Links Patrocinados: o que são?

Comodidade, possibilidade de pesquisar preços sem sair de casa, garantir melhores condições de compra e ainda assim, receber o produto em domicílio, são alguns motivos que justificam a preferência por esta possibilidade de compra online. Mas a concorrência é grande e cada vez maior. Então, como se destacar entre tanta gente? Como aparecer para quem quer comprar o seu produto ou contratar o seu serviço? Existem maneiras bem possíveis e com resultados garantidos.

O marketing digital está aí para isso e revolucionou o conceito de anúncios publicitários. São diversas as possibilidades. Comecemos pelos sites de buscas. Sites de busca também chamados de motores de busca, mecanismos de busca, mecanismos de pesquisa ou simplesmente buscadores, são hoje a principal fonte de procura de informações por todo o tipo de usuários da internet. O Google, reconhecido como a ferramenta de busca mais abrangente da internet, está entre as páginas mais acessadas no mundo e foi o primeiro a experimentar os conceitos da Web Semântica, que trouxe novos motores de busca, interfaces inovadoras, criação de dicionários de sinônimos e a organização inteligente de conteúdos. Aparecer ou não aparecer no Google pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Isso é válido não apenas para empresas de e-commerce, que vendem produtos diretamente em suas lojas virtuais, mas para qualquer negócio aonde os potenciais clientes vão até a internet para buscar os seus fornecedores ou prestadores de serviços. O Google traz várias opções de estratégias para uma campanha de Marketing Digital.

Há estratégias orgânicas, ou seja, aquelas com audiência espontânea, digamos assim. E há aquelas estratégias digamos, em formato de anúncios, pagos para atrair possíveis clientes. Uma complementa a outra. Um equilíbrio entre as duas estratégias pode ser o melhor caminho para a execução do seu marketing digital. Mas você deve estar pensando: como anunciar no Google? Entre as modalidades pagas, estão os links patrocinados.    

Links Patrocinados  

Eles também podem aparecer a cada vez que fazemos uma busca, na realidade é a forma mais simples deles. Com pouco texto e em mensagem fácil, são links que aparecem no topo da busca, a cada vez que procuramos algo. Os links patrocinados aparecem identificados desta maneira, como anúncios. Com o aumento do uso das redes sociais, os links patrocinados também invadiram este universo. Determinado post aparece na nossa timeline, também com esta identificação de patrocinado. As formas de se fazer um link patrocinado são diversas. Não existe a mais correta ou a menos correta. Existe a mais assertiva de acordo com o resultado almejado. Quem está pensando em investir nesta modalidade deve conhecer as opções de contratação.

O CPC

– custo por clique, significa que o anunciante pagará um valor específico a cada vez que o link for clicado.

O CPM

– custo por mil impressões, trata-se de uma meta. A cada vez que mil visualizações são atingidas no anúncio, um valor específico é pago.

O CPA

– custo por ação é cobrado a cada vez que é feita uma ação no site do anunciante.

O CPV

– custo por visualização, tem um valor definido que é pago a cada vez que uma pessoa visualiza o anúncio, daí o nome.   

Essa variedade de possibilidades faz dos links patrocinados, uma estratégia atrativa e flexível. Os valores pagos são acertados no ato da contratação e dependem do modelo e da palavra-chave  definidos. Claro que depois disso, novos valores podem ser pagos. Quanto mais dinheiro é investido, mais rápido é o retorno. Isso é otimização.  

Benefícios dos Links Patrocinados   

- Você escolhe quanto gastar: por meio da possibilidade de realizar uma campanha com poucos recursos, ou de iniciar uma campanha com poucos recursos e ampliá-los no decorrer do projeto: os links patrocinados são ideais para estes casos. Ao contrário das mídias tradicionais e offline que muitas vezes exigem a disponibilidade da verba já no ato da contratação, no caso dos links, este cenário pode ir sendo alterado ao longo do caminho, de acordo, inclusive, com a resposta obtida na ação.

- Facilidade de mensuração: com os links patrocinados você tem com exatidão, acesso a resultados relacionados ao alcance desta mídia. São informações que permitem, inclusive, modificar ou adaptar a estratégia. As plataformas de análise de métricas fornecem todos estes relatórios, de forma detalhada. No caso da TV, por exemplo, a emissora informa público alcançado pela programação, por meio do cálculo do número de habitantes em determinada área de cobertura. Mas não há garantias  de que 100% deste público recebeu a sua mensagem, até porque sabemos que não. No caso dos links patrocinados, a métrica permite saber exatamente quantas pessoas foram atingidas pela ação.  

