Quando falamos em redes sociais, são várias as
opções, mas nem todas são válidas para uso. Antes de ativar uma campanha é
importante pensar na finalidade e definir qual público deve ser atingido. Isso
vai possibilitar escolher a rede social mais adequada para o seu objetivo. O
uso de redes sociais no mundo é uma questão que está em constante evolução, e
bem sabemos como o curto espaço de alguns meses, às vezes, é o suficiente para
virar esse cenário de cabeça para baixo. Por isso, é fundamental acompanhar as
mudanças de apropriação das redes. E não tem jeito melhor de fazer isso do que,
simplesmente, usando-as. É exatamente isso o que faz um Social Mídia. Todos nós
que estamos nas redes sociais, que administramos nossas páginas e perfis, temos
um pouco de Social Mídia, afinal, pensamos no que comunicar e o fazemos de
acordo com nossas experiências, com o nosso dia a dia ou com o que queremos
mostrar de nós para o mundo. Fazemos isso de maneira instintiva, seguindo
nossos gostos pessoais, sem grandes compromissos a não ser o de agradar a nós
mesmos e aos outros também. Fazer isso por um cliente, seja ele uma pessoa ou
uma empresa requer bem mais cuidado e responsabilidade, porque a atividade tem
alguns objetivos, entre eles: aumentar o alcance e o engajamento do conteúdo o
que consequentemente vai gerar resultados comerciais mais satisfatórios ao
assessorado.
Monitoramento das redes sociais, gerenciamento de
contas, gestão de redes sociais com o apoio e uso de ferramentas de
monitoramento de mídias sociais: Nós da Agência Caravela somos especialistas
nisso. E temos equipe completa para esta missão, conforme você vai saber ao
longo desta leitura.
Redes Sociais
Elas
são um canal que cada vez mais utilizamos para mostrar quem somos, como
pensamos e no que acreditamos. Nelas apresentamos nosso estilo de vida, nossas
escolhas, crenças e posicionamentos. Fazemos amizades e as desfazemos também.
Discutimos ideias, pontos de vistas. Defendemos nossas opiniões e refletimos
sobre tudo. As redes sociais refletem uma imagem, uma identidade, de acordo com
a forma com a qual nos relacionamos com elas. O mesmo acontece com empresas e
instituições. O conteúdo das redes sociais fala por nós, fala por elas. Por
isso é tão importante fazer a gestão adequada das redes sociais que compreende entender as diferentes características de cada
ambiente digital e avaliar quais são os mais adequados a serem utilizados no
sentido de agregar no processo de comunicação, de acordo com os objetivos de
cada cliente.
É inegável que a importância das mídias sociais
para as áreas de conteúdo e de vendas cresceu em pouquíssimo tempo,
surpreendendo até mesmo os mais otimistas ou visionários. De estratégias para
otimizar a divulgação, as mídias sociais passaram a ser fundamentais para este
trabalho, sendo, em muitos casos, o principal veículo de comunicação a ser
utilizado, de acordo com o objetivo a ser alcançado. Com custo relativamente
baixo em relação aos canais tradicionais, como TV e impresso, por exemplo, é o
estudo sobre o público a ser atingido e como ele irá se identificar com a
marca, empresa ou personalidade divulgada que vai determinar o tom desta
comunicação e a estratégia a ser seguida. É exatamente nesta gestão que entra o
papel do Social Mídia. Planejamento e acompanhamento resumem o trabalho que é
amplo, constante, dinâmico e muitas vezes, sem fim.
Diversas Etapas
Tudo começa com a criação de estratégia, segue no
planejamento de pauta, na produção de conteúdo de texto e multimídia e após as
publicações, vem o monitoramento e a mensuração de resultados. Importante
lembrar que cada rede pede um conteúdo e aí entra também a sensibilidade de
quem ocupa a função para verificar a melhor narrativa para cada plataforma. A
segunda etapa é o acompanhamento de tudo isso, o que permite aplicar mudanças
de estratégias, sempre que necessário. Quem não se lembra do sucesso dos
Pokemons nos jogos de realidade virtual, em 2016? Foi algo inesperado e que
tomou conta da agenda pública por semanas. Empresas e personalidades antenadas
tiraram uma casquinha do fenômeno. Era o assunto do momento. Isso é
atualização, isso é revisão de conteúdo. Agora podemos citar o sucesso das
telonas “Vingadores – O Ultimato”, um dos filmes mais assistidos em 2019.
