Como escolher uma assessoria de imprensa em seis lições

Já faz muito tempo que comunicação deixou de ser artigo de luxo, que pode ser cortado do orçamento a cada imprevisto ou dificuldade financeira. Em tempos de conectividade total e de velocidade acelerada para tudo e com ampla concorrência no mercado, comunicar significa estar presente, ser lembrado e representar confiabilidade quando o cliente precisar de um produto ou serviço do seu segmento de atuação. Por todo este panorama é que este necessita ser um processo assertivo e com bons resultados. Isso inclui a comunicação digital.

Não é por acaso que cada vez mais segmentos diferentes: empresas, marcas, políticos, atletas e celebridades têm recorrido a esta ferramenta que reúne várias estratégias no sentido de fazer esta ponte que vai levar o cliente atendido até os veículos de comunicação e consequentemente, a um número maior de pessoas. É o trabalho que vai fazer o assessorado – pessoa física, empresa ou instituição – conquistar visibilidade positiva e de confiança junto à comunidade. É a assessoria de imprensa que constrói e fortalece uma imagem, por meio da divulgação de notícias na chamada mídia espontânea, ou seja, no conteúdo jornalístico de impressos, emissoras de TVs, Rádios e sites, sem o pagamento de espaço publicitário. É mais barato, dá mais credibilidade e influencia positivamente na transmissão da mensagem. Mas não é só isso.

Lição 1

Conte com uma assessoria de imprensa que não seja apenas assessoria de imprensa. Tá confuso? A gente explica! Em tempos de comunicação em multiplataformas, um release pode não ser a forma ou a única forma de fazer esta divulgação. Temos a ascensão do marketing digital aí para provar isso. Por isso é tão importante ter uma agência que possa trabalhar em diferentes frentes: marketing digital, publicidade e propaganda e até comunicação interna podem fazer parte de um trabalho de assessoria de imprensa integrada, composta também por elementos como organização de eventos, press release, press kit, follow up, clipping e aquele contato mais estreito e importante com os veículos de comunicação e os jornalistas.

Lição 2


Escolher a melhor agência passa por alguns critérios. Você pode buscar indicações de amigos que já contrataram este serviço ou avaliar os cases de sucesso das agências do mercado. Um portfólio com resultados já alcançados é essencial, pois você também espera resultados desta assessoria de imprensa. O ideal é que a agência se torne uma parceira do seu projeto, isso vai fazer total diferença no desenrolar da história. Além disso, ter na equipe jornalistas que já estiveram em grandes redações é relevante e facilita o relacionamento com os colegas da imprensa.

Lição 3


Importante saber também que tipo de serviço você quer. Ter um jornalista destacado na sua empresa pode ser muito bom para conhecer a sua cultura organizacional e descobrir assuntos e ações que merecem destaque e que acabam ficando "escondidos" na correria do dia a dia. Ter um jornalista à disposição custa mais, ao passo em que ter um jornalista compartilhado com outras contas fica mais barato. Depende do quanto você quer gastar e do que pretende com este trabalho, que pode ser a curto, médio ou longo prazo.

Lição 4


O ideal é que a assessoria de imprensa seja um trabalho contínuo, de forma a ter resultados crescentes. Mas pode ser também uma ação pontual, para um lançamento ou um evento. A grande sacada de uma assessoria de imprensa é despertar nos veículos de comunicação, o interesse por determinado assunto, mostrar que aquele tema, embora tenha um viés institucional ou até pessoal, no caso de assessorados pessoas físicas, tem também interesse público e, portanto, é útil e relevante que se torne do conhecimento de mais pessoas. Bloggers, players e público em geral também podem ser atigidos por meio da assessoria e suas diversas ferramentas. Nesta escolha também é importante avaliar os projetos apresentados pelas possíveis agências contratadas e o que elas propõe para esta missão.

Lição 5

É essencial conhecer o cliente, o que vai ser divulgado e traçar um paralelo disso com a conjuntura política, econômica e social do momento. E você precisa de uma agência disposta a fazer isso. Um exemplo: fevereiro de 2015, o Brasil em meio a uma das piores crises econômicas da história e a recessão se torna o principal assunto dos jornais. Tudo o que for diferente desta triste realidade, chama atenção. É então que uma rede brasileira de hotéis anuncia a inauguração de mais uma unidade, novinha, recém-construída para esta finalidade: “Na contramão da crise, empresários do setor hoteleiro investem em nova unidade no interior de São Paulo”. Estava aí a notícia que chamaria atenção e de fato, chamou. No ano seguinte, um novo lançamento hoteleiro e ainda com o país em crise, este mais uma vez foi o ´gancho´ que deu resultado e gerou a cobertura espontânea de rádios, emissoras de TVs, jornais e portais de notícias. Parece óbvio e até simples né!? Mas sem uma equipe especializada, trabalhando para isso, dificilmente esta oportunidade seria reconhecida e tão bem aproveitada. Este é um case de sucesso da Agência Caravela, lembrando a lição 2: avalie o portfólio da agência.

Lição 6


Faz total diferença que você compreenda pelo menos o básico do processo de comunicação e tudo o que será feito a partir de agora, para a imagem da sua empresa e do seu negócio. Isso vai permitir entender o passo a passo de todos os processos e o tempo para a conquista dos resultados planejados. Conversar com a sua agência sempre também é necessário. Contratar quem está perto facilita esta dinâmica. A Agência Caravela faz questão de estar sempre presente. Com jornalistas preparados para pesquisar tudo sobre você e os seus públicos-alvo e oferecer as melhores soluções em assessoria de imprensa, por meio da organização de eventos, press release, press kit, follow up, clipping.


Nossa assessoria também inclui produção de conteúdo para blog, site e mídias sociais. Tudo em um só lugar, porque perseguimos um propósito: fazer diferente! Isso significa estar conectado ao que há de mais atual na área de comunicação e marketing digital. Com equipe jovem e dinâmica, somos especialistas nos quatro pilares da Comunicação Integrada: Marketing Digital, Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna e Publicidade e Propaganda. Atuamos ainda com Desenvolvimento Web, disponibilizando a você, todo o suporte necessário, para comunicação on e offline. Fique à vontade, navegue pelo nosso site, leia nosso blog ou marque uma hora e venha conversar com a gente. Assessoria de imprensa também é especialidade da Agência Caravela!

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