Plano de Marketing: essencial para o seu e-commerce

Para que a sua loja virtual deslanche, é extremamente importante ter um bom Plano de Marketing: através dele serão traçadas as mais diversas estratégias e ações. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do artigo!

 

O seu e-commerce foi bem feito, os itens que você oferece são de qualidade, há boas promoções e bons preços: esse é o cenário perfeito, certo? Concordamos que sim. Mas do que adianta ter todos esses pontos pensados detalhadamente, se as pessoas não chegarem à sua loja virtual? Para que esse problema não ocorra, é essencial pensar em todo o processo de comunicação da sua marca. Mas como? Ele tem início através de um Plano de Marketing, que pode ser considerado uma espécie de direção: para que você possa definir objetivos, criar ações acertadas, atingir a sua audiência, entender a sua empresa profundamente, compreender o seu mercado de atuação, pensar em ações e modificá-las se for necessário. Quer saber mais sobre o assunto? Abaixo nós listamos alguns pontos que fazem parte desse plano. Continue a leitura! 

 

Estudos sobre o público-alvo do e-commerce:

 

Um dos passos iniciais de um plano de marketing é a compreensão de quem é o seu público-alvo. É importante compreender diversas questões: sexo, faixa etária, preferências, meios de comunicação que mais utiliza, hábitos de consumo, suas necessidades, linguagem, entre outras. Através de um amplo estudo é possível ter todas essas informações e começar a planejar as ações para atingir essas pessoas. 

 

Estudos sobre o seu mercado de atuação e da concorrência:

 

Para se sobressair no seu mercado de atuação, antes de qualquer coisa, você precisa conhecê-lo muito bem. Além disso, é essencial saber quem são os seus concorrentes e quais estratégias eles têm adotado nesse segmento. No plano de marketing devem ser realizados todos esses estudos. 

 

Definição de objetivos:

 

Dentro do plano de marketing do seu e-commerce também serão traçados objetivos. E, nesse contexto, é interessante ressaltar que é preciso pensar em metas de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, é possível enxergar o cenário como um todo e, a partir disso, começar a pensar nas estratégias para conseguir atingir todos esses objetivos. 

 

Definição de estratégias e escolha de meios de comunicação:

 

Nessa fase do plano de marketing, você já consegue ter um panorama de quem é o seu público, qual o seu mercado, quais são os seus concorrentes e quais são os seus objetivos de curto a longo prazo. Com todas essas informações em mãos, chega o momento de pensar em traçar estratégias eficazes e realistas para conquistar todas as metas. Por que usamos a palavra “realista”? Porque de nada adianta criar ações mirabolantes, se elas não estiverem de acordo com a realidade que você está inserido. É o conjunto de metas possíveis + ações possíveis. Dentro desse contexto, vale lembrar também que há a necessidade de pensar quais em meios de comunicação a sua empresa vai estar presente. Falando no meio digital, quais mídias valem à pena? A resposta é uma só: aquelas que a sua audiência marca presença. 

 

Linguagem e planejamento de conteúdo:

Dentro do plano de marketing também será estudada a linguagem que mais se aproxima do seu público-alvo, bem como um planejamento inicial de conteúdo. Mais uma vez: sempre de acordo com as preferências dessas pessoas em potencial. 

 

Colocando tudo em prática:

 

Depois da criação do plano de marketing, chega o momento de colocar tudo em prática. É a ação! Os planos precisam sair do papel! É interessante criar um cronograma para dar andamento ao que será feito e colocar em prática. Lembrando que estamos explicando de uma forma bastante simplista, ta? Esse processo também é composto por várias fases, mas o foco principal desse artigo é o plano em si. 

 

Hora de analisar dados:

 

De nada adianta ter um ótimo plano de marketing, executar as estratégias previstas e não acompanhar os resultados levando em consideração os objetivos previamente traçados dentro do planejamento. Esse é o momento de analisar o que deu certo, o que funcionou com o seu público-alvo, se, por exemplo, os intuitos forem vendas e tráfego – se eles realmente aumentaram, entre outras questões. Veja: nem sempre o objetivo final de um e-commerce é aumentar as vendas (obviamente é o que a maioria quer, mas há exceções): pode ser ter mais autoridade na internet. Se tudo ocorreu como planejado, basta seguir adiante. Se você notou que algumas coisas não surtiram efeito: faça as correções necessárias e siga em frente!  

 

Devo fazer meu Plano de Marketing, execução e mensuração de resultados tudo sozinho? 

 

É possível realizar tudo sozinho? Sim, é possível. Porém, é preciso lembrar que todos esses passos são trabalhosos e você vai precisar de bastante tempo de estudo, de prática, execução e análise. O que pesa nesse contexto, é que o seu foco principal precisa ser o seu e-commerce. Por isso, a nossa dica é sempre procurar uma agência que possa realizar todo esse trabalho. Dessa forma, você concentra todos os seus esforços na sua loja virtual! Claro que é necessário ficar de olho e participar de todo o processo da criação do plano. Só não pode deixar as suas funções mais importantes de lado.

 

Procurando uma equipe para fazer tudo isso?

 

Chegou à conclusão de que é melhor procurar uma agência para realizar todo o processo listado nesse artigo? Conte com a nossa equipe! Nós garantimos: todo o marketing do seu e-commerce estará em boas mãos! Entre em contato para mais informações!

 

Sobre a Caravela – Uma Agência de Resultados:

 

A Caravela nasceu com um propósito: fazer diferente no seu mercado. Isso significa estar conectada ao que há de mais atual na área de comunicação e marketing digital. Sabemos por que a sua empresa deve estar na Internet e como deve estar para se diferenciar. Somos especializados nos quatro pilares da Comunicação Integrada no Marketing: Marketing Digital, Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna e Publicidade e Propaganda. Algumas Agências até têm coragem para vencer desafios: nós temos o hábito! Entre em contato conosco e saia na frente! Encontraremos a solução ideal para gerar resultados ao seu negócio! 

 

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É extremamente importante ter um bom Plano de Marketing!
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