Gestão de Redes Sociais em Poços de Caldas: conte com a Caravela

Quando falamos em redes sociais, são várias as opções, mas nem todas são válidas para uso. Antes de ativar uma campanha é importante pensar na finalidade e definir qual público deve ser atingido. Isso vai possibilitar escolher a rede social mais adequada para o seu objetivo. O uso de redes sociais no mundo é uma questão que está em constante evolução, e bem sabemos como o curto espaço de alguns meses, às vezes, é o suficiente para virar esse cenário de cabeça para baixo. Por isso, é fundamental acompanhar as mudanças de apropriação das redes. E não tem jeito melhor de fazer isso do que, simplesmente, usando-as. É exatamente isso o que faz um Social Mídia. Todos nós que estamos nas redes sociais, que administramos nossas páginas e perfis, temos um pouco de Social Mídia, afinal, pensamos no que comunicar e o fazemos de acordo com nossas experiências, com o nosso dia a dia ou com o que queremos mostrar de nós para o mundo. Fazemos isso de maneira instintiva, seguindo nossos gostos pessoais, sem grandes compromissos a não ser o de agradar a nós mesmos e aos outros também. Fazer isso por um cliente, seja ele uma pessoa ou uma empresa requer bem mais cuidado e responsabilidade, porque a atividade tem alguns objetivos, entre eles: aumentar o alcance e o engajamento do conteúdo o que consequentemente vai gerar resultados comerciais mais satisfatórios ao assessorado.

Monitoramento das redes sociais, gerenciamento de contas, gestão de redes sociais com o apoio e uso de ferramentas de monitoramento de mídias sociais: Nós da Agência Caravela somos especialistas nisso. E temos equipe completa para esta missão, conforme você vai saber ao longo desta leitura.

 

 

Redes Sociais

 

Elas são um canal que cada vez mais utilizamos para mostrar quem somos, como pensamos e no que acreditamos. Nelas apresentamos nosso estilo de vida, nossas escolhas, crenças e posicionamentos. Fazemos amizades e as desfazemos também. Discutimos ideias, pontos de vistas. Defendemos nossas opiniões e refletimos sobre tudo. As redes sociais refletem uma imagem, uma identidade, de acordo com a forma com a qual nos relacionamos com elas. O mesmo acontece com empresas e instituições. O conteúdo das redes sociais fala por nós, fala por elas. Por isso é tão importante fazer a gestão adequada das redes sociais que compreende entender as diferentes características de cada ambiente digital e avaliar quais são os mais adequados a serem utilizados no sentido de agregar no processo de comunicação, de acordo com os objetivos de cada cliente.

 

É inegável que a importância das mídias sociais para as áreas de conteúdo e de vendas cresceu em pouquíssimo tempo, surpreendendo até mesmo os mais otimistas ou visionários. De estratégias para otimizar a divulgação, as mídias sociais passaram a ser fundamentais para este trabalho, sendo, em muitos casos, o principal veículo de comunicação a ser utilizado, de acordo com o objetivo a ser alcançado. Com custo relativamente baixo em relação aos canais tradicionais, como TV e impresso, por exemplo, é o estudo sobre o público a ser atingido e como ele irá se identificar com a marca, empresa ou personalidade divulgada que vai determinar o tom desta comunicação e a estratégia a ser seguida. É exatamente nesta gestão que entra o papel do Social Mídia. Planejamento e acompanhamento resumem o trabalho que é amplo, constante, dinâmico e muitas vezes, sem fim.

