Como Posicionar sua Marca no Mercado

Entre altos e baixos, nossa economia enfrenta uma crise já há alguns anos e dentro deste cenário, as galopantes taxas de desemprego fizeram surgir muitos empreendedores que descobriram na filosofia do “faça você mesmo”, uma oportunidade de se manter dentre a população economicamente ativa. Foi-se o tempo em que a estabilidade, conquistada muitas vezes por um cargo obtido por meio de concurso público ou outras garantias seria o sonho. A geração das últimas décadas tem se revelado arrojada, corajosa e ávida por novos desafios.

Dentro desta lógica está o aumento da atividade empreendedora e os números mostram isso. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, o percentual de pessoas de 18 a 34 anos que têm negócios em fase inicial atingiu a marca de 57%, o que representa mais de 15 milhões de jovens. Este mesmo estudo mostrou que a taxa de empreendedorismo total atingiu a marca de 36,4% o que representa quase 50 milhões de pessoas se arriscando neste universo, nos últimos dois anos.

Dentro desta nova tendência, sem dúvidas há o empreendedorismo por vocação e o empreendedorismo por situação. Em ambos os casos é possível se destacar e se diferenciar, atributos fundamentais para a permanência no mercado. Posicionar sua marca é fundamental para solidificar uma situação de estabilidade, dentro da área que você escolheu para empreender. Posicionar sua marca no mercado é uma das especialidades da Agência Caravela, por meio das diversas ferramentas disponíveis para este fim.

 

Marketing Tradicional

 

O marketing tradicional está ligado aos veículos considerados offline, tais como: televisão, rádio, jornais, produtos impressos, entre outros. Entre as vantagens estão: visibilidade, alcance alto, público de faixas etárias mais elevadas, além de durabilidade maior, porque “o papel dura”, já diz a frase. Do panfleto que você pegou no semáforo ao anúncio no intervalo do telejornal: tudo é marketing. E no caso do marketing tradicional, campanhas pequenas a enormes são possíveis de serem executadas, com as mais diferentes estratégias. Gastar mais ou gastar menos vai depender das possibilidades do orçamento e de quanto de público você quer atingir. Dito isso, vamos então entender um pouco melhor o marketing digital.

 

Marketing Digital

A comunicação online é um novo jeito de fazer publicidade e propaganda. Com o mundo cada vez mais digital, este é um caminho sem volta! Sua marca, sua empresa, produto ou serviço, precisam ser encontrados no Google, na mídia social ou nos blogs. E a ordem agora é criar e manter relacionamento com o consumidor. A propaganda tradicional vem tendo que se adaptar a estas mudanças. Não é que uma seja melhor do que a outra, mas são estratégias diferentes que atingem públicos diversos e que podem se complementar em importantes momentos. Em meio a tanta concorrência, com tanta gente fazendo mais do mesmo, é necessário se destacar, mostrar porque é especial. Desenvolvimento Web – do site ao aplicativo, isca digital, automação de marketing digital, anúncios em canais do Youtube, campanhas de Facebook Ads, Linkedin Ads, Google Ads, remarketing, catálogo digital, consultoria e gestão de mídias sociais, além de otimização de SEO são alguns dos nossos serviços.

 

Identidade Visual

 

Sua empresa precisa ser vista e reconhecida! E não importa se será nas plataformas digitais ou off! Você precisa mostrar a cara da sua marca e reforçar sua imagem perante os consumidores e concorrentes. Isso independentemente do tamanho da sua empresa! Confira alguns meios/peças que a identidade visual pode e deve estar presente: logo, site, capas e avatares das redes sociais, e-mail marketing, lading page, papelaria institucional, anúncios para revistas, flyer, folder, sacolas, camisetas, fachada, outdoor, uniformes, embalagens, ou seja, o desenvolvimento de marca deve estar previsto neste trabalho.

Tem ainda outras estratégias para este trabalho de posicionamento de marca. Confira!

 

Comunicação Interna, Empresarial ou Corporativa


Ela já foi colocada em segundo, terceiro, quarto planos, naquela lista de itens que podem ser cortados, sempre que o orçamento aperta. A verdade é que ainda hoje a comunicação empresarial é tratada desta forma por alguns, aqueles que ainda não compreenderam a real importância dela. É fato também que este número de empreendedores que desconhecem esta importância tem diminuído cada vez mais, diante da velocidade das mudanças dos últimos anos. Mercados cada vez mais competitivos fizeram e fazem da comunicação, item extremamente importante no planejamento estratégico de uma empresa que busca sempre superar suas metas. Saber investir em comunicação significa aproveitar oportunidades de crescimento, proporcionadas pelo norte que objetivos e metas ganham neste processo. Já é muito né, mas não é só isso! Pode não parecer, mas existe um caminho grande a ser percorrido entre informação e comunicação. Dentro de uma empresa também funciona assim. Afinal, mudanças causam impacto na vida de todos e quando não são comunicadas da forma correta, geram conflitos e insatisfação. A Comunicação Interna, também conhecida por Comunicação Corporativa, Endocomunicação ou Endomarketing dá mais transparência e fortalece os processos de trocas, as interações, os relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição. É um trabalho fundamental, inclusive, para o resultado da comunicação que será feita da porta para fora. É estratégia básica para o êxito porque é exatamente por essa falta de percepção que muitas empresas e instituições negligenciam a comunicação interna. O saldo é sempre negativo: equipe insatisfeita, desmotivada e sem engajamento para as ações do dia a dia o que se reflete no desempenho, tanto individual, quanto coletivo. A comunicação interna abrange diversas ações. Comunicar missão, visão, valores, deliberações, mudanças e notícias é a mais básica de todas. Mas esta estratégia vai muito além, ela coloca o colaborador como centro das atenções, como o responsável pelos resultados e a partir daí se dá todo o processo. Neste modelo atualizado de administração, os antigos departamentos pessoal ou de recursos humanos abrem espaço para a Gestão de Pessoas, área que enxerga cada colaborador com suas especificidades, características e necessidades próprias e que busca atender a estes anseios, na medida do possível. Treinamentos, cursos de capacitação, ações de desempenho e eventos de premiação de resultados: todos estes são alguns exemplos que podem envolver a comunicação interna. O trabalho inclui planejamento, estratégia, execução e mensuração de resultados. Confecção de material para cursos, realização de campanhas, desenvolvimento de site, aplicativo, identidade visual, conteúdo e comunicação para eventos.  

