Ele
caiu no gosto dos brasileiros, como segunda rede social mais utilizada por
aqui, ficando atrás somente do Facebook. Extremamente visual, tem seu sucesso
explicado exatamente por isso. São lindas fotos de rosto e de corpo, de pratos,
de paisagens, de momentos perfeitos. E é exatamente esta possibilidade de
publicar fotos e vídeos, que contam um pouco sobre o estilo de vida, que atrai
cada vez mais usuários pelo mundo inteiro.
Use o Stories e Faça seu Instagram Bombar
Inspirado no Snapchat
Os Stories, ou em português, histórias, em que você pode
publicar uma imagem ou vídeo, que ficam disponíveis por até 24 horas é uma
ferramenta cada vez mais utilizada e que gera grande engajamento, com a
possibilidade de mensurar quantas pessoas assistiram o seu conteúdo,
diferentemente da timeline, em que as pessoas visualizam, mas nem sempre curtem
ou comentam o que foi postado. O stories é inspirado no Snapchat, mas com muito
mais sucesso de público, porque a comunidade do Insta é bem maior e tem reagido
cada vez mais a esta ferramenta. O engajamento é privado, ou seja, só você sabe
quem viu e comentou seus stories.
Use o Stories e Faça seu Instagram Bombar
Invista em Vídeos
Pelo Instagram também é possível realizar transmissões ao
vivo e depois manter este material disponível, para mais pessoas terem acesso
ao que você divulgou. A chegada do Stories é mais uma confirmação do quanto os
vídeos são importantes para contar uma história, chamar a atenção e encantar o
público. É fato que os vídeos
geram mais engajamento do que as fotos, são mais aceitos e mais consumidos pelo
público. Os vídeos também permitem com mais facilidade a construção de uma narrativa,
a transmissão de uma história, de sentimentos e valores. Para melhorar
engajamento das suas campanhas, os vídeos são uma excelente alternativa, desde
que esta estratégia seja definida, com planejamento, pesquisa e aproveitando os
momentos certos.
Investir
em tutoriais que ensinem um assunto sobre o qual você tem autoridade é outra
dica legal, tanto para stories, quanto para feed. As vinhetas são interessantes
para personalizar e identificar seu material, inclusive reforçando a identidade
visual da sua empresa. Utilize #, as chamadas hashtags que auxiliam no processo
de descoberta do seu vídeo, tanto no Instagram, como também em outras mídias.
Lembrando que as # precisam fazer sentido com o seu trabalho e com o seu
conteúdo. O mais importante de tudo é usar a criatividade, para surpreender e
criar relacionamento com o seu público, inclusive incentivando as pessoas a
também produzirem vídeos, falando da experiência delas com seus produtos ou
serviços. Quanto mais relacionamento, mais engajamento, mais resultados.
Use o Stories e Faça seu Instagram Bombar
Múltiplas Possibilidades
Edições
rápidas nas imagens, colocação de filtros, informação sobre localização e
interação com outras pessoas através de comentários e likes: estes são apenas
alguns diferenciais. Ter seu e-commerce ali é garantia de ser visto por muitas
pessoas. Quanto mais seguidores sua loja tiver, maior a possibilidade de
usuários conhecerem seus produtos, visitarem o seu site e finalizarem uma
compra.
Use o Stories e Faça seu Instagram Bombar
Tenha um Conteúdo Planejado
Ter
uma persona ou buyer persona bem definida também faz total diferença.
Diferentemente do público-alvo, quando é feita uma definição ampla, sem dados
muito específicos mas apenas focando em potenciais interessados no que você tem
a oferecer, a buyer persona traz uma definição específica, com detalhes sobre
hábitos, consumos, trabalho e lazer, por exemplo, com um personagem baseado em
dados reais, de forma a identificar o que seria o seu consumidor ideal. É simples,
quando a gente conhece com quem se relaciona, a comunicação fica mais fácil
né?! No Instagram não é diferente! Definições de linhas editoriais, conteúdo e
linguagem passam pelo conhecimento de quem é a buyer persona, ou seja, para
quem eu vou produzir meu conteúdo.
