Planejamento de mídias sociais: o que não pode faltar?

Não basta apenas marcar presença nas mídias sociais! Antes de tudo é preciso ter um bom planejamento para que o seu negócio realmente se destaque na plataforma escolhida!

 

Todos que oferecem produtos ou serviços já sabem que eles precisam estar nas mídias sociais. Bom, pelo menos a maioria compreende. Mas o que queremos explicar é que não basta estar, é preciso ter um bom planejamento para que o seu negócio realmente se destaque na plataforma escolhida! Sim! Planejamento é tudo! Planejar é sinônimo de bons resultados. É preciso ter metas, saber com que você fala (público-alvo), escolher a rede social adequada, planejar conteúdos de qualidade, criar uma identidade visual que seja a cara do seu negócio, entre outros aspectos. Viu como é muito mais que simplesmente postar? Não sabe como realizar o planejamento das suas mídias sociais? A gente te explica. Continue a leitura! 

 

Planejamento de mídias sociais - Trace objetivos e metas:

 

Como já comentamos no início deste artigo, não basta apenas realizar postagens de forma aleatória É preciso ter metas e objetivos muito bem traçados, para que as mídias sociais realmente proporcionem um retorno para o seu negócio. Por isso, será necessário pensar o que você pretende com as suas mídias sociais: 

 

1-Vender mais? 

2-Expor seus produtos? 

3-Ter mais seguidores? 

4-Conhecer melhor os seus clientes?

5-Fazer com que novas pessoas conheçam o seu negócio e, consequentemente, cativas novos clientes? 

 

Enfim! O que você pretende? Ok! Agora crie uma listagem com todas as metas e objetivos. Outro ponto importante: essa listagem precisa ser realista, com quesitos alcançáveis. Por que frisamos essa questão? Porque ao criar metas irrealistas o que pode acontecer é uma grande frustração e aquela sensação de que essas mídias não dão retorno. 

 

Planejamento de mídias sociais - Saiba quem é o seu público-alvo:

 

Já citamos em outras oportunidades a importância de saber exatamente quem é o seu público-alvo. Afinal, só é possível pensar em conteúdos para uma mídia social, quando você entende com quem está conversando. Nesse sentido você precisa saber claramente:

 

1-Seus produtos ou serviços são voltados para qual público?

2-Como esse público se comporta nas mídias sociais?

3-Por quais assuntos ele se interessa dentro do seu meio de atuação? 

4-Quais são os hábitos de consumo do seu público-alvo?

5-Quais mídias sociais o seu público-alvo mais utiliza?

 

Nesse processo compreender o seu público-alvo, você precisa tentar responder todas essas perguntas. E, quando falamos de mídias sociais, especialmente a última. De nada adianta criar conteúdo para uma mídia social que o seu público não utiliza com frequência. Não faz o menor sentido. A sua marca/produto precisa estar onde o seu público-alvo se encontra. E, dessa forma, você não precisará sair “atirando para todos os lados”.

 

Planejamento de mídias sociais - Criação de conteúdo:

 

A partir do momento que você souber quem é o seu público-alvo, como ele se comunica, quais são seus hábitos de consumo e quais mídias sociais ele marca presença, chega a hora de criar conteúdo. E, mais uma vez, não basta criar conteúdo de forma aleatória. Tudo que for produzido deve ser pensado e planejado de acordo com as preferências dos seus potenciais clientes. Tem que ser atrativo e realmente atender as expectativas de quem vai consumi-lo. Outro ponto que precisa ser levado em consideração: cada mídia social tem uma linguagem específica ou um tipo de conteúdo que é a característica dela. No Instagram, por exemplo, são as imagens. Por isso, o seu conteúdo deve ser feito de maneira adequada para a rede social. Ou seja: o processo de criação deve levar em consideração o seu púbico-alvo e a rede social que será utilizada. Vale lembrar: conteúdo tem que ser inédito. Não vale copiar e colar!

 

Planejamento de mídias sociais - Trabalhe a imagem da sua empresa:

 

A imagem da sua empresa nas mídias sociais também é importante: pelos mais variados motivos! Suas postagens devem sim seguir as preferências do o seu público-alvo, mas também precisa estar de acordo com os valores da sua empresa. Identidade visual também é tudo! Além de deixar qualquer peça mais bonita, esse trabalho oferece credibilidade e sensação de organização. Isso sem contar que quando a identidade de uma marca é bem trabalhada, basta a pessoa bater os olhos no logo para saber do que se trata. Ou seja: identidade visual não é besteira!   

 

Planejamento de mídias sociais – Cronograma de três meses:

 

Após pensar em todos os pontos listados acima como objetivos e metas, público-alvo, conteúdo, em qual mídia marcar presença e a identidade visual da marca, chega o momento de realizar um planejamento de médio prazo: aproximadamente três meses. Esse planejamento deve conter o conteúdo que será postado, a frequência por semana, os melhores horários, entre outros pontos. Mas por que três meses? Não mais ou menos? Porque é um período bacana para analisar se os objetivos pensados inicialmente foram cumpridos e se a estratégia segue sendo a mais apropriada para atingir as suas metas. Mesmo sabendo os hábitos do seu público, após esses três meses é necessário analisar qual o tipo de conteúdo foi mais aceito. Isso é o legal das mídias sociais: a possibilidade de mesurar resultados e mudar a estratégia caso a adotada não funcione como o esperado. Ou seja, diferentemente das mídias convencionais (como TV, rádio e jornais), com a internet você conseguirá saber se conseguiu ou não chegar ao seu público-alvo e, consequentemente ,converter tudo isso em vendas. Se adapte e conduza suas mídias sociais de acordo com o mercado.

 

Planejamento de mídias sociais - Mídia paga entra no planejamento? 

 

Depende muito de quais são os seus objetivos e metas. Ou seja: a resposta pode ser sim ou não! É interessante nesse caso aguardar os resultados do planejamento inicial e, após observar os dados obtidos em três meses, pensar em postagens pagas. Dessa forma, no planejamento seguinte já é possível destinar parte do seu orçamento para esse tipo de ação. 

 

Planejamento de mídias sociais - Não faça tudo sozinho:

 

Você não precisa realizar o planejamento das mídias sociais da sua empresa sozinho! A não ser que realmente tenha tempo para todos esses estudos e posteriormente para toda a criação e análise de dados. Contrate uma equipe que ofereça o melhor suporte para o seu negócio. Conte com a Agência Caravela! 

 

Sobre a Caravela – Uma Agência de Resultados:

 

A Caravela nasceu com um propósito: fazer diferente no seu mercado. Isso significa estar conectada ao que há de mais atual na área de comunicação e marketing digital. Sabemos por que a sua empresa deve estar na Internet e como deve estar para se diferenciar. Somos especializados nos quatro pilares da Comunicação Integrada no Marketing: Marketing Digital, Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna e Publicidade e Propaganda. Algumas Agências até têm coragem para vencer desafios: nós temos o hábito! Entre em contato conosco e saia na frente! Encontraremos a solução ideal para gerar resultados ao seu negócio! 

 

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