Conheça a função do Social Mídia

A internet trouxe inúmeras mudanças para a gente, isso é inegável. Ela acelerou nossa vida, nossa relação com o tempo, trouxe facilidades mas também alterou nosso ritmo, nos colocando como em um estado de "sempre alerta". Entre prós e contras, ela alterou nossa forma de nos relacionarmos com o outro, com o mundo e com nós mesmos. Como administrar tudo isso? É um fenômeno recente que nos apresenta mais perguntas do que respostas, pelo menos por enquanto. Fato é que ainda estamos aprendendo entre erros e acertos, a lidar com toda essa conectividade e interatividade.

Essa tecnologia tão paradoxal, que para muitos, especialmente no seu surgimento, representava o fim de mídias até então tradicionais, trouxe na realidade a transformação dos meios, a convergência das mídias e a necessidade por novas habilidades humanas. Neste processo, surgiram funções dentro da comunicação que hoje representam as principais oportunidades deste início de século, especialmente para novos profissionais. Uma das funções que se enquadram nisto é a do Social Mídia ou analista de mídias sociais.

Em ambas as denominações, este é o profissional responsável por entender as diferentes características de cada ambiente digital e avaliar quais são os mais adequados a serem utilizados no sentido de agregar no processo de comunicação, de acordo com os objetivos de cada cliente. É inegável que a importância das mídias sociais para as áreas de conteúdo e de vendas cresceu em pouquíssimo tempo, surpreendendo até mesmo os mais otimistas ou visionários.

De estratégias para otimizar a divulgação, as mídias sociais passaram a ser fundamentais para este trabalho, sendo, em muitos casos, o principal veículo de comunicação a ser utilizado, de acordo com o objetivo a ser alcançado. Com custo relativamente baixo em relação aos canais tradicionais, como TV e impresso, por exemplo, é o estudo sobre o público a ser atingido e como ele irá se identificar com a marca, empresa ou personalidade divulgada é o que vai determinar o tom desta comunicação e a estratégia a ser seguida.

É exatamente nesta gestão que entra o papel do Social Mídia. Planejamento e acompanhamento resumem o trabalho que é amplo, constante, dinâmico e muitas vezes, sem fim.

Tudo começa com a criação de estratégia, o planejamento de pauta, a produção de conteúdo de texto e multimídia. Importante lembrar que cada rede pede um conteúdo e aí entra também a sensibilidade de quem ocupa a função para verificar a melhor narrativa para cada plataforma.

A segunda etapa é o acompanhamento de tudo isso, o que permite aplicar mudanças de estratégias, sempre que necessário. Quem não se lembra do sucesso dos Pokemons nos jogos de realidade virtual, em 2016? Foi algo inesperado e que tomou conta da agenda pública por semanas. Empresas e personalidades antenadas tiraram uma casquinha do fenômeno. Era o assunto do momento, impossível de ser ignorado. Isso é atualização, isso é revisão de conteúdo. É o Social Mídia quem avalia os resultados, por meio de relatórios sobre o engajamento do público e sobre a imagem da marca nas mídias sociais.

O analista cria e apresenta métricas relacionadas às mídias sociais através dos dados coletados no monitoramento. O relacionamento com o cliente (interno e/ou externo) é uma atividade que segue em paralelo, já que também está relacionada à interação com o usuário. Para ser bem sucedido é importante ser criativo, estar sempre de olho nas mudanças da atualidade, saber interpretar dados e analisar a audiência, complementam a função. Também é essencial conhecer e dominar plataformas como: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, YouTube, Snapchat, etc.

Habilidades em ferramentas de publicação de conteúdo e de monitoramento, Excel e PowerPoint completam a lista de requisitos. Noções de Facebook Ads, Google Analytics e AdWords, além de conhecimentos em Inbound Markerting e SEO são diferenciais. Normalmente, é exigida formação em Marketing, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda ou Jornalismo. Também já há cursos específicos focados em mídias sociais. 

O Social Mídia pode atuar em agência de publicidade gerenciando contas de clientes, ou de maneira liberal, diretamente nas empresas ou até para pessoas físicas que tenham interesse nesta assessoria. Nos últimos anos, a função de Social Mídia passou a figurar entre as profissões que mais procuram colaboradores, diante do crescimento do uso das redes e da comprovada eficácia deste tipo de trabalho. É um campo que promete oportunidades para o futuro próximo.  

Social Mídia: como ele pode ajudar no seu negócio!