Pelo
menos 25% dos anúncios são vídeos individuais. E há uma estimativa de que em
2020, ou seja, este ano, mais de 80% de todo o tráfego da web será gerado por
vídeos. Por tudo isso, é certo o poder dos vídeos e especialmente dos vídeos no
Instagram. Isso não significa que você deve sair por aí, gravando vídeos por
gravar, sem foco, sem um objetivo. O conteúdo é essencial para o sucesso do seu
material. Defina seus objetivos e o que você pretende alcançar com as
publicações. Os fins podem ser vários: gerar mais tráfego para o site,
conseguir mais seguidores, fortalecer o relacionamento com o seu público ou
melhorar a imagem institucional estão entre as inúmeras opções. Cada objetivo
vai nortear a definição de temas a serem abordados nos vídeos e os seus
respectivos conteúdos. Entre stories e feed também há diferenças. Para gerar
tráfego, a publicação 24 horas é mais indicada. Para envolver e gerar
engajamento, também.
Use o Stories e Faça seu Instagram Bombar
Estratégias Importantes
O
melhor horário para postagens vai depender muito do perfil do seu público.
Geralmente, o horário entre às 19h e às 21h é apontado como bom porque é quando
as pessoas já estão em casa ou estão saindo do trabalho. Como o Instagram é uma
rede pensada para o mobile, é preciso priorizar estes momentos em que as
pessoas estarão com tempo livre e juntas dos seus smartphones. Outra dica é não
postar em horário comercial, por estes mesmos motivos. Na dúvida sobre o
comportamento do seu público, faça um teste, postando o mesmo material em dias
e horários diferentes. Acompanhe na ferramenta de insights do Instagram, para
compreender melhor o seu público, de acordo com os resultados. Há também
ferramentas disponíveis e com preços acessíveis no mercado, para auxiliar neste
sentido de mensuração.
Use o Stories e Faça seu Instagram Bombar
Invista em Publicidade no Insta
Com
centenas de milhões de usuários ativos diariamente, basicamente metade do
Instagram acessa os stories. Pensando nisso, a rede já oferece anúncios nesta
modalidade. É mais um recurso para ser utilizado com o significativo público
desta rede. São anúncios de 15 segundos para vídeos e de 5 segundos para
imagem. A mensuração de resultados também está mais rica no Insta. São novas
métricas para apurar alcance e impressão de conteúdo publicado. As métricas do
Stories podem ser acessadas em Ferramentas de Negócios, o Instagram Stories
Analytics. Mas, atenção! Somente usuários com perfis comerciais possuem acesso
a estas ferramentas de mensuração de resultados. A boa notícia é que é possível
converter seu perfil pessoal em comercial. Para ter o perfil comercial, é
necessário ter uma fanpage no Face, o que também é fácil de fazer.
Os dos primeiros passos é ter um
perfil comercial no Instagram e ter uma conta no Facebook. Na segunda rede
estarão disponíveis todas as ferramentas para criar o anúncio. Basicamente o
passo a passo é o seguinte: acesse o Facebook Power Editor e vá em Criar
Campanha. Você poderá escolher o foco do seu anúncio. São 13 opções, sendo
algumas delas: promover a página, aumentar visualizações no vídeo, promover
catálogo de produtos. Crie o nome da campanha, escolha o público-alvo, o
orçamento disponível, programação e tipo de veiculação. Finalizado esse
processo é necessário decidir o tipo de anúncio: fotos, carrossel de imagens,
vídeos ou stories. A seguir, explicaremos um pouco mais sobre cada um deles!
As fotos precisam ser quadradas ou
retangulares, ter boa qualidade e o tamanho do arquivo não deve ultrapassar 10
MB. A principal recomendação é não colocar textos na imagem, lembrando que o
Instagram é uma rede voltada ao visual, não para textos. A descrição do post
patrocinado pode ter no máximo 300 caracteres. Use esse espaço para colocar
informações relevantes e chamativas a respeito do seu anúncio. Um recurso muito
bacana é a utilização de hashtags sobre o produto.
O vídeo não pode ultrapassar 60
segundos, precisa ter boa qualidade e não deve passar de 30 MB. Lembrando que
estas especificações são para o feed. Há algumas diferenças para o story pago,
que é uma estratégia mais recente. São anúncios
de 15 segundos para vídeos e de 5 segundos para imagem.
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Conte com a Agência Caravela!
O Instagram é a rede mais crescente no mundo! Ou seja, ter seu e-commerce ali é
garantia de ser visto por muitas pessoas. Quanto mais seguidores sua loja
tiver, maior a possibilidade de usuários conhecerem seus produtos, visitarem o
seu site e finalizarem uma compra. Com mais de uma década de experiência, equipe jovem e
dinâmica, a Para stories criativos, produção personalizada de conteúdo e planejamento e
execução das melhores estratégias, de acordo com os seus objetivos: conte com a
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