O Valor dos Fãs na sua Página do Face

Elas estão entre as principais plataformas de comunicação deste século. As redes sociais promovem interação, repercussão e audiência. Temos várias opções, mas algumas se destacam mais do que outras. Entre elas está o Facebook. O Brasil é o terceiro país mais ativo no Facebook, perdendo apenas para os EUA e a Índia. Graças à volumosa adesão de usuários a esta rede social, o conceito de viralização de conteúdo, em que o compartilhamento entre as pessoas vai aumentando em cadeia, vem se tornando cada vez mais comum em todas as relações online que funcionem dentro da lógica de rede social. Assim, o Facebook tem ditado as regras de comportamento em redes sociais, principalmente quando se diz respeito aos perfis corporativos, que já adotam estratégias de marketing específicas para o aumento de visualizações. Aliás, existem diferenças importantes entre perfil e página e que devem ser conhecidas por quem pretende usar o Face como parte da estratégia de comunicação. Qual deles é melhor? Vai depender dos seus objetivos!

 

O Valor dos Fãs na sua Página do Face

Porque é Fundamental Tê-los

 

Se o objetivo é notoriedade, atenção, repercussão, os fãs se tornam figuras fundamentais, responsáveis por esse feedback. Fãs no Facebook não são diferentes.  Eles curtem sua página, curtem e comentam suas publicações, geram interação e engajamento. Quanto mais likes, mais curtidas, melhor é. Um conteúdo muito curtido significa que foi aprovado pelo seu público. Este é um importante termômetro. Conversar sempre com o seu público é fundamental para este relacionamento, até mesmo quando receber uma crítica. Fanpage é divulgação, relacionamento, mais um canal de atendimento ao seu público. Quanto mais fãs, mais prestígio, mais audiência, mais multiplicadores da sua informação. São lovers que podem, em momentos estratégicos, combater informações falsas ou duelar com os haters. Os fãs representam o sucesso do seu trabalho, da sua estratégia.

 

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Perfil

 

O perfil é pessoal, aquele que a maioria das pessoas têm, com informações sobre cidade de origem, relacionamento, profissão, gostos e preferências pessoais. As postagens ficam na timeline ou linha do tempo. Fotos, vídeos e textos compõem um histórico. Agenda de eventos, jogos e aniversários com lembretes dia a dia também fazem parte das funcionalidades. Promover um evento é um modo bastante eficiente de atrair usuários, pois notificações irão lembrar os utilizadores da rede quando este evento estiver próximo de acontecer. E após as atualizações do Facebook, a função stories é criada no dia do evento para divulgar as imagens do acontecimento. Os eventos no Face podem ser criados tanto por páginas como através de perfis pessoais. No perfil, os amigos adicionam ou são adicionados, pela chamada “solicitação de amizade”. O número de amigos é limitado em cinco mil por perfil.

 

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Página ou Fanpage

Tem um objetivo comercial ou publicitário, de maneira mais profissional. É possível programar publicações, ter mais de um administrador e falar em nome de uma marca ou de uma figura pública. Aqui as pessoas curtem, não adicionam, e o número de curtidas é ilimitado. Pela fanpage é possível ter acesso a estatísticas de resultados, pelo Facebook Insights. Também pela página, é possível fazer anúncios, pelo Facebook Ads, o Adwords.

Fazer vendas a partir de anúncios e disponibilizar conteúdos atraindo usuários para sua página: duas possibilidades disponíveis. Na página inicial, se você digitar no campo de busca “criar página”, será redirecionado a uma plataforma bastante intuitiva, preenchendo os campos indicados. Outra informação importante: usar um perfil para divulgação de marca vai contra as diretrizes do Face. A Fanpage é específica para este fim.

 

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Como Criar uma Fanpage

 

A fanpage é sempre associada ao perfil de alguém, o administrador que será o responsável pelas postagens e mensuração de resultados. Portanto, é fundamental ter um perfil ativo no Face, para gerenciar uma fanpage. É possível escolher entre as categorias: Negócios Locais ou Local; Empresa, Organização ou Instituição; Marca ou Produto; Artista, Banda ou Figura Pública; Entretenimento; Causa ou Comunidade. A parir daí é possível personalizar seu espaço, com as ferramentas de configurações.

 

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Como Abastecer a sua Fanpage

 

O marketing de conteúdo é o combustível do marketing digital. O caminho é criar e manter relacionamento com o consumidor e o marketing de conteúdo é fundamental para conquistar relevância e manter este relacionamento com o seu público. O conteúdo relevante faz total diferença. Sua marca, sua empresa, produto ou serviço, precisam ser encontrados e em tempos de tanta competitividade, ser visto pode ser cada vez mais difícil, especialmente na internet, um universo amplo e disputado. Temos públicos cada vez mais diversificados e segmentados que em contrapartida, respondem melhor a mensagens pensadas e direcionadas estrategicamente. Como vender pela internet passa por isso.

