5 Motivos para fazer uma boa pesquisa de mercado

5 Motivos para fazer uma boa pesquisa de mercado

    Entender o consumidor é sem dúvida uma das peças-chaves para alcançar o sucesso, saber o que ele pensa, o que costuma consumir, os seu hábitos, entre outros, tudo isso faz com que as iniciativas da empresa sejam muito mais proveitosas na hora de cumprir metas. Começar um negócio do zero ou até mesmo ajustar uma empresa que já esteja em funcionamento nem sempre é algo fácil de se fazer, e exige dedicação e esforço extra por parte de todos os envolvidos, sendo que um bom planejamento irá fazer toda a diferença na hora de definir o sucesso desse empreendimento. A maneira mais eficaz para conhecer as pessoas que irão consumir o seu produto é através da pesquisa de mercado, afinal, ela será a responsável por fornecer importantes informações para direcionar os passos seguintes a serem tomados pela instituição.

Confira 5 motivos para fazer uma boa pesquisa de mercado e consequentemente obter sucesso no seu empreendimento.

1 - Menos erros na hora de abrir um novo negócio: De acordo com pesquisas divulgadas pelo Sebrae diariamente diversas empresas costumam fechar as suas portas por conta do excesso de erros cometidos pelo empresário, sendo que vários desses erros poderiam ser evitados com a ajuda de uma boa pesquisa de mercado. O que a pessoa precisa ter em mente na hora de começar uma nova empresa é o fato de que no mundo corporativo a frase “tempo é dinheiro” nunca foi tão verdadeira, logo ao desperdiçar tempo haverá um desperdício de dinheiro. Logo, o objetivo é que não seja desperdiçado nenhum e nem outro, e nesse caminhada para o sucesso, pesquisar e planejar são as regras básicas que devem ser seguidas, essas duas medidas irá fazer com que o dinheiro e tempo sejam gastos naquilo que realmente importa, sempre tendo como objetivo agradar o público-alvo.

2 - Conheça a fundo o hábito e costumes dos seus clientes: Como saber os anseios e desejos de uma pessoa sem algum conhecimento prévio? E é justamente para isso que serve a pesquisa de mercado, especialistas já costumam afirmar, antes de abrir qualquer empreendimento existe duas regras básicas a serem seguidas, a primeira é saber quais são as pessoas que irão utilizar o seu produto ou serviço, afinal, são para esses consumidores que a sua empresa deverá existir. O segundo passo é como agradar esses usuários, oferecendo algo que eles realmente vão tirar algum proveito. E para conseguir achar a solução e o equilíbrio desses dois pontos, a pesquisa de mercado é essencial, através das pesquisas quantitativas, por exemplo, é possível conhecer muito bem quem é o seu público alvo, e ao utilizar os métodos das pesquisas qualitativas é possível saber como alcançar esse público, ou seja, a melhor maneira de fazer com que os seus produtos ou serviços chegarem até elas.

3 - A pesquisa de mercado mostra novas oportunidades: Os grandes empreendedores são unânimes em afirmar que as oportunidades de mercado são grandes chances de sucesso que devem ser aproveitadas, apesar das pessoas terem grande conhecimento sobre as suas realidades, o que é chamado de conhecimento empírico, é impossível conhecer todos os detalhes do negócio apenas com essa visão limitada, que pode sim, ser uma ferramenta para algo maior, e isso inclui as pessoas próximas e do seu convívio. Ao realizar uma boa e completa pesquisa de mercado, novos caminhos poderão ser desbravados, e esses caminhos podem ser justamente a trilha de sucesso que o seu empreendimento precisa, fazendo com que ele gere ainda mais lucro. Vários são os motivos relacionados a esse sucesso, pode ser uma característica específica do seu público-alvo que você deixou passar sem perceber, ou até mesmo um novo segmento dentro do seu ramo de atividade que ainda é pouco explorado. Através da pesquisa de mercado, o empresário ou empreendedor terá todas as ferramentas ao seu alcance para seguir os caminhos certos para conseguir tirar o máximo de proveito para essa nova linha de atuação.

4 – Melhora a eficiência do produto ou serviço: Ao realizar uma boa pesquisa de mercado é totalmente possível implementar melhorias nos produtos ou serviços oferecidos, aumentando assim a sua eficiência. Ao fazer uma pesquisa qualitativa, a empresa tem a oportunidade de olhar os seus serviços e produtos por outra expectativa, pela dos clientes, na prática, isso irá fazer com que seja possível melhorar, executar e planejar melhor todo o processo que envolve os serviços e produtos oferecidos.

5 – Diminuição de custos, aumento da produtividade e melhores resultados: Ao realizar a sua pesquisa de mercado será possível identificar aqueles produtos e serviços que possuem melhor aceitação do seu público, se tornando uma oportunidade de fazer um investimento mais certeiro, o que irá provocar um aumento considerável na produtividade, gerando assim melhores resultados e consequentemente diminuir os curtos.

    Mas as vantagens não param por aí, uma boa pesquisa de mercado também irá fazer com que os principais erros da concorrência sejam identificados, e essa é uma importante ferramenta para ser aproveitada, pois essas falhas podem ser aproveitadas na hora de criar novas oportunidades de negócios para os seus empreendimento.

    Consultores renomados costumam afirmar que os nichos são oportunidades que muitas vezes são poucos exploradas, nessa parcela de usuários pode estar presente o grande sucesso da sua empresa, porém para saber como aproveitar melhor, é fundamental que as pessoas estejam atentas a essas mudanças de comportamento, e isso só poderá ser identificado através de uma boa pesquisa de mercado.

     Uma pesquisa de mercado completa acaba por envolvem diversos fatores muito importantes, tanto os entrevistados escolhidos, que devem estar dentro do perfil a ser atingido, como também outros meios de informação, o importante é sempre utilizar aquelas ferramentas que tenham mais a ver com o seu tipo de negócio, visto que para ter sucesso nessa empreitada é essencial escolher as pessoas certas para fazer parte desse estudo. Além do mais, esse tempo gasto é sinônimo de mais sucesso no futuro, e os frutos serão colhidos com a certeza de ter feito um bom trabalho de campo antes de se aventurar em uma determinada atividade

5 Motivos para fazer uma boa pesquisa de mercado
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