A comunicação do século XXI compreende um paradoxo. Ao
mesmo tempo em que está mais acessível, mais dinâmica, mais presente, está mais
complexa também. São diversos canais, com públicos potenciais espalhados por
todos eles. Como atingir quem você tanto precisa da melhor forma? É aí que
entram os múltiplos papéis de uma agência de publicidade. Se você é do Sul de
Minas ou do Leste Paulista, saiba que pertinho de você, em Poços de Caldas,
está a Agência Caravela, especialista em soluções que proporcionem uma
comunicação mais assertiva e direta, entre você e o seu público-alvo.
Publicidade e Propaganda
Tornar público ou propagar uma notícia, uma ideia, um
evento, produto, serviço, marca ou profissional. Esta é a função da publicidade
e propaganda. Navegação que para ser bem-sucedida, utiliza como instrumentos, a
criatividade e as técnicas de comunicação. As ferramentas são muitas: Rádio, TV,
Jornais, Revistas, Outdoor, peças impressas (flyers, folders), design de
rótulos, desenvolvimento de marcas e branding. É claro que cada caso é um caso
e quem vai definir isso também é o público-alvo. Todo este arsenal citado até
aqui faz parte da comunicação off-line. E nós da Agência Caravela estamos
preparados para estas diferentes produções. Mas as possibilidades não param por
aí.
Assessoria de
Imprensa
Não é por acaso que cada vez mais segmentos diferentes:
empresas, marcas, políticos, atletas e celebridades têm recorrido a esta
ferramenta que reúne várias estratégias no sentido de fazer esta ponte que vai
levar o cliente atendido até os veículos de comunicação e consequentemente, a
um número maior de pessoas. É o trabalho que vai fazer o assessorado – pessoa
física, empresa ou instituição – conquistar visibilidade positiva e de
confiança junto à comunidade. É a assessoria de imprensa que constrói e
fortalece uma imagem, por meio da divulgação de notícias na chamada mídia
espontânea, ou seja, no conteúdo jornalístico de impressos, emissoras de TVs,
Rádios e sites, sem o pagamento de espaço publicitário. É mais barato, dá mais
credibilidade e influencia positivamente na transmissão da mensagem.
O ideal é que a assessoria de imprensa seja um trabalho
contínuo, de forma a ter resultados crescentes. Mas pode ser também uma ação
pontual, para um lançamento ou um evento. A grande sacada de uma assessoria de
imprensa é despertar nos veículos de comunicação, o interesse por determinado
assunto, mostrar que aquele tema, embora tenha um viés institucional ou até
pessoal, no caso de assessorados pessoas físicas, tem também interesse público
e, portanto, é útil e relevante que se torne do conhecimento de mais pessoas.
Para esta ação é essencial conhecer o cliente, o que vai
ser divulgado e traçar um paralelo disso com a conjuntura política, econômica e
social do momento. Um exemplo: fevereiro de 2015, o Brasil em meio a uma das
piores crises econômicas da história e a recessão se torna o principal assunto
dos jornais. Tudo o que for diferente desta triste realidade, chama atenção. É
então que uma rede brasileira de hotéis anuncia a inauguração de mais uma
unidade, novinha, recém-construída para esta finalidade: “na contramão da
crise, empresários do setor hoteleiro investem em nova unidade no interior de
São Paulo”. Estava aí a notícia que chamaria atenção e de fato, chamou. No ano
seguinte, um novo lançamento hoteleiro e ainda com o país em crise, este mais
uma vez foi o ´gancho´ que deu resultado e gerou a cobertura espontânea de
rádios, emissoras de TVs, jornais e portais de notícias. Parece óbvio e até
simples né!? Mas sem uma equipe especializada, trabalhando para isso,
dificilmente esta oportunidade seria reconhecida e tão bem aproveitada.
Temos jornalistas preparados para pesquisar tudo sobre o
cliente e os veículos-alvo e oferecer as melhores soluções em assessoria de
imprensa, por meio da organização de eventos, press release, press kit,
follow up, clipping. Nossa assessoria
também navega pela produção de conteúdo para blog, site e mídias sociais.
Assessoria de imprensa também é especialidade da Agência Caravela.
Comunicação Interna
Pode não parecer, mas existe um caminho grande a
ser percorrido entre informação e comunicação. Essa viagem será em um mar calmo
e tranquilo, se for executada com planejamento e estratégia. Dentro de uma
empresa também funciona assim. Afinal, mudanças causam impacto na vida de todos
e quando não são comunicadas da forma correta, geram conflitos e insatisfação.
A Comunicação Interna, também conhecida por
Comunicação Corporativa, Endocomunicação ou Endomarketing dá mais transparência
e fortalece os processos de trocas, as interações, os relacionamentos dentro de
uma empresa ou instituição. É um trabalho fundamental, inclusive, para o
resultado da comunicação que será feita da porta para fora. É estratégia básica
para o êxito porque é exatamente por essa falta de percepção que muitas
empresas e instituições negligenciam a comunicação interna. O saldo é sempre
negativo: equipe insatisfeita, desmotivada e sem engajamento para as ações do
dia a dia o que se reflete no desempenho, tanto individual, quanto coletivo.
