Ele é item essencial de uma estratégia de
comunicação do século XXI. O Marketing Digital é cada vez mais utilizado,
basicamente por dois motivos: porque o público está cada vez mais na internet e
porque na internet, fica muito mais possível segmentar a mensagem e falar de
forma mais assertiva, com o público-alvo. Faixa etária, sexo, estado civil,
profissão, localização geográfica: são alguns exemplos de segmentação. Mas como
escolher a melhor ferramenta?
Quando pensamos em marketing digital, o que
primeiro vem à cabeça são as redes sociais. Cada vez
mais, mais pessoas estão por mais tempo, nas redes sociais. Mas quando falamos
em redes sociais, são várias as opções. Antes de ativar uma campanha é
importante pensar na finalidade e definir qual público deve ser atingido. Isso
vai possibilitar escolher a rede social mais adequada para o seu objetivo. O
uso de redes sociais no mundo é uma questão que está em constante evolução, e
bem sabemos como o curto espaço de alguns meses, às vezes, é o suficiente para
virar esse cenário de cabeça para baixo. Por isso, é fundamental acompanhar as
mudanças de apropriação das redes. E não tem jeito melhor de fazer isso do que,
simplesmente, usando-as.
O Brasil é o
terceiro país mais ativo no Facebook, perdendo apenas para os EUA e a Índia.
Graças à volumosa adesão de usuários a esta rede social, o conceito de
viralização de conteúdo, em que o compartilhamento entre as pessoas vai
aumentando em cadeia, vem se tornando cada vez mais comum em todas as relações
online que funcionem dentro da lógica de rede social. Ferramenta gratuita, os grupos do
Facebook trazem muitos benefícios e é simples entender o porquê. Estas
´comunidades´ concentram pessoas com interesses comuns por determinados
produtos, assuntos ou serviços. Isso significa que se trata de um público
específico e já reunido para receber a mensagem. Para ganhar a confiança destes
grupos de nicho, o ideal é em um primeiro momento, publicar artigos, dicas
úteis e informações relevantes sobre o seu produto, para depois falar
diretamente a respeito da sua loja virtual. A audiência ´seduzida´ pelo seu
conteúdo tende a aceitar com mais eficácia, a sua proposta de venda.
De fato,
é muito conteúdo pra muita gente e aí fica mais do que necessário filtrar tudo.
Para isso, o Facebook possui um algoritmo, o Edge Rank, que determina o
conteúdo mais relevante para cada usuário com base em todo o comportamento dele
na rede social. Por isso, o impulsionamento faz diferença na comunicação da sua
loja virtual, por exemplo. Porque depender somente da audiência orgânica
significa limitar o seu alcance. O Facebook Ads funciona por meio de anúncios
publicitários veiculados dentro da própria plataforma. Permite segmentação por
meio de diversas informações, como localização, idade, gênero, idiomas, entre
inúmeras opções. O orçamento é diário e você pode administrá-lo de acordo com o
dia a dia do seu negócio ou levando em conta os resultados obtidos. É flexível
e acessível. Outras redes mais utilizadas:
Instagram
O queridinho dos
publicitários, tem um modelo simples, que atende desde usuários iniciantes, até
os mais experientes. É fundamental em toda boa estratégia de marketing com foco
na gestão de comunidade e em busca de engajamento por parte de seu público. Recentemente, foi a rede social que
apresentou maior crescimento em adesão pelas empresas, passando de 42% de
adoção para 47,9% e se tornando a segunda colocada em preferência pelas marcas
no Brasil.
Pinterest Ads
Fundada em 2010, o Pinterest é uma rede social usada para
o compartilhamento de imagens de qualquer tipo. O usuário pode favoritar o
conteúdo e criar pastas compartilháveis que, hoje em dia, são muitíssimo
populares nos segmentos de moda, maquiagem, artesanato e decoração.
A rede tem mais de 70 milhões de
users cadastrados, com cerca de 80% de mulheres como usuárias ativas. No
Brasil, temos apenas 8% da população utilizando essa rede social, mas, com a adição de novos recursos para compra e
uso promocional da rede, é bem possível que ela continue a crescer.
Agência
Caravela é Marketing Digital no Sul de Minas
Se engana quem pensa que o marketing
digital se restringe às redes sociais. A engrenagem é complexa, cheia de
possibilidades e é muito importante conhecê-la para poder operá-la. Na Agência
Caravela tem uma equipe dinâmica e preparada para prestar assessoria e fazer a
execução do marketing digital do seu evento, produto ou serviço. Com o intuito
de criar e manter relacionamento com o
consumidor, são inúmeras as ferramentas disponíveis. Listamos a seguir algumas.
Por meio dos nossos trabalhos prestados, ja aplicamos estas e outras
possibilidades. Como anunciar no google, marketing web, estratégia de marketing
e marketing digital para empresas: atuamos em todas estas áreas!
Google Adwords
Segundo a ABComm –
Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o setor faturou no Brasil, em
2017, R$ 59,9 bilhões, crescimento de 12% na comparação com o resultado obtido
em 2016. De acordo com o levantamento, o principal motivador das compras online
continua sendo as buscas no Google, já que mais de 50% dos pedidos têm origem
neste canal. Então, estar no Google significa estar em milhares de
computadores, na vida de potenciais consumidores.
