Conteúdo: trabalhando além da embalagem

Esta sem dúvida é uma das principais revoluções trazidas pelo Marketing Digital. Aquela mensagem simples, no imperativo “compre”, “conheça”, e por aí vai, não faz sentido algum aqui. O conteúdo consistente, de qualidade, é fundamental para conquistar a relevância e manter relacionamento com o seu consumidor. Algumas dicas básicas evitam erros.

Defina seus objetivos – Seu conteúdo irá focar em novos lançamentos ou produtos? Será que, mais do que vendas, você deseja aumentar o número de cadastros de sua mala direta ou mesmo que seus textos se tornem a referência no mercado pelo número de links que referenciam seu texto?

Pesquisa – O que o seu público-alvo pesquisa? Através de seus hábitos e relacionamentos, você pode determinar os assuntos e conteúdos mais interessantes para eles e formatar os posts que serão direcionados a eles. Quais as palavras-chave mais importantes? Como seus concorrentes se posicionam quanto ao mesmo tipo de conteúdo?

Planejamento – O estabelecimento de datas e prazos pode ser o diferencial em postagens, além de vincular a eventos que possam potencializar o seu conteúdo quando lançados no dia e na hora certa.

Criação – O conteúdo deve ir de encontro ao que o seu cliente está procurando. Ele deve satisfazer esta demanda e ser útil. Fique atento às palavras-chaves, otimizando sempre o texto. Diferentes plataformas merecem diferentes abordagens.

Publique – Selecione as plataformas mais adequadas para cada público, bem como a sua linguagem e horários.

Divulgue – Integre o seu conteúdo através das diferentes redes sociais de forma que todos possam tomar ciência de sua existência. Adapte sempre o texto para que seja melhor lido e compartilhado. Faça o acompanhamento através de ferramentas de monitoramento para verificar sempre a eficácia dos links, horários e palavras que foram selecionadas. Fique atento a comentários e solicitações que podem surgir, um bom momento para investir também no relacionamento com os leitores. 

Parcerias: é interessante firmar parcerias com outros sites e blogs para que eles linkem sua página sempre que possível. Mas é importante que os links estejam bem contextualizados, por isso, o ideal é encontrar parceiros que tenham uma linha de conteúdo relacionada a sua área de atuação. A definição de conteúdo é um trabalho que deve ser feito em equipe. Jornalista, gerente de mídias digitais e designer, juntos com o cliente, mapeando esse caminho repleto de oportunidades.

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