A comunicação interna abrange diversas ações.
Comunicar missão, visão, valores, deliberações, mudanças e notícias é a mais
básica de todas. Mas esta estratégia vai muito além, ela coloca o colaborador
como centro das atenções, como o responsável pelos resultados e a partir daí se
dá todo o processo. Neste modelo atualizado de administração, os antigos departamentos
pessoal ou de recursos humanos abrem espaço para a Gestão de Pessoas, área que
enxerga cada colaborador com suas especificidades, características e
necessidades próprias e que busca atender a estes anseios, na medida do
possível. Treinamentos, cursos de capacitação, ações de desempenho e eventos de
premiação de resultados: todos estes são alguns exemplos que podem envolver a
comunicação interna.
O trabalho abrange planejamento, estratégia,
execução e mensuração de resultados. Confecção de material para cursos,
realização de campanhas, desenvolvimento de site, aplicativo, identidade
visual, conteúdo e comunicação para eventos: nós navegamos por todo este
universo, com a tranquilidade de ótimas experiências acumuladas ao longo do
caminho.
Comunicação
Digital
Com a chegada deste novo século, ganhou
força a comunicação online, um novo jeito de fazer publicidade e propaganda.
Com o mundo cada vez mais digital, este é um caminho sem volta! Sua marca, sua
empresa, produto ou serviço, precisam ser encontrados no Google, na mídia
social ou nos blogs. E a ordem agora é criar e manter relacionamento com o
consumidor. A propaganda tradicional vem tendo que se adaptar a estas mudanças.
Não é que uma seja melhor do que a outra, mas são estratégias diferentes que
atingem públicos diversos e que podem se complementar em importantes momentos.
Em meio a tanta concorrência, com tanta gente fazendo mais do mesmo, é
necessário se destacar, mostrar porque é especial. Desenvolvimento Web – do
site ao aplicativo, isca digital, automação de marketing digital, anúncios em
canais do Youtube, campanhas de Facebook Ads, Linkedin Ads, Google Ads,
remarketing, catálogo digital, consultoria e gestão de mídias sociais, além de
otimização de SEO são alguns dos nossos serviços.
São muitas opções né?! Mas, fique
tranquilo: estamos aqui para escolher a estratégia certa para a sua necessidade
e navegar junto com você nesta viagem rumo ao sucesso!
Inbound
Marketing
Ou Marketing de Atração em uma tradução
livre, é a estratégia que consiste em criar e manter relacionamento com o
consumidor. A propaganda tradicional vem perdendo poder de influência. Em meio
a tanta concorrência, com tanta gente fazendo mais do mesmo, é necessário se
destacar, mostrar que é diferente. Vender mais significa ganhar mercado! O
Inbound Marketing faz isso para você!
Atrair:
o mundo está cada vez mais digital, não tem jeito, é um
caminho sem volta! Sua marca, sua empresa, produto ou serviço, precisam ser
encontrados no Google, na mídia social ou nos blogs.
Converter:
aparecendo nestes canais, vão aparecer também contatos,
pedidos de orçamento, solicitação pelo seu produto ou serviço. Este é outro
princípio do Inbound Marketing: quem procura a empresa é o cliente.
Fechar:
é a consumação do negócio, proporcionada pela estratégia de comunicação
adequada, assertiva. Surge aí a oportunidade de enfim, provar que o seu produto
ou o seu serviço realmente é o melhor!
Encantar:
cliente satisfeito é cliente fidelizado. É a melhor propaganda que você pode
ter para atrair outros clientes. Na internet então, a propagação dessa mensagem
ganha ainda mais alcance. Depoimentos de encantamento seduzem e convencem novos
consumidores de que investir em você vale a pena, sem sustos, sem riscos! E por
falar em encantamento, apresentamos aqui dois cases de sucesso da Caravela
Comunicações!
Para
melhorar o desempenho do seu e-commerce: conte com a Agência Caravela, a
sua agência de marketing digital.
Você já tem uma loja virtual, mas não entende
porque suas vendas estão sempre abaixo do esperado? Fica se perguntando a cada
mês, por que nada melhora? Venha conversar com a gente! Para compreender o que
está errado e o que precisa ser modificado na sua estratégia de negócio. Saber
como conseguir melhor posicionamento em sites de busca como o Google. Conhecer
a sua concorrência e de que maneira ela interfere nos resultados do seu
e-commerce.
Só uma agência digital completa te dá a
possibilidade de entender o mercado no qual a sua loja virtual está inserida;
enxergar o posicionamento da sua empresa diante deste mercado; avaliar a
visibilidade da sua marca; mensurar a força dos concorrentes e de que maneira
ela pode impulsionar o seu e-commerce também; conhecer pontos fortes e pontos
fracos do seu negócio e como equilibrá-los; acompanhar o panorama econômico e
como tê-lo a seu favor.
Muito prazer, somos a Agência Caravela: sua agência
digital e de publicidade e propaganda, assessoria de imprensa e empresa de
marketing focada em resultados!