Programação de postagens nas redes sociais

Para manter o seu público atualizado, ter mais visibilidade na internet e, como conseqüência, aumentar as interações nas redes sociais: esses são apenas alguns motivos para planejar as postagens do seu negócio. Abordaremos mais sobre o assunto no decorrer deste artigo. Continue a leitura para saber mais!

 

Muita gente ainda tem a crença de que postagens nas redes sociais podem acontecer de forma aleatória. Ou seja: sem um planejamento prévio. E é exatamente ao contrário: manter a organização e a gestão das mídias online é fator essencial para obter sucesso nesses meios. Mas você pode se perguntar: “como funciona esse planejamento?”. Ele consiste em algumas etapas: definição de objetivos (ou seja, o que pretende alcançar com as publicações: aumentar as vendas? Ter mais visibilidade? Consolidação da marca? Aproximação do público-alvo? São muitas possibilidades e, por isso, é preciso ter o intuito bastante claro), estudo do público-alvo (suas preferências e hábitos), pesquisa de temas e palavras-chave, produção de conteúdo e arte (ambos precisam estar de acordo com os objetivos traçados), agendamento das publicações (pensando nos melhores dias da semana e horários para atingir a sua audiência) e posteriormente mensuração de resultados (para compreender se as estratégias adotadas tiveram efeito positivo e, caso contrário, reavaliar e repensar as mesmas). Seguindo todos esses passos, você manterá o seu público atualizado, vai cumprir os objetivos previamente determinados (não é nada noite para o dia, claro) e vai aumentar a visibilidade e o engajamento nas redes sociais. Ficou interessado nesse assunto? Nesse artigo vamos abordar os benefícios de realizar o agendamento das publicações! Continue a leitura para saber mais! 

 

1 - Benefícios de Agendar as Publicações nas Redes Sociais – Mais pessoas conectadas aos perfis do seu negócio:

 

Quando você marca presença de forma coerente nas redes sociais, mais pessoas entrarão no seu perfil e elas estarão atentas às informações oferecidas, promoções, ações, entre outros tipos de postagens. Além disso, quando o conteúdo é bem feito, pensado com cuidado para atingir a audiência, com uma arte bacana e com a postagem em dia e horário certos, a tendência é que, inclusive, haja interação com os posts: comentários, curtidas, compartilhamentos e salvamentos. Tudo isso é muito legal, pois aumenta o engajamento (como já citamos acima) e também faz com que o seu negócio se transforme em uma referência. Uma autoridade no seu mercado de atuação. 

 

2 - Benefícios de Agendar as Publicações nas Redes Sociais – É uma forma de otimizar o seu tempo:

 

Com o dia a dia tão corrido, é importante pensar em formas eficazes de otimizar o tempo. Dessa forma, quando você consegue pensar em um calendário de postagens para um mês inteiro, produzir o conteúdo em um único dia se possível, passar pelo processo de criação e finalizar agendando todas as publicações, com certeza você economiza tempo. Isso quer dizer que não pode postar nada fora desse cronograma? Pode sim! Se surgir algum assunto interessante ou alguma novidade que queira compartilhar com o seu público-alvo: não há problema. O calendário e a programação têm o intuito de facilitar a sua vida e não de engessar o processo de comunicação! 

 

3 - Benefícios de Agendar as Publicações nas Redes Sociais – Você focado em outras questões do seu negócio:

 

Imagine que você leve, aproximadamente, três ou quatro dias para realizar todo o trabalho listado acima e não tenha que se preocupar diariamente ou semanalmente com o que vai postar nas redes sociais do seu negócio. Dessa forma, você terá mais tempo para focar em outras questões que necessitam do seu acompanhamento como estratégias para aumentar as vendas, acompanhamento de resultados, ações administrativas, crescimento, entre outras. Resumindo: esse tempo conquistado com o melhor gerenciamento das redes sociais, fará com que tenha foco para assuntos que também são importantes e que não podem ser deixadas de lado! 