Pense em você e nas pessoas mais próximas: qual delas não está em nenhuma rede social? Está cada vez mais difícil achar alguém totalmente off-line né!? E a tendência é isso se tornar praticamente impossível. O mundo digital é uma realidade e faz parte da vida até mesmo daquelas pessoas que se dizem ‘ analógicas’ ou mais resistentes a tanta tecnologia. Também sabemos que quando falamos em redes sociais, são várias as opções, mas antes de ativar uma campanha é importante pensar na finalidade e definir qual público deve ser atingido. Isso vai possibilitar escolher a rede social mais adequada para o seu objetivo.

O uso de redes sociais no mundo é uma questão que está em constante evolução, e bem sabemos como o curto espaço de alguns meses, às vezes, é o suficiente para virar esse cenário de cabeça para baixo. Por isso, é fundamental acompanhar as mudanças de apropriação das redes. E não tem jeito melhor de fazer isso do que, simplesmente, usando-as.   Ainda hoje, não é surpresa que o Facebook esteja em primeiro lugar no país. O Brasil é o terceiro país mais ativo no Facebook, perdendo apenas para os EUA e a Índia. Ao todo, são mais de 105 milhões de usuários por aqui, sendo 54% do público feminino. Graças à volumosa adesão de usuários a esta rede social, o conceito de viralização de conteúdo, em que o compartilhamento entre as pessoas vai aumentando em cadeia, vem se tornando cada vez mais comum em todas as relações online que funcionem dentro da lógica de rede social.

   Assim, o Facebook tem ditado as regras de comportamento em redes sociais, principalmente quando se diz respeito aos perfis corporativos, que já adotam estratégias de marketing específicas para o aumento de visualizações. Tem ainda o Instagram, o Pinterest, o Youtube, para citar apenas alguns exemplos. Mas,  neste mesmo ambiente estão também, outros milhares ou até milhões de oportunidades. Como se destacar entre tanta gente? Como aparecer para quem quer comprar o seu produto? A gestão de mídias sociais é uma ferramenta poderosa. Aparecer ou não aparecer nestes ´locais´ pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso de uma empresa. Isso é válido não apenas para empresas de e-commerce, que vendem produtos diretamente em suas lojas virtuais, mas para qualquer negócio aonde os potenciais clientes vão até a internet para buscar os seus fornecedores ou prestadores de serviços.  

Gerenciamento e monitoramento de redes sociais, mídia digital, estratégias de marketing, monitoramento de redes sociais:  todas estas são ferramentas úteis e com excelentes resultados para a divulgação do e-commerce.

Aqui no blog da Agência Caravela, você encontra informações a respeito de todas elas. E se quiser saber ainda mais, temos uma equipe preparada para esclarecer todas as dúvidas e te orientar neste universo. Conte com nossa experiência comprovada em cases de sucesso e garanta melhores resultados para o futuro do seu negócio!

A Agência Caravela também pode ser sua Social Mídia!


Quando falamos em redes sociais, são várias as opções, mas antes de ativar uma campanha é importante pensar na finalidade e definir qual público deve ser atingido. Isso vai possibilitar escolher a rede social mais adequada para o seu objetivo. O uso de redes sociais no mundo é uma questão que está em constante evolução, e bem sabemos como o curto espaço de alguns meses, às vezes, é o suficiente para virar esse cenário de cabeça para baixo. Por isso, é fundamental acompanhar as mudanças de apropriação das redes. E não tem jeito melhor de fazer isso do que, simplesmente, usando-as.

É exatamente isso o que faz um Social Mídia. Todos nós que estamos nas redes sociais, que administramos nossas páginas e perfis, temos um pouco de Social Mídia, afinal, pensamos no que comunicar e o fazemos de acordo com nossas experiências, com o nosso dia a dia ou com o que queremos mostrar de nós para o mundo. Fazemos isso de maneira instintiva, seguindo nossos gostos pessoais, sem grandes compromissos a não ser o de agradar a nós mesmos. Fazer isso por um cliente, seja ele uma pessoa ou uma empresa requer bem mais cuidado e responsabilidade, porque a atividade tem alguns objetivos, entre eles: aumentar o alcance e o engajamento do conteúdo o que consequentemente vai gerar resultados comerciais mais satisfatórios ao assessorado. Monitoramento das redes sociais, gerenciamento de contas, gestão de redes sociais com o apoio e uso de ferramentas de monitoramento de mídias sociais.

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