 

Diversas Etapas

 

Tudo começa com a criação de estratégia, segue no planejamento de pauta, na produção de conteúdo de texto e multimídia e após as publicações, vem o monitoramento e a mensuração de resultados. Importante lembrar que cada rede pede um conteúdo e aí entra também a sensibilidade de quem ocupa a função para verificar a melhor narrativa para cada plataforma. A segunda etapa é o acompanhamento de tudo isso, o que permite aplicar mudanças de estratégias, sempre que necessário. Quem não se lembra do sucesso dos Pokemons nos jogos de realidade virtual, em 2016? Foi algo inesperado e que tomou conta da agenda pública por semanas. Empresas e personalidades antenadas tiraram uma casquinha do fenômeno. Era o assunto do momento. Isso é atualização, isso é revisão de conteúdo. Agora podemos citar o sucesso das telonas “Vingadores – O Ultimato”, um dos filmes mais assistidos em 2019. Diversas empresas embarcaram neste sucesso de bilheteria e já estão produzindo memes com sucesso de engajamento. Se valer destas oportunidades significa aproveitar um canal de comunicação com um público certo. A assertividade é garantida.

 

Equipe Multi

 

É o Social Mídia ou Gerente de Mídias, quem avalia os resultados, por meio de relatórios sobre o engajamento do público e sobre a imagem da marca nas mídias sociais. O analista cria e apresenta métricas relacionadas às mídias sociais através dos dados coletados no monitoramento. O relacionamento com o cliente (interno e/ou externo) é uma atividade que segue em paralelo, já que também está relacionada à interação com o usuário. Jornalistas e publicitários podem atuar na produção de conteúdo. Designers completam o time. Para ser bem sucedido é importante ser criativo, estar sempre de olho nas mudanças da atualidade, saber interpretar dados e analisar a audiência. Também é essencial conhecer e dominar plataformas como: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, YouTube, Snapchat, para citar algumas. Habilidades em ferramentas de publicação de conteúdo e de monitoramento, Excel e PowerPoint completam a lista de requisitos. Noções de Facebook Ads, Google Analytics e AdWords, além de conhecimentos em Inbound Markerting e SEO são diferenciais. Nos últimos anos, a função de Social Mídia passou a figurar entre as profissões que mais procuram colaboradores, diante do crescimento do uso das redes e da comprovada eficácia deste tipo de trabalho. É um campo que promete oportunidades para o futuro próximo, aliás, já é hoje uma das funções que mais abrem vagas no campo da comunicação. Profissionais especializados em marketing digital também atuam nesta área.

 

Redes Sociais e o Neuromarketing

 

O neuromarketing age no comportamento de compra do consumidor, o que faz com que ele escolha uma marca em detrimento de outra. Trata-se de uma estratégia de marketing, inclusive de marketing digital, nos dias de hoje e que engloba marca, identidade e pesquisa de mercado. Um bom exemplo é o "Top of Mind", que indica aquelas marcas que se tornaram identidade para seus respectivos segmentos. É um trabalho tão forte de presença no imaginário do público, que neste processo de levantamento das marcas referências, quando o pesquisador cita um produto, automaticamente o respondente indica uma marca que ele associa sem dúvidas a este produto. Trata-se de uma construção que pode levar décadas, que une tradição, qualidade e representa a preferência do consumidor. Não podemos esquecer que os hábitos de consumo também passam de geração em geração, portanto, uma marca consumida pelos nossos pais ou nossos avós, dificilmente será rejeitada pelos filhos, exceto em situações que envolvam outras variáveis nesta escolha, como preço e possibilidade de compra de acordo com distribuição e região de moradia, para citar alguns exemplos. Já citamos aqui o fator tempo que está ligado à tradição de determinados produtos. Foi graças a uma trajetória, que aquele refrigerante mais consumido ou aquela máquina de lavar mais conhecida se tornaram "Top of Mind". A trajetória está ligada a construção de uma história e continua sendo fator relevante neste processo mas também é fato que a relação do tempo mudou com o marketing digital. Por meio das ferramentas certas é possível solidificar marcas novas em menor período de tempo, na comparação com o que acontecia até dez ou cinco anos atrás. Neuromarketing trabalha com gatilhos mentais. É mais um conhecimento que o profissional de redes sociais deve ter, para usar a favor da comunicação. Redes Sociais é ciência, acompanhamento e presença mais próxima de quem mais te interessa, seu potencial cliente.

 

Caravela: a mais completa

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