 

4 - Benefícios de Agendar as Publicações nas Redes Sociais – É a garantia de que haverá frequência nas publicações: 

 

Sim, esse pode até parecer um benefício óbvio! Mas precisamos citá-lo porque muita gente não se atenta sobre a importância dessa frequência. Quando não há um planejamento claro para as redes sociais, é muito comum que os gestores das empresas se esqueçam de criar esses posts: por falta de tempo, esquecimento e até de ideias (não é fácil ter ideias criativas de última hora). Com o planejamento você garante essa frequência e não precisa se preocupar com essas questões! 

 

Ferramentas para a publicação – Como escolher?

 

Para facilitar o agendamento das publicações nas redes sociais, há diversas ferramentas específicas. Algumas são disponibilizadas sem custo algum e outras você precisará pagar por elas. Como escolher? Em relação às que têm um custo a mais, é interessante pensar se valem ou não o investimento! Difícil, né? Mas nós acreditamos que sim! Isso porque muitas delas oferecem outras funcionalidades, que vão além do processo de agendar. Um exemplo é a possibilidade de realizar a mensuração de resultados. Por isso, antes de escolher, é importante observar quais são as suas necessidades e, a partir daí, procurar algo que realmente consiga atender essas demandas.  

 

Preciso realizar todo esse trabalho de gerenciamento de redes sociais?

 

Não necessariamente! Quando listamos o passo a passo de como pensar em conteúdos, artes e programação das postagens, a primeira vista pode até parecer um trabalho simples. Só que não é: exige estudo, pesquisa e tempo. E muitas vezes acontecem duas situações: 

 

1-Você foca nos estudos para compreender mais sobre o mundo das redes sociais e acaba deixando de lado funções administrativas importantes da sua empresa. 

 

2-Você se compromete em realizar esse trabalho nas redes sociais, porém acaba deixando em segundo plano porque precisa resolver outras questões relacionadas à empresa. 

 

E está tudo bem. Isso acontece mesmo e é extremamente normal. Levando em consideração esses dois aspectos, como proceder? O mais indicado é contratar uma Agência que seja especializada em marketing digital: para estudar o mercado que a sua empresa está inserida, analisar a concorrência, o seu público-alvo, para traçar estratégias, criar conteúdos bons e coerentes, preparar um calendário de postagens, pensar os melhores dias e horários para as publicações e mensurar resultados! Garantimos: é um investimento que não irá se arrepender! E lembre-se: nós temos equipe especializada para realizar todos os processos listados nesse artigo! Conte com a gente! Ente em contato!

 

Esperamos que você tenha gostado do assunto abordado neste artigo! Até a próxima!

Sobre a Caravela – Uma Agência de Resultados:

 

A Caravela nasceu com um propósito: fazer diferente no seu mercado. Isso significa estar conectada ao que há de mais atual na área de comunicação e marketing digital. Sabemos por que a sua empresa deve estar na Internet e como deve estar para se diferenciar. Somos especializados nos quatro pilares da Comunicação Integrada no Marketing: Marketing Digital, Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna e Publicidade e Propaganda. Algumas Agências até têm coragem para vencer desafios: nós temos o hábito! Entre em contato conosco e saia na frente! Encontraremos a solução ideal para gerar resultados ao seu negócio! 

 

Siga-nos nas redes sociais:

 

Informação só é boa quando compartilhada! Por isso, em nossas redes sociais, oferecemos as mais diversas dicas! É só acompanhar! 

 

Instagram: @agenciacaravela

Facebook: /agcaravela

 

Serviço:

Agência Caravela

Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1182-0, Centro – Poços de Caldas 

Telefone: (35) 3722-2350

WhatsApp: (35) 9-8445-4305

E-mail: lucilazenun@agenciacaravela.com.br 

Site: https://www.agenciacaravela.com.br/ 

 

 

Manter a organização e a gestão das mídias online é fator essencial para obter sucesso nesses meios.
–– compartilhar