E-mail marketing: 7 motivos para você começar a fazer

7 motivos para fazer e-mail marketing

     O uso do e-mail foi uma das primeiras ferramentas utilizadas por profissionais do marketing digital para conseguir atingir o seu público-alvo, sendo que as ferramentas responsáveis por fazer o disparo desses e-mails, no caso empresarial, vem passando por constantes mudanças, a fim de agilizar cada vez mais esse processo, porém, sem deixar de lado a questão da mensuração, fundamental para saber se uma campanha está sendo bem sucedida ou não.

     Uma questão que vem sendo cada vez mais abordada em eventos especializados no assunto é se o e-mail marketing se tornou obsoleto com o advento das redes sociais, e estudos vem mostrando justamente o contrário, essa ferramenta é mais eficaz do que você imagina na hora de criar relacionamento com os clientes, fazendo com que eles se tornem cada vez mais ativos.

     Uma boa maneira de confirmar a eficiência de ter uma boa base para envio do seu e-mail marketing, basta fazer uma reflexão simples, você já parou para pensar que a sua rede de contatos feita através das redes sociais na verdade não é sua? Pode parecer estranho no primeiro momento, mas essa é a realidade, os seus fãs no Facebook ou os seguidores do Instagram na verdade pertencem a essas redes, se um dia elas decidirem encerrar as suas atividades, como aconteceu com o poderoso Orkut, todo o trabalho de relacionamento desenvolvido pela empresa poderá ter sido em vão, o que não ocorre quando você possui o contato direto com essas pessoas, sendo que uma das maneiras mais eficazes de estabelecer esse contato é através do  e-mail marketing.

Benefícios do E-mail marketing:  São vários os benefícios que envolvem o e-mail marketing, e isso já ficou comprovado através de pesquisas e dados, entre eles, um estudo realizado pela McKinsey&Company mostrou que uma campanha feita através do e-mail marketing é 40 vezes mais eficaz na conquista de novos clientes do que aquelas feitas no Facebook ou Twitter.

    Na prática, isso significa que nada é mais eficaz na hora de transformar leads (contato das pessoas) em clientes do que o e-mail marketing. Outra pesquisa desenvolvida pela empresa ExactTarget mostrou que 91% das pessoas abrem os seus e-mails todos os dias, isso significa que essa é a plataforma mais popular da internet quando se fala em relacionamento.

    Além disso, outro ponto a favor dessa ferramenta é o seu custo/benefício, visto que mesmo as ferramentas mais sofisticadas disponíveis no mercado possuem um valor inferior quando comparadas com outras soluções, entre elas o AdWords (levando em consideração os resultados efetivos de conversão). Conheça 7 motivos para você fazer e-mail marketing.

1 – Uma ferramenta pessoal: O e-mail é algo totalmente personalizado, ou seja, enquanto outras ferramentas conversam para um grupo, através do e-mail marketing você tem a possibilidade de falar diretamente com o seu cliente, ou seja, ele é direcionado com promoções exclusivas e recebido de maneira personalizada.

2 – É usado por todo mundo: Alguma vez você já parou para pensar em quando o e-mail foi criado? Parece que desde que existe internet ele sempre esteve presente na vida das pessoas, e apesar do tempo, ele continua atual, afinal, para se cadastrar em qualquer rede social, site de conteúdo ou outros portais, ele sempre é solicitado, então é praticamente certo que o usuário da internet tenham pelo menos uma conta de e-mail ativa.

3 – Personalização de conteúdo: Atualmente, com o excesso de informações, cada vez mais as pessoas procuram conteúdos que tenham a ver com o que ela procura, e nesse quesito o e-mail marketing poderá fazer grande diferença para o sucesso do seu negócio. Ao ter em mãos os dados referente ao seu público, você pode criar campanhas mais interessantes e que causam engajamento, tendo como base assuntos que sejam ao mesmo tempo interessante para os clientes quanto para as empresas. Boas ferramentas para segmentar esse público, e dessa maneira enviar e-mails segmentados, são as landing pages e os cadastros obtidos através do site da empresa. Além disso, existem diversos softwares de automação muito eficientes que ajudam a organizar todas essas informações coletadas.

4 – Fortalecimento das relações: O e-mail é ideal na hora de estabelecer uma comunicação de qualidade entre empresa e clientes. Através dele é possível manter uma presença constante na vida dos seus clientes, ou seja, das pessoas importantes para o crescimento do seu negócio.

5 – Mais credibilidade: Já parou nos aspectos que as pessoas levam em consideração na hora de fechar qualquer negócio? Elas gostam de tratar com empresas que elas admiram, conhecem e principalmente que estabelecem uma relação de confiança, e esse tipo de relacionamento costuma ser de longo prazo. E através de conteúdo de qualidade, o e-mail marketing é capaz de passar justamente isso, credibilidade.

6 – Informação ao alcance:Uma grande parte dos e-mails passaram a ser abertos nos dispositivos móveis, esses aparelhos representam uma grande parte dos acessos à internet, e consequentemente dos e-mails, isso faz com que as campanhas de e-mail marketing estejam cada vez mais próximas do seu público.

7 – Aumento das vendas: O principal objetivo de qualquer empresa é transformar visitantes em clientes fiéis, e isso só é possível com uma boa estratégia de marketing, e isso inclui o e-mail marketing. Basta parar para pensar, um mailing list criado com o consentimento das pessoas é o mesmo que uma audiência interessada no que você tem a oferecer, a partir dessa valiosa informação, será possível desenvolver estratégias de vendas eficazes para impulsionar cada vez mais o seu negócio.

E-mail Marketing x Google Adwords

     Muitas pessoas ainda ficam na dúvida sobre em quais ferramentas devem investir a sua verba, a resposta para esse questionamento vai depender do valor disponível, o e-mail marketing é algo muito eficaz a médio e longo prazo, sendo que o investimento é mensal e não varia (apenas quando há reajuste), com isso, as empresas conseguem ter um planejamento muito mais eficaz de gastos, além de ser uma ferramenta com um bom retorno. Já no caso do Adwords, o valor investido pode sofrer alterações, isso vai depender das palavras-chaves a serem compradas, apesar de ser um solução também muito eficiente, o valor a ser gasto tende a ser maior do que no e-mail marketing.

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