regra
vale também para personalidades, como artistas, atletas e políticos. Por meio
de pesquisa e entrevista, a equipe de publicitários do atendimento e de
jornalistas do conteúdo, faz este levantamento. A partir daí, a equipe de
criação, normalmente composta por publicitários, designers e, ou jornalistas,
inicia o trabalho de elaboração do conceito, baseado nestas informações. É
neste momento que a peça ganha identidade, trazida por cores, fontes e uma
comunicação visual que gere esta identidade e faça sentido, de acordo com a história
contada. A ideia é apresentada ao cliente que pode opinar e pedir alterações
durante todo o processo. Uma equipe criativa e experiente faz total diferença
neste processo. A criação publicitária é responsável pela confecção de peças
dos mais variados tipos, como continuaremos vendo a seguir.
Criação Publicitária para Campanha
Publicitária
Saber qual a
melhor forma de comunicar seus serviços e produtos é um fator determinante para
o sucesso da sua empresa. Para chegar ao público correto e da maneira correta é
necessário criar uma estratégia de comunicação. E, nesse caso, várias análises
devem ser promovidas: do mercado que seu negócio está inserido, dos
concorrentes, do posicionamento da marca, entre outras variáveis. Existem
profissionais especialistas para realizar toda a campanha de comunicação da sua
empresa: desde o atendimento inicial para compreender essas os tópicos citados
acima, até o desenvolvimento da campanha em si. O passo a passo da criação de
uma campanha publicitária inclui planejamento, análise de mercado, definição de
público-alvo, criação de conceito, entre outros aspectos. Tem criação
publicitária aqui também!
Criação Publicitária para Identidade
Visual
Sua empresa
precisa ser vista e reconhecida! E não importa se será nas plataformas digitais
ou off! Você precisa mostrar a cara da sua marca e reforçar sua imagem perante
os consumidores e concorrentes. Isso independentemente do tamanho da sua
empresa. A identidade visual pode e deve estar presente em: logo, site, capas e
avatares das redes sociais, e-mail marketing, landing page, papelaria
institucional, anúncios para revistas, flyer, folder, sacolas, camisetas,
fachada, outdoor, uniformes, embalagens, ou seja, o desenvolvimento de marca
deve estar previsto neste trabalho. E é
a criação publicitária quem faz todo este desenvolvimento.
Criação Publicitária para o Marketing
Somado ao marketing tradicional, temos neste século, o marketing digital. Para ambos, a criação publicitária é fundamental.
Criação Publicitária para o Marketing
Tradicional
O
marketing tradicional está ligado aos veículos considerados offline, tais como:
televisão, rádio, jornais, produtos impressos, entre outros. Entre as vantagens
estão: visibilidade, alcance alto, público de faixas etárias mais elevadas,
além de durabilidade maior, porque “o papel dura”, já diz a frase. Do panfleto
que você pegou no semáforo ao anúncio no intervalo do telejornal: tudo é
marketing. E no caso do marketing tradicional, campanhas pequenas a enormes são
possíveis de serem executadas, com as mais diferentes estratégias. Gastar mais
ou gastar menos vai depender das possibilidades do orçamento e de quanto de
público você quer atingir. Dito isso, vamos então entender um pouco melhor o
marketing digital.
Criação
Publicitária para o Marketing Digital
A comunicação online é um novo jeito de fazer
publicidade e propaganda. Com o mundo cada vez mais digital, este é um caminho
sem volta! Sua marca, sua empresa, produto ou serviço, precisam ser encontrados
no Google, na mídia social ou nos blogs. E a ordem agora é criar e manter
relacionamento com o consumidor. A propaganda tradicional vem tendo que se
adaptar a estas mudanças. Não é que uma seja melhor do que a outra, mas são
estratégias diferentes que atingem públicos diversos e que podem se
complementar em importantes momentos. Em meio a tanta concorrência, com tanta
gente fazendo mais do mesmo, é necessário se destacar, mostrar porque é
especial. Desenvolvimento Web – do site ao aplicativo, isca digital, automação
de marketing digital, anúncios em canais do Youtube, campanhas de Facebook Ads,
Linkedin Ads, Google Ads, remarketing, catálogo digital, consultoria e gestão
de mídias sociais, além de otimização de SEO são alguns dos nossos serviços.
