Elas estão
entre as principais plataformas de comunicação deste século. As redes sociais
promovem interação, repercussão e audiência. Temos várias opções, mas algumas
se destacam mais do que outras. Entre elas está o Facebook. O Brasil é o terceiro país
mais ativo no Facebook, perdendo apenas para os EUA e a Índia. Graças à
volumosa adesão de usuários a esta rede social, o conceito de viralização de
conteúdo, em que o compartilhamento entre as pessoas vai aumentando em cadeia,
vem se tornando cada vez mais comum em todas as relações online que funcionem
dentro da lógica de rede social. Assim, o Facebook tem ditado as regras de
comportamento em redes sociais, principalmente quando se diz respeito aos
perfis corporativos, que já adotam estratégias de marketing específicas para o
aumento de visualizações. Aliás, existem diferenças importantes entre perfil e
página e que devem ser conhecidas por quem pretende usar o Face como parte da
estratégia de comunicação. Qual deles é melhor? Vai depender dos
seus objetivos!
O Valor dos Fãs na sua Página do Face
Porque
é Fundamental Tê-los
Se o objetivo é
notoriedade, atenção, repercussão, os fãs se tornam figuras fundamentais,
responsáveis por esse feedback. Fãs no Facebook não são diferentes. Eles curtem sua página, curtem e comentam
suas publicações, geram interação e engajamento. Quanto mais likes, mais
curtidas, melhor é. Um conteúdo muito curtido significa que foi aprovado pelo
seu público. Este é um importante termômetro. Conversar sempre com o seu
público é fundamental para este relacionamento, até mesmo quando receber uma
crítica. Fanpage é divulgação, relacionamento, mais um canal de atendimento ao
seu público. Quanto mais fãs, mais prestígio, mais audiência, mais
multiplicadores da sua informação. São lovers que podem, em momentos
estratégicos, combater informações falsas ou duelar com os haters. Os fãs
representam o sucesso do seu trabalho, da sua estratégia.
O Valor dos Fãs na sua Página do Face
Perfil
O perfil é pessoal, aquele que a maioria das
pessoas têm, com informações sobre cidade de origem, relacionamento, profissão,
gostos e preferências pessoais. As postagens ficam na timeline ou linha do
tempo. Fotos, vídeos e textos compõem um histórico. Agenda de eventos, jogos e
aniversários com lembretes dia a dia também fazem parte das funcionalidades. Promover um
evento é um modo bastante eficiente de atrair usuários, pois notificações irão
lembrar os utilizadores da rede quando este evento estiver próximo de
acontecer. E após as atualizações do Facebook, a função stories é criada no dia
do evento para divulgar as imagens do acontecimento. Os eventos no Face podem
ser criados tanto por páginas como através de perfis pessoais. No perfil, os amigos adicionam ou são
adicionados, pela chamada “solicitação de amizade”. O número de amigos é
limitado em cinco mil por perfil.
O Valor dos Fãs na sua Página do Face
Página ou Fanpage
Tem um objetivo comercial ou publicitário, de maneira mais
profissional. É possível programar publicações, ter mais de um administrador e
falar em nome de uma marca ou de uma figura pública. Aqui as pessoas curtem,
não adicionam, e o número de curtidas é ilimitado. Pela fanpage é possível ter
acesso a estatísticas de resultados, pelo Facebook Insights. Também pela
página, é possível fazer anúncios, pelo Facebook Ads, o Adwords.
Fazer
vendas a partir de anúncios e disponibilizar conteúdos atraindo usuários para
sua página: duas possibilidades disponíveis. Na página inicial, se você digitar
no campo de busca “criar página”, será redirecionado a uma plataforma bastante
intuitiva, preenchendo os campos indicados. Outra informação importante: usar
um perfil para divulgação de marca vai contra as diretrizes do Face. A Fanpage
é específica para este fim.
O Valor dos Fãs na sua Página do Face
Como Criar uma Fanpage
A fanpage
é sempre associada ao perfil de alguém, o administrador que será o responsável
pelas postagens e mensuração de resultados. Portanto, é fundamental ter um
perfil ativo no Face, para gerenciar uma fanpage. É possível escolher entre as
categorias: Negócios Locais ou Local; Empresa, Organização ou Instituição;
Marca ou Produto; Artista, Banda ou Figura Pública; Entretenimento; Causa ou
Comunidade. A parir daí é possível personalizar seu espaço, com as ferramentas
de configurações.
O Valor dos Fãs na sua Página do Face
Como Abastecer a sua Fanpage
O
marketing de conteúdo é o combustível do marketing digital. O caminho é criar e manter relacionamento com o
consumidor e o marketing de conteúdo é fundamental para conquistar relevância e
manter este relacionamento com o seu público. O conteúdo relevante faz total
diferença. Sua marca, sua empresa, produto ou serviço, precisam ser encontrados
e em tempos de tanta competitividade, ser visto pode ser cada vez mais difícil,
especialmente na internet, um universo amplo e disputado. Temos públicos cada
vez mais diversificados e segmentados que em contrapartida, respondem melhor a
mensagens pensadas e direcionadas estrategicamente. Como vender pela internet
passa por isso.