- Agilidade para otimizar e mudar os rumos da sua campanha: isso pode ser feito a qualquer momento do processo, de forma simples, porque faz parte do processo.

- Segmentação total: você atinge o público que você quiser atingir. Por sexo, faixa etária, escolaridade, profissão, estado civil, localização. Você escolhe quem vai enxergar o seu anúncio, o que traz mais assertividade para a ação.


Os links patrocinados podem aumentar as conversões; Amplificar outras  estratégias (inclusive de SEO e Marketing de Conteúdo, dentre as orgânicas); Fortalecer a marca; É custo-benefício para o plano de marketing: quanto mais resultados otimizados e mais conversões, melhor esta equação fica. Como em toda estratégia, alguns aspectos precisam ser avaliados, antes da contratação. Com os links patrocinados não é diferente. Você precisa pensar em:

Custos Envolvidos. 

Tempo de Retorno.

Profissional Responsável pela Campanha.

Todos estes elementos possuem valores que devem ser adicionados ao total que você pretende investir na ação de links patrocinados. Eles fazem parte do custo. É fundamental que a estratégia tenha começo, meio e fim, para a garantia de conquista dos resultados almejados. Do contrário, vai ser dinheiro jogado fora e tempo perdido. Todas as etapas precisam de cuidado e planejamento. Isso envolve escolhas de palavras-chave, de canais e de valor a ser investido. Iniciamos este post falando do Google, mas temos outros canais. O Bing é o segundo maior mecanismo de buscas do mundo, sem falar nas redes sociais, por meio dos links patrocinados em forma de postagens. Certamente você já recebeu e já passou a seguir algum perfil, por meio deles. Funciona! Canais:

  • Google AdWords;
  • Facebook;
  • Twitter;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Youtube;
  Passo a Passo para a adoção de links patrocinados


Agora que você já tem mais informações a respeito do que são os links patrocinados, segue um passo a passo bem simples, para te ajudar a entender a aplicabilidade deles.

Os Canais

Você já viu que são vários. Qual ou quais escolher? Isso vai depender de onde está o seu público-alvo ou a persona, como falamos em publicidade. É importante definir quem você precisa atingir para fazer esta escolha que é essencial para resultados de sucesso.

As Palavras-Chave

Outro detalhe fundamental para a sua estratégia. As palavras devem estar relacionadas ao que você quer vender e ter uma ligação com as palavras mais buscadas. Importante lembrar que as palavras mais buscadas custam mais por clique. Levando em conta todos estes aspectos, o desafio é definir palavras que tenham relevância e  que ao mesmo tempo não sejam caras demais.

A Programação da Divulgação

Esta tabela deve ter os canais escolhidos, com segmentação dos respectivos públicos e horários da ação. Isso é essencial para organizar e poder executar a etapa a seguir.

A Mensuração dos Resultados

Este acompanhamento é obrigatório para saber o andamento da execução, os resultados e possíveis erros que precisam ser corrigidos. É possível fazer a análise de cada canal e a geral, da  ação de links patrocinados. É útil mensurar para o tempo atual, mas também como subsídios para o marketing futuro.  

Marketing Digital e Inbound Marketing : links patrocinados também são isso!  

Inbound Marketing ou Marketing de Atração em uma tradução livre, é a estratégia que consiste em criar e manter relacionamento com o consumidor. A propaganda tradicional vem perdendo poder de influência. Em meio a tanta concorrência, com tanta gente fazendo mais do mesmo, é necessário se destacar, mostrar que é diferente. Vender mais significa ganhar mercado! O Inbound Marketing faz isso para você! Atrair O mundo está cada vez mais digital, não tem jeito, é um caminho sem volta! Sua marca, sua empresa, produto ou serviço, precisam ser encontrados no Google, na mídia social ou nos blogs.  

Converter

Aparecendo nestes canais, vão aparecer também contatos, pedidos de orçamento, solicitação pelo seu produto ou serviço. Este é outro princípio do Inbound Marketing: quem procura a empresa é o cliente.  

Fechar


É a consumação do negócio, proporcionada pela estratégia de comunicação adequada, assertiva. Surge aí a oportunidade de enfim, provar que o seu produto ou o seu serviço realmente é o melhor!  

Encantar

Cliente satisfeito é cliente fidelizado. É a melhor propaganda que você pode ter para atrair outros clientes. Na internet então, a propagação dessa mensagem ganha ainda mais alcance. Depoimentos de encantamento seduzem e convencem novos consumidores de que investir em você vale a pena, sem sustos, sem riscos!  

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