Design de Sites para Dispositivos Móveis – Como Fazer?

Até o século passado, o ponto de venda e de contato com o consumidor era basicamente uma loja física. Com a internet tudo isso mudou e mudou muito. O marketing é o responsável por criar no imaginário do público-alvo, desejos que se transformam em necessidades, que são atendidas por meio do consumo de bens ou serviços. Até então as estratégias de comunicação eram as mídias tradicionais: TV, rádio, jornal impresso, revista, além de materiais de apoio como flyers, folders, cartões de visita, etc. Com a chegada da internet, teve abertura o marketing digital, focado no público que está sempre conectado nos meios online: sites, redes sociais e blogs, para citar alguns exemplos. Temos públicos cada vez mais diversificados e segmentados que em contrapartida, respondem melhor a mensagens pensadas e direcionadas estrategicamente. O caminho é criar e manter relacionamento com o consumidor. Agora, o e-commerce figura como importante ponto de venda, o canal de comercialização deste século. Segundo o Google, até 2021, ou seja, ano que vem, mais compras online serão feitas na palma da mão, pelos smartphones que deverão responder por 41% do faturamento total. Estimativa que pode ser explicada pelo fato de cada vez mais pessoas utilizarem estes dispositivos para se conectarem. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, 92,1% dos lares têm acesso à internet, por meio de smartphones. Por tudo isso, se torna cada vez mais importante pensar em plataformas preparadas para isso. Daí a importância do design de sites para dispositivos móveis.

 

Design de Sites para Dispositivos Móveis – Como Fazer?

O que é Importante Saber

 

Conhecer o seu público é essencial. O que ele busca, o que prefere, o que pretende encontrar. O que é para ele uma página interessante e gostosa para navegar? Harmonia entre texto, imagens e cores utilizadas no projeto gráfico, organização do layout e navegabilidade, são sem dúvidas, itens obrigatórios nesse “combo” da sensação de boa experiência na navegação. Cada website precisa ser pensado de acordo com o seu público-alvo e os seus objetivos. Profissionais especializados fazem total diferença neste trabalho. Facilidade é a palavra da vez. A página precisa ser fácil, intuitiva, para que o internauta se sinta “em casa” a cada visita. Um site complexo que mais parece um quebra-cabeças, certamente afugenta os visitantes, tudo que você não quer. É necessário pensar mobile, ou seja, oferecer tudo o que for necessário para os formatos tablet e smartphone. O desenvolvedor de site deve conhecer o seu negócio, sua atividade e entender o que você espera com este investimento.

 

 

 

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Em Busca da Melhor Experiência

O primeiro ponto sem dúvidas é a beleza da página, conquistada pela união de diversos fatores: harmonia entre texto, imagens e cores utilizadas no projeto gráfico. Já a organização do layout facilita inclusive a localização de conteúdos tornando a página intuitiva. A velocidade com que os elementos são “carregados” para visualização também tem haver com essa sensação de boa experiência na navegação. Sites muito “pesados”, pensados sem esta previsão, tendem a ter um “trânsito” mais difícil, usando uma figura de linguagem para que você entenda melhor. Ninguém gosta de ficar parado em um engarrafamento ou levar horas para andar poucos quilômetros. O mesmo vale para a navegação na internet. É óbvio que a qualidade da internet também interfere neste caso, mas há maneiras de tornar a página mais “leve” para um “tráfego” tranquilo. Isso é ser responsivo! Oferecer a melhor experiência especialmente no ponto de contato de um produto e, ou serviço, com o seu público, baseado em interações humanas. Em uma frase, de forma simples e rápida, assim pode ser explicado o que faz um Designer UX ou UX Designer – User Experience Design ou Design da Experiência do Usuário. Esta é a razão do trabalho.

 

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O que é o Desenvolvimento Web

 

Desenvolvimento web é a área específica para o trabalho de elaboração de sites. Envolve diversas questões, como o frontend, que seria o que você usuário, enxerga de uma página, quando navega por ela. Para tudo isso funcionar, há também o backend, que é a programação que faz os seus comandos serem obedecidos, quando por exemplo você clica em um link, tenta enviar dados por formulário ou até mesmo realizar uma compra online. Então, de uma forma simples para fácil entendimento, frontend é o site e backend, o painel administrativo. São programadores e desenvolvedores os responsáveis por fazerem esta engrenagem funcionar de forma alinhada e harmônica. De nada adianta ter uma página linda mas que não “funciona” corretamente. Uma página ruim do ponto de vista estético também não é uma opção legal, mesmo que ela tenha um backend excelente. Frontend e backend são complementares e necessários.  Na sociedade da informação e em meio a era da velocidade, a tecnologia mobile ganha cada vez mais força e cai de vez no gosto dos brasileiros. O seu conteúdo precisa estar na palma da mão de quem você quer atingir. Isso representa um público consumidor que exige mais rapidez e facilidade na hora de adquirir um produto ou serviço.

