Marketing Digital - para marcar presença e vender mais!

Estamos no século do digital, do avanço, da instantaneidade, da velocidade. Há quem goste muito, há quem se recuse a se adaptar e ainda há aqueles que estão neste processo de adaptação. Mas uma verdade é fato: o mundo está cada vez mais digital, não tem jeito, é um caminho sem volta! Sua marca, sua empresa, produto ou serviço, precisam ser encontrados no Google, na mídia social ou nos blogs.

  E a ordem agora é criar e manter relacionamento com o consumidor. A propaganda tradicional vem perdendo espaço. Em meio a tanta concorrência, com tanta gente fazendo mais do mesmo, é necessário se destacar, mostrar que é diferente.  Marketing online, propaganda no Google, campanhas Adwords. Inúmeras são as formas de anunciar na internet. A seguir, parte do nosso menu.

E-commerce

Vem ganhando cada vez mais espaço. Segundo a ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o setor faturou no Brasil, em 2017, R$ 59,9 bilhões, crescimento de 12% na comparação com o resultado obtido em 2016. De acordo com o levantamento, o principal motivador das compras online continua sendo as buscas no Google, já que mais de 50% dos pedidos têm origem neste canal. Então, estar no Google significa estar em milhares de computadores, na vida de potenciais consumidores.

Google Adwords


Sites de busca, também chamados de motores de busca, mecanismos de busca, mecanismos de pesquisa ou simplesmente buscadores, são hoje a principal fonte de procura de informações por todo o tipo de usuários da internet. Reconhecido como a ferramenta de busca mais abrangente da internet, está entre as páginas mais acessadas no mundo e foi o primeiro a experimentar os conceitos da Web Semântica, que trouxe novos motores de busca, interfaces inovadoras, criação de dicionários de sinônimos e a organização inteligente de conteúdos. Pouca gente sabe, mas os anúncios do Google AdWords funcionam em um sistema de leilão, ou seja, várias empresas disputam a aparição tanto no mecanismo de busca, quanto em sites de parceiros do Google. Cada pretenso anunciante apresenta um lance para determinados temas de busca. O Google confere todas as apostas e seleciona os anúncios que aparecerão em seus sites parceiros e nas buscas feitas no próprio Google.

A escolha da empresa “vencedora” é dada pelo valor do lance e pela relevância do site aos olhos do Google (por isso é interessante manter seu site sempre otimizado para o Google e para o usuário). A classificação dos anúncios acontece pelo ranking do Google, o AdRank. O AdRank define os anúncios a serem exibidos com base em questões como a qualidade do anúncio versus lance no leilão de palavras-chave.  A pontuação que define a qualidade do anúncio nada mais é que uma métrica criada pelo Google para mensurar os fatores de relevância e qualidade de cada um dos anúncios. Isso significa que os anúncios com muitos pontos de qualidade e muito relevantes para o usuário podem ser pagos por um valor menor do que o lance dado pela empresa – então é importante entender que o valor pode ser variável, tudo depende da qualidade dos anúncios da sua empresa. Não por acaso, a cada vez que voce faz uma busca, determinadas páginas aparecem entre os primeiros resultados.

Existe um trabalho complexo e contínuo para estar no topo ou próximo a ele. Assim como acontece com um e-mail ou rede social, no Google Adwords você ou o responsável pela gestão das suas campanhas de marketing digital, precisará abrir uma conta no Google Adwords. As ferramentas são muitas. Selecionamos a seguir, as mais populares:  

Rede de Pesquisa  

Neste caso, os anúncios aparecem nos mecanismos de busca (Google e em sites parceiros). Esse tipo de campanha comporta apenas anúncios no formato de texto com limitação de caracteres. Esses anúncios são filtrados com base na palavra-chave que o usuário está pesquisando. Esses anúncios aparecem nas páginas de resultados de busca no Google com um indicativo de anúncio, em amarelo, no canto superior esquerdo. É para quem quer aparecer entre os primeiros resultados, quando determinada palavra-chave é buscada.  

Rede de Display  

Aparecem exclusivamente na Rede de Display do Google. Essa rede é composta por inúmeros websites parceiros, como Uol, Terra, etc. Para descobrir em qual tipo de site seu anúncio vai aparecer, é fundamental fazer uma boa segmentação e separar corretamente as palavras-chave. Diferentemente da Rede de Pesquisa, A Rede de Display é capaz de exibir anúncios em diversos formatos – vídeo, gráfico, texto ou rich media, que pode reunir recursos diferenciados como vídeos, jogos, áudios, tweets ou outros elementos para incentivar a interação e o envolvimento do público.  

Google Shopping


  É uma espécie de catálogo virtual. Toda vez que alguém busca por um produto no Google, o primeiro resultado desta busca é uma galeria com imagens de produtos, com preços e links para as respectivas lojas virtuais. Depois, aparecem os links patrocinados e abaixo, o ranking orgânico, aquele selecionado pelo Google, de acordo com os critérios de relevância estabelecidos pela página. Chama a atenção de quem busca a informação, especialmente pelas imagens e o resumo com nome do produto e preço.  

