Como o próprio nome
diz, Remarketing é a oportunidade de mostrar seu anúncio mais de uma vez, para
um público específico. Trata-se de uma estratégia interessante de marketing
digital e muito importante especialmente para o aumento das conversões. Uma
informação valiosa é a base do mecanismo: dificilmente uma pessoa fecha sua
intenção de compra na primeira pesquisa, por isso o remarketing fica ali como
uma espécie de lembrete, para impulsionar este consumidor a se decidir, em um
segundo, terceiro ou quarto momento.
Então, o remarketing
é a possibilidade de criar campanhas de marketing específicas para pessoas
que já estiveram em seu site, mas abandonaram a página por algum motivo. O
Remarketing cria campanhas para tentar fazer esse usuário retornar ao site,
graças a um código instalado em todas as páginas do seu site, e que funciona
como cookie. Dessa forma é possível traçar quais usuários estiveram no seu site
através da página de audiência disponível na sua conta do Adwords. Quantas
vezes você já não entrou em uma loja virtual, viu determinado produto, mas não
efetuou a compra e saiu da página? Durante a navegação em outros sites, o
anúncio do mesmo produto visto anteriormente, aparece novamente para você.
Lembrou? Pois é, isso é Remarketing.
Como Trabalhar o
Remarketing e Vender Mais
A Importância do
Adwords para a Engrenagem
AdWords é o sistema do Google onde
empresas que querem anunciar seus produtos inserem publicidade nos resultados
do mecanismo de busca e em sites de parceiros do Google através do AdSense, que
por sua vez é uma rede de parceiros que possuem espaço disponível no site
voltado para o anúncio de terceiros.
Os anúncios do Google AdWords funcionam em
um sistema de leilão, ou seja, várias empresas disputam a aparição tanto no
mecanismo de busca, quanto em sites de parceiros do Google. Cada pretenso
anunciante apresenta um lance para determinados temas de busca. O Google confere
todas as apostas e seleciona os anúncios que aparecerão em seus sites parceiros
e nas buscas feitas no próprio Google. A escolha da empresa “vencedora” é dada
pelo valor do lance e pela relevância do site aos olhos do Google (por isso é
interessante manter seu site sempre otimizado para o Google e para o usuário).
A classificação dos anúncios acontece pelo
ranking do Google, o AdRank. O AdRank define os anúncios a serem exibidos com
base em questões como a qualidade do anúncio versus lance no leilão de palavras-chave. A pontuação que define a qualidade do anúncio
nada mais é que uma métrica criada pelo Google para mensurar os fatores de
relevância e qualidade de cada um dos anúncios.
Isso significa que os anúncios com muitos
pontos de qualidade e muito relevantes para o usuário podem ser pagos por um
valor menor do que o lance dado pela empresa – então é importante entender que
o valor pode ser variável, tudo depende da qualidade dos anúncios da sua
empresa. Um dos benefícios dos links patrocinados é que, ao contrário da mídia
tradicional, é possível fazer testes em tempo menor, controlar de forma mais
próxima os resultados das campanhas e melhorar sempre que necessário os
anúncios para que, ao fim da campanha, seus resultados sejam os melhores, sem falar
no custo que é mais baixo.
Como Trabalhar o
Remarketing e Vender Mais
A Necessidade do SEO
e do Marketing de Conteúdo
Vale
para redes sociais que buscam engajamento. Vale para sites e blogs que querem
aparecer nas primeiras posições, nas páginas de busca. Vale
para páginas ou perfis nas redes sociais que querem se destacar. Vamos tomar como exemplo o Google,
que utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank. Baseado em
diversos critérios, esse ranking classifica conteúdos como mais relevantes ou
menos relevantes. Quanto mais relevante, melhor será a posição conquistada na
busca. É claro que isso vale para o orgânico, já que existe a oportunidade de
pagar links patrocinados e aparecer bem posicionado, mas como um anúncio. São
muitas possibilidades que exigem conhecimento e habilidade para as melhores
decisões. Relacionamento é tudo nos dias de hoje, quando
pensamos em comunicação. O marketing de conteúdo é fundamental para conquistar
relevância e manter relacionamento com o seu consumidor. Temos públicos cada
vez mais diversificados e segmentados que em contrapartida, respondem melhor a
mensagens pensadas e direcionadas estrategicamente. Uma sigla estratégica para
este processo é SEO - Search Engine Optimization, em português, conhecido como
otimizador de sites. É um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo
tornar as páginas mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando
palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor
posicionado nos resultados
orgânicos, ou seja, sem pagamento para isso. O SEO surgiu com a nova geração de
sites de busca. Não tem segredo:
conteúdo original, de qualidade e personalizado faz a diferença e no caso do
Remarketing, ainda mais.