Sites de busca, também chamados de motores de busca, mecanismos de
busca, mecanismos de
pesquisa ou simplesmente buscadores, são hoje a principal fonte de procura de informações por todo o
tipo de usuários da internet. Reconhecido como a ferramenta de busca mais
abrangente da internet, está entre as páginas mais acessadas no mundo e foi o
primeiro a experimentar os conceitos da Web Semântica, que trouxe novos motores
de busca, interfaces inovadoras, criação de dicionários de sinônimos e a
organização inteligente de conteúdos.
Os anúncios do Google AdWords
funcionam em um sistema de leilão, ou seja, várias empresas disputam a aparição
tanto no mecanismo de busca, quanto em sites de parceiros do Google. Cada
pretenso anunciante apresenta um lance para determinados temas de busca. O
Google confere todas as apostas e seleciona os anúncios que aparecerão em seus
sites parceiros e nas buscas feitas no próprio Google. A escolha da empresa
“vencedora” é dada pelo valor do lance e pela relevância do site aos olhos do
Google (por isso é interessante manter seu site sempre otimizado para o Google
e para o usuário).
A classificação dos anúncios acontece
pelo ranking do Google, o AdRank. O AdRank define os anúncios a serem exibidos
com base em questões como a qualidade do anúncio versus lance no leilão
de palavras-chave. A pontuação que
define a qualidade do anúncio nada mais é que uma métrica criada pelo Google
para mensurar os fatores de relevância e qualidade de cada um dos anúncios. Os
anúncios com muitos pontos de qualidade e muito relevantes para o usuário podem
ser pagos por um valor menor do que o lance dado pela empresa – então é
importante entender que o valor pode ser variável, tudo depende da qualidade
dos anúncios da sua empresa. Não por acaso, a cada vez que voce faz uma busca,
determinadas páginas aparecem entre os primeiros resultados. Existe um trabalho
complexo e contínuo para estar no topo ou próximo a ele. Assim como acontece
com um e-mail ou rede social, no Google Adwords você ou o responsável pela
gestão das suas campanhas de marketing digital, precisará abrir uma conta no
Google Adwords.
Rede de Pesquisa
Os anúncios aparecem nos mecanismos de busca (Google e em
sites parceiros). Esse tipo de campanha comporta apenas anúncios no formato de
texto com limitação de caracteres. Esses anúncios são filtrados com base na
palavra-chave que o usuário está pesquisando e aparecem nas páginas de
resultados de busca no Google com um indicativo de anúncio, em amarelo, no
canto superior esquerdo. É para quem quer aparecer entre os primeiros
resultados, quando determinada palavra-chave é buscada.
Rede de
Display
Aparecem exclusivamente na Rede de Display do Google. Essa
rede é composta por inúmeros websites parceiros, como Uol, Terra, etc. Para
descobrir em qual tipo de site seu anúncio vai aparecer, é fundamental fazer
uma boa segmentação e separar corretamente as palavras-chave. Diferentemente da
Rede de Pesquisa, A Rede de Display é capaz de exibir anúncios em diversos
formatos – vídeo, gráfico, texto ou rich
media, que pode reunir recursos diferenciados como vídeos, jogos, áudios, tweets ou outros elementos para
incentivar a interação e o envolvimento do público.
Google
Shopping
É uma espécie de catálogo virtual. Toda vez que alguém
busca por um produto no Google, o primeiro resultado desta busca é uma galeria
com imagens de produtos, com preços e links para as respectivas lojas virtuais.
Depois, aparecem os links patrocinados e abaixo, o ranking orgânico, aquele
selecionado pelo Google, de acordo com os critérios de relevância estabelecidos
pela página. Chama a atenção de quem busca a informação, especialmente pelas
imagens e o resumo com nome do produto e preço.
Campanha de DSA
Dinamic Search Ads, ferramenta que
cria um anúncio, baseado no que está disponibilizado na sua loja virtual. Isso
é apresentado sempre que uma busca no Google, solicita algo que está disponível
na sua loja virtual.
Temos a melhor equipe para fazer
Marketing Digital no Sul de Minas!
Além de estudar o cenário, planejar estratégia, prestamos
consultoria e executamos marketing digital nos diferentes canais possíveis.
Isso faz da Caravela a sua agência de marketing e marketing digital. Nossa
equipe conta com publicitários para atendimento, jornalistas para conteúdo,
designers para criação, desenvolvedores e programadores para web e mobile e
gerente de mídia para pensar o seu marketing digital. Isso significa que em um
só lugar, você tem estudo e definição de estratégias, produção das peças e
mídias a serem utilizadas e aplicação com acompanhamento e mensuração dos
resultados. Loja virtual, sites, aplicativos, anúncios em diferentes formatos:
tudo isso com a certeza de assertividade, você tem na Agência Caravela, a sua
agência digital no Sul de Minas. Acesse agenciacaravela.com.br ou ligue (35)
3722-2350: vai ser um prazer falar com você!