Campanha de DSA


  Dinamic Search Ads, ferramenta que cria um anúncio, baseado no que está disponibilizado na sua loja virtual. Isso é apresentado sempre que uma busca no Google, solicita algo que está disponível na sua loja virtual.  

Redes Sociais


Quando falamos em redes sociais, são várias as opções, mas antes de ativar uma campanha é importante pensar na finalidade e definir qual público deve ser atingido. Isso vai possibilitar escolher a rede social mais adequada para o seu objetivo. O uso de redes sociais no mundo é uma questão que está em constante evolução, e bem sabemos como o curto espaço de alguns meses, às vezes, é o suficiente para virar esse cenário de cabeça para baixo. Por isso, é fundamental acompanhar as mudanças de apropriação das redes. E não tem jeito melhor de fazer isso do que, simplesmente, usando-as. O Brasil é o terceiro país mais ativo no Facebook, perdendo apenas para os EUA e a Índia. Graças à volumosa adesão de usuários a esta rede social, o conceito de viralização de conteúdo, em que o compartilhamento entre as pessoas vai aumentando em cadeia, vem se tornando cada vez mais comum em todas as relações online que funcionem dentro da lógica de rede social. Ferramenta gratuita, os grupos do Facebook trazem muitos benefícios e é simples entender o porquê. Estas ´comunidades´ concentram pessoas com interesses comuns por determinados produtos, assuntos ou serviços. Isso significa que se trata de um público específico e já reunido para receber a mensagem. Para ganhar a confiança destes grupos de nicho, o ideal é em um primeiro momento, publicar artigos, dicas úteis e informações relevantes sobre o seu produto, para depois falar diretamente a respeito da sua loja virtual. A audiência ´seduzida´ pelo seu conteúdo tende a aceitar com mais eficácia, a sua proposta de venda. De fato, é muito conteúdo pra muita gente e aí fica mais do que necessário filtrar tudo. Para isso, o Facebook possui um algoritmo, o Edge Rank, que determina o conteúdo mais relevante para cada usuário com base em todo o comportamento dele na rede social. Por isso, o impulsionamento faz diferença na comunicação da sua loja virtual, por exemplo. Porque depender somente da audiência orgânica significa limitar o seu alcance. O Facebook Ads funciona por meio de anúncios publicitários veiculados dentro da própria plataforma. Permite segmentação por meio de diversas informações, como localização, idade, gênero, idiomas, entre inúmeras opções. O orçamento é diário e você pode administrá-lo de acordo com o dia a dia do seu negócio ou levando em conta os resultados obtidos. É flexível e acessível.

Instagram


O queridinho dos publicitários, tem um modelo simples, que atende desde usuários iniciantes, até os mais experientes. É fundamental em toda boa estratégia de marketing com foco na gestão de comunidade e em busca de engajamento por parte de seu público. Recentemente, foi a rede social que apresentou maior crescimento em adesão pelas empresas, passando de 42% de adoção para 47,9% e se tornando a segunda colocada em preferência pelas marcas no Brasil.  


Pinterest Ads  


Fundada em 2010, o Pinterest é uma rede social usada para o compartilhamento de imagens de qualquer tipo. O usuário pode favoritar o conteúdo e criar pastas compartilháveis que, hoje em dia, são muitíssimo populares nos segmentos de moda, maquiagem, artesanato e decoração. A rede tem mais de 70 milhões de users cadastrados, com cerca de 80% de mulheres como usuárias ativas. No Brasil, temos apenas 8% da população utilizando essa rede social, mas,  com a adição de novos recursos para compra e uso promocional da rede, é bem possível que ela continue a crescer.  


Marketing Digital é na Agência Caravela!

Viu só quanta coisa!? E estas são apenas algumas dentre um universo de ferramentas que podem contribuir e muito para a sua visibilidade na internet. Este post mesmo que você está lendo agora tem este intuito: visibilidade. A Caravela nasceu com um propósito: fazer diferente no mercado. Isso significa estar conectada ao que há de mais atual na área de comunicação e marketing digital. Sabemos por que sua empresa deve estar na Internet e sabemos como deve estar para se diferenciar. Desenvolvimento Web – do site ao aplicativo, isca digital, automação de marketing digital, anúncios em canais do Youtube, campanhas de Facebook Ads, Linkedin Ads, Google Ads, remarketing, catálogo digital, consultoria e gestão de mídias sociais, além de otimização de SEO são alguns dos serviços que fazem parte do cardápio de marketing digital. Venha tomar um café conosco, se você quer integrar nossa coleção de cases de sucesso. Agência Caravela, a sua agência de marketing digital, também é uma agência de resultados!  

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