Criação Publicitária para Assessoria de
Imprensa
Não é por acaso que cada vez mais
segmentos diferentes: empresas, marcas, políticos, atletas e celebridades têm
recorrido a esta ferramenta que reúne várias estratégias no sentido de fazer
esta ponte que vai levar o cliente atendido até os veículos de comunicação e
consequentemente, a um número maior de pessoas. É o trabalho que vai fazer o
assessorado – pessoa física, empresa ou instituição – conquistar visibilidade
positiva e de confiança junto à comunidade. É a assessoria de imprensa que constrói
e fortalece uma imagem, por meio da divulgação de notícias na chamada mídia
espontânea, ou seja, no conteúdo jornalístico de impressos, emissoras de TVs,
Rádios e sites, sem o pagamento de espaço publicitário. É mais barato, dá mais
credibilidade e influencia positivamente na transmissão da mensagem. O ideal é
que a assessoria de imprensa seja um trabalho contínuo, de forma a ter
resultados crescentes. Mas pode ser também uma ação pontual, para um lançamento
ou um evento. A grande sacada de uma assessoria de imprensa é despertar nos
veículos de comunicação, o interesse por determinado assunto, mostrar que
aquele tema, embora tenha um viés institucional ou até pessoal, no caso de
assessorados pessoas físicas, tem também interesse público e, portanto, é útil
e relevante que se torne do conhecimento de mais pessoas. Temos jornalistas
preparados para pesquisar tudo sobre o cliente e os veículos-alvo e oferecer as
melhores soluções em assessoria de imprensa, por meio da organização de
eventos, press release, press kit, follow up, clipping. Nossa assessoria também navega pela produção
de conteúdo para blog, site e mídias sociais. A criação publicitária também
está aí, presente em todos estes materiais de apoio da assessoria de imprensa.
Criação Publicitária para Comunicação Interna
Pode não parecer, mas existe um caminho
grande a ser percorrido entre informação e comunicação. Essa viagem será em um
mar calmo e tranquilo, se for executada com planejamento e estratégia. Dentro
de uma empresa também funciona assim. Afinal, mudanças causam impacto na vida
de todos e quando não são comunicadas da forma correta, geram conflitos e
insatisfação. A Comunicação Interna, também conhecida por Comunicação
Corporativa, Endocomunicação ou Endomarketing dá mais transparência e fortalece
os processos de trocas, as interações, os relacionamentos dentro de uma empresa
ou instituição. É um trabalho fundamental, inclusive, para o resultado da
comunicação que será feita da porta para fora. É estratégia básica para o êxito
porque é exatamente por essa falta de percepção que muitas empresas e
instituições negligenciam a comunicação interna. O saldo é sempre negativo:
equipe insatisfeita, desmotivada e sem engajamento para as ações do dia a dia o
que se reflete no desempenho, tanto individual, quanto coletivo. A comunicação
interna abrange diversas ações. Comunicar missão, visão, valores, deliberações,
mudanças e notícias é a mais básica de todas. Mas esta estratégia vai muito
além, ela coloca o colaborador como centro das atenções, como o responsável
pelos resultados e a partir daí se dá todo o processo. Neste modelo atualizado
de administração, os antigos departamentos pessoal ou de recursos humanos abrem
espaço para a Gestão de Pessoas, área que enxerga cada colaborador com suas
especificidades, características e necessidades próprias e que busca atender a
estes anseios, na medida do possível. Treinamentos, cursos de capacitação,
ações de desempenho e eventos de premiação de resultados: todos estes são
alguns exemplos que podem envolver a comunicação interna. O trabalho abrange
planejamento, estratégia, execução e mensuração de resultados. Confecção de
material para cursos, realização de campanhas, desenvolvimento de site,
aplicativo, identidade visual, conteúdo e comunicação para eventos: olha a
criação publicitária de novo aí, dando o ar da graça e reafirmando a
importância de uma identidade visual para qualquer realização de comunicação.
Criação Publicitária
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