Até o século
passado, o ponto de venda e de contato com o consumidor era basicamente uma
loja física. Com a internet tudo isso mudou e mudou muito. O marketing é o responsável por criar no imaginário do
público-alvo, desejos que se transformam em necessidades, que são atendidas por
meio do consumo de bens ou serviços. Até então as estratégias de comunicação
eram as mídias tradicionais: TV, rádio, jornal impresso, revista, além de
materiais de apoio como flyers, folders, cartões de visita, etc. Com a chegada
da internet, teve abertura o marketing digital, focado no público que está
sempre conectado nos meios online: sites, redes sociais e blogs, para citar
alguns exemplos. Temos públicos cada vez mais diversificados e segmentados que
em contrapartida, respondem melhor a mensagens pensadas e direcionadas
estrategicamente. O caminho é criar e manter relacionamento com o consumidor. Agora,
o e-commerce figura como importante
ponto de venda, o canal de comercialização deste século. Segundo o Google, até 2021, ou seja, ano que vem, mais
compras online serão feitas na palma da mão, pelos smartphones que deverão
responder por 41% do faturamento total. Estimativa que pode ser explicada pelo
fato de cada vez mais pessoas utilizarem estes dispositivos para se conectarem.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, 92,1%
dos lares têm acesso à internet, por meio de smartphones. Por tudo isso, se
torna cada vez mais importante pensar em plataformas preparadas para isso. Daí
a importância do design de sites para dispositivos móveis.
Design de Sites para Dispositivos Móveis – Como Fazer?
O que é Importante Saber
Conhecer
o seu público é essencial. O que ele busca, o que prefere, o que pretende
encontrar. O que é para ele uma página interessante e gostosa para navegar?
Harmonia entre texto, imagens e cores utilizadas no projeto gráfico,
organização do layout e navegabilidade, são sem dúvidas, itens obrigatórios
nesse “combo” da sensação de boa experiência na navegação. Cada website precisa
ser pensado de acordo com o seu público-alvo e os seus objetivos. Profissionais
especializados fazem total diferença neste trabalho. Facilidade é a palavra da
vez. A página precisa ser fácil, intuitiva, para que o internauta se sinta “em
casa” a cada visita. Um site complexo que mais parece um quebra-cabeças,
certamente afugenta os visitantes, tudo que você não quer. É necessário pensar
mobile, ou seja, oferecer tudo o que for necessário para os formatos tablet e smartphone. O desenvolvedor de site deve conhecer o seu negócio,
sua atividade e entender o que você espera com este investimento.
Design de Sites para Dispositivos Móveis – Como Fazer?
Em Busca da Melhor Experiência
O primeiro ponto sem dúvidas é a
beleza da página, conquistada pela união de diversos fatores: harmonia entre
texto, imagens e cores utilizadas no projeto gráfico. Já a organização do
layout facilita inclusive a localização de conteúdos tornando a página
intuitiva. A velocidade com que os elementos são “carregados” para visualização
também tem haver com essa sensação de boa experiência na navegação. Sites muito
“pesados”, pensados sem esta previsão, tendem a ter um “trânsito” mais difícil,
usando uma figura de linguagem para que você entenda melhor. Ninguém gosta de
ficar parado em um engarrafamento ou levar horas para andar poucos quilômetros.
O mesmo vale para a navegação na internet. É óbvio que a qualidade da internet
também interfere neste caso, mas há maneiras de tornar a página mais “leve”
para um “tráfego” tranquilo. Isso é ser responsivo! Oferecer a melhor
experiência especialmente no ponto de contato de um produto e, ou serviço, com
o seu público, baseado em interações humanas. Em uma frase, de forma simples e
rápida, assim pode ser explicado o que faz um Designer UX ou UX Designer – User
Experience Design ou Design da Experiência do Usuário. Esta é a razão do
trabalho.
Design de Sites para Dispositivos Móveis – Como Fazer?
O que é o Desenvolvimento Web
Desenvolvimento web é
a área específica para o trabalho de elaboração de sites. Envolve diversas
questões, como o frontend, que seria o que você usuário, enxerga de uma página,
quando navega por ela. Para tudo isso funcionar, há também o backend, que é a
programação que faz os seus comandos serem obedecidos, quando por exemplo você
clica em um link, tenta enviar dados por formulário ou até mesmo realizar uma
compra online. Então, de uma forma simples para fácil entendimento, frontend é
o site e backend, o painel administrativo. São programadores e desenvolvedores
os responsáveis por fazerem esta engrenagem funcionar de forma alinhada e
harmônica. De nada adianta ter uma página linda mas que não “funciona”
corretamente. Uma página ruim do ponto de vista estético também não é uma opção
legal, mesmo que ela tenha um backend excelente. Frontend e backend são
complementares e necessários. Na sociedade da
informação e em meio a era da velocidade, a tecnologia mobile ganha cada vez
mais força e cai de vez no gosto dos brasileiros. O seu conteúdo precisa estar
na palma da mão de quem você quer atingir. Isso representa um público
consumidor que exige mais rapidez e facilidade na hora de adquirir um produto
ou serviço.