 

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O que é o Layout Responsivo

 

Desde a década de 1990 até hoje, a internet mudou e mudou muito. Do acesso discado em computadores de mesa à possibilidade de se conectar quando e por quanto tempo quiser, de onde estiver, por tablets ou celulares: é transformação que exige a todo momento, novas formas de se comunicar, de se apresentar a este crescente público. Dentro disso está o layout responsivo que nada mais é do que a adaptação de um site para que ele possa ser exibido em diferentes formatos de tela, de forma completa, sem falhas. Isso significa dizer que a página pensada inicialmente para um pc, pode ser vista também por um smartphone ou tablet. Do ponto de vista técnico, um código adaptado é o responsável por esta possibilidade que gera um ajuste capaz de proporcionar esta experiência. O responsivo exige investimento menor, atende as exigências do Google no que diz respeito ao ranqueamento, que melhora o desempenho nas buscas, mas, em contrapartida, pode apresentar carregamento mais lento e uma experiência que perde em relação ao mobile. A estratégia adotada depende dos objetivos a serem alcançados.

 

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O que é o Layout Mobile

A grande diferença entre layout responsivo e layout mobile, é que ao contrário do responsivo, adaptado para “rodar” em todas as plataformas, o mobile já nasce planejado, é criado para dispositivos móveis, pensado na experiência do usuário. Nestes casos, um código de programação é pensado exclusivamente para a plataforma mobile, também chamada de mobile friendly. Proporciona experiência superior ao usuário, com navegação mais rápida e mais confortável. A “desvantagem” é que o custo é mais alto. Por toda a tecnologia embarcada, para lojas virtuais e e-commerce, o modelo mobile friendly é o mais indicado e o que mais trará os resultados esperados.

Importante lembrar que a responsividade está diretamente ligada aos melhores ranqueamentos obtidos no Google. Esta responsividade é avaliada e valorizada pelo Google em forma de resultados e melhores posições para as buscas realizadas pelos usuários. Ou seja, são resultados importantes para o marketing digital. Além disso, atender seu cliente, com uma experiência online mais adequada ao que ele, de fato, espera, é essencial e impacta diretamente nos seus resultados.

 

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A Agência Caravela sabe!

 

Oferecer a melhor experiência especialmente no ponto de contato de um produto e, ou serviço, com o seu público, baseado em interações humanas: assim pode ser definido o objetivo do Designer UX ou UX Designer – User Experience Design ou Design da Experiência do Usuário. O trabalho de UX Design pode ser considerado a aplicação de uma ciência que estuda e se debruça a entender e a satisfazer essa relação de um produto com o usuário, buscando essa aproximação de forma natural e simples. Em se tratando de UX Design, são considerados produtos, diversas plataformas de interação, tais como: site ou website, aplicativo ou dispositivo móvel.

A aplicação do UX Design envolve – mas não se limita – às pesquisas sobre o perfil e comportamento do usuário, a mensuração e coordenação de interações físicas e cognitivas. Assim como a coordenação, projeção e desenvolvimento de processos para facilitar a experiência e satisfazer o usuário também fazem parte. Este resultado envolve vários elementos que juntos, proporcionam esta melhor experiência.

Celular e demais dispositivos móveis, são hoje o principal meio de acesso à internet no Brasil. Por isso, quando o assunto é site, criar site ou desenvolvimento de site, tudo deve ser pensado para este público. Um planejamento de criação é essencial para este trabalho. A Caravela é a sua agência de marketing digital, agência de publicidade e propaganda, preparada para oferecer a você as melhores soluções. Com atendimento personalizado, cada projeto é pensado com o objetivo de atender a necessidade de cada cliente e proporcionar o melhor resultado. Somos uma agência de web design, ux design, publicidade e propaganda. Somos uma empresa de marketing digital que trabalha com comunicação visual e tem portifólio com variados cases de sucesso. Acesse agenciacaravela.com.br, conheça nosso website ou entre em contato pelo (35) 3722-2350. Venha conversar com a gente e descobrir tudo o que podemos fazer pelo seu negócio e pela sua empresa!

 

Serviço:

Agência Caravela

Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.182, Centro – Poços de Caldas (MG)

Telefone: (35) 3722-2350

Site: www.agenciacaravela.com.br/

 

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Em Busca da Melhor Experiência!
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