Confira algumas dicas de como elaborar o planejamento de marketing digital da sua loja virtual

O planejamento bem estruturado vai auxiliar no sucesso do seu e-commerce! É possível afirmar, tranquilamente, que todo o negócio precisa de um bom trabalho de divulgação. Nos casos das lojas virtuais é praticamente impossível conseguir bons resultados sem um planejamento de marketing digital. Com ele sua marca será conhecida, você vai melhorar suas vendas, criar uma conexão com o seu público alvo, entre outros benefícios.  Não sabe por onde começar a estratégia para o seu e-commerce? Fique tranqüilo! Abaixo preparamos um passo a passo básico de como começar, principais frentes utilizadas e algumas dicas para auxiliá-lo! Confira!

Passo a passo: Faça ampla pesquisa:

Parece algo óbvio, mas é impossível começar um planejamento de marketing digital para o seu e-commerce sem fazer um amplo trabalho de pesquisa! Esse trabalho vai compreender diversos aspectos: -Nicho de mercado que seu negócio está inserido. -Análise dos concorrentes e quais ferramentas de divulgação eles têm utilizado. -Perfil do seu cliente em potencial.

Defina objetivos:

Finalizada a parte de pesquisa é preciso definir quais são os objetivos que você pretende alcançar com o planejamento de marketing para a sua loja virtual: -Vender mais? -Conquistar novos clientes? -Aumentar as visitas no seu site? Esses são apenas algumas sugestões de itens que precisam estar bem definidos na sua estratégia. Além dessas questões, no processo de definição é indicado colocar algumas metas. Basicamente é estipular o tempo para conquistar alguns dos objetivos citados acima.

Defina ferramentas que serão utilizadas:


Nesta etapa do planejamento você vai precisar definir quais ferramentas irá utilizar para colocar a estratégia em prática. Em resumo, essas ferramentas podem ser definidas como organização do seu site, definição de quais redes sociais serão utilizadas, possível criação de um blog, entre outras. Definir quais meios serão utilizados para divulgar sua loja virtual são de extrema importância para o sucesso do seu plano de marketing digital.

Trace as estratégias:

Definidas as ferramentas? Ótimo! Nesse momento será preciso traçar as estratégias de como irá utilizá-las a favor de sua loja virtual. Por exemplo: você pretende abrir um e-commerce com foco em moda e irá divulgá-lo através do Instagram e do Facebook. Decida qual será a frequência de postagens em cada uma das redes, se irá utilizar posts patrocinados, qual o tipo de anúncio, qual o foco da campanha em questão, entre outros pontos. Ter esse cronograma organizado é bacana para garantir que a sua marca chegue aos seus clientes em potencial. Afinal, organização é tudo!

Fique atento a outros elementos:


O que seriam esses outros elementos? Basicamente cronograma e ferramentas de análise de resultados: - Cronograma: nesse caso quando falamos de cronograma, ele não é o mesmo relacionado as redes sociais citadas acima. Aqui a ideia é que você planeje quais resultados você espera em determinado espaço de tempo com seu plano de marketing digital. - Ferramentas: é interessante que você tenha ferramentas que possam mensurar os resultados das campanhas pré – determinadas no plano de marketing. Uma muito utilizada para análise de tráfego é o Google Analytics.

Principais frentes do Marketing Digital:

Neste tópico você vai saber quais são algumas das principais frentes do marketing digital:

Marketing de conteúdo:

É tudo que você produz para a sua loja virtual: desde site até redes sociais.

Marketing de relacionamento:

Atualmente, as redes sociais têm sido muito utilizadas para construir uma relação entre você e seu cliente. Essa interação proporciona um canal de comunicação muito importante para a sua estratégia de marketing.

E-mail marketing:

O e-mail marketing é uma ferramenta tradicional do marketing digital. Através dele é possível divulgar informações a respeito de promoções, dicas e até a parte institucional do seu e-commerce.

Marketing de busca:

São todas as estratégias utilizadas para que seu negócio esteja no topo dos mecanismos de busca como, por exemplo, o Google. Para isso são utilizadas diversas ferramentas. Uma alta é o trabalho de SEO: Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para mecanismos de busca.

Dicas extras!

1-Mantenha contato:

Sempre esteja em conexão com o seu cliente ou com consumidores em potencial! Pode ser pelas redes sociais, landing pages, entre outras maneiras. Ter esse contato é interessante para que seu público alvo sinta que é importante para o seu negócio.

2-SEO: Como já foi citado acima, as técnicas de SEO podem trazer muitos benefícios para a sua loja virtual! Basicamente você vai escolher palavras-chave e suas derivações, para utilizá-las nas descrições das postagens e textos diversos que produzir para divulgar seu e-commerce. O bom trabalho de SEO vai auxiliar seu negócio a aparecer nos mecanismos de busca, o que irá proporcionar visitas orgânicas para o seu site e a possibilidade de convertê-las em vendas!

3-Busque ajuda profissional:

Com todo o passo a passo citado acima é possível montar um plano de marketing digital para o seu e-commerce! Mas, caso tenha dificuldades em começar, procure ajuda especializada! A maioria das agências tem profissionais que podem dar uma mãozinha para você! Pode até parecer trabalhoso, mas quando você consegue se planejar, estabelecer metas e objetivos, as chances de atrair o público para o seu e-commerce são muito maiores! Por isso, nunca se esqueça de investir em um bom planejamento de marketing digital para a sua loja virtual!

–– compartilhar