 

Relacionamento com a Imprensa

 

Não é por acaso que cada vez mais segmentos diferentes: empresas, marcas, políticos, atletas e celebridades têm recorrido a esta ferramenta que reúne várias estratégias no sentido de fazer esta ponte que vai levar o cliente atendido até os veículos de comunicação e consequentemente, a um número maior de pessoas. É o trabalho que vai fazer o assessorado – pessoa física, empresa ou instituição – conquistar visibilidade positiva e de confiança junto à comunidade. É a assessoria de imprensa que constrói e fortalece uma imagem, por meio da divulgação de notícias na chamada mídia espontânea, ou seja, no conteúdo jornalístico de impressos, emissoras de TVs, Rádios e sites, sem o pagamento de espaço publicitário. É mais barato, dá mais credibilidade e influencia positivamente na transmissão da mensagem. O ideal é que a assessoria de imprensa seja um trabalho contínuo, de forma a ter resultados crescentes. Mas pode ser também uma ação pontual, para um lançamento ou um evento. A grande sacada de uma assessoria de imprensa é despertar nos veículos de comunicação, o interesse por determinado assunto, mostrar que aquele tema, embora tenha um viés institucional ou até pessoal, no caso de assessorados pessoas físicas, tem também interesse público e, portanto, é útil e relevante que se torne do conhecimento de mais pessoas. Para esta ação é essencial conhecer o cliente, o que vai ser divulgado e traçar um paralelo disso com a conjuntura política, econômica e social do momento.

 

Desenvolvimento Web e Mobile

 

Desenvolvimento web é a área específica para o trabalho de elaboração de sites. Envolve diversas questões, como o frontend, que seria o que você usuário, enxerga de uma página, quando navega por ela. Para tudo isso funcionar, há também o backend, que é a programação que faz os seus comandos serem obedecidos, quando por exemplo você clica em um link, tenta enviar dados por formulário ou até mesmo realizar uma compra online. Então, de uma forma simples para fácil entendimento, frontend é o site e backend, o painel administrativo. São programadores e desenvolvedores os responsáveis por fazerem esta engrenagem funcionar de forma alinhada e harmônica. De nada adianta ter uma página linda mas que não “funciona” corretamente. Uma página ruim do ponto de vista estético também não é uma opção legal, mesmo que ela tenha um backend excelente. Frontend e backend são complementares e necessários.  Na sociedade da informação e em meio a era da velocidade, a tecnologia mobile ganha cada vez mais força e cai de vez no gosto dos brasileiros. O seu conteúdo precisa estar na palma da mão de quem você quer atingir. Isso representa um público consumidor que exige mais rapidez e facilidade na hora de adquirir um produto ou serviço. É necessário também pensar mobile, ou seja, oferecer tudo o que for necessário para os formatos tablet e smartphone. O desenvolvimento mobile inclui tornar sites responsivos, ou seja, adequados também para o acesso destes dispositivos, como tablets, celulares e smartphones. Aposte em conteúdo de qualidade, peças publicitárias, presença online, comunicação interna para fortalecimento de vínculos com seus colaboradores e tenha sempre profissionais atentos as últimas tendências do mercado.

 

A Agência Caravela sabe como posicionar sua marca no mercado


Com atendimento personalizado, temos experiência em oferecer soluções com resultados comprovados em diferentes segmentos. A Caravela é única porque oferece em um só lugar, publicidade e propaganda, identidade visual, marketing digital, comunicação interna e é também uma empresa de desenvolvimento com muitos cases de sucesso. De Poços de Caldas para o mundo: nosso trabalho é projetar empresas, prestadoras de serviço e eventos. Venha fortalecer sua identidade com a gente!

A Caravela é sua Agência para te ajudar a posicionar sua marca no mercado. Acesse o site para saber mais a respeito de nosso portfólio: https://www.agenciacaravela.com.br. Solicite-nos um orçamento! Sua empresa estará em boas mãos!

 

Serviço:

Agência Caravela

Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.200, Centro – Poços de Caldas (MG)

Telefone: (35) 3722-2350

Site: www.agenciacaravela.com.br/

 

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