Design de Sites para Dispositivos Móveis – Como Fazer?
O
que é o Layout Responsivo
Desde a década
de 1990 até hoje, a internet mudou e mudou muito. Do acesso discado em
computadores de mesa à possibilidade de se conectar quando e por quanto tempo
quiser, de onde estiver, por tablets ou celulares: é transformação que exige a
todo momento, novas formas de se comunicar, de se apresentar a este crescente
público. Dentro disso está o layout responsivo que nada mais é do que a
adaptação de um site para que ele possa ser exibido em diferentes formatos de
tela, de forma completa, sem falhas. Isso significa dizer que a página pensada
inicialmente para um pc, pode ser vista também por um smartphone ou tablet. Do
ponto de vista técnico, um código adaptado é o responsável por esta
possibilidade que gera um ajuste capaz de proporcionar esta experiência. O
responsivo exige investimento menor, atende as exigências do Google no que diz
respeito ao ranqueamento, que melhora o desempenho nas buscas, mas, em
contrapartida, pode apresentar carregamento mais lento e uma experiência que
perde em relação ao mobile. A estratégia adotada depende dos objetivos a serem
alcançados.
Design de Sites para Dispositivos Móveis – Como Fazer?
O
que é o Layout Mobile
A
grande diferença entre layout responsivo e layout mobile, é que ao contrário do
responsivo, adaptado para “rodar” em todas as plataformas, o mobile já nasce
planejado, é criado para dispositivos móveis, pensado na experiência do
usuário. Nestes casos, um código de programação é pensado exclusivamente para a
plataforma mobile, também chamada de mobile friendly. Proporciona experiência
superior ao usuário, com navegação mais rápida e mais confortável. A
“desvantagem” é que o custo é mais alto. Por toda a tecnologia embarcada, para
lojas virtuais e e-commerce, o modelo mobile friendly é o mais indicado e o que
mais trará os resultados esperados.
Importante
lembrar que a responsividade está diretamente ligada aos melhores ranqueamentos
obtidos no Google. Esta responsividade é avaliada e valorizada pelo Google em
forma de resultados e melhores posições para as buscas realizadas pelos
usuários. Ou seja, são resultados importantes para o marketing digital. Além
disso, atender seu cliente, com uma experiência online mais adequada ao que
ele, de fato, espera, é essencial e impacta diretamente nos seus resultados.
Design de Sites para Dispositivos Móveis – Como Fazer?
A Agência Caravela sabe!
Oferecer a melhor experiência
especialmente no ponto de contato de um produto e, ou serviço, com o seu
público, baseado em interações humanas: assim pode ser definido o objetivo do
Designer UX ou UX Designer – User Experience Design ou Design da Experiência do
Usuário. O trabalho de UX Design pode ser considerado a aplicação de uma
ciência que estuda e se debruça a entender e a satisfazer essa relação de um
produto com o usuário, buscando essa aproximação de forma natural e simples. Em
se tratando de UX Design, são considerados produtos, diversas plataformas de
interação, tais como: site ou website, aplicativo ou dispositivo móvel.
A aplicação do UX
Design envolve – mas não se limita – às pesquisas sobre o perfil e
comportamento do usuário, a mensuração e coordenação de interações físicas e
cognitivas. Assim como a coordenação, projeção e desenvolvimento de processos
para facilitar a experiência e satisfazer o usuário também fazem parte. Este resultado envolve vários elementos
que juntos, proporcionam esta melhor experiência.
Celular e demais dispositivos móveis, são hoje o principal
meio de acesso à internet no Brasil. Por isso, quando o assunto é site, criar
site ou desenvolvimento de site, tudo deve ser pensado para este público. Um
planejamento de criação é essencial para este trabalho. A Caravela é a sua
agência de marketing digital, agência de publicidade e propaganda, preparada
para oferecer a você as melhores soluções. Com
atendimento personalizado, cada projeto é pensado com o objetivo de atender a
necessidade de cada cliente e proporcionar o melhor resultado. Somos uma
agência de web design, ux design, publicidade e propaganda. Somos uma empresa
de marketing digital que trabalha com comunicação visual e tem portifólio com
variados cases de sucesso. Acesse agenciacaravela.com.br, conheça nosso website
ou entre em contato pelo (35) 3722-2350. Venha conversar com a gente e
descobrir tudo o que podemos fazer pelo seu negócio e pela sua empresa!
Serviço:
Agência
Caravela
Localização:
Rua Rio Grande do Sul, 1.182, Centro – Poços de Caldas (MG)
Telefone:
(35) 3722-2350
Site: www.agenciacaravela.com.br/
Veja mais informações e dicas em nossas Redes Sociais:
Facebook:
www.facebook.com/agcaravela
Instagram:
@agenciacaravela