Como escolher a melhor mídia para divulgar a sua loja virtual

Conhecer as mídias mais utilizadas pelo seu público alvo pode ser a resposta para garantir a melhor divulgação do seu e-commerce!  Os proprietários de lojas físicas já sabem: quanto melhor posicionado o seu estabelecimento, maior a possibilidade de fechar boas vendas. E, nesse caso, a escolha do ponto onde o comércio será instalado levará em consideração o público alvo e onde ele se encontra. Com uma loja virtual não poderia ser diferente quando o assunto é divulgação! Com tantas mídias, fica difícil escolher qual utilizar para ter um bom tráfego para o seu site. Quando for planejar em qual delas mostrar o seu produto, responda algumas questões:

1-Qual o meu público alvo?

2-Quais mídias sociais ele utiliza no dia a dia?

3-Quais outros públicos pretendo conquistar com o tempo?

Parece difícil, não é mesmo? Mas após uma pesquisa você vai entender um pouco mais sobre o perfil do seu consumidor e conseguirá focar na melhor estratégia para atingi-lo! Depois desse processo, também é bacana compreender um pouco sobre algumas das mais utilizadas mídias sociais do momento! Confira, abaixo:

Facebook:

O Facebook é a maior rede social do mundo: tem mais de dois bilhões de usuários e é a mais utilizada entre os brasileiros.  Criado em 2004, o Facebook é simples de administrar, aceita conteúdo escrito, compartilhamento de links, imagens e vídeos. Por isso, essa rede social pode ser considerada a mais democrática e que consegue atingir os mais diversos públicos. Os perfis de loja se diferenciam dos perfis de usuários: são chamadas de fanpages, que oferecem muitos recursos aos administradores. Inclusive, relatórios precisos a respeito de tráfego e alcance das publicações. Também é possível investir em posts patrocinados e impulsioná-los de maneira a atingir o seu público alvo: interesses, localização geográfica, idade, gênero, entre outros. O recurso pago auxilia sua página crescer e, consequentemente, aumenta o tráfego para seu e-commerce. Outro ponto interessante a respeito dessa rede são as novidades que surgem de tempos em tempos como, por exemplo, lives e stories.

Já é muito comum que grandes lojas, como as fast fashions, façam transmissões ao vivo de suas novas coleções através da rede social. O Facebook é, sem dúvida, uma mídia que todos os donos de lojas virtuais podem apostar

Instagram

Com mais de 700 milhões de seguidores, o Instagram é a rede que mais tem crescido nos últimos anos. Pertencente ao Facebook, ela tem um apelo visual muito grande e torna-se ideal para lojas de vestuário, maquiagem, entre outras. Além de ter a conta na rede e publicar imagens e vídeos de seus produtos, também é possível criar postagens patrocinadas que levam o consumidor diretamente para o seu site. Quem tiver o interesse em fazer divulgação nessa mídia deve saber que as imagens precisam ter boa qualidade.

Youtube:

Anunciar produtos através de vídeos pode ser uma ótima maneira de divulgação para o seu e-commerce. Com o Youtube, além de mostrar o que a sua loja tem a oferecer, também é possível tirar dúvidas sobre esses produtos e tratar temas que são referentes ao seu nicho de mercado. Atualmente a rede possui cerca de 1,5 bilhão de usuários e é muito utilizada através de Smarthphones e Tablets.

Blogs:


A criação de blog tem se transformado em uma estratégia muito interessante de marketing para divulgação de lojas virtuais. Através das técnicas de SEO, a mídia social é uma boa pedida para quem quer ter seu e-commerce no topo das buscas do Google. Nesse caso, os conteúdos poderão ser tanto sobre o produto ou, ainda, sobre assuntos que permeiam o tema. Caso você tenha uma loja de roupas para mulheres, no blog podem ser trabalhadas dicas sobre o assunto!

Twitter:

Mais conhecido como um microblog, atualmente com cerca de 530 milhões de usuários, o Twitter possibilita aos internautas publicações de até no máximo 140 caracteres. Na rede há a possibilidade de publicar pequenos textos, imagens e vídeos. O diferencial é a interação rápida e a possibilidade de divulgar promoções, novidades e informações básicas a respeito do seu negócio. Se há uma palavra que define o Twitter é objetividade. Porém, é preciso certificar-se que ele depende de constante atualização. Se a sua possibilidade é fazer uma postagem por dia, essa não é a rede recomendada para o seu e-commerce. Isso porque o seguidor da sua loja virtual pode não ver a sua publicação, em decorrência de postagens de outras pessoas que ele também acompanha.

Que tal fazer uma pesquisa?


À primeira vista todas essas mídias são muito atrativas para divulgar seu e-commerce! Mas, caso tenha dificuldades para definir o seu público alvo, uma dica é criar um formulário em seu próprio site com uma pesquisa básica a respeito do assunto com algumas perguntas: quais mídias sociais você mais usa? Quais os horários?  O que você procura nesses meios? Essas são apenas algumas sugestões! Com esses dados, você conseguirá compreender onde está o seu público alvo e onde sua divulgação será mais válida! Lembre-se: um bom planejamento de mídias sociais pode auxiliar na divulgação da sua loja virtual, criar um relacionamento com os clientes e converter os acessos em vendas!

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