Diversas empresas embarcaram neste sucesso de bilheteria e já estão produzindo
memes com sucesso de engajamento. Se valer destas oportunidades significa
aproveitar um canal de comunicação com um público certo. A assertividade é
garantida.
Equipe Multi
É o Social Mídia ou Gerente de Mídias, quem avalia
os resultados, por meio de relatórios sobre o engajamento do público e sobre a
imagem da marca nas mídias sociais. O analista cria e apresenta métricas
relacionadas às mídias sociais através dos dados coletados no monitoramento. O
relacionamento com o cliente (interno e/ou externo) é uma atividade que segue
em paralelo, já que também está relacionada à interação com o usuário.
Jornalistas e publicitários podem atuar na produção de conteúdo. Designers
completam o time. Para ser bem sucedido é importante ser criativo, estar sempre
de olho nas mudanças da atualidade, saber interpretar dados e analisar a
audiência. Também é essencial conhecer e dominar plataformas como: Facebook,
Twitter, Instagram, LinkedIn, YouTube, Snapchat, para citar algumas.
Habilidades em ferramentas de publicação de conteúdo e de monitoramento, Excel
e PowerPoint completam a lista de requisitos. Noções de Facebook Ads, Google
Analytics e AdWords, além de conhecimentos em Inbound Markerting e SEO são
diferenciais. Nos últimos anos, a função de Social Mídia passou a figurar entre
as profissões que mais procuram colaboradores, diante do crescimento do uso das
redes e da comprovada eficácia deste tipo de trabalho. É um campo que promete
oportunidades para o futuro próximo, aliás, já é hoje uma das funções que mais
abrem vagas no campo da comunicação. Profissionais especializados em marketing
digital também atuam nesta área.
Redes Sociais e o Neuromarketing
O neuromarketing age no comportamento de
compra do consumidor, o que faz com que ele escolha uma marca em detrimento de
outra. Trata-se de uma estratégia de marketing, inclusive de marketing digital,
nos dias de hoje e que engloba marca, identidade e pesquisa de mercado. Um bom
exemplo é o "Top of Mind", que indica aquelas marcas que se tornaram
identidade para seus respectivos segmentos. É um trabalho tão forte de presença
no imaginário do público, que neste processo de levantamento das marcas
referências, quando o pesquisador cita um produto, automaticamente o
respondente indica uma marca que ele associa sem dúvidas a este produto.
Trata-se de uma construção que pode levar décadas, que une tradição, qualidade
e representa a preferência do consumidor. Não podemos esquecer que os hábitos
de consumo também passam de geração em geração, portanto, uma marca consumida
pelos nossos pais ou nossos avós, dificilmente será rejeitada pelos filhos,
exceto em situações que envolvam outras variáveis nesta escolha, como preço e
possibilidade de compra de acordo com distribuição e região de moradia, para
citar alguns exemplos. Já citamos aqui o fator tempo que está ligado à tradição
de determinados produtos. Foi graças a uma trajetória, que aquele refrigerante
mais consumido ou aquela máquina de lavar mais conhecida se tornaram "Top
of Mind". A trajetória está ligada a construção de uma história e continua
sendo fator relevante neste processo mas também é fato que a relação do tempo
mudou com o marketing digital. Por meio das ferramentas certas é possível
solidificar marcas novas em menor período de tempo, na comparação com o que
acontecia até dez ou cinco anos atrás. Neuromarketing trabalha com gatilhos
mentais. É mais um conhecimento que o profissional de redes sociais deve ter,
para usar a favor da comunicação. Redes Sociais é ciência, acompanhamento e
presença mais próxima de quem mais te interessa, seu potencial cliente.
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