O que o seu público-alvo
pesquisa? Através dos hábitos e dos relacionamentos dele, você pode determinar
os assuntos e conteúdos mais interessantes para este público e formatar os
posts que serão direcionados a ele. Quais as palavras-chave mais importantes?
Como seus concorrentes se posicionam quanto ao mesmo tipo de conteúdo? São
informações que vão nortear o seu trabalho. Para conseguir atrair os usuários a dica é: produzir
conteúdos relevantes e atrativos relacionados à sua área de atuação.
Seu conteúdo irá focar
em novos lançamentos ou produtos? Será que, mais do que vendas, você deseja
aumentar o número de cadastros de sua mala direta ou mesmo que seus textos se
tornem a referência no mercado pelo número de links que referenciam seu texto?
É fundamental saber onde se quer chegar. O conteúdo deve satisfazer o que o seu
cliente está procurando. Ele deve atender a esta demanda e ser útil. Diferentes
plataformas merecem diferentes abordagens.
O Valor dos Fãs na sua Página do Face
Comunique
pelo Audiovisual
O conteúdo é essencial
para o sucesso do seu material. Defina seus objetivos e o que você pretende
alcançar com as publicações. Os fins podem ser vários: gerar mais tráfego para
o site, conseguir mais seguidores, fortalecer o relacionamento com o seu
público ou melhorar a imagem institucional estão entre as inúmeras opções. Cada
objetivo vai nortear a definição de temas a serem abordados nos vídeos e os
seus respectivos conteúdos. Entre stories/status e feed também há diferenças.
Para gerar tráfego, a publicação 24 horas é mais indicada. Para envolver e
gerar engajamento, também. Mas o feed não pode ser esquecido e precisa ser
constantemente atualizado.
Investir em tutoriais que ensinem um assunto sobre o qual
você tem autoridade é outra dica legal. As vinhetas são interessantes para
personalizar e identificar seu material, inclusive reforçando a identidade
visual da sua empresa. Utilize #, as chamadas hashtags que auxiliam no processo
de descoberta do seu vídeo. Lembrando que as # precisam fazer sentido com o seu
trabalho e com o seu conteúdo. O mais importante de tudo é usar a criatividade,
para surpreender e criar relacionamento com o seu público, inclusive incentivando
as pessoas a também produzirem vídeos, falando da experiência delas com seus
produtos ou serviços. Quanto mais relacionamento, mais engajamento, mais
resultados!
O Valor dos Fãs na sua Página do Face
Cronograme e Projete suas Ações
O estabelecimento de datas e prazos pode ser o diferencial em
postagens, além de vincular a eventos que possam potencializar o seu conteúdo
quando lançados no dia e na hora certa. Planejamento é tudo nesta organização. Você precisa saber com
quem vai falar na sua campanha de marketing digital. O público-alvo é a
definição social, econômica e demográfica de quem vai consumir o seu produto.
Até tempos atrás, definir público-alvo era o primeiro passo para uma campanha
de marketing digital. Mas com a evolução das ferramentas, ser cada vez mais
preciso neste momento se tornou necessário e surgiu aí o conceito de persona ou
buyer persona, que do inglês significa pessoa comprador ou consumidor, trazendo
para a nossa realidade. A persona é considerada mais completa e é caracterizada
por um perfil que represente o seu cliente ideal. A ideia é compreender quem é
o seu cliente e quais as necessidades dele, informações que vão gerar
estratégias de marketing mais assertivas.
O Valor dos Fãs na sua Página do Face
Invista em Mídia Paga
O Facebook Ads ou Adwords, funciona
por meio de anúncios publicitários veiculados dentro da própria plataforma.
Permite segmentação por meio de diversas informações, como localização, idade,
gênero, idiomas, entre inúmeras opções. O orçamento é diário e você pode
administrá-lo de acordo com o dia a dia do seu negócio ou levando em conta os
resultados obtidos. O Facebook possui um algoritmo, o Edge Rank, que determina
o conteúdo mais relevante para cada usuário com base em todo o comportamento
dele na rede social. Por isso, o impulsionamento faz diferença na comunicação
do Face. Imagens chamativas com textos maiores deixados na descrição funcionam
melhor, do que o oposto. Conteúdo frequente também faz diferença.
O Valor dos Fãs na sua Página do Face
Gerenciamento de Redes Sociais é com a Agência
Caravela!
Ganhar visibilidade e estreitar relacionamento
com o público: as redes sociais são a ferramenta mais utilizada atualmente,
para quem visa estes objetivos. São alternativas que compõem estratégias de uma
ação de marketing digital, no sentido de ter uma comunicação online mais
assertiva, de aumentar seguidores e de melhorar seu marketing nas redes. Agência de publicidade e propaganda e agência de marketing
digital, muito prazer, somos a Caravela!
Serviço
Agência Caravela
Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.182, Centro – Poços
de Caldas (MG)
Telefone: (35) 3722-2350
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