Sua empresa precisa marcar presença nas redes sociais

As redes sociais oferecem as mais diversas vantagens para as empresas: desde aproximação do público-alvo até aumento das vendas. Não tem jeito: se você quer que os seus produtos e serviços sejam vistos, é necessário pensar em estratégias para esses canais! Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura para obter informações!

 

Hoje, mais do que nunca, as pessoas estão ligadas às redes sociais: nós brasileiros passamos, em média, quatro horas por dia navegando por essas redes. E, obviamente, as interações não acontecem apenas através de conteúdos gerados por amigos e familiares: mas também de empresas, marcas e influenciadores que estão dentro das nossas preferências. Dessa forma, se você tem uma loja ou oferece algum serviço (não necessariamente online), mas não está nas redes sociais, com certeza, está perdendo a chance de desfrutar dos mais diversos benefícios que elas podem proporcionar. É importante ressaltar que essa presença precisa ser bem pensada e realizada de forma estratégica: para obter bons resultados, independente de qual seja o objetivo. Quer saber um pouco mais sobre as vantagens da sua empresa estar em redes sociais e sanar algumas dúvidas relacionadas a essa temática? Basta continuar a leitura do artigo!

 

Benefícios - Divulgação de produtos e serviços:

 

Com certeza, as redes sociais são vitrines para a sua empresa apresentar todos os produtos e serviços que são oferecidos. Também são canais bacanas para divulgar os diferenciais da marca, promoções, ofertas, entre outras ações. 

 

Benefícios - Proximidade, interação e conexão com o público-alvo:

 

Além de serem vitrines para os seus produtos e serviços, as redes sociais promovem proximidade, interação e conexão com o público-alvo. É uma forma de entender quais são as preferências do mesmo, saber as opiniões e também manter um canal aberto para que ele possa tirar dúvidas, comentar e dar sugestões. Dentro desse contexto, é extremamente importante manter o diálogo e sempre responder todas as mensagens e comentários que chegam através das redes. Além de aumentar o engajamento, essa também é uma forma de demonstrar que realmente se importa com as pessoas que estão ali. 

 

Benefícios - Mais tráfego para o seu site:

 

Outra possibilidade muito bacana oferecida pelas redes sociais, é a geração de tráfego para o seu site, caso tenha um. Dessa forma, é possível que a sua audiência conheça seus produtos e serviços através dessas mídias, mas finalize o contato por meio do site.

 

Benefícios - Mais vendas:

 

Se você tem uma loja online e as redes sociais podem gerar mais visitas para ela, com certeza, as chances de as vendas aumentarem são muitas. Essa mesma fórmula é observada para quem não vende via internet. Nesse caso, as redes se transformam em um canal para os clientes em potencial conhecerem melhor o que a sua empresa tem a oferecer e, posteriormente, visitarem a loja física: já com a intenção de comprar. 

 

Benefícios - Visibilidade orgânica:

 

Com as redes sociais, também é possível aumentar a visibilidade da sua empresa de forma orgânica: sempre através dos mais variados tipos de conteúdos e que são coerentes com os anseios do seu público-alvo. Além disso, se for necessário, também há a possibilidade de criar anúncios pagos para atender algum tipo de objetivo como, por exemplo, divulgar um novo produto. 

 

Benefícios - Mensuração de resultados:

 

Outro aspecto muito legal das redes sociais, é que dá para compreender quais tipos de publicações realmente funcionaram para o público-alvo da sua empresa, bem como aquelas que não foram tão assertivas. Tudo isso por meio da mensuração de resultados. Essa vantagem faz com que as redes sociais se sobressaiam, por exemplo, das mídias convencionais como TV e rádio: canais em que dificilmente é possível medir de forma eficaz se as ações foram certeiras. 

 

Outros benefícios para a sua empresa:

 

Além dos benefícios listados acima, também é possível obter outros:

 

- Fortalecimento da marca. 

- Se transformar em uma referência/autoridade no segmento de atuação da empresa. 

- São meios relativamente mais baratos de se anunciar, o que é bastante diferente das mídias convencionais. 

- Mais credibilidade para a sua empresa. 

- É uma forma de analisar a concorrência.  

- Possibilidade de trabalhar conteúdos diversos e em formatos diferentes: sempre de acordo com as preferências do seu público-alvo. 

 

Minha empresa deve estar em todas as redes sociais?

 

Não necessariamente! O processo de triagem de quais redes sociais a sua empresa deve marcar presença, vai depender de diversos pontos que precisam ser pré-determinados. Mas nós julgamos dois essenciais! O primeiro é referente ao público-alvo: quais as redes sociais ele mais gosta? Quais ele mais utiliza? Quais tipos de conteúdo são de sua preferência? Resumindo: sua empresa precisa estar onde sua audiência está. O segundo é relacionado ao objetivo em si da presença da sua empresa nas redes sociais: aumentar vendas, apenas manter contato com os clientes, se tornar uma referência no segmento de atuação, entre outros. Todos esses aspectos são relevantes, justamente porque cada mídia tem suas particularidades, linguagens, entre outros que são determinantes em um momento de escolha. 

 

#Dúvida: “É necessário postar todos os dias?”:

 

Não! A grande questão aqui é lembrar que você não pode deixar as suas redes sociais sem atualizações. Porém, elas não precisam acontecer todos os dias. Dois posts por semana são suficientes na maioria dos casos. Obviamente, que tudo vai depender de um bom Planejamento de Marketing e dos objetivos traçados.  

 

#Dúvida: “Esse trabalho deve ser realizado de forma aleatória?”: 

 

Se você deseja que as redes sociais do seu negócio sejam bem sucedidas de acordo com os seus objetivos, não dá para realizar esse trabalho de forma aleatória. Muita gente ainda carrega consigo aquela história de que na internet tudo é válido. E essa afirmação pode até ser verdadeira em alguns contextos. Mas não é legal quando falamos do posicionamento da sua empresa nas redes. Tem que ter planejamento, organização, pesquisa de mercado, de público-alvo, temas, criação de conteúdo, layout e por aí vai! São muitas etapas até realmente chegar na postagem. Ter planejamento quer dizer que você precisa ficar engessado? Não! Essa é apenas uma forma de nortear as ações nas redes sociais! 

 

#Dúvida: “Eu, pessoalmente, devo cuidar das redes sociais da minha empresa?”:

 

Você pode. Mas será que esse é o melhor caminho? Conforme abordamos no tópico anterior, as postagens não devem ocorrer de forma aleatória e há todo um trabalho de planejamento para obter os resultados desejados com essas redes sociais. Por isso, a nossa orientação é que busque uma Agência de Marketing Digital para realizar todo o trabalho: desde o planejamento, até a mensuração de resultados! Precisando, conte com o time da Caravela! É só entrar em contato! 😊

 

Sobre a Caravela – Uma Agência de Resultados:

 

A Caravela nasceu com um propósito: fazer diferente no seu mercado. Isso significa estar conectada ao que há de mais atual na área de comunicação e marketing digital. Sabemos por que a sua empresa deve estar na Internet e como deve estar para se diferenciar. Somos especializados nos quatro pilares da Comunicação Integrada no Marketing: Marketing Digital, Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna e Publicidade e Propaganda. Algumas Agências até têm coragem para vencer desafios: nós temos o hábito! Entre em contato conosco e saia na frente! Encontraremos a solução ideal para gerar resultados ao seu negócio! 

 

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As redes sociais oferecem as mais diversas vantagens para as empresas!
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