Como Trabalhar o
Remarketing e Vender Mais
Dicas Especiais
O mecanismo de
remarketing fornece informações importantes para que você possa fazer contato
com este cliente que já demonstrou algum tipo de interesse pelo seu produto ou serviço.
É fundamental organizar estas informações na chamada lista de Remarketing.
Muitas empresas pecam ao fazer um
Remarketing genérico. O ideal é listar categorias, criar listas de Remarketing
para cada categoria. Imagine que você vende produtos para cabelo. O usuário
entra no seu site e clica em um produto para cabelo ressecado. A loja faz um
Remarketing genérico e apresenta a este usuário, um anúncio para cabelos
oleosos: trabalho desperdiçado e seu anúncio perde relevância. Tempo é
dinheiro!
Como Trabalhar o
Remarketing e Vender Mais
Erros Evitáveis
Segmentar por
categoria, impactar o potencial comprador com anúncios que sejam relacionados
ao que ele buscou e negativar os canais dentro do Remarketing que não são
interessantes para o aparecimento da marca: notícias de tragédias, de conflitos
militares, páginas que exibam nudez ou conteúdo para maiores de 18 anos, são
exemplos que devem ser evitados. Isso pega mal para a marca e gera perda de
pontos junto ao consumidor. Tudo isso aliado à criação de anúncios
interessantes e criativos fazem a receita de sucesso destas campanhas.
Como Trabalhar o
Remarketing e Vender Mais
A Pesquisa
Consegue trazer o
usuário no exato momento em que ele está buscando um produto. São quatro tipos
de palavras-chave a serem trabalhadas, por isso esta escolha deve ser precisa.
O primeiro tipo é a palavra ´compra´. Alguns exemplos: comprar tinta de cabelo
ou comprar tênis, ou seja, a indicação de que a pessoa está querendo adquirir
algo.
O segundo tipo de
palavra traz dúvida. Na comparação de um produto: qual produto é melhor – x ou
y? Já é um segundo momento, a pessoa decidiu que quer comprar, está em dúvida
sobre qual produto adquirir. Este tipo de palavra é bem importante, porque como
está próximo do funil, você consegue impactar esse potencial cliente por meio
do remarketing ou com conteúdo e convencê-lo a comprar o seu produto.
O terceiro tipo é a
palavra de marca: se você tem um produto ou uma marca conhecida e as pessoas
buscam por isso, é necessário fazer uma campanha pra isso, até mesmo porque a
taxa de conversão é maior para produtos ou marcas já conhecidos, já testados.
Um quarto tipo de
palavra é a relacionada ao nome do produto: o consumidor já conhece e quer
localizar este produto específico. Importante: nem todas as empresas vão
permitir que sejam utilizados os nomes dos produtos para divulgação. Mas se a
página estiver bem estruturada e com o nome dos artigos à venda de forma
visível, já vale.
Um quinto tipo de
palavra é a palavra genérica: loja virtual de calçados, não informa se vende
tênis, sapatos sociais ou sapatilhas. A recomendação é utilizar este tipo de
palavra somente para orçamentos maiores, com várias campanhas já estruturadas e
apenas com o objetivo de expandir o alcance.
Como Trabalhar o Remarketing
e Vender Mais
A Associação com o
Inbound Marketing
Quer outro ponto
positivo do Remarketing? A possibilidade de combinar esta estratégia com o
inbound marketing. Com o marketing de conteúdo, é possível promover informações
estratégicas que geram relacionamento, vínculo, assiduidade. O disparo de
e-mails associado ao uso de landing pages.
O resultado é a geração de mais leads. Provocar a formalização da
decisão de compra do consumidor significa promover o avanço no funil de vendas,
dentro das etapas do inbound marketing.
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