 

O que o seu público-alvo pesquisa? Através dos hábitos e dos relacionamentos dele, você pode determinar os assuntos e conteúdos mais interessantes para este público e formatar os posts que serão direcionados a ele. Quais as palavras-chave mais importantes? Como seus concorrentes se posicionam quanto ao mesmo tipo de conteúdo? São informações que vão nortear o seu trabalho. Para conseguir atrair os usuários a dica é: produzir conteúdos relevantes e atrativos relacionados à sua área de atuação.

Seu conteúdo irá focar em novos lançamentos ou produtos? Será que, mais do que vendas, você deseja aumentar o número de cadastros de sua mala direta ou mesmo que seus textos se tornem a referência no mercado pelo número de links que referenciam seu texto? É fundamental saber onde se quer chegar. O conteúdo deve satisfazer o que o seu cliente está procurando. Ele deve atender a esta demanda e ser útil. Diferentes plataformas merecem diferentes abordagens.

 

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Comunique pelo Audiovisual

O conteúdo é essencial para o sucesso do seu material. Defina seus objetivos e o que você pretende alcançar com as publicações. Os fins podem ser vários: gerar mais tráfego para o site, conseguir mais seguidores, fortalecer o relacionamento com o seu público ou melhorar a imagem institucional estão entre as inúmeras opções. Cada objetivo vai nortear a definição de temas a serem abordados nos vídeos e os seus respectivos conteúdos. Entre stories/status e feed também há diferenças. Para gerar tráfego, a publicação 24 horas é mais indicada. Para envolver e gerar engajamento, também. Mas o feed não pode ser esquecido e precisa ser constantemente atualizado.

Investir em tutoriais que ensinem um assunto sobre o qual você tem autoridade é outra dica legal. As vinhetas são interessantes para personalizar e identificar seu material, inclusive reforçando a identidade visual da sua empresa. Utilize #, as chamadas hashtags que auxiliam no processo de descoberta do seu vídeo. Lembrando que as # precisam fazer sentido com o seu trabalho e com o seu conteúdo. O mais importante de tudo é usar a criatividade, para surpreender e criar relacionamento com o seu público, inclusive incentivando as pessoas a também produzirem vídeos, falando da experiência delas com seus produtos ou serviços. Quanto mais relacionamento, mais engajamento, mais resultados!

 

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Cronograme e Projete suas Ações

O estabelecimento de datas e prazos pode ser o diferencial em postagens, além de vincular a eventos que possam potencializar o seu conteúdo quando lançados no dia e na hora certa. Planejamento é tudo nesta organização. Você precisa saber com quem vai falar na sua campanha de marketing digital. O público-alvo é a definição social, econômica e demográfica de quem vai consumir o seu produto. Até tempos atrás, definir público-alvo era o primeiro passo para uma campanha de marketing digital. Mas com a evolução das ferramentas, ser cada vez mais preciso neste momento se tornou necessário e surgiu aí o conceito de persona ou buyer persona, que do inglês significa pessoa comprador ou consumidor, trazendo para a nossa realidade. A persona é considerada mais completa e é caracterizada por um perfil que represente o seu cliente ideal. A ideia é compreender quem é o seu cliente e quais as necessidades dele, informações que vão gerar estratégias de marketing mais assertivas.

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Invista em Mídia Paga

 

O Facebook Ads ou Adwords, funciona por meio de anúncios publicitários veiculados dentro da própria plataforma. Permite segmentação por meio de diversas informações, como localização, idade, gênero, idiomas, entre inúmeras opções. O orçamento é diário e você pode administrá-lo de acordo com o dia a dia do seu negócio ou levando em conta os resultados obtidos. O Facebook possui um algoritmo, o Edge Rank, que determina o conteúdo mais relevante para cada usuário com base em todo o comportamento dele na rede social. Por isso, o impulsionamento faz diferença na comunicação do Face. Imagens chamativas com textos maiores deixados na descrição funcionam melhor, do que o oposto. Conteúdo frequente também faz diferença.

 

 

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Gerenciamento de Redes Sociais é com a Agência Caravela!

 

Ganhar visibilidade e estreitar relacionamento com o público: as redes sociais são a ferramenta mais utilizada atualmente, para quem visa estes objetivos. São alternativas que compõem estratégias de uma ação de marketing digital, no sentido de ter uma comunicação online mais assertiva, de aumentar seguidores e de melhorar seu marketing nas redes. Agência de publicidade e propaganda e agência de marketing digital, muito prazer, somos a Caravela!

 

 Serviço

Agência Caravela

Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.182, Centro – Poços de Caldas (MG)

Telefone: (35) 3722-2350

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As redes sociais promovem interação, repercussão e audiência.
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